Costa afirma ser importante olhar para os recursos disponíveis pela UE e adaptá-los a novas realidades, antes de ser ponderado contrair uma nova dívida comum.

João Neves sublinhou a importância de "usar instrumentos fiscais à disposição" para dessa forma aumentar a produtividade da economia nacional. O SIFIDE é um deles já que é "competitivo".

Pacote de apoio às empresas

"Ao fazer o encerramento dos projetos em vez de fazer um pagamento às empresas estamos a fazer um ajustamento ao incentivo atribuído, com as empresas a terem de devolver" verbas, disse Francisco Sá.

De portas a janelas, do piso aos revestimentos, fabricantes portuguesas rumam à Batimat para “aproveitar investimentos" na construção, renovação urbana e obras públicas antes das Olimpíadas de Paris.

De fevereiro a maio, o saldo entre os incentivos aprovados e as operações anuladas foi negativo, estando em causa 104 milhões de euros em incentivos. Em julho saldo volta a ser negativo em 63 milhões.

Opinião

Grupo alemão admite “risco real” de consórcio perder quase um terço dos 56 milhões de euros financiados pelo PRR, devido à inflação. Projeto no setor da climatização vai criar 1.300 empregos até 2025.

Elisa Ferreira: PT2030 traz economia forte e competitiva

Mariana Espírito Santo,

Elisa Ferreira: PT2030 traz economia forte e competitiva

Mariana Espírito Santo,

Acordo de parceria assinado com a Comissão Europeia contempla 23 mil milhões de euros para a economia e desenvolvimento social de Portugal em 2021-2027.

A presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão admite que, tendo em conta as perturbações causadas pela pandemia, “é inevitável ser uma preocupação” a execução do Portugal 2020.

Opinião

Comissão de auditoria desconhece quando será expectável que escassez de recursos humanos seja superada. Mas considera que situação condiciona “de forma significativa o cumprimento dos objetivos.

Foram também enviadas formalmente a Bruxelas as primeiras versões formais dos Programas Operacionais Regionais que têm vindo ser negociados informalmente com a Comissão Europeia.

Especial

Inflação e guerra na Ucrânia pressionam revisão do PRR

  • Tiago Varzim, Mónica Silvares