Idanha-a-Nova reforça bombeiros com terceira equipa de intervenção permanente

  • Lusa
  • 29 Agosto 2022

A Câmara de Idanha-a-Nova vai reforçar os bombeiros locais com uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP), num investimento anual global de 73 mil euros.

“Com este investimento [anual global de 73 mil euros], a autarquia pretende valorizar e reforçar a capacidade operacional do corpo de bombeiros [de Idanha-a-Nova], garantindo ainda maior prontidão na resposta às ocorrências que impliquem intervenções de socorro às populações do concelho e de defesa dos seus bens”, afirmou, em comunicado, o município de Idanha-a-Nova.

A autarquia vai, assim, reforçar os bombeiros locais com uma terceira Equipa de Intervenção Permanente (EIP). Esta medida foi aprovada em reunião do executivo e a constituição da nova equipa vai ser alvo de um protocolo a celebrar entre a Câmara de Idanha-a-Nova, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova.

A EIP, constituída por cinco elementos, é financiada em 50% pela Câmara de Idanha-a-Nova (36.500 euros), ficando a restante verba a cargo da ANEPC, num investimento global anual de 73 mil euros.

A autarquia deu também início à elaboração do Regulamento de Atribuição de Benefícios Sociais aos Bombeiros Voluntários do concelho de Idanha-a-Nova. “É uma medida que visa reconhecer, através da implementação de benefícios concretos, uma atividade de risco em nome de uma tão nobre causa como é a de zelar pela segurança e bem-estar das populações”, lê-se na nota.

Além do apoio aos bombeiros locais, o município de Idanha-a-Nova tem vindo a aumentar o número de Equipas Municipais de Proteção Civil (seis equipas de proteção civil e sapadores), “que reforçam ainda mais a capacidade de prevenção em todo o concelho”. No mesmo comunicado, a autarquia notou que “tem investido fortemente na melhoria da eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro, nomeadamente face a incêndios florestais”, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Idanha-a-Nova reforça bombeiros com terceira equipa de intervenção permanente

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião