Centro de Juventude de Braga arrecada galardão internacional Green Key

Centro de Juventude de Braga arrecada galardão internacional Green Key, que promove o turismo sustentável em Portugal. Foi a "única Pousada de Juventude" do país a ter, este ano, este reconhecimento.

O Centro de Juventude de Braga, na cidade dos Arcebispos, gerido pela InvestBraga, foi a única Pousada de Juventude do país a ser, este ano, distinguida, com o selo Green Key que promove o turismo sustentável em Portugal, anunciou a autarquia. Segundo o presidente da Câmara local e da InvestBraga, Ricardo Rio, é também a primeira vez que uma unidade da cidade tem este reconhecimento.

“Este galardão [selo Green Key] confirma o percurso de sucesso que o Centro de Juventude de Braga tem vindo a trilhar desde a sua requalificação, registando já cerca de 25 mil dormidas de pessoas de 66 nacionalidades”, congratulou-se, esta segunda-feira, Ricardo Rio, durante a cerimónia de entrega desta distinção.

Segundo a autarquia, este “é um galardão internacional que promove o turismo sustentável em Portugal através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes”. Mas têm de ser espaços “que implementam boas práticas ambientais e sociais, valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e promovem a educação ambiental para a sustentabilidade“. Como é o caso da Pousada de Juventude de Braga.

Para o administrador da InvestBraga, Carlos Silva, este galardão traduz o “trabalho sustentando” que tem sido desenvolvido pela equipa do Centro de Juventude de Braga. “Desde o início, que este edifício foi pensado tendo em vista a promoção de boas práticas ambientais, elemento fundamental nos dias de hoje”, sublinhou Carlos Silva. “Estamos empenhados, por isso, na promoção da consciência social e cívica dos jovens, mais especificamente dos objetivos de desenvolvimento sustentável e dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, elementos muito presentes no espaço”, referiu.

O diretor do Centro de Juventude de Braga, Pedro Soares, aproveitou a oportunidade para reforçar “a importância do plano de ação ambiental que conta com 67 atividades que visam fortalecer o trabalho desenvolvido na área ambiental e de apoio aos jovens”. Segundo Pedro Soares, está a decorrer “um Biodiversity Check, disponibilizando informação sobre fauna e flora do jardim exterior e de todas as espécies relevantes do ponto de vista da biodiversidade, num raio de 30 quilómetros”.

Desenvolvido pela Foundation for Environmental Education (FEE) e coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), o programa Green Key está presente em 65 países e conta com uma rede de 3.200 estabelecimentos, refere ainda a Câmara Municipal de Braga. Segundo a autarquia, a região norte foi a que, este ano, “apresentou um maior crescimento no número de galardoados, passando de 29 para 40”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centro de Juventude de Braga arrecada galardão internacional Green Key

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião