Câmara de Viseu aprova contas de 2022 com saldo positivo de 2,4 milhões de euros
Presidente da Câmara de Viseu anunciou que a autarquia fechou o ano de 2022 com um saldo positivo de 2,4 milhões de euros, depois de ter fechado 2021 com um saldo negativo de 1,4 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Viseu fechou o ano de 2022 com um saldo positivo de 2,4 milhões de euros, depois de ter fechado 2021 com um saldo negativo de 1,4 milhões de euros, anunciou o autarca Fernando Ruas depois da reunião do executivo.
“As contas foram hoje aprovadas, sem votos contra, só com abstenções, e este ano apresentámos um saldo positivo, pequeno, mas positivo, mas já foi ao contrário do ano passado, em que apresentámos um saldo negativo, relativamente a 2021”, afirmou o social-democrata Fernando Ruas.
No final da reunião do executivo municipal, o autarca disse aos jornalistas que os 2,4 milhões de euros representam “um aumento significativo do resultado líquido, tendo em conta [o saldo negativo] de 1,4 ME do ano anterior” – e a diferença “teve a ver com algum cuidado com a gestão”.
A receita bruta foi superior às despesas correntes com as amortizações médias de empréstimos de médio e longo prazo, num montante de quase 14,1 milhões de euros.
“A gestão é diferente, como já perceberam”, realçou Fernando Ruas, que, a título de exemplo, apontou “algum tipo de iniciativas que não se fazem”, o que, no seu entender, acabou por “fazer diminuir a despesa, porque ela foi selecionada”.
“Ter um diferencial entre as receitas correntes e as despesas correntes é bom, porque passa para capital, para investimento, e foi o que aconteceu, porque a nossa receita corrente é maior que a despesa, o que é de salientar”, reforçou.
Sobre as contas da Câmara de Viseu relativas ao ano de 2022, Fernando Ruas indicou ainda “alguns números”, entre os quais o da capacidade de endividamento do município, que “é boa, é de 14,4 milhões de euros por ano“.
“Melhorámos em termos comparativos as receitas próprias em 5,6%, mas, o importante, é que se quebrou, pela primeira vez, no que diz respeito ao investimento bancário, a tendência que se verificava em anos anteriores [de registar uma redução no valor de 1,2 milhões de euros]”, sustentou.
Fernando Ruas destacou ainda que “a receita bruta foi superior às despesas correntes com as amortizações médias de empréstimos de médio e longo prazo, num montante de quase 14,1 milhões de euros”.
“Temos um quadro que analisa os fluxos de caixa e o importante é concluir que o saldo de gerência conquistou um aumento de 14,6% em relação ao ano anterior”, frisou o autarca social-democrata.
O ativo do município de Viseu, em 2022, acrescentou Fernando Ruas, “atingiu 298,8 ME, ou seja, 7,5 ME de aumento, em relação ao ano de 2021”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Câmara de Viseu aprova contas de 2022 com saldo positivo de 2,4 milhões de euros
{{ noCommentsLabel }}