Desejo para 2022: O que pode fazer o novo ministro da Economiapremium

Se quisermos sair do marasmo em que nos encontramos para nos podermos comparar com os países do centro da Europa temos de assumir a missão “Crescer Portugal”.

Amanhã entramos em 2022 com um nível de vida dos portugueses que corresponde a 50% da média dos países do centro da Europa(medido pelo PIB per capita em paridades de poder de compra). Ou seja, os portugueses têm metade do nível de vida dos países do Norte da Europa, não esquecendo que a Europa não é apenas a UE (um erro que hoje se tornou muito habitual). Quando se mostra que a produtividade por hora trabalhada em Portugal corresponde a 60% da média dos sete países mais desenvolvidos (G7), pouca gente fica sensibilizada. Ninguém come produtividade, pelo que nem vale a pena falar nesse “bicho”. Mas para além de mostrar que somos significativamente mais pobres do que os países mais desenvolvidos, a comparação entre produtividade e nível de vida diz duas coisas relevantes: O nível de vida

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.