Turismo do Centro considera “insuficientes” os 20 milhões alocados à promoção externa

  • ECO e Lusa
  • 28 Fevereiro 2023

Presidente da Turismo Centro de Portugal considera "manifestamente pouco" os 20 milhões de euros destinados ao território continental para a promoção externa.

“Os nossos 20 milhões de euros são claramente insuficientes. Dotar as empresas dos instrumentos financeiros suficientes, para que elas possam recuperar da crise e fazer o seu crescimento, implica também que o Estado tenha de fazer essa aposta“, afirmou esta terça-feira o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

A Turismo Centro de Portugal propõe, assim, a recuperação das empresas, dando-lhes “capacidade de tesouraria para que possam ultrapassar as dificuldades dos dois últimos anos” e, ainda a diversificação da “proposta de valor nos vários mercados internacionais“. Para isso, Pedro Machado defende que é necessário dotar financeiramente as empresas.

“Nós reclamamos há anos que o investimento na promoção externa deveria ser muito superior àquilo que temos hoje. A nossa concorrência é com países, como Itália, França e Espanha, que têm significativamente apostado muito mais do que Portugal na promoção externa”, afirmou.

Nós reclamamos há anos que o investimento na promoção externa deveria ser muito superior àquilo que temos hoje. A nossa concorrência é com países, como Itália, França e Espanha, que têm significativamente apostado muito mais do que Portugal na promoção externa.

Pedro Machado

Presidente da Turismo Centro de Portugal

Pedro Machado lembrou ainda as notas deixadas pelo ex-ministro da Economia, Augusto Mateus, relacionadas com o turismo dar a Portugal 20,8 mil milhões de euros por ano. “O turismo dá a Portugal um PRR [Plano de Recuperação e Resiliência] por ano. Por isso, todos os instrumentos, todos os programas financeiros que sejam criados devem vir ao encontro de um setor que está a dar a Portugal uma ajuda inestimável, quer nas exportações, quer na sua balança económica, quer até do ponto de vista daquilo que são os seus serviços que presta”, frisou.

Por isso mesmo, o presidente da Turismo Centro de Portugal defendeu que estes 20 milhões de euros são “pouco” e ficam “aquém do valor que deveria ser investido por Portugal, quando o retorno está provado hoje, é de 20,8 mil milhões”.

Para o responsável, “é preciso fazer um upgrade no investimento que Portugal faz, sobretudo na internacionalização”.

O ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou esta terça-feira que a Portugal Ventures, sociedade de capital de risco, que integra o Grupo Banco Português de Fomento, vai lançar um novo programa (call), de cerca de 10 milhões de euros, para financiamento às empresas do turismo.

Questionado pela Lusa sobre o assunto, Pedro Machado refere que todos os programas são “bem-vindos”. Contudo, sublinhou, “é preciso reforçar ainda mais a capacidade financeira das empresas”.

“Este anúncio mostra que o senhor ministro da Economia está a acompanhar e está preocupado com a consolidação e sobretudo com o crescimento das nossas empresas, mas do meu ponto de vista é preciso termos mais ambição“, concluiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo do Centro considera “insuficientes” os 20 milhões alocados à promoção externa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião