Apaixonado por clássicos? Este fim-de-semana passe pela Cordoaria
Lisboa recebe mais uma edição do Salão Motorclássico. Este fim-de-semana, a Cordoaria Nacional será palco de raridades sobre rodas, estreias exclusivas e homenagens a ícones do passado e do presente.
Quando o ronco dos motores clássicos ecoa pela cidade, é sinal de que o Salão Motorclássico está de volta. De 21 a 23 de fevereiro, a Cordoaria Nacional transforma-se no epicentro da cultura automóvel, reunindo centenas de expositores, veículos históricos, lançamentos exclusivos e personalidades do setor. Organizado pelo Museu do Caramulo, este evento já é uma referência no calendário de qualquer entusiasta de automóveis e motos clássicas, trazendo consigo uma mistura irresistível de nostalgia, engenharia e inovação.
Durante três dias, os visitantes poderão explorar cinco pavilhões repletos de máquinas que marcaram épocas, desde automóveis e motos de coleção a acessórios, peças e literatura especializada. Para além das relíquias expostas, o Salão Motorclássico é também um ponto de encontro para clubes, associações e museus que perpetuam a paixão pelo universo motorizado.
Estreias e comemorações: do Adamastor Furia a Ayrton Senna
A edição deste ano arranca a alta velocidade com uma estreia absoluta: o Adamastor Furia, o primeiro superdesportivo português. Desenvolvido e produzido em Portugal, este puro-sangue automóvel será apresentado ao público no espaço do Museu do Caramulo, uma revelação imperdível para os fãs da engenharia nacional.
Os amantes da história automóvel também terão motivos para celebrar. Os 70 anos de três lendas sobre rodas serão assinalados com pompa e circunstância: o icónico FIAT 600, o revolucionário Citroën DS e a Alpine, símbolo de performance e elegância, estarão em destaque com exemplares que contam a sua trajetória.

O evento reserva ainda uma homenagem aos 80 anos do fim da II Guerra Mundial, com uma exposição temática de veículos que desempenharam papéis históricos no conflito. E porque a velocidade corre nas veias deste Salão, o público poderá ver de perto o mítico Van Diemen RF81, o monolugar com que Ayrton Senna brilhou na Fórmula Ford, assinalando os 40 anos da sua primeira vitória na Fórmula 1, conquistada sob chuva intensa no Estoril.
Os motores não se limitam a roncar nas exposições: o Salão Motorclássico convida os visitantes a mergulhar no espírito automóvel com encontros de clubes, passeios de clássicos e as Motor Talks – um ciclo de entrevistas com personalidades que moldaram a indústria e a competição automóvel.

Logo à chegada, o evento promete uma viagem no tempo a bordo do icónico autocarro Daimler Victory de 1967 da Carris, que dará as boas-vindas ao público. Para quem chega ao volante do seu próprio clássico, há estacionamento gratuito junto ao Museu Nacional dos Coches, promovendo um autêntico desfile de máquinas intemporais.
A contagem decrescente já começou. Está na hora de afinar os motores, polir a carroçaria e acelerar rumo a mais uma edição do Motorclássico.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.