INOVC+ promove programa “Seed Tech Transfer” em três universidades da região Centro

  • Lusa
  • 20 Setembro 2022

Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior acolhem Programa “Seed Tech Transfer” para "transformar" ideias inovadoras, já em desenvolvimento, em empresas de base tecnológica.

Transformar “ideias inovadoras, que resultam das atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D), em novas Empresas de Base Tecnológica (EBT) de sucesso”. É este o grande objetivo do programa Seed Tech Transfer, integrado nas atividades do consórcio INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, que decorre de 12 de outubro a 30 de novembro, nas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior.

“De 12 de outubro a 30 de novembro, doutorados, doutorandos, docentes e pessoal não docente com vínculo a pelo menos uma entidade parceira do projeto INOVC+, que pretendam desenvolver uma ideia de negócio e/ou que tenham projetos académicos inovadores em fase inicial de desenvolvimento, são desafiados a participar no ‘Seed Tech Transfer’”, avançou a organização, em comunicado.

A iniciativa “oferece a possibilidade de obter ferramentas e conhecimentos necessários para alavancar a transferência das suas tecnologias e projetos de I&D para o mercado, através de uma metodologia ágil que alia tecnologia, mentoria e investimento”.

Segundo a organização, “sendo uma evolução do Programa CEBT – Competências Empreendedoras de Base Tecnológica, premiado pela União Europeia, o Programa Seed Tech Transfer visa promover o desenvolvimento e validação de ideias de negócio com base nas tecnologias mais promissoras das Instituições de Ensino Superior (IES) e Centros de Interface Tecnológica (CIT) da Região Centro“. Mais, descreve, “capacita os participantes para a valorização económica dos seus resultados de I&D+I, disponibilizando o acesso a uma rede de mentores para a criação de networking e oferecendo a oportunidade de apresentar ideias de negócio perante potenciais investidores”.

O programa do Seed Tech Transfer, que tem as candidaturas a decorrer, engloba a realização de sete workshops, que vão ter lugar nas Universidades de Coimbra, Aveiro e Beira Interior (Covilhã) e que serão acompanhados de sessões de mentoria.

O primeiro workshop será dinamizado pela Universidade de Coimbra, em formato online, a 12 de outubro para todos os parceiros, sob a temática “Criatividade e Ideia Empresarial”.

A apresentação dos projetos será feita na Conferência Internacional INOVC+, a realizar em data a anunciar, na qual vão marcar presença investidores, empresários e outros elementos do ecossistema de inovação.

O INOVC+ é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro, sendo uma evolução das duas edições anteriores (INOVC e INOVC 2020), abrangendo todo o território da região Centro.

Tem um investimento elegível total de 3,39 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INOVC+ promove programa “Seed Tech Transfer” em três universidades da região Centro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião