Essência do Vinho leva mais de 4 mil vinhos em prova livre ao Palácio da Bolsa
O evento Essência do Vinho - Porto está de regresso ao Palácio da Bolsa, a partir de quinta-feira e até domingo, com 400 produtores e mais de 4.000 referências de vinho com prova livre.
A partir de quinta-feira, os caminhos de grandes apreciadores de vinho nacionais e estrangeiros cruzam-se na 21.ª edição da Essência do Vinho – Porto, no Palácio da Bolsa, para viverem até domingo uma experiência vínica com 4.000 referências de 400 produtores, em prova livre. Pelo segundo ano consecutivo e por cem euros por pessoa, há ainda a possibilidade de provar vinhos exclusivos das grandes famílias do mundo vinícola no “room experience”.
“O room experience é a oportunidade ideal para os apreciadores de vinho conhecerem os rostos de cada casa, ouvirem histórias de gerações contadas na primeira pessoa e provarem alguns dos melhores vinhos do mundo”, detalha Nuno Pires, da Essência Company que organiza o Essência do Vinho. Mas não é vinho para a boca, ou melhor, o bolso de qualquer um, a julgar pelos 100 euros de entrada, quando comparado com os 25 euros pagos para viver a experiência vínica do restante espaço do Palácio da Bolsa onde estão dezenas de outras marcas.
O cardápio deste ano da 21.ª edição da Essência do Vinho apresenta-se extenso com provas comentadas e harmonizações de vinho/gastronomia. Um dos momentos altos desta iniciativa é a eleição do Top 10, com “os vinhos mais entusiasmantes do país” pelo júri internacional, constituído por jornalistas, críticos e sommeliers.
Terminada a edição da Essência do Vinho no domingo, as experiências continuam no dia seguinte com uma outra iniciativa, a “Veni Vini Vici”, mas com a particularidade da prova ser com os chamados vinhos naturais. As portas do Mercado Ferreira Borges abrem-se, a 24 de fevereiro, para dar a provar as referências de “30 produtores que encaram o vinho à luz da chamada baixa intervenção” de adega, explana Nuno Pires que organiza esta primeira edição em parceria com a Niepoort Vinhos, Vigner On e Terroir Vinhos de Identidade.
Entre os produtores estão representadas algumas das mais emblemáticas regiões europeias, como Tenerife, Ribeiro, Rias Baixas, Ribeira Sacra, Priorat e Jerez (Espanha); Loire Jura e Borgonha (França); Pfalz (Alemanha); Piemonte e Emilia Romagna (Itália).
“Conseguimos congregar todas as tendências e vozes do mundo do vinho, alcançando uma pluralidade única”, refere Nuno Pires confiante com a adesão de milhares de pessoas aos eventos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Essência do Vinho leva mais de 4 mil vinhos em prova livre ao Palácio da Bolsa
{{ noCommentsLabel }}