Termina hoje prazo para entregar declaração do IVA de maio
O prazo regular para a entrega declaração mensal de IVA de maio terminaria a 20 de julho, mas o Governo decidiu adiar por dois dias devido a constrangimentos nos programas de contabilidade.
O prazo para as empresas entregarem a declaração mensal de IVA de maio termina esta terça-feira, depois de o Governo ter decidido no final da semana passada alargar a data limite até 22 de julho devido a problemas nos programas de contabilidade.
A entrega da declaração mensal, obrigatória para as empresas que têm um volume de negócios igual ou superior a 650.000 euros por ano, deveria ter sido feita até 20 de julho. Mas num despacho assinado na sexta-feira passada pela secretária de Estado dos Assuntos Fiscais, Cláudia Reis Duarte, o Executivo deu mais dois dias para a entrega da declaração “sem quaisquer acréscimos ou penalidades”.
Esta prorrogação “aplica-se exclusivamente à obrigação de entrega da declaração periódica do IVA mensal, não abrangendo o respetivo pagamento, que deverá ser efetuado nos termos legalmente previstos”, pode ler-se no despacho. Ou seja, até ao dia 25 de julho.
O despacho indicava que o adiamento do prazo se deveu ao facto de haver “diversos” relatos a darem conta da “existência de constrangimentos no funcionamento de infraestruturas e programas de software de contabilidade que condicionaram de forma generalizada a submissão destas declarações”.
A secretária de Estado dos Assuntos Fiscais explicou ainda que, embora os problemas não se devessem a “dificuldades de acesso ao Portal das Finanças ou ao funcionamento dos sistemas da Autoridade Tributária e Aduaneira”, a “recente implementação do sistema de autenticação reforçada com duplo fator exigiu algumas adaptações a programas informáticos de contabilidade que podem indiretamente ter contribuído para acentuar os referidos constrangimentos”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Termina hoje prazo para entregar declaração do IVA de maio
{{ noCommentsLabel }}