Douro representa 70% das exportações de vinhos DOP

Região Demarcada do Douro representa 70% das exportações de vinhos com denominação de origem e 44% das exportações totais. Conheça os projetos premiados no Dia Internacional do Vinho do Porto.

“Se Portugal é o 9º país na exportação de vinhos, ficamos orgulhosos por vermos a Região Demarcada do Douro a representar 70% das exportações de vinhos com denominação de origem e 44% das exportações de vinho”. Os números foram lembrados pelo presidente do Instituto de Vinhos do Douro e Porto (IVDP) durante as comemorações dos 266 anos da região, em Vila Nova de Gaia.

Segundo Gilberto Igrejas, “o Vinho do Porto representa 58% das exportações de vinhos com denominação de origem protegida (DOP) e 36% das exportações totais de vinho”. Tendo em conta estes números que colocam o Douro nas bocas do mundo, o presidente do IVDP apelou à união entre as associações durienses: “Teremos de agregar as instituições que contribuam para o progresso do Douro, tragam riqueza e a distribuam de forma justa”.

Teremos de agregar as instituições que contribuam para o progresso do Douro, tragam riqueza e a distribuam de forma justa.

Gilberto Igrejas

Presidente o IVDP

O nascimento, a 10 de setembro de 1756, da Região Demarcada do Douro “foi de grande arrojo e de uma visão invulgar, de longo prazo, com olhos foçados no futuro”. Mais, realçou Gilberto Igrejas antes da entrega das distinções do melhor que se faz em viticultura, enologia e enoturismo no dia do Vinho do Porto: “Nascia em 1756 com esta iniciativa pioneira a primeira marca coletiva portuguesa”.

Para Gilberto Igrejas, “este modelo, por ser uma forma eficaz de estruturar a economia local e de acrescentar valor aos vinhos que aqui eram produzidos, permitiu que se estivesse na génese, na inspiração do que foram as denominações de origem vitivinícolas por todo o mundo, que hoje tão fervorosamente preservamos e defendemos”.

Durante a celebração do Dia Internacional do Vinho do Porto, foram distinguidos a Quinta das Murças, o enólogo João Rosa Alves, a Quinta do Portal e a Comissão Intermunicipal (CIM) Douro pelo trabalho desenvolvido na região com o Projeto “Douro+Sustentável”. Foram homenageados pelos “projetos que contribuem para o desenvolvimento economicamente viável, com boas práticas ambientais e promovendo a elaboração de projetos consistentes que valorizem a proteção da região e do seu património”, frisou o líder do IVDP.

A Quinta dos Murças foi distinguida na categoria de Viticultura pelo Plano de Gestão de Biodiversidade e Ecossistemas. “Um projeto que envolve vários parceiros dos meios académicos e científicos e teve início em 2017, centrando-se na avaliação de vários indicadores de biodiversidade e do estado ecológico das vinhas e sua área envolvente, de forma a compreender o impacto das boas práticas de gestão agroecológica na biodiversidade da fauna e flora, e na dinâmica das interações entre potenciais pragas e fauna auxiliar”, descreve o IVDP.

João Rosa Alves, da Menin Wine Company, arrecadou o prémio na área da enologia, sendo considerado “um dos mais promissores enólogos da nova geração”, sublinha o IVDP, realçando que “Wine Company lançou recentemente um programa de apoio que visa contribuir para o desenvolvimento da comunidade local e dirige-se a instituições que tenham um papel ativo na comunidade, com projetos de comprovado valor em prol do desenvolvimento social, económico e cultural da região”.

Já a Quinta do Portal arrecadou o prémio na área do enoturismo como o “projeto único que reúne, num só local, a dupla essência do Douro: a vinha e o vinho”. Destaque para o monumental armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro.

Por fim, a Comunidade Intermunicipal do Douro foi distinguida na categoria Revelação, na sequência da “forma como promoveu a região internacionalmente, tendo sido reconhecida além-fronteiras ao ser escolhida para Cidade Europeia do Vinho em 2023, numa candidatura conjunta de 19 municípios, que teve a virtude e a visão de unir terras distintas num só território, sob o lema All Around Wine, All Around Douro”, resume o IVDP.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Douro representa 70% das exportações de vinhos DOP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião