Bruxelas lança plataforma Kohesio com informação sobre fundos da UE

  • Lusa
  • 17 Março 2022

A Kohesio congrega informação sobre os projetos financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão e pelo Fundo Social Europeu (FSE).

A Comissão Europeia lançou esta quinta-feira a plataforma pública em linha Kohesio, que reúne toda a informação sobre mais de 1,5 milhões de projetos, e os 500 mil beneficiários nos 27 Estados-membros, financiados por fundos europeus desde 2014.

A Kohesio congrega informação sobre os projetos financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), pelo Fundo de Coesão e pelo Fundo Social Europeu (FSE) e, segundo um comunicado da Comissão Europeia, “a sua criação exigiu uma estreita cooperação com as autoridades de gestão dos diferentes Estados-membros ou regiões, uma vez que os projetos de coesão são geridos por autoridades nacionais e regionais”.

Além de dados normalizados sobre 1,5 milhões de projetos do período de financiamento de 2014-2020, incluindo ligações para os respetivos programas e fundos, a Kohesio disponibiliza informação sobre os 500 mil beneficiários dos projetos e a fase de execução em que se encontram e ainda dados que abrangem mais de 300 programas operacionais nos 27 Estados-membros.

“Com apenas alguns cliques, qualquer pessoa pode descobrir exatamente como a UE investe nas nossas regiões e cidades para promover a convergência e a coesão económica, social e territorial”, salientou a comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

Em cooperação com as autoridades de gestão selecionadas pelos Estados-membros para gerir o financiamento da coesão, Bruxelas continuará a desenvolver a plataforma para incluir os projetos do novo período de programação de 2021-2027.

Dentro de alguns meses, a plataforma estará disponível em todas as línguas oficiais da União Europeia.

A plataforma está acessível no endereço https://kohesio.ec.europa.eu/.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas lança plataforma Kohesio com informação sobre fundos da UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião