Estaleiros de Peniche impugnam concurso da Transtejo

  • ECO
  • 23 Dezembro 2020

Concurso foi ganho pela empresa espanhola Astilleros Gondán por 52,44 milhões de euros, batendo os Estaleiros de Peniche que avançaram com uma proposta mais cara.

A compra de dez novos barcos elétricos para a Transtejo está suspensa porque os Estaleiros Navais de Peniche impugnaram, em novembro, o concurso por alegados problemas de segurança no carregamento das embarcações que vão fazer as ligações fluviais de Lisboa com Cacilhas, Montijo e Seixal, avança o Diário de Notícias (acesso pago)

O concurso foi ganho pela empresa espanhola Astilleros Gondán por 52,44 milhões de euros, batendo os Estaleiros de Peniche que avançaram com uma proposta mais cara (56,89 milhões). Mas além da diferença de preços, as propostas divergiam relativamente às soluções de carregamento: os espanhóis sugerem o carregamento manual dos barcos no fim de cada viagem e os estaleiros de Peniche um sistema de carregamento e de proteção automático, fornecido por uma empresa norueguesa.

O manuseamento de cabos rígidos e baterias pesadas pelo pessoal da Transtejo, por vezes em situações climatéricas adversas é visto como um risco potencial, mas fonte oficial da empresa, contactada pelo Diário de Notícias/Dinheiro Vivo não quis comentar a questão sublinhando apenas que “a solução apresentada na proposta vencedora, tal como a dos estaleiros de Peniche, já está a ser usada há alguns anos nos países do norte da Europa, pelo que não se conhecem quaisquer riscos nem para trabalhadores nem para passageiros”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estaleiros de Peniche impugnam concurso da Transtejo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião