
A importância da contabilidade na tomada de decisões estratégicas
Quando a gestão se apoia na Contabilidade, as decisões deixam de ser apostas… passam a ser decisões estratégicas!
A contabilidade é uma área das ciências económicas que estuda o património das entidades – bens, direitos e obrigações – bem como a sua origem e variações, tanto no aspeto quantitativo como qualitativo. Regista e analisa os factos e atos de natureza económica e financeira, permitindo medir e compreender a realidade patrimonial: física, económica e financeira, das organizações.
Mais do que garantir a conformidade legal das empresas e o cumprimento de um conjunto de obrigações fiscais e parafiscais, a contabilidade é responsável pela elaboração das demonstrações financeiras, de acordo com os normativos aplicáveis e a legislação em vigor.
Por isso, é frequentemente designada como a “linguagem dos negócios”, pois fornece informações essenciais a diversos utilizadores: gestores, investidores, credores, gerentes, agentes reguladores e o público em geral.
Todos os profissionais das áreas das ciências económicas dependem da informação contabilística. Para a gestão, em particular, esses dados são cruciais para tomar decisões fundamentadas, otimizar recursos e planear o futuro do negócio.
A contabilidade afirma-se, assim, como um pilar central na tomada de decisões estratégicas. Através dela os gestores têm acesso a dados organizados e informações precisas e confiáveis sobre a situação económica e financeira da empresa, indispensáveis para uma análise eficaz e para a otimização da gestão financeira, auxiliando o empresário na tomada de decisões operacionais e estratégicas.
Num ambiente empresarial cada vez mais dinâmico, a contabilidade assume-se como um verdadeiro instrumento de apoio à gestão. A sua relevância tem vindo a crescer, sendo hoje considerada uma das áreas mais importantes e estratégicas dentro das ciências económicas.
Manter a contabilidade atualizada é essencial para uma gestão financeira eficiente. Além disso, o apoio técnico e consultivo do Contabilista Certificado representa um diferencial competitivo para qualquer empresa no apoio à gestão do seu negócio.
Com o avanço das tecnologias e da inteligência artificial, surgem dúvidas sobre o futuro da profissão de Contabilista Certificado. No entanto, essas ferramentas não substituem o contabilista, pelo contrário, potenciam a sua capacidade de análise e aconselhamento consultivo. Na prática, elas vieram auxiliar a importância de apresentar a informação financeira de forma tempestiva, rigorosa e útil para a tomada de decisões.
Automatizando tarefas rotineiras, liberta-se tempo para o que realmente importa que é apoiar o empresário na tomada de decisões, através da disponibilização atempada da informação contabilística.
A contabilidade permite avaliar gastos, rendimentos, lucros, rentabilidade e desempenho. Apoia decisões sobre expansão, controle de despesas, definição de preços, captação de recursos e planeamento fiscal.
Em suma, a contabilidade transforma dados em conhecimento. É uma ferramenta indispensável para uma gestão eficaz e para a tomada de decisões estratégicas, garantindo a saúde financeira e o crescimento sustentável das organizações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A importância da contabilidade na tomada de decisões estratégicas
{{ noCommentsLabel }}