Drone criado por startup do Porto transporta kits de emergência médica no mar

Startup portuguesa Connect Robotics, incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, testa eficácia da solução com a Marinha no "maior exercício de robótica" do mundo.

Fundada em 2015 e especializada na “democratização do transporte” através de drone, com destaque para os medicamentos e amostras laboratoriais no setor da saúde, a portuguesa Connect Robotics participou na semana passada num exercício envolvendo a entrega de kits de emergência médica num navio da Marinha Portuguesa, através de um sistema de aterragem por QR Code.

O exercício, que será repetido esta terça-feira com o transporte entre navios em movimento, foi realizado pela startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto no âmbito do REPMUS, que está a ser organizado pela Marinha e pela NATO ao largo de Tróia e Sesimbra e que é considerado o “maior exercício de robótica e tecnologias emergentes do mundo”.

Os exercícios realizados pela jovem empresa portuguesa neste evento, em que estão a participar entidades de um total de 26 países, serviram para “testar a eficácia da solução e corrigir o gap de resposta rápida e eficiente para emergências e também para fins logísticos, servindo de prova de conceito para uma necessidade evidente e para futura concretização e operacionalização”.

Segundo a informação divulgada pela UPTEC, a solução da Connect Robotics “singrou” com o desenvolvimento e validação do Flight Termination System (FTS), um sistema de segurança exigido pela Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA na sigla em inglês), a instituição europeia que regula o espaço aéreo, e que já é aplicada no transporte de medicamentos na Farmácia da Lajeosa, em Viseu, em voos BVLOS (Beyond Visual Line of Sight), tendo já realizado mais de uma centena de entregas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Drone criado por startup do Porto transporta kits de emergência médica no mar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião