
José Pedro Croft assina poncheira da Vista Alegre
A poncheira com tons de vermelho e negro da autoria de José Pedro Croft custa 1.500 euros e é limitada a 500 exemplares.
A Vista Alegre acaba de lançar a “Atlas” da autoria de José Pedro Croft, a 25ª peça a integrar o “Projeto Artistas Contemporâneos”. A poncheira custa 1.500 euros e foram produzidos 500 exemplares. “A escolha de uma poncheira para intervenção deve-se à sua forma primordial, depurada, de grande complexidade na sua aparente simplicidade, e dimensão generosa”, explica a Vista Alegre em comunicado.
Nesta peça em forma deste meio-globo, calota esférica, criaram-se jogos simultâneos, de continuidade e descontinuidade, de rutura e contaminação. Um “puzzle” de formas, que se assemelham a moldes de alfaiate, preenchem com desacertos de forma incompleta os volumes côncavo e convexo, interior e exterior.
Vermelho e negro, cores da porcelana tradicional chinesa, inspiraram as pinceladas largas. Estas faixas cruzadas formam um reticulado que se recorta de forma vibrante sobre o branco da porcelana. Como que em suspensão, estas formas de caráter abstrato remetem para a tradição da cerâmica árabe, que ainda hoje encontramos na faiança dos azulejos portugueses.
Numerada e limitada a 500 exemplares, cada peça é acompanhada por um certificado que atesta e garante a sua autenticidade. A peça está à venda nas lojas Vista Alegre ou no site. “Atlas” ou “Atalante” é também, na mitologia grega, um titã que nos seus ombros sustenta os céus, representados como o nosso mundo, uma esfera.
Da criatividade de Almada Negreiros, Amadeo de Souza Cardoso, Manuel João Vieira, António Ole, Armanda Passos, Cabrita Reis, Cândido Portinari, Cruzeiro Seixas, Eduardo Nery, Graça Morais, Joana Vasconcelos, José de Guimarães, Júlio Resende, Malangatana, Manuel Cargaleiro, Manuel João Vieira, Martins Correia, Nadir Afonso, Oscar Mariné, Pedro Calapez, Pedro Proença, Roberto Chichorro, Lourdes Castro e Françoise Petrovich nasceram já diversas peças no âmbito do Projeto Artistas Contemporâneos.
Fundada em 1824, em Ílhavo, a fábrica de porcelana Vista Alegre sempre esteve intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa. Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.