A não perder: três casacos de Carolyn Bessette–Kennedy vão a leilão na Sotheby’s Nova Iorque

  • Rita Ibérico Nogueira
  • 7 Novembro 2024

De 27 de Novembro a 17 de Dezembro vai poder licitar entre três peças históricas da coleção de moda do casal Bessette-Kennedy, que a Sotheby’s New York leva a leilão.

Se faz parte da geração que, nos anos 90, acompanhava atentamente os passos do casal mais fashionable da “realeza americana” – Carolyn Bessette-Kennedy e John F. Kennedy Jr. – vai gostar de saber que, a partir de dia 27 de Novembro e até 17 de Dezembro, pode licitar uma das peças históricas da coleção de moda do casal, que a Sotheby’s New York leva a leilão. Neste, que é o segundo leilão anual “Fashion Icons” que a leiloeira promove, contam-se três casacos icónicos usados pela it-girl novaiorquina que era conhecida pela sua estética minimalista, com recurso a peças de variados designers caracterizadas por um luxo discreto – um casaco vintage trespassado em pêlo de leopardo datado de cerca de 1969 (estimativa: 20.000 a 30.000 dólares); um casaco de lã dupla face preto da Prada, do ano 1997; e um blusão preto de lã Yohji Yamamoto, também de 1997.

Estas três valiosas peças de vestuário foram usadas – e amplamente fotografadas pelos paparazzi – por Carolyn antes de as oferecer a Rose Marie Terenzio, amiga e assistente pessoal de Bessette-Kennedy. Terenzio, que disse que Carolyn era a sua “fada-madrinha da moda”, divulgou algumas das histórias que estão por detrás destes casacos, um storytelling que contribui para valorizar ainda mais esta venda. Por exemplo, o casaco vintage de pêlo de leopardo tem sido usado por Terenzio nos últimos 25 anos e foi-lhe oferecido para usar numa ocasião especial. “Fica-te perfeito, fica com ele!”, terá dito Carolyn à amiga. “Já fui fotografada com ele tantas vezes que os media vão começar a gozar comigo”, justificou Terenzio à revista Tatler.

Já o casaco de lã preta da Prada com um design que evoca as silhuetas dos anos 60 (com preço base de licitação base estimado entre os 15.000 e os 20.000 dólares) foi usado por Carolyn Bessette-Kennedy na tomada de posse de Bill Clinton em 1997, que combinou com uns óculos de sol ovais e uma carteira Prada Spazzoloto. Foi, durante uma época, um favorito de Carolyn para passear os cães no bairro novaiorquino de Tribeca, onde morava o casal.

Por último, o casaco de lã preta Yohji Yamamoto (15.000 a 20.000 dólares) foi, por sua vez, usado em 1997 num evento formal da Medalha Jacqueline Kennedy Onassis em Nova Iorque. Com as ancas acolchoadas e a cintura justa, o casaco foi combinado com uma saia assinada por Junya Watanabe para a Comme des Garçons.

Lucy Bishop, especialista em moda da Sotheby’s, refere que “não existe maior expressão da vida de alguém do que a sua roupa. Foram escritos incontáveis ​​artigos sobre a vida de Carolyn e o estilo minimalista que definiu uma era, mas pouco existe no registo público da sua voz. Estas roupas falam muito sobre a sua vida tragicamente curta, mas notável. Revelam uma mulher que fez escolhas ponderadas, navegou no escrutínio público com inteligência e graciosidade, demonstrando uma generosidade e bondade que tocou aqueles que a rodeavam. Carolyn Bessette-Kennedy compreendeu o poder de se vestir bem, e essa crença está para sempre refletida nestas roupas.”

São peças particularmente raras de chegar a leilão, tendo em conta o perfil reservado da mulher de John Kennedy Jr. Conhecida pelo seu cabelo loiro, olhos azuis e corpo de modelo, Carolyn era detentora de um gosto excecional, muito seletiva nas roupas que usava. Era discreta, em grande parte por se sentir incomodada com a atenção que os media lhe dispensavam. Desde a licenciatura ao casamento com o advogado da família mais famosa da América, Carolyn Bessette-Kennedy trabalhou para a Calvin Klein, uma marca que também marcou a estética dos anos 90. Foi uma figura influente na moda, tendo ajudado a lançar a carreira do designer Narciso Rodriguez, que foi o seu escolhido para desenhar o vestido de casamento. A discrição do seu guarda-roupa é, precisamente, aquilo que o tornou tão desejável. Ainda hoje, 25 anos após o acidente de avião que matou o casal na costa de Martha’s Vineyard, em 1999, que o público mantém o fascínio pelo seu estilo simples mas sofisticado.

O leilão Fashion Icons estará aberto para licitação online de 27 de novembro a 17 de dezembro, com as peças em exposição na Sotheby’s de Nova Iorque de 5 a 10 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A não perder: três casacos de Carolyn Bessette–Kennedy vão a leilão na Sotheby’s Nova Iorque

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião