Regia Douro Park lança site para facilitar oferta e procura de emprego

  • Lusa
  • 7 Julho 2022

Regia Douro Park, em Vila Real, lança site para facilitar a oferta e a procura de emprego, fade modo a atrair e reter talentos e incrementar a dinâmica económica nesta região.

A criação de sinergias entre o mundo empresarial e a população que procura a sua integração no mercado de trabalho é o principal objetivo da plataforma online lançada pelo Regia Douro Park, em Vila Real. “A ideia desta plataforma [www.empregoregiadouro.com] é sistematizar todas as ofertas de emprego na região e ajudar quem procura um posto de trabalho”, afirmou o presidente do Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real, Nuno Augusto.

A plataforma pretende ser de “fácil acesso” e, através dela, as empresas podem apresentar as propostas de trabalho e quem procura emprego pode submeter o seu currículo. Mas a ideia é, também, “reter os talentos” e “incentivar ao regresso” de outras pessoas que saíram da região.

A IBM Portugal, através da sua subsidiária Softinsa, foi a primeira a divulgar ofertas de trabalho na plataforma nas áreas das novas tecnologias. Inicialmente são 20, mas o objetivo da empresa é atingir os 50 empregos até ao final do ano, tendo como meta os 300 postos de trabalho até 2025.

No final de junho, a IBM, Softinsa, Regia Douro Park, Câmara Municipal de Vila Real e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) assinaram um protocolo de cooperação para a criação de um Centro de Inovação e Tecnologia na cidade de Vila Real.

Nuno Augusto salientou que a plataforma é transversal a todas as áreas, como as novas tecnologias, mas também a saúde, gestão, construção, turismo e agricultura. Por exemplo, esta ferramenta pode ajudar as quintas do Douro na altura das vindimas, em que são necessários muitos trabalhadores para o corte das uvas. A falta de mão-de-obra tem sido uma das principais preocupações apontadas pelos produtores de vinho da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo – o Douro.

O vice-presidente da Câmara de Vila Real, Alexandre Favaios, considerou que se trata de uma “ferramenta muito importante” que vai ajudar a incrementar a dinâmica económica nesta região.

Por sua vez, o vice-reitor da UTAD João Barroso referiu que a formação na academia transmontana tem vindo a ajustar-se às novas realidades e a fortalecer a ligação ao mundo empresarial.

A área de intervenção inicial da plataforma corresponde à da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) que agrega 19 municípios, mas, segundo Nuno Augusto, pode vir a ser alargada ao distrito de Bragança ou aos concelhos do Alto Tâmega.

No Regia Douro Park estão instaladas 120 empresas, de diferentes áreas, que criaram à volta de 500 postos de trabalho. Segundo Nuno Augusto, desde 2013 foram criados cerca de 4.000 empregos no concelho de Vila Real.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regia Douro Park lança site para facilitar oferta e procura de emprego

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião