O Novo Bauhaus Europeu

  • Céu Carvalho
  • 1 Fevereiro 2022

O fórum interdisciplinar que junta a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia, para um futuro mais sustentável e inclusivo.

O New European Bauhaus (NEB) é uma plataforma de partilha de experiências entre europeus interessados em criar sinergias entre o mundo da ciência e tecnologia com o mundo criativo, da arte e da cultura. Esta plataforma tem como objectivo identificar soluções inovadoras capazes de dar resposta aos actuais desafios ambientais e digitais e, assim, melhorar significativamente a qualidade de vida de qualquer cidadão Europeu.

O NEB é um movimento interdisciplinar que integra três dimensões: a sustentabilidade (incluindo a circularidade), a usabilidade e qualidade da experiência (incluindo o design) e a inclusão social (incluindo a acessibilidade).

Através desta iniciativa orientada para a criatividade, a Comissão Europeia (CE) pretende disponibilizar uma ferramenta de auscultação de soluções inovadoras para problemas sociais complexos através da co-criação. Esta dinâmica permitirá a definição dos princípios fundamentais que caracterizam o movimento NEB, os quais serão, posteriormente, conciliados num documento político que permitirá alavancar a concretização de ideias em acções estratégicas por qualquer cidadão/entidade europeia.

Posto isto, o NEB ambiciona que prioridades estratégicas europeias como o Green Deal (o Pacto Ecológico Europeu) se tornem numa experiência tangível, cultural, positiva e centrada no indivíduo, mas que deve trazer benefícios para toda a sociedade e ajudar a revisitar o património cultural, o potencial científico-tecnológico e a inclusão social, por forma a moldar o futuro da Europa.

A iniciativa NEB tem como áreas de intervenção: (i) a transformação de locais no terreno, com apoio à transformação local concreta do ambiente construído, assente em valores como a estética, a sustentabilidade e a inclusão social; (ii) a transformação do ecossistema propício à inovação, através do fomento de novas soluções e produtos inovadores, que integrem os princípios da sustentabilidade, usabilidade e design inclusivo; (iii) a difusão de novas acções de cooperação e suporte a nível europeu, de uma forma mais sistemática e envolvente, uma vez que as comunidades e a sociedade civil são consideradas essenciais para enfrentar os desafios ambientais e sociais.

A CE pretende implementar o NEB em três fases: concepção conjunta, realização e divulgação. As fases operam parcialmente em paralelo, já que os indivíduos e comunidades interessadas nas primeiras ideias são mais prováveis de se tornarem parceiros de modo a entregar e ampliar a iniciativa.

A primeira fase do NEB terminou no início do Verão de 2021 e o objectivo desta fase consistiu em identificar projectos-piloto já existentes e acelerar, concretizar e materializar as ideias mais inovadoras. Qualquer indivíduo ou empresa podia participar com ideias e promover conversas sobre o futuro do planeta e de cada sociedade.

No passado dia 15 de Setembro iniciou-se a segunda fase – a realização – com o lançamento e execução dos projectos-piloto, baseados em convites específicos à apresentação de propostas a diferentes instrumentos de financiamento. Recentemente, foram publicadas pela CE oportunidades de financiamento a rondar os EUR 85 milhões, integrados em programas de financiamento como o Horizonte Europa, dedicado a actividades de Investigação e Inovação, o Programa LIFE para o ambiente e acções climáticas e o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Os projectos financiados serão acompanhados e monitorizados por forma a permitir uma aprendizagem contínua e assente em princípios de “learn by doing”, a fim de partilhar os ensinamentos (boas práticas e pontos críticos) resultantes da sua execução e implementação.

Acrescenta-se que a CE estabelecerá um Novo Laboratório Bauhaus Europeu, um “think and do tank” para co-criar, desenvolver protótipos e testar novas ferramentas, soluções e recomendações de políticas. O laboratório continuará o espírito colaborativo do movimento, reunindo diferentes estilos de vida que se estendem à sociedade, indústria e política para conectar pessoas e encontrar novas maneiras de criar juntos.

Por fim, a CE planeia ainda convidar os Estados-Membros a nomearem um novo contacto europeu da Bauhaus para coordenar os esforços locais e participar numa rede informal à escala da UE para troca de informações e experiências.

Neste contexto, as organizações nacionais poderão usufruir de apoios às suas actividades de Inovação por via de um instrumento inovador, cuja estratégia estará inteiramente alinhada com os princípios climáticos largamente discutidos em diferentes fóruns nacionais e internacionais.

Nota I: Os pontos de vista e opiniões aqui expressos são os meus e não representam nem reflectem necessariamente os pontos de vista e opiniões da KPMG Portugal.

Nota II: A autora, por opção própria, escreve ao abrigo do antigo acordo ortográfico.

  • Céu Carvalho
  • Partner da KPMG

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Novo Bauhaus Europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião