Porto inaugura terminal de 13 milhões que vai “revolucionar” mobilidade na cidade

Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, entra em funcionamento esta quarta-feira, num investimento superior a 13 milhões de euros e que inclui uma área verde com 4,6 hectares.

Com o objetivo de “revolucionar o paradigma da mobilidade da cidade do Porto e da região Norte“, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) entra, esta quarta-feira, em funcionamento, num investimento superior a 13 milhões de euros e com uma área verde com 4,6 hectares.

Depois de duas décadas de espera, o TIC reúne, num só ponto, autocarros da STCP e operadores privados, comboios urbanos e de longo curso, metro, táxis e parque de estacionamento para 230 automóveis e 100 bicicletas. Segundo a autarquia, esta oferta de serviços intermodal vai ajudar a retirar centenas de autocarros pesados de passageiros do centro da cidade, contribuindo para uma redução de 1.776 toneladas equivalentes de petróleo, na baixa do Porto.

A gestão operacional do terminal fica a cargo da STCP Serviços, depois de a obra ter sido gerida pela empresa municipal GO Porto, numa área de 50 mil metros quadrados. “Ao longo da empreitada, iniciada em 2019, foram realizados 155 mil metros cúbicos (m3) de escavação e aplicados 11.300 m3 de betão e 1.395.000 kg de aço”, divulga a autarquia, em comunicado.

Na mesma nota, o município dá ainda conta de que o terminal ocupa uma área de 24 mil metros quadrados de área bruta total de construção e uma zona ajardinada de 4,6 hectares. Trata-se, por isso, da “maior cobertura verde alguma vez implantada num edifício público do Porto“, destaca a Câmara liderada pelo independente Rui Moreira. O edil e a presidente do conselho de administração da STCP, Cristina Pimentel participam na inauguração deste terminal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto inaugura terminal de 13 milhões que vai “revolucionar” mobilidade na cidade

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião