
Apaixonado por música "desde que se lembra", Luís Soares sempre se envolveu na promoção de concertos e eventos. Começou com bandas de garagem no liceu e é agora head of marketing do Rock in Rio.

O Papa ainda é uma ‘marca’ importante para o mundo?
Rosália Amorim,
Na semana em que lança a nova linha de comunicação, Andreia Vaz, diretora de marca, comunicação e customer experience da Worten, explica em entrevista os desafios e apostas da marca.

Os cuidados com o excesso de sal na batata frita
Vitor Cunha,


Acabar com a publicidade na RTP, adotar ações em relação às big tech que "roubam" receitas publicitárias e conteúdos ou rever as leis da rádio e televisão são algumas das reivindicações.


Líderes das donas da TVI e da SIC dizem "assistir com pena" à "guerra" entre a AdC e as operadoras de telecomunicações que levou à suspensão do Playce e afirmam querer "fazer parte da solução".


O presidente da RTP defende a necessidade de o serviço público de media ter um canal de informação mas entende que é necessário "fazer algo" em relação à RTP3, que está atrás de todos os concorrentes.


Franco Caruso, até aqui diretor de sustentabilidade e comunicação do Grupo Brisa, passa a diretor de sustentabilidade e comunidades.


A informação divulgada pelo Governo criou um "vácuo informativo explorado por conteúdos virais" cujo impacto foi "ampliado por erros mediáticos", conclui o MediaLab e Comissão Nacional de Eleições.


Enquanto no ano passado houve quatro debates com uma audiência média superior a um milhão de telespetadores, em 2025 foram apenas dois os debates que ficaram acima dessa fasquia.


O aumento da notoriedade da marca é o principal objetivo dos marketeers nas parcerias com influenciadores. A esmagadora maioria reconhece os melhores resultados obtidos com os seus conteúdos.

Algumas lições do apagão
Carlos Furtado,


A Worten tem uma nova linha de comunicação e aponta à geração Z. A Ricardo Araújo Pereira juntam-se os humoristas Joana Miranda e Manel Rosa. A criatividade é da Fuel.


O +M pediu a Edson Athayde e José Bourbon Ribeiro uma avaliação do debate "todos contra Montenegro" e, em simultâneo, uma antecipação do que será a campanha. As respostas são dadas na primeira pessoa.


No ar até dia 1 de junho, a campanha é assinada pela FunnyHow. A Oh My Digital é a responsável pela produção do spot.

A força da marca, o valor da escolha
Nuno Fernandes Thomaz,
A SIC fechou abril como a estação mais vista do país, com uma diferença de 0,8 pontos percentuais em relação à TVI. Nos canais de informação, a CNN segue à frente, agora por duas décimas.


Perante o que diz ser o colapso da segurança económica dos media, a ONG Repórteres Sem Fronteiras pede às autoridades públicas e privadas que se "comprometam com um 'New Deal' para o jornalismo".


Os termos e condições da App Store impediram que os serviços de streaming de música informassem os utilizadores sobre opções mais baratas fora da ‘loja’ da Apple, segundo a Deco.


Com a sua nova imagem, a companhia pretende reafirmar o seu posicionamento como uma "organização mais inovadora, mais próxima e voltada para o futuro".


O rebranding pretende representar uma "abordagem mais próxima, dinâmica e centrada no cliente", bem como "refletir um compromisso renovado com a transição energética".
Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação e do jornalismo, Joana Gaivão tem vindo a tocar em diversas franjas da comunicação. Teatro, dança, um bom livro e animais são as suas paixões.

Foram “resmas” de fake news!
Joana Garoupa,
A Nos conta com uma nova linha de comunicação que se vai estender ao longo do ano e que surge a par da evolução de todo o ecossistema da marca. A primeira fase da campanha arranca esta quinta-feira.


Com este projeto desenvolvido em parceria com a agência Nervo, a Samsung quer "demonstrar de forma prática e direta" o potencial do sistema de IA dos seus dispositivos até nas "rotinas mais simples".


A coleção inclui hoodies com o logótipo da marca sueca, mas também t-shirts em tons de preto, branco e rosa e uma seleção de acessórios, como chapéus, garrafas reutilizáveis ou guarda-chuvas.


A marca avança com um novo posicionamento para se tornar "mais relacionável e relevante para um grupo maior de consumidores", recorrendo a um investimento em comunicação superior ao dos últimos anos.


No âmbito deste patrocínio, o grupo vai promover ao longo da época "várias ativações de marca, experiências exclusivas e iniciativas que promovem o consumo responsável e consciente" dos seus produtos.

A criatividade adora uma boa mentira (e nem sempre é dia 1)
Bárbara Bárcia,
O apagão demonstrou a importância da rádio em emergências, com os portugueses a tirarem das gavetas os seus aparelhos a pilhas. Associação reclama apoio na aquisição de geradores nas rádios.


Passo a passo, Inês Fonseca foi construindo uma carreira no marketing a par da atividade musical, que sempre a acompanhou.


Há 15 anos consecutivos que a RTP tem apresentado resultados positivos. Em 2024, os lucros recuaram para 341 mil euros, em comparação com os 2,5 milhões do ano anterior.


Número de candidaturas ficou acima do previsto pela empresa. Nem todos os trabalhadores que se candidataram ao plano deverão sair, desde logo devido ao teto máximo de 115 pessoas na primeira fase.


Vanessa Romeu regressa ao retalhista alimentar onde trabalhou entre 2013 e 2021 como diretora de comunicação e responsabilidade social.

A mochila de Francisco
José Bourbon-Ribeiro,
"O legado do meu avô" é o ponto de partida para a entrevista a Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta. O crescimento, a diversificação, o preço do café e o propósito da marca, em discurso direto.

Famalicão e o Verão Quente de 75
José Bomtempo,


Recorde-se que foi em março que a rejeição de uma moção de confiança levou à queda do Governo, após a polémica em torno da empresa Spinumviva.


Na noite desta quinta-feira, Luís Montenegro regressa aos debates, tendo agendado o frente a frente com André Ventura às 21h, na SIC.


Assinada pela Burson, a campanha está disponível nas redes sociais Instagram e YouTube, e nos canais institucionais da Associação Turismo de Lisboa.


O rebranding é acompanhado pelo lançamento de um website renovado e de uma campanha em redes sociais, digital, eventos académicos e materiais impressos.
Com um valor global a rondar os três milhões de euros, os patrocínios são "fundamentais" para o Millennium Estoril Open. Mas o que leva as marcas a investir em parcerias com a prova nacional de ténis?

Existir ou não existir no X? Eis a questão
Celma Padamo,
A afirmação da IA, o retrocesso nas políticas de diversidade e sustentabilidade, a desinformação ou a fragmentação geopolítica são alguns dos desafios a que as empresas devem estar atentas.


No ano em que assinala os 10 anos do Programa Leite das Vacas Felizes, cada rede social da Terra Nostra será "comandada" por uma diferente vaca.


O país conquistou os seus primeiros leões de Cannes em 1971. Desde então, ganhou 1911 prémios. É agora o primeiro país a ser distinguido com o novo prémio de "País Criativo do Ano".


Os dois alunos vencedores recebem um prémio monetário de 750 euros e 4% de royalties das vendas (sem IVA) das suas criações.


O futebolista será a cara de várias campanhas, conteúdos exclusivos e ativações da marca, avança a empresa liderada em Portugal por Tiago Simões.
No acumulado do trimestre, o primeiro anunciante é o Ediclube, seguindo-se o Continente e a Unilever Fima. OMD e Fuel lideram nas agências.

Marcas gastas, promessas vazias
Pedro Pimentel,


A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, quer usar as informações públicas dos utilizadores adultos da União Europeia (UE) para treinar a sua ferramenta de IA.


À semelhança do que fez em Espanha com a Telefónica, a Perplexity assinou com a Altice Portugal um acordo exclusivo a nível nacional que permite a empresas e famílias usarem o sistema.


O debate mais visto destas duas semanas, recorde-se, foi o que colocou frente a frente Pedro Nuno Santos e André Ventura.


Impresa comunica renúncia de Manuel Guilherme Oliveira da Costa, que presidia o órgão que fiscaliza a administração e pugna pelo cumprimento da lei. Nada é referido sobre o que motivou esta decisão.
A gestão de crise é uma área na comunicação que alicia Filipa Raposo de Almeida. Diretora de comunicação da Uber há dois anos, encontrou no fit boxing o desporto mais parecido com a dança, que adora.

Os media na base do sistema democrático
Carlos Furtado,
As consequências da suspensão do Playce, o crescimento anémico da publicidade digital, as oportunidades para os media locais e os novos projetos de Fernando Parreira, em entrevista.


A sincronia permite que vários ecrãs funcionem em coordenação, apresentando conteúdos complementares que, quando vistos em conjunto, contam uma história.


Com criatividade da VML, produção da Looks Good e consultoria da Pro(u)d, a campanha está presente em televisão, rádio e canais digitais. O planeamento de meios foi da Arena Media.


A agência passa a gerir a comunicação estratégica da Sport Zone, do ponto de vista das relações públicas, ficando também responsável pela divulgação de eventos e ações que reforcem a sua comunicação.

O ROI não chega: precisamos de falar de Retorno Emocional
Catarina Tomaz,


O frente a frente entre Pedro Nuno Santos e André Ventura, recorde-se, é o mais visto destas quase duas semanas de debates.


Com 251 trabalhos, Publicidade é a categoria que recolheu mais inscrições. Segue-se a de Design (193), Craft em Publicidade (160), Digital (134), Experiências de Marca (95) e Integração (10).


O mupi, feito em pelo, convida as pessoas a “experimentar o conforto de Regina". A agência Nossa foi a responsável pelo desenvolvimento da campanha, que conta também com um passatempo no Instagram.


A Betclic desafia os utilizadores a descreverem um momento desportivo e "decisivo" que os tenha feito ganhar uma aposta, podendo depois escolher o tipo de arte com que querem eternizar esse momento.
A campanha do Turismo de Portugal, de âmbito internacional, tem como principal objetivo promover o país como destino de eleição para os amantes de música. A criatividade é da Dentsu Creative Iberia.

Flexibilidade ou oportunismo
João Santos,
Enquanto no ano passado o PS propunha nove medidas para o setor dos media, agora são 28 as propostas no programa eleitoral. Várias integram o plano de ação para os media, apresentado por Pedro Duarte.


A criatividade é da Havas e a produção da Garage. O planeamento de meios é da Wavemaker e abrange todos os mercados nos quais a EDP está presente. Melissa Jefferson é a protagonista.


Além de uma estátua física, a campanha está presente nas redes sociais, em televisão, rádio e outdoors. Quer alertar para a importância de um consultor imobiliário proativo e atento.


Depois de promover a "beleza real" junto das mulheres, a Dove quer agora "trazer os homens para a conversa". Marta Quelhas, head of marketing de personal care na Unilever, explica a estratégia.
A nova campanha marca uma "evolução clara" no posicionamento do banco, "consolidando o rejuvenescimento da comunicação da marca". A criatividade é da BBDO e o planeamento de meios da Hearts & Science.

Marketing de performance não é paid media
Pedro Barbosa,
Na BP há três anos, Joana Pedroso lidera o marketing da marca de combustíveis há cerca de um ano e três meses, apostando numa comunicação "pessoalizada". Adora viajar e ir a concertos e festivais.

Se há mercado para isto, o problema não é o produto
José Pedro Marques da Silva,
Aumentar a notoriedade da Auto Regulação Publicitária é um dos objetivos de Teresa Burnay, a nova presidente. Em entrevista, a diretora de media da Unilever comenta também o fim do Playce.


Com música original de Carolina Deslandes, o novo posicionamento reforça a assinatura "Meo. Humaniza-te". A campanha é assinada pela Dentsu Creative, com produção da Garage e planeamento da OMD.


Com criatividade da McCann Lisbon, produção da Casper Films e estratégia de meios da Universal McCann, "Liberdade de Escolha" é o mote da campanha da operadora.


A campanha, que conta com a produção da Take it Easy e a realização de Tiago Guedes, está presente em televisão e em digital. O planeamento de meios ficou a cargo da Arena Media.

É o tempo das marcas deixarem a sua verdadeira marca
João Guerra,


O projeto conta com duas temporadas, num total de 12 episódios, lançados quinzenalmente. A estreia é esta quinta-feira, com o encontro entre Lena D’Água e Milhanas.


O banco patrocina a Lisbon Design Week desde a sua primeira edição. A parceria reflete o "forte compromisso" da marca com o "investimento social e cultural".


A campanha digital conta com a representação fotográfica de duas dezenas de profissões do turismo, encenadas por alunos da rede de 12 escolas do Turismo de Portugal.


A MC, no âmbito da sua ação no campo da promoção da saúde mental, desafiou Marisa Liz a compor uma música que transmitisse empoderamento a todas as pessoas na procura de ajuda.
É mais um negócio no portefólio de investimentos do futebolista português. Nova parceria já financiou e produziu dois filmes de ação e "está prestes a começar um terceiro na mesma série”.

Preciso de emprego. O marketing não precisa de mim
Nuno Antunes,
Depois de no fim de semana responderem aos briefings das sete categorias a concurso, os finalistas defenderam as suas propostas perante os jurados. Em junho, vencedores representam o país em Cannes.


Há 13 anos agência, a profissional vai liderar uma equipa de 16 profissionais e implementar uma nova estrutura organizacional, dividida em quatro áreas e cada uma com a sua liderança.


Guilherme Coelho assume o cargo de managing partner da CSA em Portugal. Empresa quer ajudar na "criação de soluções de marketing centradas no cliente e orientadas para os resultados".


Embora ressalvando que o conteúdo está "sujeito a determinados limites", como os que "resultam da aplicação do Código Penal", a CNE entende que "em sede de propaganda vigora o princípio da liberdade".


Um juiz contrariou a decisão de Trump, ordenando que o acesso à Casa Branca seja restituído à agência de notícias. Proibição surgiu depois de a AP se ter recusado a adotar o nome "Golfo da América".


Apesar da perda de espectadores no primeiro trimestre, os cinemas registaram um aumento de quase 51 mil euros em termos de receita de bilheteira, para um total de 16,7 milhões de euros.


Os editores de generalistas e económicos têm até 22 de abril para solicitarem a sua adesão ao programa à Estrutura de Missão para a Comunicação Social.


A exposição que pretende ser uma "viagem imersiva pelo impacto da inteligência artificial" em diversas áreas, instala-se na sede do BPI, no Porto, entre 9 de abril e 1 de junho.


A profissional fica responsável pela gestão estratégica das marcas do portefólio de cervejas, águas e sidras da SCC , coordenando as equipas dos responsáveis de marketing de cada uma das marcas.

Os velhos não são do Restelo nem os novos a última Coca-Cola
Marlene Gaspar,


Paulo Raimundo e Luís Montenegro protagonizaram o primeiro debate no âmbito das legislativas de 18 de maio. Pedro Nuno Santos estreia-se esta noite, com Mariana Mortágua. A Dentsu analisa os dados.


Com criatividade d’O Escritório e produção da Blanche, a campanha evidencia que o Lidl, embora tenha trazido alguma estranheza quando chegou ao país, acabou por "conquistar" o coração dos portugueses.


A distinção é atribuída aos jornalistas autores do melhor trabalho que aborde temas relevantes na área das marcas e do seu contexto económico e social. As candidaturas decorrem até 28 de maio.


Segundo a Meta, as contas Instagram para adolescentes são utilizadas por 54 milhões de menores de 18 anos em todo o mundo, sendo que mais de 90% dos jovens entre os 13 e os 15 anos.

Gémeos digitais, dilemas reais
Tiago Baldaia,


Contactada pela Lusa, a direção do Público garantiu que "escuta com muita atenção as recomendações do Conselho de Redação e considera que tem um papel essencial na vida do Público".


Sentimento agravou-se desde o verão do ano passado, apesar dos rendimentos estarem a aumentar. Análise conclui que existe correlação com a duração esperada dos conflitos geopolíticos.


O programa de verificação de factos da Meta encerra esta segunda. No novo modelo, os utilizadores são responsáveis por adicionar contexto informativo às publicações que consideram erradas ou falsas.
Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos enfrentam desafios diferentes em termos de comunicação. Três especialistas apontam os pontos fortes e fracos dos candidatos e antecipam a sua prestação.

Hey, Why?
José Godinho Marques,
Em contagem decrescente para os "óscares da publicidade", Ana Paula Costa aponta as tendências e expetativas para o festival, que serve de barómetro global à criatividade, e comenta o mercado.


No mês em que a informação foi dominada pela crise política, a SIC recuperou o prime time e a RTP1 as manhãs. Na informação, CNN Portugal, SIC Notícias e RTP3 reforçam o share.


A aquisição é para permitir construir, treinar e implementar modelos de IA personalizados que utilizam diversos conjuntos de dados para gerar insights de forma instantânea, otimizando as campanhas.


A aquisição vem acrescentar à oferta do grupo cerca de 110 mil suportes publicitários, distribuídos por 12 países europeus. O grupo conta agora, no total, com 350 milhões pontos de contacto.


Diretor da Sábado até janeiro, Nuno Tiago Pinto assume a liderança dos dois títulos da Newsplex, dirigidos interinamente por Vítor Rainho desde outubro.
Depois ganhar "bagagem" no estrangeiro, Cláudia Carvalho regressou a Portugal, encontrando-se agora a construir a marca da Portugal Duty Free. Tem uma paixão por África, por Lisboa e pela praia.

Unidos venceremos
Vitor Cunha,
Meo, Nos e Vodafone já formalizaram junto dos anunciantes que a partir de maio não vai aceitar publicidade nas gravações automáticas de televisão. Nota de ilicitude da AdC desencadeia desfecho.


As novas tarifas anunciadas por Donald Trump abalaram a economia mundial. Também a área do marketing e publicidade poderá sentir repercussões, devendo os players do setor apostar em flexibilidade.


O risco de estagflação nas principais economias, agravado pela incerteza provocada pelos EUA, justificam a reavaliação mais pessimista, ainda que positiva, da WARC.


Seis das 25 redes de agências consideradas mais eficazes pela WARC são da WPP. 0. Omnicom Groupe e Publicis Groupe foram, por esta ordem, as outras duas holdings com mais distinções conquistadas.


A Ikea aposta num novo posicionamento e lança uma campanha cujo ponto de partida veio dos clientes e das suas histórias. Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea Portugal, explica a estratégia.


Evitar o sensacionalismo e sobrecarregar as audiências com notícias negativas ou apresentar as notícias em formatos fáceis de consumir são apontadas como algumas das estratégias a implementar.


A loja passa a disponibilizar uma planta sensorial que identifica locais com maior probabilidade de sobrecarga sensorial, abafadores de som, carrinhos de compras específicos e assistência nas compras.

Pequenos passos, grandes mudanças
Marian Salzman,


A Delta é líder entre as marcas com maior relevância e reputação no país. L'Oreal, Gresso, Dodot, Lego, Oceanário de Lisboa, Disney e Jardim Zoológico de Lisboa alcançam este ano o estatuto.


O objetivo é "avaliar a eficácia das ações de comunicação e de relações públicas desenvolvidas nos mercados-alvo e, desta forma, otimizar a presença e influência mediática"


Seis das 25 redes de agências consideradas mais eficazes pela WARC são da WPP. 0. Omnicom Groupe e Publicis Groupe foram, por esta ordem, as outras duas holdings com mais distinções conquistadas.
Descubra como as marcas aproveitaram o único dia do ano em que é "legítimo" mentir para comunicar e interagir com os consumidores.

Comunicar não é encenar
José Bourbon-Ribeiro,


O Conselho de Redação aponta que em 17 meses de funções foi "formalmente interpelado por escrito por jornalistas do CM/CMTV" apenas por duas vezes, ambas sobre assuntos fora das suas das competências.


"O Confronto” vai pôr frente a frente o eurodeputado eleito pelo PSD e o ex ministro da Cultura de António Costa. A moderação é de Pedro Benevides.


Dedicada aos mais jovens, a iniciativa conta com um pivot digital, o "Lumi", um avatar criado através de inteligência artificial que cresce de acordo com a faixa etária a que se dirige.


Nuno Pinto Magalhães, que nos últimos 10 anos liderou este organismo em representação da Associação Portuguesa de Anunciantes, passa o testemunho a Teresa Abecasis Burnay.
No total serão transmitidos 28 debates para as eleições legislativas agendadas para 18 de maio. Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos enfrentam-se a 28 de abril. Confira o calendário completo.


Ao que o +M apurou, Fernando Parreira - que vai lançar dois novos projetos - será substituído por Paulo Luís, profissional com mais de 21 anos de casa e que transita do marketing da Meo.


As bolsas no valor de 2.500 euros abrangem quatro áreas, podendo cada candidato apresentar até três projetos de investigação.


O lucro "resulta, sobretudo, do registo do montante de 2,2 milhões de euros (incluindo juros moratórios) referente ao processo judicial de Macau e Timor relativo à titularidade de créditos".


Portugal é o primeiro país a lançar a nova campanha global do Big Arch, que assenta no conceito "Big Fome de Mac". A criatividade é da TBWA\BBDO e o planeamento de meios da OMD.

O QE das super marcas
Rosália Amorim,
Benedita Guedes de Carvalho e Teresa Pinto Leite, partners da TTouch, explicam como marketing e responsabilidade social podem fazer parte da mesma equação. Mudar o mundo pela comunicação é objetivo.


A Desafio Global, única agência portuguesa premiada, conquistou a distinção de prata com um evento para a Deloitte e a de bronze com um evento para a Toyota Motor Europe.


A chegada de Javi García coincide com a saída de Daniel Carriço, que assumiu recentemente novas funções na direção da Federação Portuguesa de Futebol.


O Continente foi a insígnia que mais apostou neste formato no ano passado, respondendo por 20% do total de folhetos lançados. Já o Intermarché foi o que mais aumentou a exposição em folheto.
As equipas que chegaram agora à final vão responder aos briefings das marcas Betclic, Nos, Worten, Bellissimo Cafés e Turismo de Portugal.

Primavera criativa – ideias florescem ou só alergias?
Bárbara Bárcia,
Fandoms de marcas, alinhar na cultura da "imitação" ", apostar em design sensorial ou na luta contra o isolamento. Conheça algumas das tendências das marcas e do marketing para este ano.

Lost in translation
José Pedro Marques da Silva,


Coligação que deverá voltar a juntar PSD, CDS-PP e PPM para as legislativas antecipadas de 18 de maio terá como mandatário financeiro e jurídico Ricardo Carvalho.


Numa alegoria inspirada nos eventos que levaram à criação da cerveja Quinas em 2018, a obra remonta à tradição cervejeira de Portugal, unindo mito e realidade. Edição é da Atlantic Books.


O ranking global de eficácia do WARC de 2025 é liderado pela Wavemaker (Índia), Starcom (EUA) e Mindshare (EUA). À Arena Media (Portugal) na quarta posição segue-se a PHD (Inglaterra).
O WARC Effective 100 consiste num ranking das campanhas, agências, marcas e países mais premiadas do mundo em termos de eficácia. Descubra as campanhas mais eficazes do último ano.

Bastava que não estragassem
Pedro Pimentel,
Montenegro tentou, por via judicial, retirar um cartaz do Chega que o compara a Sócrates. Entre o direito ao bom nome e a estratégia de comunicação, o que dizem os especialistas?


Retalhistas lideram Omnichannel Index 2024, que mede a forma como as empresas que investem no comércio eletrónico utilizam os diferentes canais, como lojas físicas, sites, aplicações ou redes sociais.


Mais de dois terços dos membros da International Public Relations Network antecipam crescimento nos seus negócios este ano, enquanto 28% esperam estabilidade. Apenas 3% preveem declínio.


Três televisões transmitem um total de 30 debates, 28 opondo dois líderes partidários e dois com todos os partidos. Frente a frente entre Montenegro e Pedro Nuno Santos deverá acontecer a 28 de abril.
Na conferência “O Futuro da Comunicação Social” ficou claro o "papel crucial" dos media. No entanto, é preciso distinguir o escrutino do julgamento em praça pública e evitar "populismos".


A agência BBDO foi a responsável pela criatividade da campanha, que contou com a imagem da modelo Vitória Mota. É divulgada em telas exteriores, decoração de elevadores, rede mupis, rádio e digital.


O grupo de Ronaldo marcará presença no torneio com um espaço exclusivo, onde serão realizadas atividades interativas dedicadas à saúde capilar. O reforço da proximidade com o público é o objetivo.


Burger King, McDonald's e Telepizza lideram o ranking como as três marcas de restaurantes com maior utilização de plataformas digitais no setor do delivery.

Ufronts 2025: o ano da publicidade inteligente
Fernando Parreira,
Ângela Sarmento trocou Lisboa pelo Algarve à procura de qualidade de vida e lidera a comunicação do grupo Apolónia, que acabou de celebrar 42 anos. Descobriu na equitação uma paixão e adora viajar.

Cola Europa
António Fuzeta da Ponte,
Mário Ferreira assegura que há um desequilíbrio entre quem produz a informação e quem a distribui. Acusa ainda a RTP de concorrência desleal na transmissão dos jogos de futebol.

O futuro da comunicação social*
Rui Moreira,


A estratégia da Betclic Portugal, a centralidade da criatividade para fazer crescer o negócio e a relação com as agências são alguns dos temas abordado em entrevista a Tiago Simões.


Tiago Simões, country manager da Betclic, defende que o desafio dos media devia ser discutido entre grupos. "Enquanto marcas grandes e anunciantes, temos de estar envolvidos na discussão."
Pedro Duarte, ministro com a pasta da comunicação social, defende que a desinformação "só traz mais relevância ao papel do jornalismo". As declarações foram no encontro organizado pelo ECO.

Estamos a comunicar para a mudança ou para a indiferença?
Francisca Seabra,
Os lucros da Media Capital aumentaram em ano de liderança de audiências. As receitas com publicidade cresceram 7%, atingindo os 105,5 milhões de euros.

Marcas, redes sociais e o novo xadrez político digital
Gabriel Augusto,
A Google é a marca mais conhecida e diferenciada para os portugueses. Super Bock lidera na autenticidade, enquanto o ChatGPT é a marca percecionada como mais inovadora.


Apesar da lenta recuperação, o investimento em publicidade nos Cinemas Nos cresceu cerca de 30% em 2024. No entanto, o seu peso no total das receitas publicitárias é de 6%, quando já foi de 12%.


Além de palestras, workshops, estágios e visitas às instalações da empresa para os estudantes, a parceria engloba um programa de bolsas de estudo para colaboradores do grupo Mendes Gonçalves.


"A campanha política online travada pelo homem mais rico do mundo não está a afetar apenas um continente, mas várias partes do mundo", refere o estudo.
Como saber se é a altura certa para uma marca mudar? Entre falta de reconhecimento ou aposta na internacionalização, conheça os cinco desafios que justificam um rebranding, segundo a VML.

Estar em todo o lado. Ainda é possível?
Lúcia Cavaleiro,


Com criatividade da BAR Ogilvy, produzido pela The Playground e realizada por Martim Condeixa, a compra online é feita internamente e a compra de meios offline é assegurada pela Iniciative.


Na sua nova campanha, e fazendo uso da "dose certa de humor", o Continente destaca a qualidade dos seus frescos e promove a importância de uma alimentação saudável.


Sob o mote “Liga Betclic e manda vir o Troféu”, os adeptos podem ligar e propor um destino para para o troféu. Criatividade é da Dentsu.

A marca e o líder
João Santos,


O consórcio é formado pela WLP, agência de comunicação liderada por Luís Bernardo, e pela SEC Newgate, presente em Portugal através da BA&N. Vai trabalhar a promoção do Brasil na Europa.


Além de confirmar o sucedido, a Notable assumiu a intenção de entregar aos agenciados "quantia igual à que havia sido desviada" pelo seu ex-colaborador" que entretanto já "cessou funções na empresa".


O lançamento de uma campanha de publicidade institucional ou a criação do Comité Nacional para a Segurança dos Jornalistas são algumas das medidas do Plano Nacional para a Segurança dos Jornalistas.
Tendo assumido o cargo de head of brand da estratégia da Miele no início de março, Ana Ferreira considera que este é o maior desafio da sua carreira. Adora viagens e novas experiências.

Já dizia a música… “Olha o robot”
Vera Carrondo,
Filipa Appleton, diretora de brand & marketing do Continente, aponta os desafios de comunicação da marca, que este ano assinala os 40 anos. Maior anunciante do país reforça a importância dos meios.

A nova comunicação na era Donald Trump
Alexandra Peixinho Abreu,


Corte de custos, rentabilizar o core business, digital e diversificar receitas são os eixos de atuação nos quais a Impresa se vai focar para dar a volta aos resultados. Balsemão aponta o "novo ciclo".


Impresa vai implementar um plano de redução de custos, a 4 anos, com o objetivo de poupar 10% dos custos, ou seja, cerca de 16 milhões de euros.

Porque o ODS 17 é tão importante.
João Guerra,


No âmbito da parceria foi criada a música exclusiva “Comprar um carrossel”. Vão ainda ser lançados três vídeos educativos, onde o Panda ensina o que é o dinheiro e como guardá-lo.


Fruto da "coragem, resiliência e força de vontade" de 12 mulheres angolanas, o novo lote de café já está disponível nas Delta Coffee House Experience e lojas online.


Assinada pela agência fundada em 2019 por Miguel Durão e João Ribeiro, a campanha marca presença em meios digitais e em rádio, tendo contado com a produção áudio do estúdio de som Guel.


A marca de cerveja pretende desconstruir pressões sociais e eliminar o estigma associado à escolha de cervejas sem álcool. A criatividade é da Leo Burnett e planeamento da meios da Dentsu.
Análise de politólogos e especialistas de comunicação resulta em notas negativas aos líderes partidários e ao Presidente da República. Pedro Nuno Santos é o menos mau, mas não chega à positiva.

A guerra mundial pela atenção
Afonso Azevedo Neves,


Os consumidores, que se olham a si próprios como agentes de mudança, esperam que também as marcas atuem como "enablers" dessa mudança, especialmente no que toca ao envolvimento com a comunidade local.


Na comparação de fevereiro passado com o mês homólogo de 2024, os valores também são de perda, de 8,7% de audiência e 4,1% de receita de bilheteira.


O estudo aponta ainda que mais de metade (53%) dos consumidores muda regularmente de marca ou de comerciante, apesar de terem subscrito programas de fidelização.
Rosália Amorim, Susana Albuquerque e Catarina Barradas debatem a igualdade de oportunidades no marketing, comunicação e publicidade. O projeto "Mulheres com ECO" está de regresso.


Com a Xerox a assinalar 60 anos em Portugal, Sandra Andrade ajuda a marca a apostar numa comunicação "muito direcionada". O apelo de viver perto do mar levou-a a trocar Lisboa por Cascais.


A transição reforça o compromisso da Havas em "valorizar os seus talentos" ao mesmo tempo que "assegura uma liderança digital robusta e inovadora para os desafios do presente e do futuro".


Enquanto novo managing diretor da Choreograph Portugal, André Folque vai ser responsável por liderar a unidade de data e tecnologia do grupo WPP que passa a integrar a oferta do GroupM.

O Presidente que comeu o gato
Duarte Vilaça,

O Conselho de Opinião vai ser ouvido, mas sem parecer vinculativo, no lançamento e fecho de canais. A publicidade mantém-se, com 12 minutos repartidos por duas horas. Novo contrato é assinado hoje.

Pedro Duarte defendeu que o Governo acredita que a RTP precisa de autonomia e flexibilidade de gestão. Possível queda do Governo põe em causa plano de reestruturação da empresa, diz ministro.

Jornalista: uma espécie em vias de extinção
Vitor Cunha,


Com criatividade da Havas, a ativação pretende dramatizar, de forma criativa, a "capacidade de entrega dos CTT e a proximidade de clientes cada vez mais exigentes".


Com criatividade da Outcomm, a campanha assume "um tom determinado, confiante e aspiracional". Marca presença em televisão, rádio, digital e exterior.


Com produção da Show Off Films, pós-produção da Mola, sound design da Mute e fotografia de Ivo Cordeiro, o filme reuniu cerca de cem atores, cavaleiros, lutadores e figurantes. O planeamento é da OMD.


José António Saraiva tinha 77 anos. Morreu esta quinta-feira, vítima de doença prolongada.

O Dia da Mulher. Ainda temos de o assinalar?
Marlene Gaspar,
A TVI reforçou a distância que a separa da SIC, recuperou o prime-time e ganhou as manhãs. A CNN mantém-se o canal mais visto de informação e o CMTV cresceu no último mês. A análise é da Dentsu/Carat.


A oferta da operadora romena passa assim de 73 para 81 canais televisivos. Com a entrada da SIC, a Digi já conta com os três canais generalista disponíveis no seu portefólio em Portugal.


A Anacom registou 65 reclamações de destinatários de serviços digitais contra prestadores de serviços intermediários (PSI). Facebook e Instagram responderam por 48% das reclamações recebidas.


Estudo evidencia a necessidade de as plataformas de streaming estarem atentas às novas tendências dos utilizadores e de os seus algoritmos não apostarem apenas na análise de comportamentos passados.

Afinal quem manda
Nuno Antunes,
Os Cinemas Nos antecipam para 2025 um aumento de mais de um milhão de entradas nas salas da marca. Em 2024 a quebra foi de 4%, embora as receitas de bilheteira tenham crescido na ordem dos 2%.


A empresa conta atualmente com 104 colaboradores e estima que "os custos com pessoal não poderão ultrapassar os 250 mil euros/mês".


O órgão aponta ainda que o modelo de financiamento da RTP, expresso no documento, "continua genérico, não sendo possível aferir a sua sustentabilidade e previsibilidade numa base consistente".


"Anora", de Sean Baker, venceu o Óscar de Melhor Filme na 97.ª edição dos Óscares. "Ainda estou aqui", de Walter Salles, ganhou Melhor Filme Internacional.
A trabalhar com "gozo" n'A Padaria Portuguesa, Rita Neto considera-se uma "pessoa de família". Foi em Macau que viveu um dos melhores anos da sua vida.

Entre o “nunca pior” e o “façam favor de ser otimistas”
Pedro Pimentel,
Rodrigo Viana de Freitas e Edson Athayde estão a lançar O Método. Em ano de eleições, com as presidências na ordem do dia e no rescaldo das eleições dos EUA, ajudar a combater o populismo é objetivo.

Spinumviverá
José Bourbon-Ribeiro,


Através do humor, a organização pretende com a campanha "reforçar o conceito de que o evento oferece oportunidades imperdíveis e acessíveis a todos os visitantes".


Com o mote “Há aí alguém?”, a 27ª edição do Festival do CCP centra-se no tema da IA e no equilíbrio que é necessário encontrar entre a inovação e o controlo humano. O +M é media partner.


Sob o mote “No nosso aniversário o presente é apoiar!”, a campanha pretende "reforçar o compromisso do Crédito Agrícola no caminho para a sustentabilidade.


As candidaturas para a primeira fase terminam no dia 6. Os currículos serão depois avaliados e votados por este coletivo de jurados, que vão selecionar 70 jovens profissionais para passam ao bootcamp.
As vendas da Tesla caíram para cerca de metade na UE. Estão os consumidores a penalizar as posições de Elon Musk, agora homem forte da administração norte-americana?


O projeto, que conta com 2,7 milhões de euros do programa Europa Criativa, da União Europeia, espera apoiar cerca de 75 projetos de jornalismo de investigação ao longo dos próximos dois anos.


A agência liderada por Rui Freire vai trabalhar as vertentes de estratégia, planeamento e compra de todos os meios, offline e digitais, bem como de outras áreas de ativação da marca.


Inês Belchior torna-se embaixadora dos campos de golfe da marca Dunas Golf Course e Torre Golf Course, juntando-se ao jogador de golfe Pedro 'Figgy' Figueiredo, que já era embaixador da marca.


A associação pretende "colocar a publicidade no mapa" de jovens universitários, permitindo-lhes fazer um estágio numa das agências associadas, mesmo não estando em cursos relacionados com a área.


Já são conhecidos os primeiros resultados do ranking mensal de podcasts lançado pela Marktest. Só os primeiros 10 podcasts do ranking somaram mais de 6,6 milhões de downloads no mês de janeiro.


A alteração levou à saída de David Shipley, editor de opinião da publicação norte-americana. O CEO do jornal apoiou a decisão, mas os jornalistas já se mostraram desagradados.


"Os jornalistas da RTP não se deixam condicionar e continuarão a cumprir o seu dever profissional", lê-se na nota assinada pela direção de informação do operador de serviço público.


A escolha pela Keep it Real faz parte da "procura de formas inovadoras de criar, promover e distribuir os projetos da Promenade", justifica Justin Amorim, fundador da produtora independente.

O mês perfeito para amar (ou fingir que amamos)
Bárbara Bárcia,
A ERC reforça a distinção entre conteúdos jornalísticos e comerciais. A nova diretiva abrange as "parcerias" e "colaborações" e alarga-se aos sites e redes sociais dos órgãos de comunicação social.

Qual o segredo de uma love brand?
Sónia Lage Lourenço,
A IA, a preocupação dos consumidores com o bem-estar e a sua fadiga perante os algoritmos são alguns dos desafios na publicidade digital a que as marcas devem procurar responder este ano.

O X da questão
José Bourbon-Ribeiro,


Com a iniciativa, que conta também com uma parceria com António Raminhos, a Sagres quer reforçar a sua ligação ao futebol e consolidar o seu compromisso com a criação de experiências diferenciadas.


A multa resulta de um atraso de cinco meses do Telegram em explicar que esforços estava a desenvolver contra a publicação de material ligado a abuso infantil e violência extremista.


Entre as 16 propostas apresentadas estão o reforço da formação inicial e contínua de professores e educadores em literacia mediática, referindo sendo fundamental envolver os jornalistas no plano.
Diretor de marketing do Grupo Montalva, Marco Andrade entende que as suas marcas "convivem bem". Gosta de surf, viagens e desporto e, se não fosse o marketing, seria treinador.

Marcas. O que Portugal pode aprender com a Alemanha?
Rosália Amorim,
Hugo Veiga, o publicitário português mais premiado de sempre, regressou ao país para conectar talentos e marcas locais com a rede global AKQA, que lidera criativamente. Em entrevista, explica como.

Hoje é o dia. Bora fazer acontecer?
Miguel Reis,
Segundo maior anunciante em janeiro foi novamente o Modelo Continente com a Procter & Gamble a segurar a terceira posição. Nas agências de meios a liderança é da Dentsu Media e nas criativas da Fuel.


O conceito criativo é assinado pela Tux&Gill, com produção da Trix e direção de Daniel Gordon, e a agência de meios é a Media Duyes. A campanha, junta as "Marias" às atuais atletas.


Com a campanha, a Inspiring Girls vai vender t-shirts exclusivas tanto para mulheres como homens. O montante das vendas será utilizado, em exclusivo, no financiamento de atividades da organização.


A iniciativa é dinamizada pelos humoristas do podcast "Cubinho" e vai colocar a inteligência humana a "batalhar" com a inteligência artificial.
Trump tem adotado medidas com impactos significativos para os media. Mas a má relação do Presidente norte-americano com o setor não é nova. Recorde algumas das posições do mandato anterior.

Vamos evitar a próxima crise de marca?
Ana Pedro,


Tendo como mote "o nosso CEO começou como estagiário", a campanha tem como um dos seus objetivos "consolidar a marca empregadora da Auchan, tanto interna como externamente".


De entrada livre, o Festival da Comida Continente junta nomes da música portuguesa e internacional às "mais recentes tendências da gastronomia".


Foco na autenticidade, com recurso a mais criadores de conteúdo, a integração dos valores dos utilizadores ou o uso de novas ferramentas criativas baseadas em IA, são alguns conselhos do TikTok.


Os Effie Awards, que reconhecem as pessoas, marcas e agências com o marketing "mais eficaz do mundo", entram na ronda final entre 4 e 6 de março, com a votação dos casos que chegaram a shortlist.

No escurinho do cinema
Joana Garoupa,
O conceito e identidade visual da campanha foram desenvolvidos pela Tangity, agência que faz parte da consultora NTT Data e que é também naming sponsor da competição. A Trix assina o filme.

A (outra) lição de Amorim
Duarte Vilaça,
Na Helexia há cinco anos, João Guerra tem como missão mostrar às empresas como a marca as pode ajudar a descarbonizar. É lisboeta mas optou por viver na Chamusca. Adora ciclismo e fazer mergulho.


O regresso aos lucros, com um EBITDA positivo após dez anos, acontece após uma “dolorosa e difícil reestruturação” de três anos, diz Pedro Vargas David, presidente do canal.


"Esta auditoria independente irá reforçar a confiança dos anunciantes e parceiros na Dazn como um destino premium para publicidade no segmento desportivo", aponta Sara Pastor, SVP ibérica.


Perda de controlo editorial e produção de conteúdos de forma enviesada são os principais riscos apontados pelo Obercom, que vê na IA uma oportunidade de processar e análise um grande volume de dados.


Combinando novos profissionais com outras vozes já conhecidas da estação, a Cidade FM apresenta uma nova programação "num momento de renovação e crescimento da marca".
Ramos Pinheiro faz o convite: a criação de agregador nacional de podcast. A colaboração não elimina a concorrência, com o responsável a colocar a Renascença na luta pela liderança das audiências.


A Chicco e a Repsol juntam-se a outras marcas como a Amigo (Vodafone), Cofidis, Telepizza, Ok! Seguros, Carlsberg, Cristal, Barceló e ICA que integram o portfólio de clientes da Judas.


A ação surgiu no âmbito da recente renovação da parceria entre a marca automóvel e o FC Barcelona até 2029, em que foi alargado o patrocínio a todas as equipas desportivas profissionais do clube.


Bárbara Veríssimo fica responsável por gerir a comunicação interna, o employer branding, as relações-públicas, os eventos globais e os conteúdos editoriais de toda a empresa, presente em 10 países.
Humor, passatempos ou sugestões de presentes são alguns dos trunfos usados pelas marcas nas redes sociais a propósito do Dia dos Namorados.

Somos todos invejosos
Marcelo Lourenço,


Para Pedro Duarte, ministro com a tutela da comunicação social, o Código é um "pilar fundamental" do Plano de Ação para a Comunicação Social e tem de ser aceite por uma "ampla maioria".


Um estudo feito nos EUA sugere que jornais e podcasts não competem por atenção mas antes se complementam, o que apresenta uma "grande oportunidade" para a exploração de "estratégias multiplataforma".


A Wise Pirates avança quais as tendências que vão moldar a performance das empresas nos mercados digitais este ano, desde o social commerce até à IA, personalização ou autenticidade.


Em termos de audiência os cinemas contaram em janeiro com 1.072.436 espectadores. A última vez que se ultrapassou a fasquia de um milhão de espectadores em sala no mês de janeiro foi em 2020.


João Paixão antecipa para este ano a integração de mais uma equipa, skill ou empresa na LPM. Com uma faturação de 11,3 milhões, o objetivo é terminar 2025 em linha.


A expansão internacional é "um dos pilares" da estratégia da agência para os próximos três anos, com a iMotion Events a querer reforçar a sua presença na Europa.


Millennium bcp, Galp, Fundação Calouste Gulbenkian, Amorim Luxury, Siemens, Century 21, Jaguar Land Rover, Oceanário de Lisboa, Teatro Tivoli ou Heineken são os principais clientes da agência.


A comunicação vai procurar criar um conceito umbrella de marca para comunicar o ISA com "consistência e coerência nos próximos anos" bem como incrementar o interesse e procura pela sua oferta.

Liderar a comunicar ou comunicar a liderar?
Marlene Gaspar,
Após cinco anos na sede da Nespresso, na Suíça, regressou a Portugal para liderar o marketing da marca. Mãe de três filhos, e à espera do quarto, se não fosse o marketing seria advogada.

Marcas MAGA e Marcas WOKE?!?
João Santos,
Reconduzido à frente da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing, o dono da Uzina, António Roquette, aponta as prioridades e desafios de agências e marcas.

Tenho um pressentimento
António Fuzeta da Ponte,
O preço para anunciar no intervalo da final da NFL tem vindo a subir paulatinamente, assim como o número de telespectadores, o que leva as marcas a pagar valores milionários para captar a sua atenção.

Cenas de uma novela espúria
Vitor Cunha,


O grupo dono da RFM, Renascença e Mega Hits está focado em chegar a mais pessoas no digital, bem como em aumentar a audiência acumulada de véspera, o share de audiência e o reach, diz Ramos Pinheiro.


Nos últimos dois anos e meio CEO do Gato Preto em Portugal e Espanha, Carolina Afonso regressa à área do marketing e digital, agora na Estoril 802, gestora de hotéis de luxo.


A organização Repórteres Sem Fronteiras avisa que a decisão de Trump pode "abrir a porta" a outras fontes de financiamento que podem tentar alterar a linha editorial e a independência dos media.
Alberto Arons de Carvalho, Nuno Artur Silva e Pedro Morais Leitão comentam a proposta de contrato de concessão da RTP. O documento está em consulta pública até sexta-feira.

Uma boa estratégia de marketing por dia
Karly Ribeiro,


Assinada pela Funnyhow, a campanha conta com produção da Setenta e Oito e planeamento de meios da OMD. Marca presença em televisão, out-of-home, print, cinema e digital.


A TVI entrou em 2025 como o canal líder de audiências e a CNN Portugal como o canal mais visto de informação. Nos generalistas, a SIC recuperou o prime-time, revela a análise da Dentsu/Carat.


O programa onde José Milhazes e Nuno Rogeiro analisam a atualidade internacional era transmitido às terças no Jornal da Noite, da SIC. Passa agora para domingo, para o espaço de Marques Mendes.

10 milhões de especialistas em comunicação
Elgar Rosa,
Avaliando a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático, Cristiano Ronaldo é o desportista mais valioso do mundo e da história. A sua marca vale agora 850 milhões de euros.

A seleção nacional de andebol e o desafio das marcas
Tiago Baldaia,
O publicitário português mais premiado do mundo vai liderar a criatividade da rede AKQA, agência do grupo WPP, baseado em Portugal. Localmente, o grupo opera, até agora, com a VML e a Bar Ogilvy.


Com produção da Playground e planeamento de meios a cargo da Arena Media, a campanha "sublinha o valor do inconformismo e da insatisfação permanente, na busca da excelência".


A alteração ocorre no âmbito de um takeover do logótipo da marca e vai durar cerca de um mês. O objetivo é anunciar o reforço da oferta ao almoço, agora com dois pratos do dia em todas as lojas.


Idealizado pela Samy e produzido em colaboração com a Centá, o evento teve como mote "a celebração do prazer sob todas as formas através uma experiência sensorial disruptiva".
Chegada há mais de 12 anos ao grupo, Catarina Pestana é brand communication director da Visabeira. Cliente e criativa em simultâneo, encontra "nas barreiras formas para conseguir criar".

Autenticidade no marketing e na vida: tudo o que precisamos
Vera Carrondo,
O ano no Grupo Gate arranca com o lançamento de uma nova operação, a &Beyond Portugal, uma parceria com o grupo espanhol dono de três agências de meios independentes. A nova CEO, em entrevista.

Há valor no desconforto
Rui Sousa,


A informação é avançada por uma investigação SIC/Expresso, à qual o empresário angolano admitiu ser acionista do fundo que assumiu o controlo do grupo.


"Ajudar na tomada de decisões de quanto e onde uma marca deve investir em função do que tem para oferecer" é o objetivo do estudo. Conheça os 10 fenómenos analisados e as recomendações para as marcas.


A nova abordagem "vai contribuir para que a IA se torne mais eficaz e evitar que a marca se torne insípida", afirma a agência do grupo IPG Mediabrands.


A Iberian Bridge apresenta-se como uma consultora em assuntos públicos e governamentais, comunicação estratégica e assessoria política. O percurso dos três partners é o principal ativo da estrutura.

Os três porquinhos nos mercados B2B
Catarina Pestana,




Com eleições no dia 14 de fevereiro, o sucessor de Pedro Sousa será escolhido pelo novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.


Assinada pela VML, a campanha "A Arte de Viver" explora o conceito de ‘quiet luxury’ e posiciona Vilamoura como destino residencial ao longo de todo o ano.


O objetivo da Glovo, ao confiar a sua conta à Adagietto, passa por "amplificar a comunicação das suas iniciativas estratégicas, inovações tecnológicas e impacto local".

Método Marie Kondo aplicado à comunicação
Renato Póvoas,


Com conceito criativo da Altavia Pixel e produção da Fast Forward, a campanha pretende criar um sentimento de identificação nos espectadores e contribuir para uma reflexão e tomada de decisão.


A nova marca pretende fazer a ligação entre a tradição e a modernidade. Com o sino como símbolo, a assinatura da marca territorial é agora "Braga soa a futuro".


O Santander unifica assim a criatividade e planeamento de meios num único grupo. Até agora o banco trabalhava com a VML (como agência criativa) e com a Dentsu (planeamento de meios).
A RTP abriu uma consulta pública para a contração de um estudo e proposta gráfica para a nova imagem das marcas RTP. O projeto foi ganho pela agência de Carlos Coelho.

O que esperar do marketing em 2025?
Gabriel Augusto,
Madalena Pereira é head of marketing da JLL desde dezembro. Foi para a Suíça aos dois anos e regressou no 10º ano, o que ajudou a que se adapte bem às mudanças. O violino é onde se refugia ainda hoje.

Para onde caminham os media?
Rosália Amorim,
Filipe Alves, desde setembro diretor do Diário de Notícias, traça os objetivos para o título da Global Media, um "pequeno destroyer" que "compete com um ou dois porta-aviões".

Marketing em 2025: antecipar o futuro, redefinir o presente
Carla Fonseca,


Assinada pela Coming Soon e com produção a cargo da Show Off Films, a campanha está presente em digital e em peças de out-of-home. O planeamento de meios é da OMD.


Depois de ter trabalhado como creative copywriter na Partners, BBDO e Bar Ogilvy, Miguel Valente é agora o responsável pela direção criativa da agência Winico.


Os três novos clientes, segundo o CEO, permitem diversificar o portfólio e consolidar o posicionamento da Message in a Bottle como agência de comunicação transversal a todos os setores de atividade.
A BDC assina a campanha “Eu Conto com o Turismo”, lançada pela CTP com um investimento de 200 mil euros. Susana Monteiro, partner da consultora, explica a estratégia e os objetivos.

O poder do “inside out” no marketing empresarial
Diogo Fabiana,


APImprensa e Plataforma de Media Privados antecipam os principais desafios para 2025.


Apesar do aumento registado na sua base de assinantes, a Netflix vai avançar com um aumento de preços em vários países, incluindo Portugal.


O parecer aponta no sentido de manter a atividade da empresa, até que possa ser votado o plano um insolvência. Até lá, a gestão volta para Luís Delgado, que injeta dinheiro para ordenados e impostos.

Não imaginam o que se aprende numa aula de Power Bik
Nuno Antunes,


O Presidente da República destrona assim Luís Montenegro, que ocupava a primeira posição do ranking desde o mês de julho. André Ventura e Pedro Nuno Santos seguem no terceiro e quarto lugar.


Com chancela do Expresso, apoio da Porto Editora e patrocinado pela Volkswagen, o podcast terá 24 episódios e uma periodicidade semanal. O primeiro episódio fica disponível esta quinta-feira, dia 23.


Com mais de 10 anos de experiência em estratégia de marca, projetos de inovação e campanhas globais, Mafalda Sttau Monteiro regressa a Portugal para "fortalecer a relação da marca com os portugueses".


Óscar Vilda chega à Dazn para substituir Bosco Aranguren, que era CEO da plataforma em Espanha, acumulando também Portugal. Jorge Pavão de Sousa mantém-se como managing director.
'O Mistério das Finanças', um podcast do ECO com os jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro, vai passar para a nova grelha da CNN Portugal ao fim de semana,

Trump: um discurso cheio de palavras, vazio no conteúdo
Rodrigo Almeida Fernandes,
À insígnia da Sonae juntam-se a Unilever-Fima e Ediclube no pódio. Nas agências de meios a Arena, Dentsu e OMD ocupam as primeiras posições. A liderança nas criativas é agora da VML.

Transpiração, comunicação e inspiração
Pedro Pimentel,
Diretora de marketing do Credibom desde dezembro, Joana Cardoso quer acrescentar novas formas de ver o mercado. Adora praia e ginástica acrobática, a qual tem sido um fio condutor na sua vida.

As eleições de proximidade
Carlos Furtado,
Filipe Teotónio Pereira e Ricardo Pereira, da Nova Expressão e comOn, têm agora um acionista comum. O impacto do negócio nas agências, mas sobretudo as oportunidades e desafios do mercado, em análise.


Tendo terminado 2024 como líder entre os canais de informação, a CNN quer manter-se como o canal preferido dos portugueses. A aposta é na diversificação da oferta e abordagem.


"A Sábado é uma marca fortíssima e prestigiada, que vai encontrar o seu espaço multiplataforma. Esse é o desafio e o grande objetivo dos próximos tempos", diz Carlos Rodrigues.


A expansão foi possível através de uma parceria com a Brandstore, que permitiu à MOP aumentar o seu portfólio de grande formato digital para um total de 126 posições.


A insígnia da MC era trabalhada pela LPM Comunicação desde o início do ano de 2020. Passa agora para a agência fundada por António Cunha Vaz.
Rui Freire, managing director da Initiative, antecipa em discurso direto os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.

De scroll em scroll vamos moldando o futuro
Joana Garoupa,


Os trabalhadores vão receber esta quarta-feira 25% do ordenado de dezembro. Administrador de insolvência pediu que o plano de Delgado fosse analisado no dia 29, o que foi indeferido.


Para comemorar a expansão desta parceria, o banco português surgiu na semana passada no ledhall da Nasdaq em plena Time Square, em Nova Iorque.


Apesar das dificuldades que se levantam para o presente ano, muitas empresas de media tradicionais "permanecem otimistas", com 41% dos editores e CEO "confiantes sobre as perspetivas do jornalismo".


O AMC Selekt estará disponível sem custos adicionais para todos os clientes de televisão da operadora.


Madalena Pereira era residential marketing manager da JLL. Assume agora a definição de "toda a estratégia da consultora imobiliária em termos de marketing, comunicação e digital no mercado nacional".


Após três meses como head of new business, Salema Garção é promovido a chief of new business da Verlingue. CEO reconhece a sua "visão diferenciada e uma abordagem dinâmica à área de novo negócio".


Joana Cardoso, que chega ao Credibom num momento de reposicionamento da marca, diz que pretende "fortalecer a relação de proximidade e confiança" com os seus clientes e parceiros.
Frederico Correia, managing director da Wavemaker, antecipa em discurso direto os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.

Vamos lá falar verdade…
João Santos,


Com criatividade da Nossa e planeamento de meios da Wavemaker, a campanha foi gravada em Portugal e estará presente em televisão, rádio, social media, digital, mupis e lojas.


Assinada pela Blank Design, a campanha está presente em redes sociais e pontos de venda. A mascote da Bimbo é a protagonista, procurando "reforçar o vínculo emocional entre a marca e as famílias".


Com dimensão internacional, o projeto conta com versões em português, espanhol, inglês e francês, de forma a chegar a vários dos mais de 100 mercados de exportação da região.
Bernardo Rodo, managing director da OMD, antecipa os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.


Pedro Loureiro, até agora CEO e founding partner da agência de meios, assume a função de chairman do Grupo Gate.


"Conseguir que os CMO se tornem cada vez mais centrais numa organização, dominando as competências de comunicação mas também digitais", é o principal objetivo.


A colaboração marca um novo capítulo na abordagem de marketing da companhia europeia, avança a agência liderada por Edson Athayde.


Em 2021, a agência BBDO venceu o pitch de rebranding e em 2022, já com a Hearts&Science, ganhou o concurso de media e comunicação integrada em vigor até ao final de 2024.
Após um início de percurso "enviesado", Ricardo Cardoso, diretor de marketing do Standvirtual, percebeu que o futuro passava pelo marketing. Prestes a ser pai, adora viagens e convívios com os amigos.

Trusted advisors: uma ambição para 2025
Francisca Seabra,
A campanha pretende responder às críticas que são feitas ao setor do turismo, mostrando o seu impacto na vida de portugueses de vários setores. É assinada pela BDC e decorre até 13 de março.

As laranjas do Algarve já foram da Índia
Vitor Cunha,
Novo contrato de concessão autoriza a RTP a lançar e encerrar canais. Com foco no digital, as obrigações surgem por tipologia de programas. Publicidade mantém-se na RTP1, mas deve acabar a prazo.

É hoje!
António Fuzeta da Ponte,
As apostas do canal "também têm de ter uma preocupação com as receitas publicitárias que está subjacente a essas apostas. Se a liderança vier depois, é bem-vinda", disse Daniel Oliveira.


O autor da ideia/conceito vencedor receberá um prémio no valor de 5.000 euros e será convidado a apresentar uma proposta de prestação de serviços, com o valor máximo total de 75.000 euros.


Desenvolvido com a agência Caetsu, o filme da Fidelidade foi distinguido como um dos trabalhos publicitários que representam, de forma inovadora e envolvente, as pessoas com mais de 60 anos.


Com criatividade desenvolvida pela Uzina, a campanha visa "atrair profissionais que valorizem um ambiente de trabalho feliz, inspirador e repleto de possibilidades de crescimento".


Segundo Mark Zuckerberg, "os verificadores [de factos] têm sido demasiado orientados politicamente e têm contribuído mais para reduzir a confiança do que para a melhorar", especialmente nos EUA.
Filipe Neves, managing director da Arena Media, antecipa os desafios de agências de meios, meios e anunciantes para 2025.

A etapa da IA…
Fernando Parreira,


O concurso envolve criatividade, planeamento de meios e comunicação. É uma coisa à séria, para sensibilizar os portugueses. Um concurso como nunca foi feito em Portugal", diz José Pimenta Machado.


O processo de compra das participações da Lusa que faltam ao Estado "deve estar concluído no final deste mês ou início do próximo", adiantou o presidente do conselho de administração da Lusa.


A estação da Media Capital foi a mais vista das 14h em diante. A CNN lidera na informação e a CMTV fecha o ano com uma liderança confortável no cabo.
O fundador do Jornal Económico deve assumir funções no início de janeiro, substituindo Vítor Coutinho, nomeado em fevereiro do ano passado. A informação foi confirmada ao +M pelo novo responsável.

Mon(s)tras e Companhia
Tiago Baldaia,
Entre as tendências que vão marcar 2025, o secretário-geral da APAN aponta o foco em IA e hiperpersonalização, bem como a ascensão das experiências de voz e interatividade.

Um marketeer tem de ser um geoestratega, em 2025?
Rosália Amorim,
Depois de um período sabático, em que esteve na Costa Rica quatro meses, Gonçalo Oliveira tornou-se diretor de brand, communications & marketing da Deloitte. Adora fazer novos desportos e teatro.


Comunicar marcas de uma forma impactante numa onda crescente de informação, atrair e reter talento ou enfrentar a regulação excessiva são alguns desafios para o setor em 2025 elencados pela APAP.


A APPM preconiza o áudio e marketing de voz a ganhar cada vez mais preponderância nos planos e budgets das marcas e a IA a ter um “papel determinante” enquanto motor da hiperpersonalização.


Segundo o administrador de insolvência, foi possível o pagamento de parte do subsídio de Natal aos trabalhadores, mas não o salário de dezembro, o que poderá acontecer nos próximos dias.


Os trabalhadores pediram à comissão de trabalhadores "para que se desse prioridade para a análise de propostas de venda de revistas e que essa venda inclua os trabalhadores".
As duas agências, que no total integram cerca de 70 colaboradores, vão manter as operações em separado. Ricardo Pereira mantém-se como CEO da comOn.


O objetivo é cortar 250 trabalhadores dos quadros até ao final do ano. Primeira fase do plano arranca no primeiro trimestre com trabalhadores em situação de pré-reforma.


A entrada no mercado angolano por parte da SayU Consulting surge com o objetivo de "elevar os padrões do negócio de gestão de marca e explorar o potencial das public relations".


As guerras em Gaza e no Líbano foram responsáveis por 58% dos jornalistas mortos em 2024, tendo sido assassinados 64 profissionais da comunicação social palestinianos, seis libaneses e um sírio.
Domingas Carvalhosa, presidente da Associação Portuguesa das Empresas de Comunicação (APECOM), espera que 2025 seja um “ano histórico” para o setor, com a regulamentação do lóbi a “ver a luz do dia".


O objetivo é cortar 250 trabalhadores dos quadros até ao final do ano. Primeira fase do plano arranca no primeiro trimestre com trabalhadores em situação de pré-reforma.


O objetivo da marca com este novo formato passa por ampliar a sua presença no universo do entretenimento digital em Portugal e por "envolver ainda mais o público".


A proposta de extinção surge "por forma a evitar entrar em caminhos de acumulação de dívidas, como se verificou no passado", explica a direção que diz não ter verbas para pagar ordenados.
A liderar o marketing do Grupo Boticário Portugal há quase dois anos e meio, Maria João Santos encontrou no amor a "fórmula secreta". Gosta de cozinhar comida portuguesa e italiana e adora a Ásia.


O evento será transmitido integralmente pelo canal V+TVI, mas a emissão "tradicional será intercalada com três novas perspetivas que serão emitidas em tempo real, através de 5G+".


André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa foram as outras personalidades que mais apareceram na televisão em novembro. Pedro Nuno Santos caiu para o quarto lugar, depois de ter sido segundo em outubro.


Das 908 mensagens publicitárias analisadas foi apurada uma taxa de conformidade de 85% no universo dos operadores económicos e de 99% no que toca às mensagens publicitárias.
A afirmação da IA com uma abordagem mais humana, o crescimento do social commerce mas também o recuo do investimento, são algumas das tendências apontadas pela agência para o marketing no próximo ano.


O objetivo da campanha passa por conseguir angariar 30 mil euros para que seja possível avançar com a renovação dos seus e respetivo material técnico da Rádio Universidade de Coimbra.


O líder do grupo dono da TVI celebra numa mensagem de Natal o primeiro lugar conquistado pela estação, referindo ainda que a CNN é agora "insubstituível a informar e a formar opinião".


A antiga Eleven Sports foi às compras na Austrália para investir na área da TV desportiva e de entretenimento com a Foxtel. O negócio avalia este grupo em 2 mil milhões de euros.


Tal como aconteceu com o Rato Mickey no ano passado e com o Ursinho Pooh em 2022, apenas as versões mais antigas podem ser reutilizadas com a entrada das personagens em domínio público.
Com o Natal a ser um ponto alto na comunicação para as marcas, são inúmeras as campanhas lançadas a nível internacional. O +M compilou alguns dos spots lançados.

Natal: palco global das grandes marcas e de uma equipa
Daniela Agra,
Pureza Morais Cabral, diretora de marketing da Real Food, tem apostado na app e em influenciadores para comunicar a h3 e a Tomatino. Adora a natureza e em junho subiu ao pico do monte Kilimanjaro.


Tornar a Mercedes-Benz Certified "bem conhecida na região Ibéria" e fazer da marca uma 'porta de entrada' para a Mercedes-Benz é o objetivo de Jorge Aguiar, agora diretor ibérico de re-marketing.


André Correia Pais dirá ao tribunal que a empresa deve avançar para liquidação se não conseguir pagar os ordenados em dezembro. Aguarda interlocutores do lado dos credores e plano de Delgado.


Objetivo da Desafio Global passou por "criar uma viagem de excelência em customer experience, cuidadosamente planeada para proporcionar uma experiência única aos convidados".


No concurso podem participar mulheres entre os 18 e 30 anos, residentes em Portugal, com perfis no TikTok focados em conteúdos de beleza e que tenham, pelo menos, entre dois mil e 20 mil seguidores.

Rios de chocolate
Edson Athayde,
Seja através da recuperação de músicas natalícias, com a partilha de histórias emocionantes ou com apelos à solidariedade, são várias as estratégias das marcas para comunicar nesta época festiva.


Responsáveis da rede social vieram a Portugal explicar que pretendem fazer mais parcerias como a do 'Polígrafo', dois dias após Bruxelas abrir uma investigação relacionada com as eleições romenas.


A Direção-Geral do Consumidor diz estar atenta "à elevada taxa de incumprimento registada", garantindo que "manterá a monitorização e fiscalização da publicidade a brinquedos" em 2025.


"Os advogados da TVI e da SIC ainda estão a apreciar os contornos legais desta sentença, da qual as televisões têm o direito a pedir recurso para o Tribunal da Relação de Lisboa", reagiu a TVI.


O DN vai deixar a ter edição em papel ao fim de semana. "Foi uma decisão natural e que vai ao encontro dos novos hábitos de consumo de informação que não podemos ignorar", justifica o diretor.

Diz-me mais, fala men…
António Fuzeta da Ponte,
No acumulado dos primeiros 11 meses do ano, o Continente mantém a posição de maior anunciante em Portugal. Arena e VML também permanecem líderes entre as agências de meios e criativas, respetivamente.


A Bauer Media fecha o ano com uma (Audiência Acumulada de Véspera) de 29,9% e o Grupo Renascença Multimédia de 24,6%. TSF reforça em todos os indicadores e aumenta distância para Rádio Observador.


Depois de lançar o livro em 2021, Francisco Pinto Balsemão confiou a clonagem da sua voz à agência de inovação Instinct para contar a história da sua vida na primeira pessoa, recorrendo à IA.


Inês Sardo Condeço (Fnac), Filipe Rebelo (Wome Box) e a fotógrafa Isabel Saldanha estão a lançar um jogo que pretende fomentar a conversa e convidar à reflexão.


Com um percurso de mais de 20 anos na área da publicidade, Pedro Ribeiro foi diretor criativo da Tux&Gill, da Publicis e da ComOn.
O crescimento do social commerce e das shoppable live streams, a aposta em micro e nano influenciadores e em parcerias de longo prazo são algumas das tendências apontadas.

A palavra do Ano
João Santos,
Delgado vai apresentar um plano de reestruturação, mas pode ser só "para memória futura". O dono da Visão repetiu não ter "comprado o que pensava" e acusa o Estado de ter provocado a insolvência.

Copy Nothing and make Real Magic?
José Godinho Marques,
Com a experiência de Tiago Simões "em comunicação para mass market e inovação", o objetivo é reforçar a posição da marca de apostas desportivas e casino online.

Marketing como ferramenta de RH
Luis Lobato Almeida,
Os responsáveis concordaram que existe necessidade de alguma concentração no setor e de remunerar melhor os profissionais. Saber valorizar os serviços prestados foi outra das ideias sublinhadas.


O ministro da Economia defendeu ainda que, perante um mundo de conflitos, marcado por uma grande dose de ruído, desconfiança e novas fronteiras tecnológicas, "a comunicação nunca foi tão importante".


São 126 empresas, apresentam um volume de negócios de 132,3 milhões de euros e 70% dos profissionais são mulheres. A APECOM e a Informa D&B apresentaram esta segunda-feira os números da comunicação.


Em 2024 as receitas publicitárias dos meios de comunicação tradicionais "alcançaram o melhor desempenho em 14 anos e cresceram cerca de 4%, para 274 mil milhões de dólares", avança o relatório.
Ligada ao mundo automóvel há 20 anos, Cristina Rola, diretora de marketing da Seat e Cupra, de início "não era de todo uma car girl". Teve de aprender muito, mas os automóveis são agora a sua praia.

Não há almoços grátis. Ou será que há?
João Guerra,
O responsável de marketing da Fidelidade vai acumular lugar na administração da Via Directa, a companhia que o fez entrar profissionalmente nos seguros.

O inquérito que nos faz falta 🤬
Vitor Cunha,
Eficiência, prazer e ultrapassar as expectativas. São estas as ideias-chave quando se fala de satisfação do consumidor. As conclusões são do X Index, da Havas/Fullsix, estudo antecipado ao +M.

2024: o ano em que a publicidade não morreu
Marcelo Lourenço,


O acordo foi alcançado após "negociações construtivas" e "põe termo ao litígio existente entre as partes", referem as três partes em comunicado. O valor não foi divulgado.


Sendo o setor segurador "ainda relativamente tradicional na comunicação", a Allianz "tem intenção de ser mais audaz na forma de comunicar e se relacionar”, avança Duarte Durão.


Bernardo Ferrão terá como adjuntos José Gomes Ferreira e Marta Brito dos Reis e como subdiretores Martim Silva e Patrícia Moreira. Pedro Candeias sobe a subdiretor do Expresso.
Com uma presença global forte, nomeadamente na Austrália e EUA, a marca Skyn chega agora a Portugal. Patrícia Nunes Coelho explica a estratégia.

Ciberataques: como gerir a imagem e reputação de uma marca?
Vera Carrondo,
Está escolhida a nova diretora de marca e comunicação da Worten, função em aberto desde o verão e que agora também agrega a área de CX. Ao +M, Andreia Vaz traça os objetivos para as novas funções.


A até agora CEO e fundadora da Wisdom, Maria Domingas Carvalhosa, ficará com uma participação de 69% na agência e José Bourbon-Ribeiro entra com uma participação de 30%. A liderança será dividida.


"Haverá uma total separação e independência de cada uma das agências do grupo, como até agora tem acontecido", garante Luís Mergulhão, CEO do braço de media do grupo Omnicom em Portugal.


Entre os consumidores europeus que planeiam cancelar as suas subscrições, a principal justificação passa pela falta de conteúdo apelativo.

Espaços cool vs. ambientes tóxicos: uma reflexão necessária
Lúcia Cavaleiro,
Ricardo Sacoto Lagoa, coordenador de marketing e comunicação da SPV, quer criar motivação para a mudança de comportamentos. Benfiquista ferrenho, faz viagens com os amigos em função dos restaurantes.


"Misturando humor com a magia do Natal", a websérie vai contar com seis episódios e influenciadores digitais como Jessica Athayde ou Guilherme Geirinhas.


A campanha dá voz a três testemunhos com histórias diferentes sobre a partilha de tempo para cuidar dos animais. A criatividade é da Innovagency, enquanto o planeamento de meios é da Open Mind.


"Não tem sido fácil atrair e reter talento para o setor, pelo que a ANAC considera que é o momento de congregar esforços", justifica Ana Vieira da Mata, presidente da ANAC.


A campanha de Natal da Auchan parte de momentos de celebração à mesa para mostrar a "outra metade da história", partilhando o "carinho" que os colaboradores da Auchan colocam nos produtos.

Tendência para ser do contra
Nuno Antunes,


Foco no digital, reforço e adequação das competências e uma crescente colaboração interdisciplinar, fazem parte do processo de reestruturação do Público. A edição em papel é para manter.


Dreammedia diz que iniciou, há um ano, um processo junto da E-Redes para proceder ao aumento da capacidade disponível e que o processo está em curso.


De acordo com a análise, as 173 marcas que mediram previamente o tráfego dos seus sites registaram, em média, um aumento de 12% no tráfego durante o mês em que anunciaram na televisão.


O aviso obriga a serem comunicadas ao Banco de Portugal todas as publicidades, independentemente dos meios usados para a sua difusão.

A caixa negra da publicidade
Mário São Vicente,
"Caminhos existem, não é necessariamente o caminho da liquidação", explica ao +M André Fernando de Sá Correia Pais, nomeado esta quarta-feira administrador de insolvência da TiN.


Em parceria com a Bar Ogilvy, a associação CAIS apela a que as empresas reservem um lugar a mais nos seus convívios de Natal, "pagando" esse lugar extra através de um donativo.


A campanha da Solverde.pt ganha também vida em palco, com a canção original a ser interpretada pelo Bjazz Choir em dois concertos em Braga e Aveiro.


"Não deixes tudo para a última, deixa tudo para a Worten" é o claim da campanha de Natal deste ano. Sofia Anjos, brand area coordinator da Worten Portugal, explica o racional.

Saber governar o marketing ou… 1 bilião de dólares
André Zeferino,


Segundo Pedro Duarte, o plano de ação para os media "tem de estar acima daquilo que é a lógica partidária, ideológica, programática", já que os media são "um guarda-chuva que nos protege a todos".


O presidente do Sindicato dos Jornalistas reforçou a ideia depois de Aguiar-Branco ter criticado excessos de regulação no setor da comunicação social e defendido o caso de Maria João Avillez.


O presidente da Assembleia da República defendeu ainda que "é pouco provável que do parlamento saiam soluções definitivas para o futuro da imprensa".
O CEO da Media Capital aponta baterias às operadoras de telecomunicações e também à Microsoft, dona da Open AI.

Mãe, sou uma micro influenciadora!
Joana Garoupa,
A TVI reforçou a liderança em novembro estando agora a 1,7 pontos da SIC. De acordo com a análise da Dentsu Media, a CNN continua o canal de informação mais visto e a Now ultrapassa a RTP3.


Neste Natal a Meo convida a celebrar a diversidade, mostrando que em cada tradição, cor ou cultura, há espaço para todos. A criatividade é da Dentsu.


Criada e produzida em Portugal, a campanha é lançada também na Alemanha e Países Baixos. A assinatura é da VML, a produção da Krypton Films e o planeamento de meios da Dentsu.


"Não fomos à procura de temas fraturantes mas antes da transmissão de energia positiva", explica António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Nos. A criatividade é da agência Havas.


O primeiro dia do NEXXT Leiria ficou marcado pela presença de vários empreendedores e caras conhecidas do grande público, que explicaram como a criatividade e a inovação podem disruptivas no mercado.

Da inteligência à criatividade
António Fuzeta da Ponte,
Lia Oliveira, diretora de marketing da Nobre, trabalha em conjunto com a marca para "desdramatizar" as refeições dos portugueses.


Chief growth officer do Adclick Group desde janeiro deste ano, Bruno Salomão é agora o novo CEO do grupo. Substitui Nuno Soares, que desempenhava o cargo desde 2020.


Em shortlist estavam também eventos das agências Multilem Worldwide, GR8 Events e UPPartner 27Names. A Desafio Global tinha ainda outro trabalho em shortlist, também para a Deloitte.


O plano de PER foi formalmente encerrado esta sexta-feira. Cabe agora ao tribunal decidir se aceita insolvência com reestruturação. Para dia 4 está marcada uma concentração de trabalhadores.
O impacto da IA, os concursos, o custo da invisibilidade ou o desafio de sair da mesmice são alguns dos temas abordados em entrevista a Susana Albuquerque, presidente do CCP.

Para serviço, volte atrás
Susana de Carvalho,


Ricardo Costa passa a administrador com o pelouro editorial do grupo. Sob sua alçada terá a informação e entretenimento. Bernardo Ferrão será diretor de informação da SIC e diretor da SIC Notícias.


Com a saída de Judite Mota, Sara Soares assume a liderança da criatividade da agência. Até agora international creative director na VML, passa assim a diretora criativa executiva da VML Portugal.


António Roquette foi reeleito enquanto presidente da direção para o triénio 2024/2027. A única alteração na direção passa pela substituição de Duarte Durão (Nossa) por João Ribeiro (SaTG).


Desde o último ano responsável pela área de media operations no GroupM, Susana Silva assume a liderança da EssenceMediacom. Galp, Ikea, Auchan, Danone e CTT alguns dos principais clientes da agência.
Numa época de vendas com cada vez mais procura e onde as marcas prometem grandes oportunidades de poupança e ofertas imperdíveis, em que apostam as insígnias para se destacar?

Data-driven marketing: Transformar dados brutos em insights
Gabriel Augusto,


Para Trinca Bolotas, a bolota vai além do nome da marca – é uma inspiração profunda, que reflete o equilíbrio entre a natureza e a tradição alentejana.


A marca alemã será parceira técnica das seleções nacionais a partir de 1 de janeiro, em substituição da Nike. A parceria foi oficializada entre a Puma e a FPF através de um "acordo de longa duração".


O serviço pode ser subscrito por todos os operadores de podcasting a operar no mercado nacional. Bauer Media, a Impresa, o Observador e a Renascença Multimédia integram o estudo.


A agência de design britânica Holman Group foi a responsável pelo conceito criativo e pelo projeto de identidade da marca Fábricas, bem como pelo rebranding das marcas Fábrica L e Fábrica XL.

Com a verdade me enganas
Pedro Pimentel,
A ideia foi defendida por Carlos Coelho, especialista em marcas, no debate "Marketing Territorial e como Promover com Sucesso uma Autarquia", com os autarcas Hugo Luís (Mafra) e João Leite (Santarém).

Rebranding: Evolução ou Revolução?
João Santos,
Será o quarto mandato encabeçado pela lista liderada por Susana Albuquerque. Judite Mota regressa, como vogal, à direção do Clube da Criatividade de Portugal.


Bürocratik, Coming Soon, Studio Eduardo Aires, Poets & Painters, Paulo Mariano, José Mendes e Judas conquistaram os troféus para Portugal.


A campanha inclui funcionalidades interativas e recursos dentro da rede social, desenhados para promover o consumo de informações precisas e incentivar uma abordagem crítica na avaliação de conteúdos.


A Wise Pirates partilhou algumas das tendências para a peak season deste ano, fase de vendas na qual o digital tem cada vez mais impacto e que tem sido crítica para o crescimento do e-commerce.


Manuel Barata Simões foi secretário-geral da Associação Portuguesa de Anunciantes entre 1998 e 2005. Tinha 83 anos.

A democracia, os media e as marcas
Rosália Amorim,
O diretor de marketing da Visa elege como grande desafio estar mais perto das novas gerações. Com 40 anos, João Seabra "preza muito" o tempo em família, adora viajar e é "muito sportinguista".


O crescimento é pelo digital, aponta o diretor de informação da CNN Portugal. O aniversário do canal foi o ponto de partida para a conversa com Nuno Santos, que traçou os objetivos para 2025.


O aniversário da CNN Portugal, lançada no dia 22 de novembro de 2021, serviu de mote para ouvir Nuno Santos sobre o canal e a TVI, mas também sobre o mercado dos media e os desafios do setor.


A Comissão de Trabalhadores da RTP defende que é preciso "garantir a manutenção do financiamento adequado", e um corte de publicidade tem que vir com "garantia escrita das compensações financeiras".


"Esta é uma medida que não tem qualquer implicação no OE do país, não está ainda tomada pelo Governo", disse Pedro Duarte, após o Parlamento aprovar proposta para travar corte da publicidade na RTP.


Contactado, o ministério remete comentários sobre a eficácia, ou não, da aprovação da proposta do BE para mais tarde. Na terça-feira é votada uma proposta no mesmo sentido do PS.


A marca pretende "potenciar a sensação de proximidade e familiaridade que caracterizam esta época do ano", com uma campanha personalizada com mensagens específicas para o comércio local.


Apesar da miríade de críticas à mudança de identidade, a Jaguar mantém-se firme na sua escolha e reforça a ideia de que a mudança de imagem assenta numa alteração no "pensamento" da marca.


"A edição de 2024 do Festival Super Bock Super Rock marca o encerramento de um ciclo memorável iniciado em 1995", confirma a marca, sem avançar detalhes sobre o futuro do festival.


Governo inclui jogos dos clubes portugueses nas competições europeias entre a lista de acontecimentos que devem ser classificados de interesse generalizado do público.


O regulador da concorrência autorizou a compra da dona da Meo Arena pela Live Nation, mas sujeitou a transação a compromissos, incluindo a "redução imediata dos preços de acesso".


O acordo visa reforçar a capacidade das duas empresas na criação e entrega de valor nas áreas da comunicação e public affairs, tendo por base uma intensa atividade de research e insight, avançam.


No acumulado do ano, o Continente mantém-se como o maior anunciante. Arena e VML lideram entre as agências de meios e criativas, respetivamente.

Web Summit, a pausa nas interações digitais
Rita Oliveira,
Acordo entre estação de televisão e clube de futebol do concelho de Guimarães é válido a partir da próxima época desportiva e por três anos. Inclui publicidade no estádio e patrocínio nas camisolas.


Assinada pela BBDO Portugal, a campanha "E o Bolo-Rei quem trouxe? Foi o Pingo Doce e a Versailles" está presente em televisão, rádio, redes sociais e lojas da marca.


Para simplificar um tema considerado complicado - a compra de casa - a marca optou pela criação de uma websérie de seis episódios, apostando no humorista Guilherme Duarte como protagonista.


Com conceito criativo da Dentsu, a h3 chama para a discussão alguns dos restaurantes mais icónicos de francesinha, colocando cartazes à porta destes estabelecimentos.
A agência liderada por Duarte Durão, Nuno Cardoso e Vasco Teixeira-Pinto ganhou os três lotes a concurso e abdicará do lote 1 para a VML, segunda classificada, apurou o +M. Contrato é de três anos.

Os outros têm um, então eu também quero
José Pedro Marques da Silva,


Apresentadora afirma que "foi a SIC que executou a sentença de 1ª instância, apesar de a mesma ainda estar pendente de recurso e, por isso, poder vir a ser revertida".


Os trabalhadores da dona da Visão vão agendar ações de protesto para sensibilizar a sociedade civil e o poder político. Querem ainda o pagamento dos salários em atraso. Luís Delgado já reagiu.


Pedro Duarte diz que os partidos são livres de assumirem as suas posições sobre o tema, mas que é "inaudito" que o façam em sede de Orçamento do Estado, uma vez que a medida não "mexe em nada" de OE.


A manutenção da publicidade na RTP está entre as 38 propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2025 apresentadas esta sexta-feira.
Tiago Fleming esteve para seguir engenharia, começou a trabalhar em finanças, mas seguiu carreira no marketing. Além de diretor de marketing do Banco Carregosa é guarda-redes e, "para os amigos", DJ .


Assinada pela LLYC, a campanha visa incentivar os homens a terem a "coragem de cuidar de si mesmos". A produção é da StepUpp e o planeamento de meios da Initiative.


Luís Osório, João Tordo ou Luís Filipe Borges são algumas das figuras públicas que participam, partilhando o que consideram ser um dos mais importantes acontecimentos da história.


A colaboração entre a APAN e APAP leva os Prémios Eficácia - agora Prémios Effie Portugal - ao cenário internacional, com Portugal a juntar-se à rede global Effie Worldwide, que abrange 125 países.
Bernardo Rodo, managing director da OMD, antecipa as tendências, desafios e oportunidades para 2025, ano no qual o grande tema será a inteligência artificial.

Avaliar reflete a realidade ou é o reflexo do avaliador?
Marlene Gaspar,
A campanha d'O Escritório e Initiative para o Super Bock Group é o Grande Prémio do Ano. VML e Arena Media ganham os troféus Agência do Ano.


"O investimento traduz-se no compromisso estratégico de continuar a construir uma marca que apoia as pessoas", resume Martta Oliveira, diretora de inovação e criação de valor da Cofidis.


Assinada pela Fuel, a campanha é composta por duas histórias interligadas, com o segundo tema a ser lançado a 18 de novembro. A produção é da More Maria e o planeamento de meios da Arena Media.


À boleia de um novo conceito criativo, a CA Vida lançou um site e app. Este ecossistema digital pretende "tornar a CA Vida mais ligada, mais humana e mais próxima" dos seus clientes.


O patrocínio da Galp à Federação Portuguesa de Futebol faz agora 25 anos, Menos Ais, Vuvuzelas, 11 por todos e todos por 11 ou Deixa Tudo em Campo são algumas das campanhas que ficaram na memória.
Diminuir a dependência face às Big Tech e equilibrar objetivos de sustentabilidade com os investimentos em IA são alguns dos conselhos da WARC para os marketeers no próximo ano.


Jornal espanhol segue os passos do britânico The Guardian e sai igualmente da rede social X, que diz estar “convertida numa caixa de ressonância de teorias da conspiração e desinformação”.


O pico de desativações, superior a 280 mil, foi registado a nível global a 6 de novembro, um dia a seguir às eleições. Só no nos EUA abandonaram a rede cerca de 115 mil pessoas.


A decisão vinha a ser considerada tendo em conta o "conteúdo perturbador que é frequentemente promovido ou encontrado na plataforma".

Hoje há castanhas…
João Santos,


A dona da Visão e da Exame aceita estar insolvente e vai pedir a convocação de uma Assembleia de Credores para apresentação e fundamentação de um Plano de Recuperação da empresa.


"O Estado não está disponível para regatear ou negociar, é um valor que foi encontrado e daí não sairemos", afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares.


É uma surpresa porque a RTP "precisa de paz social e o conselho devia ser moderação e árbitro", disse Pedro Duarte, que espera que os "profissionais da RTP continuem imunes a partidarização".

“PortuguesMente” falando
Bernardo Cunha,
Magalhães Crespo foi responsável pelo grupo Renascença durante 30 anos. Em 2005, ano em que se reformou, foi nomeado presidente emérito. Morreu esta madrugada aos 94 anos.

Responsabilidade social: comunicar ou não?
Elgar Rosa,


Há quatro anos à frente da direção de operações da Luvin, Magda Santos foi responsável pelo seu rebranding e pelo recente lançamento da Public. Acumula agora a direção-geral das duas agências.


Arons de Carvalho integra o Conselho Geral Independente da RTP desde 2020 e foi nomeado pelo Governo de António Costa. A nomeação da administração da RTP é das principais funções do CGI.


A Ikea dá seguimento à sua estratégia de chamar à atenção para a importância de uma boa noite de descanso com uma nova campanha. Mónica Sousa, country marketing manager da Ikea, explica a ideia.


"Os ouvintes é que decidem em quanto tempo, mas o objetivo é alcançar a liderança o mais depressa possível", aponta o diretor-geral de informação.
Há mais de quatro anos diretora de marketing da Staples, marca que usa o humor e a música para alcançar targets mais jovens, Sandra Loureiro gosta de fazer caminhadas em Arruda dos Vinhos, onde vive.

Cumprir a promessa das marcas
Pedro Pimentel,
Fora de Série segue o posicionamento original, mas agora em "versão 2.0". Luxo, estilo de vida, viagens, moda, relógios e automóveis são alguns dos temas. Rita Ibérico Nogueira é a diretora executiva.


Empresa liderada por Francisco Pedro Balsemão quer antecipar reembolso para estar alinhado com o seu ciclo de tesouraria. Paga prémio de 40 cêntimos, que corresponde a juros que correriam até final.


Com esta parceria, o Santander e a Federação assumem o compromisso de desenvolver "ações conjuntas de apoio às seleções". Vão também promover "várias iniciativas de responsabilidade social".


A Federação Europeia de Jornalistas vincou ainda que a UE deve considerar os gigantes tecnológicos e os criadores de IA generativa como "potenciais intervenientes de alto risco" para a democracia.


A NOS lança a “Pata à Porta”, uma app que usa 5G e realidade aumentada para facilitar o processo de adoção de animais e promover a empatia à distância.
A ideia foi defendida no debate O desafio de comunicar sustentabilidade, no Estúdio ECO, com Judite Mota (CCO da VML), Marlene Gaspar (diretora da LLYC) e Susana Carvalho (partner da Earth Watchers).


As duas candidaturas investiram 2,29 mil milhões de dólares nos últimos 105 dias de corrida presidencial. Desses, 1,37 mil milhões foram dos democratas e 913,9 milhões dos republicanos.


Miguel Salema Garção chega à Verlingue após ter integrado durante dois anos a comissão executiva do Grupo Your. O objetivo agora é "reforçar a capacidade comercial e respetiva carteira" da corretora.


O manifesto, que assinala os 40 anos do IPAM, elege "o equilíbrio entre tecnologia e experiência do cliente" como "o grande desafio do marketing moderno".


Segundo a diretora da Savvy, vai ser feita uma aposta numa "comunicação alinhada com as tendências das redes sociais, para fortalecer a imagem de proximidade e confiança" do OLX.

Let’s MEGA
Vitor Cunha,
61% dos credores, inclusive o Estado, votaram contra. Luís Delgado terá até ao início da próxima semana para dizer se aceita a insolvência ou avança para tentativa de insolvência com restruturação.

God bless America
Vitor Cunha,
A Recheio SGPS, liderada por Pedro Soares dos Santos, fica com uma participação de 4,99%. Luís Amaral, o principal acionista, desce dos 55% para os 49,95% e Carlos Moreira da Silva sobe para 5%.

O envelhecimento e a menopausa precisam de um rebranding
Marta Castro,
Francisco Teixeira assumiu em setembro a liderança do grupo WPP, função desempenhada há 20 anos por Manuel Maltez. Na primeira entrevista, aponta as oportunidades e desafios de um setor em mudança.