Viana do Castelo investe 1,2 milhões no Bairro Comercial Digital

Entre as 160 candidaturas ao PRR de várias cidades do país, Viana do Castelo ficou em terceiro lugar, com a aprovação de um investimento elegível de cerca de 1,2 milhões de euros.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 1,2 milhões de euros no Bairro Comercial Digital da zona histórica da cidade, de modo a torná-lo “mais sofisticado e atrativo, com iniciativas criativas, lúdicas e várias inovações urbanísticas que vão promover a aplicação de tecnologias digitais centradas nas pessoas, criando espaços digitais para a vida urbana”, anuncia o município.

Este investimento resulta da candidatura conjunta da autarquia e da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), em 2022, à iniciativa Bairros Comerciais Digitais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que implicou a realização de um diagnóstico, mediante um inquérito a 421 estabelecimentos de comércio e serviços na zona histórica. Mais de 70% dos comerciantes responderam favoravelmente à adoção de tecnologias digitais ao serviço do comércio local. Mais de 95% dos consumidores realizam atualmente compras online, enquanto apenas 34,4% dos comerciantes vende online.

Entre as 160 candidaturas ao PRR de várias cidades do país, Viana do Castelo ficou em terceiro lugar, com a aprovação de um investimento elegível de cerca de 1,2 milhões de euros, “existindo ainda a expectativa de obter um valor maior, tendo em conta a qualidade do projeto”, avança o município.

Acredito que o sucesso deste projeto, que é já uma certeza e não uma intenção, vai permitir revolucionar o espaço e dar uma dimensão holística à cidade, desmaterializando, mas também facilitando as atividades de comércio.

Luís Nobre

Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo

Com o objetivo de requalificar e modernizar o espaço urbano da zona histórica, este projeto visa ainda apoiar os comerciantes nas áreas abrangidas e atrair ainda mais visitantes à cidade. “Acredito que o sucesso deste projeto, que é já uma certeza e não uma intenção, vai permitir revolucionar o espaço e dar uma dimensão holística à cidade, desmaterializando, mas também facilitando as atividades de comércio”, destaca o avança o autarca de Viana do Castelo, Luís Nobre.

Entre os objetivos a cumprir está a mobilidade inteligente, com gestão e monitorização dos fluxos de pessoas e veículos em tempo real, fomentando a fluidez e a harmonia de percursos e o aumento da mobilidade suave.

Este projeto prevê a existência de uma loja central do Bairro que servirá como unidade central, de gestão e monitorização, para tratar de todos os assuntos relacionados com o bairro. Segundo o município, a utilização de sensores ambientais e plataformas de visualização de ocorrências vai permitir a descentralização na gestão e organização da cidade nesta área comercial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Viana do Castelo investe 1,2 milhões no Bairro Comercial Digital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião