Marinha Grande investe 3,5 milhões de euros em residência estudantil com 76 camas

Residência de estudantes, que vai nascer em 2026 na antiga albergaria da Marinha Grande, vai custar mais de 3,5 milhões.

Reabilitação da antiga albergaria da Marinha Grande para dar lugar a residência de estudantes.7 maio, 2025

Num investimento superior a 3,5 milhões de euros, a Câmara Municipal da Marinha Grande já avançou com a reabilitação da antiga Albergaria Nobre, que irá dar lugar à primeira residência de estudantes do concelho, com capacidade para 76 camas.

Com um prazo de execução de 300 dias, esta obra na Rua Alexandre Herculano conta com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa NextGeneration UE.

O futuro espaço surge para “responder à crescente necessidade de alojamento estudantil no concelho, promovendo a dinamização urbana, a ligação entre a academia e a economia local, e a revitalização do centro da Marinha Grande”, explana o município liderado por Aurélio Ferreira, que se recandidata a um segundo mandato nas próximas eleições autárquicas pelo movimento independente +MpM.

A nova residência estudantil vai criar 50 unidades de alojamento, com um total de 76 camas, distribuídas por quartos individuais, duplos, estúdios e adaptados. Já as zonas comuns abrigam cozinhas, salas de convívio, biblioteca e terraços exteriores.

O programa arquitetónico “valoriza a identidade local, mantendo a fachada original com um acabamento em verde-garrafa e elementos em vidro, evocando a tradição vidreira da cidade”, descreve a autarquia na mesma nota.

O futuro edifício estabelece igualmente uma ligação simbólica com o Pinhal do Rei, através dos materiais e do design escolhidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marinha Grande investe 3,5 milhões de euros em residência estudantil com 76 camas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião