Ponto de ordem no Reino Unidopremium

No fim desta crise institucional no Reino Unido, resta uma dúvida fundamental: Estará a crise económica e financeira verdadeiramente ultrapassada? A resposta é negativa.

A democracia parlamentar britânica é rica em tradições e personalidades exuberantes. Para quem gosta de debate político, é na câmara dos comuns que ao longo dos anos se têm travado algumas das mais vivas batalhas ideológicas. O debate não se pretende politicamente pacífico. Uma boa discussão precisa de chispa. Porém, a discussão precisa também de ser educada e regrada. Na câmara dos comuns, podemos, por exemplo, recordar o antigo “speaker”, John Bercow, no seu estilo inconfundível, vociferando a palavra “ordem” – Order! Orderrrrr!... – sempre que a contenda se tornava desregrada. Infelizmente, a política britânica está cada vez mais desregrada. Depois do Brexit, fala-se agora do Britaly – um termo cunhado pela revista “The Economist” e que retrata o Reino Unido como apresentando os

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.