Município da Figueira da Foz não aumenta preço da água em 2023

  • Lusa
  • 9 Novembro 2022

Município da Figueira da Foz não vai aumentar o preço da água em 2023, apesar da decisão poder vir a custar aos cofres municipais cerca de um milhão de euros.

A Câmara da Figueira da Foz deliberou, esta quarta-feira, não aumentar o tarifário da água em 2023, ainda que a decisão possa custar aos cofres municipais cerca de um milhão de euros. “Nas contas [da empresa Águas da Figueira] esta decisão tem um reflexo de um milhão de euros”, advertiu o presidente da autarquia, Pedro Santana Lopes, sublinhando que o pagamento de qualquer indemnização à concessionária do serviço público de abastecimento será alvo de negociação.

Segundo o independente Santana Lopes, uma eventual compensação financeira “terá de ir para a negociação global da hipótese eventual de haver uma prorrogação da concessão contratualmente prevista”, embora admita que a empresa possa apresentar um pedido de reequilíbrio financeiro.

Se a Câmara tiver de assumir o pagamento compensatório, Santana Lopes considera que será um “custo social”, tendo em conta a conjuntura difícil para a população, “com o mundo em guerra, o período pós-pandemia da Covid-19 e a inflação atual”.

Em setembro, a autarquia liderada por Pedro Santana Lopes já tinha adiado a votação da atualização do tarifário de água por não concordar com a proposta de aumento de 11,3%, resultante da fórmula de atualização do contrato de concessão em vigor.

Na sessão de 31 de outubro, o município da Figueira da Foz voltou a adiar a votação, já com uma proposta em cima da mesa, que apontava para uma subida de 09%, que também motivou reservas da liderança do executivo e dos vereadores da oposição do Partido Socialista que pediram mais tempo para analisar a proposta.

Santana Lopes propôs, na reunião do executivo desta quarta-feira, que o tarifário não fosse atualizado, lembrando que o custo da água na Figueira da Foz ainda é caro comparativamente aos municípios vizinhos. “A decisão não é grátis. Significa que para o município pode ter um custo”, advertiu o autarca, frisando que a decisão “implica esforço” e uma negociação com a empresa Águas da Figueira da Foz.

A proposta foi aprovada por unanimidade, com o PS a assumir, pela voz da vereadora Diana Rodrigues, que “não podia aceitar nenhum aumento”.

O único vereador do PSD, Ricardo Silva, tinha anunciado na terça-feira que o município não devia aumentar o tarifário, aceitando, no limite, um aumento máximo de 2%. O eleito social-democrata defende que a Câmara da Figueira da Foz deve assumir a gestão do abastecimento público de água e solicitou o agendamento para a próxima reunião de uma proposta para a realização de uma auditoria ao desempenho da concessionária relativamente à prestação do serviço público.

Segundo a vice-presidente Anabela Tabaçó, o resgate da concessão do serviço de abastecimento público de água custaria ao município 18 milhões de euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Município da Figueira da Foz não aumenta preço da água em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião