Porto junta 450 alunos de todo o mundo na “maior academia de empreendedorismo da Europa”
Mais de 450 alunos, de 50 universidades de todo o mundo viajaram até ao Porto para participar no European Innovation Academy. Têm três semanas para desenvolver ideias que poderão ser futuras startups.
A cidade do Porto volta a acolher, pelo terceiro ano consecutivo, mais uma edição da European Innovation Academy (EIA), considerada a “maior academia dedicada ao empreendedorismo no continente europeu”. Ao longo de três semanas, mais de 450 estudantes (cerca de 70 portugueses), de cerca de 50 universidades de todo o mundo, irão participar em workshops, sessões de mentoria e eventos de networking.
Os estudantes têm três semanas para criarem a sua própria startup. Ao longo do programa intensivo que decorre entre 14 de julho a 2 de agosto, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto, os alunos têm o acompanhamento de 45 mentores das áreas de design, marketing, tech, business, pitching, life coaches, IP e investors.
“É com grande orgulho que a Universidade do Porto coorganiza, pelo terceiro ano consecutivo, a European Innovation Academy”, afirma o vice-reitor da Universidade do Porto. António de Sousa Pereira acrescenta ainda que “o evento representa uma oportunidade ímpar para centenas de estudantes de todo o mundo, mas é também uma oportunidade para a Universidade e a cidade promoverem o ecossistema de inovação do Porto a nível internacional“.
Entre os oradores estão nomes como Gideon Marks (cofundador da DogLog), Tanel Erm (head of microsoft development center Estonia), Zahra Tashakorinia (senior product manager da Amazon Lab126), Isaiah Harvin (senior product manager na Disney Streaming), entre muitos outros.
A European Innovation Academy detalha que “para as startups mais promissoras, o programa culminará num pitch, durante o qual terão a oportunidade de apresentar as suas ideias a um painel de conceituados investidores e business angels, provenientes de diversos pontos do mundo”.
Das edições anteriores do evento resultaram algumas startups como é o caso, em Portugal, da BreastScreening AI, liderada por Francisco Calisto, e da Clynx, liderada por Joana Pinto.
Esta também é uma oportunidade da Universidade do Porto, que coorganiza o evento com a Câmara Municipal, mostrar o seu dinamismo no ecossistema. “Mais do que ser o epicentro da inovação europeia, neste período do verão, estamos empenhados em continuar a posicionar a cidade enquanto território de inovação de topo, desenvolvendo esforços e iniciativas contínuas com resultados que muito nos orgulham”, afirma Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e também vereador do pelouro da Inovação e Transição Digital, citado em comunicado.
Desenvolvido ao longo de cinco anos por instituições de Silicon Valley, universidades de Stanford e Berkeley, e pela Google, a EIA foi fundada na Estónia em 2013. Desde 2017 que a instituição organiza os programas de verão em Portugal, sempre com o apoio do Santander Universidades, com as últimas três edições a serem realizadas no Porto, depois das quatro anteriores terem decorrido em Cascais. Até ao momento, este programa já contou com a participação de 25 mil universitários e professores provenientes de cerca de 85 países.
A cerimónia inaugural realizou-se esta segunda-feira na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo e do reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Porto junta 450 alunos de todo o mundo na “maior academia de empreendedorismo da Europa”
{{ noCommentsLabel }}