Da IA nas empresas à monitorização da poluição, startups “vão à luta” por prémios em Leiria

Vinte e três startups vão disputar, a 21 de maio, em Leiria, prémios para projetos nas áreas da IA, sustentabilidade ou saúde.

Uma solução de Inteligência Artificial para PME, outra de sensores para monitorizar a poluição do ar em tempo real e uma terceira de monitorização de florestas e risco de incêndios. Estas são algumas das ideias das startups que vão disputar, em palco, um prémio de 10 mil euros a 21 de maio, em Leiria. Adicionalmente, a iniciativa da Startup Leiria vai distinguir o melhor pitch com mil euros.

Ao todo, a Startup Leiria tem 11 mil euros para distribuir pelas 23 startups participantes na iniciativa de 21 de maio.

O prémio principal de 10 mil euros dirige-se ao vencedor do programa de aceleração Set Up, que arrancou em março, e apoiou 11 startups através de mentoria, formação intensiva, contacto com investidores e especialistas de mercado. Entre as participantes constam a Pluggable AI com uma solução de IA acessível para PME; a Weavair com um projeto de sensores para monitorizar poluição do ar em tempo real; a Apollo Medica com uma solução de gestão de ensaios clínicos com dados; ou a Sylvatrust apostada na monitorização de florestas e risco de incêndios.

Segue-se depois uma outra iniciativa, denominada Pitx, para dar a conhecer as startups mais promissoras do ecossistema da Startup Leiria. Entre elas estão a Mantis, Quality Map, Vigia, Yaizi, Yupii, Mojo, Indie, Alexandria Media, MicroVida, Weezzi, Sylvatrust e Arexta. Estas 12 startups vão subir ao palco para captar a atenção de investidores; o melhor pitch leva para casa mil euros de prémio.

Este ano temos startups a trabalhar com Inteligência Artificial, soluções para a saúde e sustentabilidade, por exemplo, e vemos uma nova geração de fundadores muito preparados para ganhar asas.

Vítor Ferreira

Diretor executivo da Startup Leiria

Com o propósito de diversificar a economia da região e apoiar empreendedores, este evento conta com a participação de 200 pessoas, entre investidores, empreendedores, líderes empresariais e parceiros do ecossistema. “É inspirador ver como as ideias em Leiria estão a transformar-se em negócios de impacto global”, começa por assinalar o diretor executivo da Startup Leiria, Vítor Ferreira, assinalando que “33% das startups que participaram no evento do ano passado receberam investimento“.

Este ano temos startups a trabalhar com Inteligência Artificial, soluções para a saúde e sustentabilidade, por exemplo, e vemos uma nova geração de fundadores muito preparados para ganhar asas. O nosso objetivo é ajudá-los a levantar voo”, prossegue Vítor Ferreira.

Com o apoio da Câmara Municipal e da Caixa de Crédito de Leiria da cidade, do Code For All e da 4.Events, “o Set Up e o Pitx reafirmam o compromisso da Startup Leiria em fortalecer o ecossistema de inovação da região e criar pontes entre talento, capital e tecnologia”, destaca esta entidade num comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da IA nas empresas à monitorização da poluição, startups “vão à luta” por prémios em Leiria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião