Politécnico de Leiria terá mais 190 camas para estudantes num investimento de 11 milhões
A futura residência "Nova Leiria" terá capacidade para 165 camas, a que se juntam mais 25 na cidade a partir de junho de 2026. Em fase de concurso público estão outras 101 camas.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2025/02/projeto_construcao-residencia-de-estudantes-nova-leiria_01.jpg)
O Instituto Politécnico de Leiria vai disponibilizar, a partir de junho de 2026, mais 190 camas para estudantes universitários, num investimento de 11,25 milhões de euros, mediante a construção da residência “Nova Leiria” e a renovação do atual complexo de residências da cidade.
Durante a cerimónia da consignação das duas empreitadas, que aconteceu esta segunda-feira, em Leiria, o presidente do politécnico, Carlos Rabadão, referiu que, “com o aumento do alojamento disponível, será possível minimizar os custos diretos dos estudantes e das suas famílias, com especial ênfase para os alunos em situação de vulnerabilidade social e económica”.
As duas empreitadas são financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito de uma candidatura ao Programa Nacional de Alojamento para o Ensino Superior (PNAES).
Com o aumento do alojamento disponível, será possível minimizar os custos diretos dos estudantes e das suas famílias, com especial ênfase para os alunos em situação de vulnerabilidade social e económica.
Carlos Rabadão apontou para junho de 2026 a conclusão da futura residência “Nova Leiria” com capacidade para 165 camas. “Além do alojamento, o complexo irá contemplar zonas de refeição, áreas de estudo e de convívio, um pequeno ginásio, lavandaria e espaços de apoio ao funcionamento da residência”, detalhou.
Já a renovação do complexo de residências prevê a recuperação de quatro edifícios para readaptação de espaços e otimização da eficiência energética. Dentro de um ano serão disponibilizadas mais 25 camas que se somam às atuais 433, num total de 458.
![](https://ecoonline.s3.amazonaws.com/uploads/2025/02/projeto_renovacao-complexo-residencias-de-leiria-1.png)
Além destas duas empreitadas, o Instituto Politécnico de Leiria tem em mãos a reabilitação e reconversão do antigo Edifício de Santo Estêvão para uma nova residência de estudantes, com capacidade para 101 camas, estando a obra em fase de concurso público.
O Politécnico é ainda copromotor de mais três residências de estudantes, numa parceria com os municípios da Batalha e Torres Vedras, cujas residências já se encontram em funcionamento, e com a câmara da Marinha Grande, cuja obra foi recentemente adjudicada.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Politécnico de Leiria terá mais 190 camas para estudantes num investimento de 11 milhões
{{ noCommentsLabel }}