Porto exibe, pela primeira vez, o Foral da cidade com 900 anos

Numa ação inédita, município mostra Foral da cidade, cujo conteúdo data de 1123, assim como o Foral Manuelino, de 1517. O primeiro é testemunho da autonomia do burgo portuense e o papel no país.

A Câmara Municipal do Porto vai exibir, pela primeira vez, esta sexta-feira e sábado, o mais antigo documento do espólio do Arquivo Municipal do Porto, o Foral da cidade, cujo conteúdo data de 1123, assim como terá patente ao público o Foral Manuelino, de 1517.

O Foral da cidade, um testemunho com 900 anos, “possui, nas palavras de Francisco Ribeiro da Silva, historiador e profundo conhecedor da história portuense, um caráter liberal e inovador. “O foral afirma que o Porto já começa a ser uma cidade (…). Começa aqui uma autonomia, alguma vontade de ser diferente, de se afirmar”, refere a autarquia liderada por Rui Moreira em comunicado enviado às redações.

“Quando, em 1123, o bispo D. Hugo deu ao Porto a sua primeira carta de foral, ficou reconhecida a autonomia do burgo portuense e o papel determinante na fundação do país. A carta de doação a D. Hugo, por parte de D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), em 1120, já definia no documento histórico um Porto que abrangia a zona da Sé, com ligação ao rio Douro, passando por Campanhã, Lapa, Ramada Alta e Miragaia”, descreve.

Foral da cidade do Porto

Para que o documento não sofra alterações, a autarquia fará monitorização diária dos valores de temperatura e humidade nos espaços onde os documentos são exibidos.

Ainda no âmbito das celebrações dos 900 anos do Foral do Porto, o município lança o selo comemorativo dos CTT, com apresentação do Inteiro Postal da República.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Porto exibe, pela primeira vez, o Foral da cidade com 900 anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião