Barcelos mostra artesanato a 200 mil com retorno esperado de um milhão de euros
A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos gera um retorno económico para a cidade de aproximadamente um milhão de euros. São esperados cerca de duzentos mil visitantes no evento.
O Parque de Barcelos volta a receber a Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, que arranca esta sexta-feira e decorre até 6 de agosto. No evento, que vai juntar cerca de 130 artesãos nacionais e internacionais, são esperados mais de 200 mil visitantes, com a autarquia minhota a contabilizar um investimento de 220 mil euros.
“É o evento nacional de maior relevância em termos de artesanato. O artesanato de Barcelos já tem uma afirmação a nível nacional”, diz a vereadora de Cultura, Elisa Braga, em declarações ao ECO/Local Online. O município contabiliza, por outro lado, que a iniciativa vai gerar um retorno económico direto para a cidade superior a um milhão de euros. “O retorno económico é cerca de cinco vezes superior ao investimento, de acordo com rácios do INE”, sustenta a autarca.
A vereadora barcelense realça que “toda a região beneficia do impacto económico do evento”. “Temos a cidade absolutamente cheia de gente e com muitos estrangeiros. O turismo é importantíssimo no desenvolvimento económico do território”, afirma Elisa Braga, notando que os Caminhos de Santiago continuam a trazer centenas de peregrinos a Barcelos.
A hotelaria e restauração estão completamente lotadas. “É muito complicado arranjar um local para dormir. Há falta de dormida. É uma dificuldade que temos”, resume. Um cenário que é explicado não só pela Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica, mas também pelo conjunto de eventos organizados pelo município. “Temos mantido ao longo destes últimos anos uma produção de cultura constante. Não temos parado de forma nenhuma e isso acaba por ter repercussões enormes na hotelaria e na restauração”, reclama Elisa Braga.
Toda a região beneficia do impacto económico do eventos. Temos a cidade absolutamente cheia de gente e com muitos estrangeiros. O turismo é importantíssimo no desenvolvimento económico do território.
Quatro outras cidades criativas da Unesco — Covilhã, Caldas da Rainha, Manises (Espanha) e Porto Novo (capital do Benim) — vão estar representadas na edição deste ano, que comemora o 40º aniversário. Juntam-se a Barcelos nesta iniciativa que se afirma cada vez mais como “das mais relevantes do setor”. Elisa Braga sublinha que “durante os dez dias de evento, Barcelos recebe artesãos destas quatro cidades criativas”.
A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos contará ainda com workshops criativos focados na arte artesanal, com particular destaque para os trabalhos em barro. A mostra deste ano voltará a homenagear os artesãos deste concelho do distrito de Braga, com a realização da “Gala do Artesanato”, que marcará o último dia do certame.
Além do artesanato, o evento vai contar com concertos de artistas como Augusto Canário, Sérgio Mirra, Bárbara Tinoco e Aurea. A acrescentar a estes artistas, haverá ainda a atuação de oito grupos de folclore dos cinco continentes. “Vamos ter folclore ao mais alto nível. Estes grupos são reconhecidos pela Unesco através do Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore (CIOFF)”, conclui a vereadora da cultura.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barcelos mostra artesanato a 200 mil com retorno esperado de um milhão de euros
{{ noCommentsLabel }}