Governo alarga cúpula do Banco de Fomento

Mónica Silvares, Alberto Teixeira,

A constituição da nova equipa "procura assegurar representatividade de género e atingir o equilíbrio entre o rejuvenescimento dos órgãos sociais do BPF e a continuidade de parte dos elementos".

Exclusivo Governo demite Nuno Mangas do Compete

  • Mónica Silvares, António Costa

Opinião

Portugal já tem em funcionamento a plataforma que permite identificar se existe duplo financiamento de projetos. Duas suspeitas de duplo financiamento na UE não envolvem Portugal.

Quando faltam pouco mais de dois anos para o fim do prazo de implementação da bazuca europeia (fim de 2026) “todos os esforços dos Estados-membros devem centrar-se na implementação plena e atempada".

Ministro da Coesão Territorial anuncia, à saída do Conselho de Ministros, que na próxima semana haverá um levantamento a 90% dos prejuízos provocados pelos incêndios. Gestão denas mãos das autarquias.

Opinião

Com votos do PS, Parlamento vai aprovar proposta do Executivo para estabelecer regime de fiscalização preventiva especial do Tribunal de Contas para os contratos PRR e permitir o recurso à arbitragem.

Se os atrasos que se verificam até setembro, afetarem a obtenção dos resultados finais dos projetos, isto poderá tornar-se num problema, alerta o mais recente relatório do Parlamento Europeu.

Opinião

Contributo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência para a ação climática e a transição ecológica "não é claro". Portugal foi um dos países analisados pelo TCE e apresenta medidas "problemáticas".

Portugal tem três projetos finalistas nos Prémios RegioStars

Mónica Silvares, Diogo Simões,

Portugal tem três projetos finalistas nos Prémios RegioStars

Mónica Silvares, Diogo Simões,

Esta segunda-feira, o público pode começar a votar no seu projeto favorito para eleger o vencedor do Prémio Escolha do Público. Os vencedores serão conhecidos a 9 de outubro.

Entrevista

Quem comete fraudes com fundos deve entrar numa lista negra

  • Mónica Silvares, Diogo Simões

PRR pintado a verdepremium

  • Mónica Silvares

Comissão interministerial do PRR, que reuniu a 22 de julho, decidiu adotar um plano de ação para impulsionar a execução da bazuca e garantir que Portugal não perde verbas até 2026.

O número de investimentos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) classificados pela Comissão Nacional de Acompanhamento como preocupantes ou críticos aumentou face ao último relatório.

Comissão Europeia quer acelerar execução dos PRR e avançou com novas orientações aos países. Estados-membros vão poder adaptar planos para que verbas sejam executadas até 2026.

Operação Maestro

Qual a expectativa de recupera os 30 milhões pagos indevidamente a Manuel Serrão? "Estado tem de usar todos os expedientes para recuperar o máximo de dinheiro possível", diz Castro Almeida ao ECO.

O novo site vai permitir concentrar funcionalidades dispersas "em mais de 300 websites", anunciou a ministra da Juventude e da Modernização. Abertura de lojas do cidadão está muito atrasada, alertou.

Agendas devem concluir projetos em 36 meses, salvo se forem autorizadas a prorrogação do prazo pelo IAPMEI, mediante pedido fundamentado. Não podem exceder data limite de 31 de dezembro de 2025.

O fim dos apoios nas campanhas de promoção no setor têxtil poderá refletir-se numa quebra significativa do volume de negócios ao nível das exportações, avisa a associação do setor.

Recursos humanos a recrutar para acelerar execução do atual quadro comunitário têm de ter “experiência e competência” em áreas como sistemas de informação, auditoria e fiscalização ou engenharia.

Riopele era uma das quatro empresas que ainda não tinha contratualizado as suas operações de recapitalização. Eurogalva, Calvelex e Tupai ainda estão em negociações, confirmou o ECO junto das três.

O ministro Adjunto e da Coesão, Manuel Castro Almeida, avisa que a instabilidade política é uma ameaça ao cumprimento das metas e marcos acordados com a Comissão Europeia.

Opinião

Elisa Ferreira considera fundamental evitar "a má utilização dos fundos por falta de sentido estratégico". Portugal tem uma "responsabilidade extraordinária" no modo como prepara o futuro, diz.

Saiba quem são, de onde vieram e o que fazem os principais nomes referenciados na Operação Maestro, intersetados sobretudo na gestão de fundos comunitários e na indústria têxtil e alimentar do Norte.

Especial