Câmara de Loulé quer poupar mais de 15 mil metros cúbicos de água de junho a agosto

Município de Loulé avança com Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca para poupar 15.665 metros cúbicos (m3) de água, entre junho a agosto deste ano.

A Câmara Municipal de Loulé quer poupar 15.665 metros cúbicos (m3) de água, entre junho e agosto deste ano, com a implementação de um pacote de medidas para “mitigar os efeitos da escassez hídrica no território“. E que vão desde o condicionamento ou até mesmo o encerramento das piscinas municipais para reduzir os desperdícios hídricos até à suspensão da rega de espaços verdes com água da rede pública. O município está ainda a ponderar reduzir a pressão nas redes de abastecimento de água através da regulação de válvulas redutoras do caudal.

“Numa altura em que 36% do país se encontra em situação de seca severa ou extrema, a Câmara Municipal de Loulé vai implementar ações para mitigar os efeitos da escassez hídrica no seu território, em consonância com as medidas anunciadas pelo Governo”, avança a autarquia, liderada pelo socialista Vítor Aleixo.

“Através do ministro do Ambiente e Ação Climática, foi recomendado aos municípios a aplicação de medidas de suspensão temporária dos usos não essenciais de água da rede, designadamente lavagem de ruas, logradouros e contentores, rega de jardins e espaços verdes, novos enchimentos de piscinas, fontes decorativas e atividades com grande consumo de água, e é dentro dessas recomendações que a Câmara de Loulé irá atuar”, avança a autarquia.

As medidas que, agora entrarão em vigor, resultam da ativação do Plano Municipal de Contingência para Períodos de Seca do município de Loulé, aprovada esta segunda-feira por despacho do autarca Vítor Aleixo. E vêm complementar outras ações já decididas no último verão, quando a situação começou a agravar-se. “São ações ao nível da preparação, prevenção, contingência e adaptação, com um horizonte temporal de curto, médio e longo prazo, que permitirão uma poupança no consumo, entre os meses de junho e agosto, de 15.665 m3“, avança a autarquia.

Foi recomendado aos municípios a aplicação de medidas de suspensão temporária dos usos não essenciais de água da rede, designadamente lavagem de ruas, logradouros e contentores, rega de jardins e espaços verdes, novos enchimentos de piscinas, fontes decorativas e atividades com grande consumo de água.

Câmara Municipal de Loulé

A Câmara Municipal de Loulé pretende ainda criar condições de aproveitamento de afloramentos superficiais de água, como as nascentes das Bicas Velhas e da Goncinha, e água de extração da Mina de Sal-gema, para regas e lavagem de ruas em Loulé.

Entre as medidas a aplicar estão:

  • Suspensão da rega de espaços verdes com recurso à água da rede e utilização sempre que possível de outras fontes hídricas.
  • A lavagem de espaços públicos e equipamentos como contentores com recurso a fontes alternativas ou água para reutilização.
  • Implementação em 2024 de um sistema inteligente para a gestão da rega, o que permitirá uma significativa redução das perdas de água.
  • Piscinas exteriores funcionarão apenas de 15 de junho até ao final do mês de julho, mas os duches dos balneários estarão encerrados.
  • Em julho e agosto estão fechadas as piscinas interiores de Loulé e de Quarteira. Em Salir as piscinas manter-se-ão abertas, mas os balneários irão encerrar.
  • Encerramento até agosto dos chuveiros dos balneários de instalações desportivas como campos de futebol, pavilhões e campos de ténis, em todo o concelho de Loulé, ou a Pista de BMX em Quarteira.
  • Funcionamento restrito das fontes ornamentais.
  • Limitada água disponível em redes de fontanários do concelho.
  • Restrições na lavagem da frota municipal de viaturas e redução da periodicidade das lavagens de viaturas de transporte de passageiros.
  • Instalação de equipamentos de eficiência hídrica e de redução de consumos em espaços públicos como edifícios camarários, juntas de freguesia, escolas e espaços desportivos.
  • Atualização do cadastro de infraestruturas hidráulicas, a georreferenciação e a renovação do parque de contadores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Câmara de Loulé quer poupar mais de 15 mil metros cúbicos de água de junho a agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião