Barcelos reabilita monumentos classificados com 1,5 milhões de euros do Norte 2030

Reabilitação da Igreja Matriz e do Paço dos Duques, num investimento de dois milhões de euros, deverá estar concluída em 2027. Obra será financiada em 1,5 milhões de euros no âmbito do Norte 2030.

As obras de reabilitação e valorização da Igreja Matriz e do Paço dos Condes de Barcelos/Duques de Bragança, dois monumentos nacionais no concelho barcelense, vão ser financiadas em 1,5 milhões de euros, no âmbito do programa regional Norte 2030, avançou esta quarta-feira o município minhoto. Com um custo total de dois milhões de euros, a empreitada deverá estar concluída em maio de 2027.

A Câmara de Barcelos viu, esta quarta-feira, ser aprovada a candidatura ao financiamento de 1,5 milhões de euros da empreitada dos dois monumentos nacionais, localizados no casco histórico da cidade minhota, que são elementos de referência dos Caminhos de Santiago. A igreja, que remonta ao século XIII, também está inserida na rota das “Talhas, Azulejos e Frescos a Norte”, assinala o município num comunicado.

A aprovação da candidatura da operação “Barcelos Medieval nos Caminhos de Santiago” assegura, segundo afirma a autarquia liderada por Mário Constantino Lopes, “um financiamento fundamental para a salvaguarda, valorização e promoção do património cultural da região nortenha, com particular enfoque nos Caminhos de Santiago”.

Paço dos Condes de Barcelos/Duques de Bragança13 agosto, 2025

Com esta empreitada, o município pretende “promover a cultura e o turismo sustentável como motores de desenvolvimento económico, inclusão social e inovação, contribuindo simultaneamente para a valorização daqueles dois monumentos nacionais”.

A obra na Igreja Matriz de Barcelos inclui ainda a conservação e restauro de elementos em talha barroca, painéis de azulejos, órgão histórico e outros componentes artísticos.

Além da reabilitação, os trabalhos no Paço dos Condes de Barcelos/Duques de Bragança contemplam a reorganização do espólio arqueológico e melhorias ao nível da acessibilidade ao monumento. Acresce a instalação de guardas de segurança e sinalética interpretativa neste monumento construído no século XV por ordem de D. Afonso, primeiro duque de Bragança.

Está igualmente previsto o desenvolvimento de uma plataforma digital interativa no Paço dos Condes de Barcelos, com recurso a realidade aumentada, assim como a valorização da envolvente ao monumento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Barcelos reabilita monumentos classificados com 1,5 milhões de euros do Norte 2030

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião