Plano para a recuperar aprendizagens, que tenta mitigar os atrasos provocados pela pandemia, vai ter mais 25,6 milhões de euros face ao ano passado.

Elisa Ferreira: PT2030 traz economia forte e competitiva

Mariana Espírito Santo,

Elisa Ferreira: PT2030 traz economia forte e competitiva

Mariana Espírito Santo,

Acordo de parceria assinado com a Comissão Europeia contempla 23 mil milhões de euros para a economia e desenvolvimento social de Portugal em 2021-2027.

Opinião

Salários da administração do Banco de Fomento passam a ser definidos em assembleia geral, não se aplicando à instituição as regras dos gestores públicos no capítulo das remunerações e contratações.

A presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão admite que, tendo em conta as perturbações causadas pela pandemia, “é inevitável ser uma preocupação” a execução do Portugal 2020.

Banco de Fomento

Comissão de auditoria desconhece quando será expectável que escassez de recursos humanos seja superada. Mas considera que situação condiciona “de forma significativa o cumprimento dos objetivos.

Opinião

Foram também enviadas formalmente a Bruxelas as primeiras versões formais dos Programas Operacionais Regionais que têm vindo ser negociados informalmente com a Comissão Europeia.

Especial

Inflação e guerra na Ucrânia pressionam revisão do PRR

  • Tiago Varzim, Mónica Silvares

Em fevereiro houve uma contração de 30 milhões de euros nos incentivos aprovados às empresas. Perante o elevado grau de incerteza as empresas decidiram mudar de estratégia e desistir de projetos.

Economia Economia

O Instituto Nacional de Estatística confirma esta terça-feira que o PIB cresceu 2,6% em cadeia e 11,9% em termos homólogos no primeiro trimestre. O crescimento deve-se ao consumo privado e ao turismo.

Governo prevê que Bruxelas dê luz verde ao PT2030 em junho

Tiago Varzim, Mónica Silvares,

Governo prevê que Bruxelas dê luz verde ao PT2030 em junho

Tiago Varzim, Mónica Silvares,

A ministra da Presidência, que tem a pasta dos fundos europeus, anunciou que o Acordo de Parceria do Portugal 2030 deverá ser aprovado pela Comissão Europeia até ao final de junho.

António Costa e Silva, que lidera a Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, defende que o Estado tem de melhorar coordenação para não perder fundos europeus e identifica seis riscos.

Especial

Sem novas receitas, Orçamento europeu arrisca corte de 10%

  • Tiago Varzim, Mónica Silvares

O barómetro ‘Corrupção e Transparência em Portugal’ aponta políticos, clubes desportivos e autarquias como principais promotores de corrupção. E apenas 11,4% acredita que PRR será bem executado.