Famalicão tem 328 mil euros para ajudar famílias a pagar rendas

Município de Famalicão investe 328 mil euros no apoio à renda de famílias do concelho. As ajudas monetárias variam entre os 50 e os 100 euros.

A Câmara Municipal de Famalicão vai ajudar 342 famílias do concelho a pagar as rendas das habitações. A concessão destes apoios, atribuídos no âmbito do programa municipal “Casa Feliz – Apoio à Renda” representa para a autarquia famalicense um investimento de aproximadamente 328 mil euros.

Os apoios são divididos em três escalões: o escalão A corresponde a um apoio mensal de 100 euros e foi atribuído a 113 candidatos, o subsídio mensal relativo ao escalão B é de 75 euros e foi atribuído a 183 pessoas, e o escalão C corresponde a um apoio mensal de 50 euros e foi distribuído por 46 candidatos.

“Em Famalicão estamos atentos àquelas que são as reais necessidades das pessoas e o Casa Feliz tem sido, ao longo dos anos, um bom exemplo do quanto a Câmara Municipal está focada nos seus cidadãos, nomeadamente no bem-estar e qualidade de vida”, afirma o social-democrata autarca Mário Passos, em comunicado, relembrando ainda que a área social representa a maior fatia do plano e orçamento para 2023 da Câmara Municipal.

Conferência Famalicão.30. - Estratégia de Desenvolvimento de V. N. Famalicão para 22-30 - 13JAN23
Presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, Mário PassosRicardo Castelo/ECO

A viver num T1 arrendado em Famalicão, Maria Amélia é uma das beneficiárias do programa “Casa Feliz”. “São 75 euros por mês que, no fim das contas, representam uma ajuda muito boa. É o segundo ano que me candidato e, felizmente, o segundo como beneficiária”, conta Maria Amélia, citada na mesma nota da autarquia.

Este foi também o valor do apoio atribuído pela autarquia a Mariana Silva, residente na freguesia do Louro. “É uma ajuda grande para a minha família que tem perdido rendimentos por força das licenças que temos metido para acompanhar a minha filha que enfrenta problemas de saúde”, sustenta a moradora.

Em 2022, o investimento da autarquia fixou-se nos 292 mil euros, beneficiando 303 famílias.

Para além da vertente de apoio às rendas, em vigor desde 2012, recorde-se que o programa Casa Feliz arrancou em 2005 com uma vertente de apoio às obras. De acordo com a autarquia, com este projeto “as famílias que mais precisam têm acesso a um apoio financeiro até cinco mil euros para a realização de obras de reparação da habitação, proporcionando as condições mínimas de bem-estar”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Famalicão tem 328 mil euros para ajudar famílias a pagar rendas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião