Fogo em Ponte da Barca piorou e “está descontrolado”
O incêndio, que começou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), "piorou e está totalmente descontrolado", com "habitações ameaçadas", alerta autarca de Ponte da Barca.
“Muito, muito, muito preocupante. A Estrada Nacional 203 voltou a ser encerrada. Temos situações muito preocupantes com focos de incêndio que ameaçam habitações. Estou muito preocupado. O fogo está totalmente descontrolado” e “há casas ameaçadas”, afirmou esta segunda-feira o presidente da Câmara de Ponte da Barca, Augusto Marinho.
Em declarações à agência Lusa, o social-democrata, que esta segunda-feira ativou o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, disse temer que a “situação se agrave durante a noite“. O incêndio começou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
“Temos meios posicionados na tentativa de proteger pessoas e habitações. Ainda há pouco tivemos um foco de incêndio junto a um centro de dia”, detalhou. E prosseguiu: “O fogo percorre zonas inacessíveis. Os meios aéreos são fundamentais e, por isso, com o anoitecer começo a ficar muito preocupado. O dispositivo terrestre está muito empenhado em ambos os lados da Serra Amarela, porque há habitações ameaçadas em vários pontos”.
O fogo percorre zonas inacessíveis. Os meios aéreos são fundamentais e, por isso, com o anoitecer começo a ficar muito preocupado.
Segundo Augusto Marinho, “os operacionais no terreno já demonstram muito cansaço”, sendo “importante a sua rendição”.
“Nesta altura todos os meios são necessários. Há uma dispersão muito grande de focos de incêndio o que torna o combate muito difícil, com reacendimentos constantes”, frisou, destacando diversos lugares da União de freguesia de Entre-Ambos-os-Rios, Ermida, e Germil como “mais preocupantes”.
O incêndio “já provocou prejuízos elevados, matando gado e consumindo anexos e alfaias agrícolas, entre outros”, referiu, acrescentando que falou com o secretário de Estado da Proteção Civil que lhe “assegurou que todos os meios aéreos disponíveis estão alocados ao fogo de Ponte da Barca”.
Às 17h00, segundo o sítio na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), estavam mobilizados cinco meios aéreos, 396 operacionais e 123 viaturas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fogo em Ponte da Barca piorou e “está descontrolado”
{{ noCommentsLabel }}