Cannes explicado a totós

Para um publicitário ou profissional de marketing, ir a Cannes é como para um muçulmano ir a Meca: é obrigatório lá ir pelo menos uma vez na vida, mas caso seja possível vamos lá todos os anos.

Para quem não trabalha nas áreas do marketing, comunicação, ou publicidade, segue uma pequena explicação: todos anos, por finais do mês de junho, mais de uma dezenas de milhares de profissionais rumam à Riviera francesa para assistir ao maior festival de publicidade do mundo, os Cannes Lions.

Durante uma semana, são escolhidos os melhores trabalhos do ano nas mais variadas disciplinas da comunicação (há quem diga que são os “Óscares da Publicidade”) e decorrem palestras com grandes nomes da indústria e outras personalidades de importância global. Pelo Palais de Cannes já passaram nomes como Bill Gates, Justin Bieber, Selena Gomez, Pharrell Williams e Sarah Jessica Parker, entre muitas outras estrelas mundiais das mais variadas áreas.

Neste momento, o caro leitor, que nada tem a ver com esta área, deve estar a pensar que afinal os Cannes Lions não são nada assim tão especiais. Acontece que está extremamente enganado.

O festival de Cannes é muito mais do que prémios e palestras. Imagine quase todas as praias da famosa “Croissette” concessionadas aos maiores grupos de media, tecnologia e publicidade do mundo. Imagine todos os hotéis da cidade esgotados só para o festival e delegados a dormirem em iates na marina. Imagine várias dezenas de festas a acontecerem em simultâneo todos os dias. Imagine outras muitas dezenas de reuniões e eventos paralelos a realizarem-se em espaços da cidade autónomos do próprio festival. Imagine toda a elite mundial do marketing e da publicidade reunida na mesma cidade.

Com o passar dos anos, o festival ganhou inclusive uma nova roupagem. Hoje, para além dos habituais prémios e conferências da área, existem também festivais autónomos, realizados pela organização e promovidos em simultâneo.

Estes festivais, abordam desde o Brand Content até à Inovação, passando pelo Data e até pela área de Pharma. Estes novos festivais, contribuíram para que o público do festival se alargasse bastante. Hoje, para além de marketeers e publicitários, é possível ver a desfilar pela cidade milhares de geeks, empreendedores de startups e profissionais da área do entretenimento. Toda esta heterogeneidade está a trazer um novo interesse ao festival.

Para um publicitário ou profissional de marketing, ir a Cannes é como para um muçulmano ir a Meca: é obrigatório lá ir pelo menos uma vez na vida, mas caso seja possível vamos lá todos os anos. Este ano, estarei presente e conto trazer-vos diariamente as novidades que por lá acontecerem.

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