O financiamento das PMEpremium

A FFMS promoveu um estudo sobre os efeitos económicos da PME Líder, a avaliação tem méritos, mas as suas conclusões também levantam algumas questões que ficaram sem respostas.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos apresentou um estudo sobre financiamento de PMEs realizado por três economistas conceituadas no meio académico. O estudo visou avaliar alguns efeitos económicos entre 2008 e 2018 da iniciativa PME Líder. Para contextualizar o leitor, esta iniciativa implementada pelo IAPMEI visou assegurar que as PMEs com um bom desempenho não perdessem acesso a financiamento durante a crise financeira internacional de 2008, beneficiando para isso de linhas de crédito com taxa de juro bonificada e com garantia do estado português. Os resultados do estudo indicam que a iniciativa teve um duplo benefício: contribuiu para mitigar restrições no acesso a financiamento em alturas de crise (mas não em alturas de crescimento), que foi obtido a custos inferiores aos das

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.