Conferência de imprensa de apresentação da proposta de Orçamento do Estado 2022 no Ministério das Finanças - 12OUT21

Auditoria está a passar sociedades de capital de risco a pente fino para evitar investimento em fundos só para poupar na fatura de IRC ou empresas a beneficiar duplamente do SIFIDE.

Galp escolhe Sines para refinaria de lítio em Portugal

Bárbara Silva, Mónica Silvares,

Galp escolhe Sines para refinaria de lítio em Portugal

Bárbara Silva, Mónica Silvares,

Na proposta que entregou às agendas mobilizadoras da Economia, para fundos do PRR, a Galp identificou "os locais de implementação da mina e refinaria, respetivamente, em Boticas e Sines".

PRR

São 11 marcos que Portugal se comprometeu junto de Bruxelas a cumprir nos primeiros três meses do ano. Nenhum tem de passar pelo Parlamento que vai ser dissolvido na sequência do chumbo do OE2022.

Ao fim de 3 anos, portal está operacional. Foi um investimento de 170 mil euros, comparticipado com fundos europeus. Fornecedores ficam dispensados de fazer prova de idoneidade e regularidade fiscal.

Banco Português de Fomento

Opinião

A caminho da Transição Climática

Sérgio Oliveira, Cláudia Boa Vista,

Do PT2020 Portugal deverá receber 4,2 mil milhões de euros este ano e 5,91 mil milhões em 2022, o penúltimo ano que o país tem para executar os quase 26 mil milhões de euros.

A multinacional Dedalus quer contratar 50 pessoas na Península Ibérica para postos de inovação e desenvolvimento. Vai ter hub em Portugal, mas a localização certa está ainda por definir.

Tribunal de Contas elogia "boas taxas de compromisso" do PT2020, mas aponta "execução lenta", "baixo nível de absorção dos fundos" e "incumprimento de objetivos intermédios em muitos dos programas".

Laboratórios colaborativos já contribuíram para a criação de 562 empregos. O financiamento proveniente de vendas e prestação de serviços dos laboratórios aumentou mais de 200% entre 2019 e 2020.

Opinião

Economia Economia

O recuo resulta do contributo “significativamente negativo das expectativas sobre a evolução futura da situação económica do país", aponta o INE. Empresas e clientes "alinhados" na subida dos preços.