“Projeto de fábrica de biocombustíveis avançados associado à Agenda Mobilizadora M-ECO2 não será concretizado nos moldes em que estava inicialmente concebido”, confirmou ao ECO fonte oficial da Prio.

“A maior causa de preocupação no PRR tem a ver com o licenciamento”

  • Mónica Silvares, Diogo Simões, Hugo Amaral

Presidente do IAPMEI defende que "qualidade tem de sobrepor-se" na contratação pública. "Se continuarmos a adotar como critério principal ou único o do preço, continuaremos a prestar um mau serviço."

A segunda fase dos primeiros três avisos está a decorrer, sendo que foi feito o aviso prévio de encerramento antecipado para sexta-feira às 17h00 "devido à expectativa de consumir a dotação prevista."

O Algarve 2030 é o único programa regional que ainda está em risco de devolver verbas a Bruxelas decorrentes da aplicação da regra da guilhotina. Tem de executar dez milhões de euros até final do mês.

Opinião

Conferência

Entrevista Algarve ainda corre risco de devolver fundos a Bruxelas

Mónica Silvares, Diogo Simões, Hugo Amaral,

Entrevista Algarve ainda corre risco de devolver fundos a Bruxelas

Mónica Silvares, Diogo Simões, Hugo Amaral,

"Depois de pormos em dia a análise inicial das candidaturas, vamos pôr em dia a rapidez de resposta quando há estas interações, porque há muitas alterações aos programas", disse Castro Almeida.

Até 31 de outubro, por cada 100 euros programados foram aprovados 46 euros e executados 12,3, o que corresponde a mais de 10,5 mil milhões de fundos aprovados e 2,8 mil milhões executados.

Com a decisão de retirar do financiamento PRR a linha vermelha do Metro de Lisboa e o Hospital Oriental de Lisboa, Portugal não vai utilizar 311 milhões da componente de empréstimos do PRR.

Bruxelas está a adotar uma interpretação do Tribunal de Contas Europeu do efeito incentivo que o ministro da Economia considera "estúpida". Nerlei está a ser pressionada a devolver quatro milhões.

São elegíveis projetos de PME em áreas como biotecnologia e áreas da saúde, nanotecnologia, materiais avançados, energia, robótica e automação, sistemas autónomos industriais ou robôs colaborativos.

Conselho das Finanças Públicas prevê que execução do PRR fique nos 82% e que cerca de 20% da componente dos empréstimos que pesam no saldo orçamental não seja utilizada.

Opinião

Economia

Câmaras podem entregar as candidaturas até 31 de março de 2026 – uma candidatura por escola. As obras deverão ter início no segundo semestre do próximo ano e acabar, no máximo, em 48 meses.