Carros elétricos a bateria superam a marca de um milhão na UE

Desde 2013, a procura por carros elétricos a bateria na UE cresceu 20 vezes. Segundo o Eurostat, em 2020 estes veículos representavam 0,04% do total da frota de carros nos 27 Estados-membros.

O número de automóveis elétricos de passageiros movidos unicamente através de uma bateria na União Europeia já ultrapassou a marca de um milhão. De acordo com o Eurostat, o valor é 20 vezes superior ao número registado em 2013 e três vezes acima do de 2018.

Os maiores aumentos registaram-se em 2019, altura em que o número de automóveis elétricos com bateria cresceu 83%, depois de em 2018 ter subido 64%. No ano seguinte, o Eurostat estima que estes veículos representavam 0,04% do total da frota de carros na União Europeia.

Este aumento não se limitou apenas aos veículos elétricos a bateria. O Eurostat informa que, globalmente, a frota automóvel de passageiros em quase todos os Estados-Membros da UE cresceu nos últimos cinco anos, atingindo um total de 250 milhões de automóveis em 2020. E o Luxemburgo, ao fim de 30 anos, continua a ser o Estado-membro com o maior taxa de motorização (682 automóveis por mil habitantes) entre os restantes 27. Segundo Eurostat, “isso pode ser influenciado por trabalhadores transfronteiriços (ou seja, não habitantes) que usam carros da empresa registados no país.”.

A seguir ao Luxemburgo, surge a Itália com 670 automóveis por mil habitantes, a Polónia (664) e, por fim, a Finlândia (652).

Em sentido inverso, destaque para a Roménia tem “uma taxa de motorização particularmente baixa” de 379 viaturas por mil habitantes, apesar do crescimento do número de viaturas registadas no período 2015-2020. Ou seja, uma subida de 41%. Depois do país dos Balcãs, segue-se a Letónia com 390 viaturas por mil habitantes, a Hungria (403) e depois a Bulgária (414).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carros elétricos a bateria superam a marca de um milhão na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião