Motores

A febre da Fórmula 1, página a página

Rita Ibérico Nogueira,

A pensar na crescente popularidade deste desporto automóvel, a editora Familiam lançou “Formula 1: Os Rivais”, leitura obrigatória para todos os fãs da modalidade.

Andamos todos meio inebriados com os roncos do motor do McLaren magistralmente conduzido à chuva por Ayrton Senna, a matar saudades deste que foi um dos mais espetaculares pilotos de Formula 1 de todos os tempos. A mini-série produzida e estreada pela Netflix no final de Novembro ilustra bem a nova febre saudosista que se abate sobre este desporto automóvel, com a popularidade a crescer a pique desde que a plataforma de streamming lançou Fórmula 1: Drive to Survive”, seguida de “Schumacher” e agora “Senna”.

A fórmula é simples (passemos a redundância): a Fórmula 1 mudou muito desde o tempo em que o piloto do capacete amarelo que glorificou as cores do Brasil pelos autódromos do mundo e que desafiava a morte em cada curva morreu. Mudaram as equipas, os carros e os protagonistas. Mudaram as regras, os construtores e os patrocinadores. Mas não mudou a paixão que continuamos a ter pelas histórias humanas e o estilo de vida do desporto automóvel. A curiosidade com que sentimos ao assistir às disputas em pista dos grandes rivais da história da Formula 1 – de James Hunt vs. Niki Lauda a Nigel Mansell vs. Nelson Piquet; de Ayrton Senna vs. Alain Prost a Schumacher vs. Senna/Hill/Villeneuve/Alonso/Hakkinen, terminando em Carlos Sainz vs. Lando Norris e Lewis Hamilton vs. Max Verstappen – agarra-nos ao ecrã, ao youtube, às redes sociais, e a todas as plataformas onde agora vibramos com a Formula 1. Mas… e os livros? Em que outra “plataforma” conseguimos levar conosco (ou oferecer) todas as emoções do desporto automóvel e recordar as histórias por detrás destes protagonistas?

A pensar nisso – e nesta época festiva de troca de presentes –, a editora Familiam lançou “Formula 1: Os Rivais”, leitura obrigatória para todos os fãs da modalidade. Escrito a partir da visão brilhante do veterano jornalista de Fórmula 1 Tony Dodgins, e com prefácio de Mark Webber, este livro explora os duelos mais icónicos desde o início do Campeonato do Mundo em 1950, destacando-se a animosidade intensa mantida em lume brando entre Ayrton Senna e Alain Prost (tão bem retratada na série da Netflix), à troca de palavras cortante entre Nigel Mansell e Nelson Piquet, ou o choque entre James Hunt e Niki Lauda, entre muitas outras histórias apaixonantes. De certeza que vai ter vários candidatos para ficarem com ele.

Fórmula 1: Os Rivais

Ed. Familiam
Preço: 26,91€)

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.