Governo quer acelerar obras do PRR com ‘via verde’ para entrada de imigrantes na construção
A empresa de construção terá de garantir contrato de trabalho, residência e formação, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência, segundo o JN.
O Governo está desde junho a analisar a criação da via verde para empresas da construção e já desenhou uma primeira proposta que consiste em facilitar a entrada do trabalhador estrangeiro mediante uma responsabilização do patrão, notíciou o Jornal de Notícias (acesso pago) este sábado.
A empresa terá de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência, adianta o diário.
A medida é desenhada para ajudar a concluir as obras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), adianta o JN. Recorda que o setor da construção ganhou 89 mil trabalhadores nos últimos cinco anos e o salário médio cresceu 27%, mas ainda são precisos mais de 80 mil trabalhadores para responder às obras do PRR.
Os concursos públicos desertos fizeram soar os alarmes e o Governo apressou um mecanismo para facilitar a entrada de estrangeiros, explica.
O JN cita Manuel Reis Campos, presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), a dizer que faltam cerca de 80 mil trabalhadores só para “executar as obras já previstas e calendarizadas”.
A falta de mão-de-obra “abrange todos os níveis de qualificação”, acrescenta Reis Campos ao JN, realçando que a complexidade dos projetos “veio intensificar a necessidade de técnicos com formação em áreas como BIM, construção modular e tecnologias de eficiência energética”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo quer acelerar obras do PRR com ‘via verde’ para entrada de imigrantes na construção
{{ noCommentsLabel }}