Albufeira debate sustentabilidade com foco no turismo e na gestão de resíduos
Conferência ECO Cidade Albufeira debateu esta semana os desafios e soluções sustentáveis para o turismo, resíduos e água no Algarve.
A conferência ECO Cidade, que decorreu esta quarta-feira em Albufeira, reuniu autarcas e representantes de entidades nacionais para debater os impactos do turismo no ambiente e as estratégias de sustentabilidade urbana, com especial foco na gestão de resíduos e da água.
Na sessão de abertura, Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde, destacou o papel crítico do turismo na geração de resíduos, sobretudo no Algarve, onde “só neste mês de abril, entraram pelo aeroporto de Faro um milhão de passageiros, um aumento de 13,6% face a 2024”. Sublinhando a necessidade de agir, afirmou: “Temos de pensar em soluções diferenciadoras, adaptadas às caraterísticas únicas dos territórios.”
A responsável defendeu que “a diversidade de comunicação” sobre reciclagem é essencial para abranger residentes e visitantes, apontando as diferenças culturais na separação de resíduos. “Por exemplo, em França o contentor amarelo serve para outro tipo de embalagens do que em Portugal.”
"Acreditamos que é possível alinhar o desenvolvimento económico com a responsabilidade ambiental e social, mas isso só se consegue com o envolvimento ativo de todos os agentes”
Ana Isabel Trigo Morais sublinhou ainda que “Portugal nunca cumpriu as metas europeias da reciclagem dos resíduos urbanos”, excetuando o fluxo das embalagens, e apelou a um esforço coletivo: “Acreditamos que é possível alinhar o desenvolvimento económico com a responsabilidade ambiental e social, mas isso só se consegue com o envolvimento ativo de todos os agentes.”
André Gomes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), frisou a importância de um planeamento estratégico que equilibre crescimento e sustentabilidade. “Temos aqui uma pressão crescente não só dos turistas tradicionais, mas também de novos mercados. E essa pressão é uma oportunidade para diversificar e combater a sazonalidade”, afirmou.
-
José Carlos Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira -
António Costa, Diretor do ECO -
Ana Isabel Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde -
André Gomes, Presidente da Região Turismo do Algarve -
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé -
Rosário Ribeiro, Diretora de Operações Vila Galé -
Miguel Nunes, Responsável da Área Técnica e I&D da Algar -
José António Pacheco, Vice-Presidente da CCDR Algarve
O responsável da RTA referiu ainda que, em 2024, 70% das 21 milhões de dormidas da região concentraram-se em apenas três concelhos (Albufeira, Loulé e Lagoa), alertando para a necessidade de gerir melhor os fluxos turísticos: “Felizmente temos feito um trabalho de diversificação da nossa oferta, que contribui para contrariar a sazonalidade.”
José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, recordou os desafios enfrentados pelo concelho durante as crises financeiras e a pandemia: “Durante dois anos estivemos praticamente fechados. Houve um esforço enorme, investimos 25 milhões de euros em apoios, saúde e segurança.”
Com uma população residente de cerca de 45 mil pessoas, Albufeira chega a receber entre 400 e 500 mil pessoas nos meses de verão. O autarca criticou a atual Lei das Finanças Locais, que não considera o número real de pessoas que os municípios servem: “É uma injustiça. Os cálculos são feitos com base no número de eleitores e não nas reais necessidades das autarquias durante o pico turístico.”
O Presidente da Câmara alertou ainda para limitações na recolha seletiva de resíduos, mencionando que “muitas vezes as pessoas querem reciclar, mas os contentores estão cheios”. Apelou ao reforço da infraestrutura e campanhas educativas nas escolas e hotéis, defendendo que “qualquer hotel português devia ter já práticas sustentáveis”.
A conferência reforçou a urgência de soluções integradas que respondam à pressão ambiental do turismo. Os participantes lembraram que sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também social e económica, e alertaram para a necessidade de promover mais e melhor literacia sobre o tema.
A iniciativa ECO Cidade continuará a percorrer o país, promovendo a proximidade com os territórios e a construção de respostas adaptadas à realidade local.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Albufeira debate sustentabilidade com foco no turismo e na gestão de resíduos
{{ noCommentsLabel }}