Portugal Ventures investe 5,5 milhões em 14 startups dos Açores e Madeira

Com 11 startups investidas, os Açores representam a maior fatia deste investimento realizado pela sociedade de capital de risco do Banco de Fomento, em parceria com a August One.

Monitorização do ruído subaquático, produção de microalgas, nutrição ou escape rooms são algumas das áreas de atuação de 14 startups dos Açores e Madeira nas quais a Portugal Ventures acaba de anunciar um investimento de 5,5 milhões de euros. Com 11 startups, os Açores representam a maior fatia deste investimento.

As operações foram realizadas pela sociedade de capital de risco do Banco de Fomento, através do Fundo de Capital de Risco Atlântico –- com apoio financeiro do Fundo de Capital e Quase Capital (FC&QC) gerido pelo Banco Português de Fomento, em parceria com a August One – sociedade de capital de risco sediada em Singapura.

“A Portugal Ventures orgulha-se dos resultados alcançados com o Fundo de Capital de Risco Atlântico, em parceria com a August One, que permitiu potenciar o investimento na Madeira e Açores e contribuir para o crescimento económico alavancando o empreendedorismo nas regiões”, diz Pedro de Mello Breyner, vogal executivo da Portugal Ventures, citado em comunicado.

“Estes 14 investimentos vão colocar a Madeira e os Açores como uma referência de investimento, incentivando o desenvolvimento de novos hubs tecnológicos e impulsionar a criação de negócios centralizados nas potencialidades naturais das regiões”, diz.

Onde foi feito investimento

As startups investidas nos Açores resultam da iniciativa Call Açores, cuja primeira edição foi lançada em setembro de 2021 e a segunda em janeiro de 2022, para financiar projetos projetos com sede e/ou atividade na região, em setores considerados de “interesse para o desenvolvimento do empreendedorismo nos Açores, com potencial para se tornarem globais e que contribuam para posicionamento de Portugal como um centro tecnologicamente avançado, mundialmente competitivo e atrativo para investidores internacionais.”

Ao todo, foram investidos 4,9 milhões de euros em 11 startups – Algicel, Bam&Boo, Gazelle Wind Power, Hydrotwin, Ignae, Mission To Escape, Oh!Mysnacks, Our Support, Sparkyway e Tree Flower Solutions — que se juntam ao primeiro investimento na região, anunciado em julho de 2022, na Wizardsardine (Revault).

Através da Call Madeira — lançada em fevereiro de 2022, em parceria com o IDE (Instituto de Desenvolvimento Empresarial) e o Governo da Madeira, com o objetivo de “captar dealflow com sede e/ou atividade na Região e com capacidade de: promover a exportação, a imagem enquanto destino ligado à natureza e de sustentabilidade ambiental, e de promoção do empreendedorismo” da região — foram investidos um total de 690 mil euros na FootAR (anunciada em outubro de 2022), na Floating Particle e na Plutospetfood (anunciadas em julho de 2023).

“O Fundo de Capital de Risco Atlântico constitui para a August One e Portugal Ventures o desafio de atrair investimento, talento e criar oportunidades em geografias ultraperiféricas da União Europeia. Logramos esses objetivos, resultando no financiamento e investimento de capital de risco em montantes muito superiores a anteriores fundos comparáveis. A prospeção e atração de projetos e equipas promissores, o escrutínio, a preparação e o acompanhamento dado a estes investimentos perspetivam-nos agora a sua valorização já em 2024. Será um ano exigente para o nosso setor, no qual as competências de navegação dos nossos investimentos no contexto internacional volátil será decididamente um fator de sucesso”, diz José Maia, investment lead da August One, citado em comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal Ventures investe 5,5 milhões em 14 startups dos Açores e Madeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião