AESE Business School lança ciclo de formação para empresários do setor do vinho

Mais de três dezenas de empresários vão começar por juntar-se na sede da AESE Business School para encontrar ferramentas para aumentar a competitividade do ecossistema da vinha e do vinho.

A AESE Business School, em parceria com as Comissões Vitivinícolas de Lisboa, Setúbal e Tejo, vai organizar esta terça-feira o primeiro colóquio formativo “Criar valor na Vinha e no Vinho”, na sede da academia em Lisboa.

O objetivo passa por “fomentar a reflexão dos dirigentes sobre os problemas atuais do cluster” e “aumentar a competitividade e contribuir para criar mais valor ecossistema”. A iniciativa, que tem um custo entre 100 e 200 euros, vai juntar mais de três dezenas de empresários, dirigentes e alguns técnicos superiores.

“A metodologia seguida é a de Harvard, e serão discutidos dois casos reais escolhidos pelos presidentes da Comissão de Viticultura, em função das necessidades concretas destas regiões: Casa Relvas (Alentejo) e Lavradores de Feitoria (Douro), explica José Ramalho Fontes, ex-presidente da AESE, em declarações ao ECO/Local Online.

José Ramalho Fontes, ex-presidente da AESE Business SchoolAESE Business School

O responsável sublinha que “são conhecidos os problemas que limitam a competitividade de muitas das empresas destas regiões e a possibilidade de dirigentes e técnicos superiores partilharem experiências e dificuldades com gestores de outras empresas, a operar no mesmo ecossistema, permitirá ativar competências e oportunidades pessoais e empresariais, reforçando o networking dos participantes e o alcance dos resultados”.

Na colheita de 2022/2023, o Douro foi a região com uma maior produção nacional de vinho por região vitivinícola, seguida de Lisboa e o Alentejo. O Tejo e Setúbal ocupam a quarta e quinta posição, respetivamente, de acordo com dados partilhados pela AESE Business School.

José Ramalho Fontes, que deixou o cargo no final de dezembro de 2023 — era o último dos fundadores da primeira escola de negócios em Portugal que ainda se mantinha em funções –, adianta ainda que a próxima ronda dos colóquios formativos será em março, na sede da CVR do Dão, envolvendo três comissões desta região; e na sede da comissão dos Vinhos Verdes, para as estruturas do Norte, durante o segundo trimestre.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

AESE Business School lança ciclo de formação para empresários do setor do vinho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião