Politécnico da Guarda quer turismo mais inclusivo e acessível no interior do país

Para tornar o turismo mais inclusivo e acessível no interior do país, o Politécnico da Guarda apresenta uma cadeira de rodas todo-o-terreno e um andarilho inteligente com sensores.

Uma cadeira de rodas todo-o-terreno, um andarilho inteligente com sensores e um menu digital para invisuais são alguns dos projetos apresentados esta sexta-feira na feira de turismo TechTur, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Instituto Politécnico da Guarda (IPG). O objetivo é tornar o turismo mais inclusivo e acessível, facilitado a mobilidade e autonomia das pessoas com deficiência.

“A feira tem dois grandes objetivos: dar a conhecer os projetos de investigação desenvolvidos na área do turismo inclusivo e auscultar as necessidades das empresas turísticas da região”, começa por sublinhar Teresa Paiva, docente e responsável pelo InovC+ no Politécnico da Guarda.

Bicicleta com cadeira de passageiro para adulto

Entre os projetos a apresentar está o sistema Menu4All, criado por investigadores do IPG. Esta aplicação permite a pessoas invisuais aceder, de forma autónoma, à ementa de um restaurante e fazer o pedido. Já os equipamentos de mobilidade — a cadeira de rodas todo-o-terreno e o andarilho inteligente com sensores — foram criados no âmbito do projeto Fronteira que visa desenvolver o turismo acessível e inclusivo nas zonas de fronteira entre Portugal e Espanha.

Estes projetos visam, assim, otimizar “as experiências turísticas de pessoas com deficiência” nas regiões do interior do país, de modo a “facilitar a sua mobilidade nas zonas montanhosas e aumentar a sua autonomia nos restaurantes”, avança o politécnico num comunicado enviado às redações.

A feira tem dois grandes objetivos: dar a conhecer os projetos de investigação que se têm desenvolvido na área do turismo inclusivo e auscultar as necessidades das empresas turísticas da região.

Teresa Paiva

Docente e responsável pelo InovC+ no Politécnico da Guarda

Dinamizada pela equipa do projeto InovC+ do IPG, a TechTur – Mostra de Inovação e Sustentabilidade em Turismo vai reunir centros de investigação, instituições de ensino superior e empresas da região Centro.

Segundo o presidente do IPG, Joaquim Brigas, “a TechTur é mais uma aproximação da instituição às empresas da região para transferir conhecimento e, através de um trabalho conjunto, dar continuidade ao desenvolvimento de soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Politécnico da Guarda quer turismo mais inclusivo e acessível no interior do país

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião