Tribunal de Contas apenas fez uma auditoria ao PRR

  • ECO
  • 6 Fevereiro 2023

Juíza-conselheira Helena Abreu Lopes justificou as poucas ações concluídas com o facto de o PRR ser um “fundo bastante recente”.

O Tribunal de Contas, principal organismo de fiscalização da despesa pública, só concluiu uma auditoria que envolve fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apesar de já terem sido pagos no âmbito deste programa 1.467 milhões de euros e de já estar aprovada a atribuição de quase 11.600 milhões de euros, que correspondem a 70% das verbas disponibilizadas a Portugal neste plano, refere a edição desta segunda-feira do jornal Público (acesso condicionado).

A escassez de auditorias concluídas sobre o plano que disponibiliza 16.644 milhões de euros que terão de ser gastos até 2026 (um prazo mais curto do que o habitual, que vai obrigar a uma execução muito rápida dos fundos, sob pena de estes não chegarem a serem usados) foi admitida pela juíza-conselheira Helena Abreu Lopes, responsável pela área dos fundos europeus no tribunal, em Julho do ano passado, no Parlamento.

Helena Abreu Lopes justificou as poucas ações concluídas com o facto de o PRR ser um “fundo bastante recente”. “É preciso dar tempo à auditoria”, argumentou a juíza.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal de Contas apenas fez uma auditoria ao PRR

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião