Governo espera ter 4,1 mil milhões do PRR injetados na economia este ano

  • ECO
  • 24 Fevereiro 2023

Mariana Vieira da Silva, ministra que tutela o PRR, indica que, com 76% do total da verba já lançado, é garantido que "haverá mesmo uma aceleração da execução a partir de 2023".

A ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, espera chegar ao fim deste ano com um terço dos fundos da ‘bazuca’ europeia — isto é, cerca de 5,5 mil milhões de euros — injetados na economia portuguesa, avança o Expresso (acesso pago). Para aí chegar, a ministra que tutela os fundos europeus estima que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) efetue pagamentos no valor de 4,1 mil milhões de euros ao longo de 2023.

Olhando para os pagamentos nos dois primeiros anos — segundo a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, o PRR pagou 362 milhões de euros aos beneficiários em 2021 e 1.048 milhões durante 2022 –, o Governo tenciona quadruplicar o valor de aplicação deste instrumento durante este terceiro ano de execução. Até 15 de fevereiro, os pagamentos acumulados aos beneficiários somavam 1,5 mil milhões de euros, o equivalente a 9% do envelope de 16,6 mil milhões de euros de subvenções e empréstimos.

Mariana Vieira da Silva reitera o foco em ter todos os concursos lançados e as obras todas iniciadas. “Neste momento, com 76% do total da verba já lançados, temos a garantia de que haverá mesmo uma aceleração da execução a partir de 2023“, afirma a ministra, ressalvando, contudo, que “os projetos são muito diferentes e o ritmo de pagamentos também é muito diferente”. Exemplo disso é a construção de uma linha do metro até 2026 que terá um pagamento mais faseado no tempo do que os apoios às empresas que contratem desempregados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo espera ter 4,1 mil milhões do PRR injetados na economia este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião