Federação Agrícola dos Açores quer aumento do preço do leite à produção

  • Lusa
  • 30 Agosto 2022

Federação Agrícola dos Açores quer aumento do preço do leite à produção por causa da “escalada internacional” de preços das matérias-primas, dos fertilizantes, dos fretes marítimos e dos combustíveis.

Os produtores de leite na região dos Açores “atravessam um período crítico, atendendo à escalada internacional de preços das matérias-primas, dos fertilizantes, dos fretes marítimos ou dos combustíveis, e que tendem a aumentar face às repercussões da guerra na Ucrânia”, alerta a Federação Agrícola dos Açores (FAA), liderada por Jorge Rita. Por isso mesmo, a FAA defende aumento do preço do leite à produção.

“O aumento dos custos de produção foram exponenciais e contribuem em larga escala para o estrangulamento financeiro de muitas explorações. Em sentido contrário, os mercados dos produtos lácteos, a nível internacional, têm registado melhorias que, infelizmente, não são na sua totalidade refletidas no preço de leite pago ao produtor na região”, afirma o organismo representativo da produção de leite, em nota de imprensa.

Segundo a FAA, na Europa “tem havido um aumento generalizado dos preços de leite, alargando-se, cada vez mais, o diferencial entre produtores regionais e europeus”, enquanto no continente, “foi recentemente anunciado por uma indústria, uma subida de cerca de oito cêntimos por litro de leite pago ao produtor, o que vem repor alguma coerência e justiça na fileira”.

É imprescindível que o preço de leite praticado na região seja o mais adequado e vá de encontro às legítimas esperanças dos produtores.

Federação Agrícola dos Açores

Para a FAA, embora “já se tenham registado algumas subidas do preço de leite nos Açores, estas têm-se revelado insuficientes”, pelo que as indústrias regionais “têm de retificar a estratégia adotada e serem capazes de acompanhar a tendência que se está a verificar no continente e na Europa”.

A federação agrícola defende ainda que os produtores de leite dos Açores “têm de ter um rendimento justo e de acordo com as tendências dos mercados, já que a fileira do leite continua a ser a atividade económica mais importante da Região Autónoma dos Açores”.

“É imprescindível que o preço de leite praticado na região seja o mais adequado e vá de encontro às legítimas esperanças dos produtores”, conclui a FAA.

O setor leiteiro representa um dos principais pilares da economia dos Açores, gerando milhares de postos de trabalhos, dependendo dele milhares de agregados familiares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Federação Agrícola dos Açores quer aumento do preço do leite à produção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião