Número de pessoas empregadas no Norte atinge máximo de 13 anos
Boletim da CCDR-N mostra que a população empregada no Norte do país aumentou 1,3% no terceiro trimestre de 2024, resultando na criação de 22.700 novos postos de trabalho.
O total de pessoas empregadas no Norte do país atingiu 1,78 milhões no terceiro trimestre de 2024, o valor mais alto desde 2011, mostra o boletim Norte Conjuntura elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
“A população empregada no Norte do país aumentou 1,3% no terceiro trimestre de 2024, face ao período homólogo do ano transato, resultando na criação de 22.700 novos postos de trabalho”, indica o relatório trimestral divulgado esta terça-feira.
O boletim mostra também que o setor dos serviços impulsionou o crescimento do emprego do Norte no terceiro trimestre de 2024, com um aumento homólogo de 3,1% na população empregada, o equivalente a 35.500 novos postos de trabalho. Por outro lado, o setor primário e secundário registaram perdas de 3.900 e nove mil empregos, respetivamente.
No mesmo período, a educação destacou-se pelo acréscimo de 24.500 empregos, o maior crescimento homólogo entre os diferentes ramos de atividade do Norte. Por outro lado, as indústrias transformadoras reduziram 15.700 postos de trabalho, acentuando a tendência de queda que persiste há seis trimestres consecutivos.
No que diz respeito ao setor do turismo, as dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte aumentaram 5,7% no terceiro trimestre de 2024 face ao período homólogo de 2023, enquanto em Portugal o crescimento foi de 3%.
A taxa de desemprego do Norte diminuiu de 6,3% para 6,2% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024, aproximando-se do valor nacional, que é de 6,1%.
Já os salários líquidos mensais dos trabalhadores por conta de outrem no Norte registaram um aumento real de 8,2% em relação ao terceiro trimestre de 2023, superior à média nacional, que foi de 7,7%.
“As notícias de recuperação da economia do Norte ganham, também, sustentação pelo crescimento das exportações de bens, que cresceram 1,9% em termos homólogos, invertendo a tendência de queda dos quatro trimestres anteriores. Em Portugal, o aumento foi de 9,4%”, afirma CCDR-N em comunicado.
Nota ainda para a taxa de inflação do Norte que diminuiu de 3,1% para 2,5% entre o segundo e o terceiro trimestre de 2024, enquanto em Portugal a diminuição foi de 2,7 para 2,2% durante o mesmo período.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de pessoas empregadas no Norte atinge máximo de 13 anos
{{ noCommentsLabel }}