Agricultores de Baião pedem 654 mil euros de apoio ao Governo devido aos fogos

O município de Baião contabiliza 183 candidaturas ao apoio excecional aos prejuízos dos incêndios na agricultura, no valor global de 654 mil euros.

A Câmara Municipal de Baião contabilizou um total de 654 mil euros em prejuízos no setor agrícola do concelho, na sequência dos incêndios florestais que consumiram, entre os dias 15 e 20 de setembro, cerca de 135.000 hectares no país. O valor diz respeito às atuais 183 candidaturas registadas por munícipes ao apoio excecional aos prejuízos dos fogos na agricultura.

“Até ao dia 5 de dezembro, no concelho de Baião, foram registadas 183 candidaturas ao apoio excecional aos prejuízos dos incêndios na agricultura, no valor global de 654 mil euros”, avança esta sexta-feira a autarquia liderada por Paulo Pereira.

Dessas candidaturas, 108 foram submetidas através do Balcão de Apoio de Baião, em funcionamento desde o dia 11 de outubro, para informar e ajudar os munícipes no processo de candidatura, detalha a autarquia liderada por Paulo Pereira.

Estas candidaturas reportam-se apenas aos prejuízos referentes ao setor agrícola que conta com linhas de apoio por parte do Governo. Estes apoios destinam-se aos prejuízos verificados até ao valor máximo de 6.000 euros, nomeadamente com animais, culturas permanentes e temporárias, máquinas e equipamentos agrícolas, espaços de apoio agrícolas.

Até ao dia 5 de dezembro, no concelho de Baião, foram registadas 183 candidaturas ao apoio excecional aos prejuízos dos incêndios na agricultura, no valor global de 654 mil euros.

Câmara Municipal de Baião

Só em Baião arderam cerca de 6.000 hectares. A autarquia adianta ainda, em comunicado, que até esta quinta-feira a linha de apoio municipal não registou qualquer candidatura a reportar prejuízos causados em habitações em Baião.

Desde terça-feira está em curso o processo de submissão de candidaturas referentes a prejuízos diretos ou indiretos registados na apicultura. “São elegíveis prejuízos em apiários registados e situados nas áreas afetadas pelos incêndios ou num raio de 1,5 km dessas áreas”, assinala.

O prazo para a apresentação de candidaturas às três linhas de apoio decorre até 31 de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Agricultores de Baião pedem 654 mil euros de apoio ao Governo devido aos fogos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião