Cruzeiro “Caminho Marítimo de Santiago” faz escala em Peniche e Ria de Aveiro

Cruzeiro inaugural da iniciativa “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, que termina a 13 de junho, em Santiago de Compostela, fez escala nas estações náuticas de Peniche e da Ria de Aveiro.

As estações náuticas de Peniche e da Ria de Aveiro serviram de cenário para as embarcações que estão a participar no cruzeiro “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”. A visita à caravela Vera Cruz – réplica das antigas embarcações usadas pelos portugueses nos Descobrimentos – foi uma das outras atrações que estive em destaque por estes dias.

O cruzeiro inaugural da iniciativa “Caminho Marítimo de Santiago em Portugal”, que arrancou, no final de maio, em Vila Real de Santo António, termina a 13 de junho, em Santiago de Compostela. Durante 17 dias, os participantes no evento efetuam paragens em nove portos portugueses e três galegos, tendo feito, por estes dias, escala nas estações náuticas de Náuticas de Peniche e da Ria de Aveiro.

Este cruzeiro pretende recriar, na costa portuguesa, a viagem da “Barca de Pedra” que, no ano 40 da Era Cristã, terá transportado o corpo de São Tiago desde Jaffa, hoje em Israel, até Campus Stella, na Galiza”, descreve o Turismo Centro de Portugal numa nota enviada às redações.

A caravela Vera Cruz considerada a estrela do cruzeiro, ancorou no Porto Bacalhoeiro, em Ílhavo, com a presença de João Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, e Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal. As restantes embarcações ficaram divididas entre o Porto de Pesca Costeira e os cais ROM/Neptune e AVELA.

Em paralelo, o Cais Criativo da Costa Nova teve patente uma mostra alusiva às seis estações náuticas da Ria de Aveiro: Ílhavo, Aveiro, Ovar, Murtosa, Estarreja e Vagos, assim como do patrocinador Águas do Centro de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cruzeiro “Caminho Marítimo de Santiago” faz escala em Peniche e Ria de Aveiro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião