-
Trabalhadores da Lusa mantêm greve de quatro dias
-
Ermotti regressa ao UBS e Swiss Re procura presidente
-
“Mediador de seguros ibérico pode duplicar novos negócios”
-
Seguros caução da COSEC já podem ter assinatura digital
-
SATG, Arena e Corpcom fazem apelo a contabilistas
-
Maria João Carioca está de saída da administração da CGD
-
DS Seguros garantiu carteira de 32 milhões em 2022
-
Brasil e China dão os primeiros passos para usar moeda local

Marca Portugal, quo vadis?
Carlos Coelho,
"As marcas não apostam, na cultura, só na música", diz ao +M Paulo Dias, managing director da UAU, dona do Tivoli BBVA. Com um recorde de espectadores em 2022/23, o teatro vai ter novos mecenas.


A saída de Cristina Ferreira da SIC foi conhecida em 17 de julho de 2020, altura em que foi anunciado que iria regressar à TVI dali a dois meses como diretora e tornar-se acionista da Media Capital.


A seguradora, que também é acionista do Bayern de Munique, renovou por 10 anos o naming do estádio Allianz Arena, o maior destino turístico da Baviera com 3,5 milhões de visitantes anuais.


A maioria dos utilizadores do plano com publicidade é composta por novos clientes (ou antigos que retomaram), e não por utilizadores que tenham mudado de plano de modo a reduzir o encargo mensal.


A simplificação da antiga identidade visual visa dotar o símbolo de uma maior visibilidade e uma melhor legibilidade em todo o tipo de suportes, sobretudo nas plataformas digitais móveis.
Dono de revistas cor-de-rosa, Jacques Rodrigues sempre fugiu dos holofotes. Quem é o patrão da Impala, detido por corrupção e burla agravada?

A marca e a margem
Duarte Durão,

Humor em tempos de cólera
Marlene Gaspar,

Quem compra o quê, busca de maiores audiências e ChatGPT
Luís Mergulhão,
O EBITDA operacional foi de 13,6 milhões de euros (-8,2%) e o EBITDA de 8,9 milhões de euros (-35,4%), "fortemente impactado pelo reconhecimento de imparidades de goodwill e custos não recorrentes".

O vento não se pára com as mãos: IA e criatividade
João Santos,

Marketing: a arte de navegar a várias velocidades
Catarina Tomaz,

Narciso vs Ulisses: O Adeus ao líder narcisista
Alberto Rui Pereira,


Mariana Victorino vai ser responsável por definir e implementar uma estratégia "articulada e consistente" nos vários países pelos quais é responsável.


A missão de Patrícia Santos passa por "ajudar a concretizar a visão de futuro do negócio da Claranet e a consolidar a marca a nível nacional", a qual tem estatuto de Superbrands Corporate pela 1ª vez.


Responsável pela produção do primeiro medicamento em Portugal, o Grupo Azevedos prepara a celebração de 250 anos de atividade em 2025, estando em curso uma reorganização interna.


O gestor é co-CEO da Altice Europa e vai agora passar a acumular com as funções de chairman da operação que a Patrick Drahi controla nos EUA.
Um ano depois de ter estado em vias de mudar de mãos, a Ivity Brand Corp. apresenta um novo CEO, nova identidade e planos de crescimento. Agência volta a colocar a internacionalização na mira.

Investimento na empatia
Tiago Baldaia,

AI, vou ter que despedir o copywriter?
Paulo Rocha,

O Pântano
Salvador da Cunha,
Associações esperam cerca de 10 meses pela comunicação, por parte da AT, do valor angariado com as doações de IRS. Uma demora que põe em causa o planeamento, diz a Associação Salvador.


"Não há caminho alternativo. Este processo avança com transparência total e é irreversível. Não adianta pressionar seja quem for", avisa Tiago Madureira, diretor executivo da Liga Portugal.


A Meo dá nome à maior prova de surf a nível nacional há 13 anos consecutivos. O brasileiro João Chianca e a norte-americana Caitlin Simmers foram os grandes vencedores da competição.


Basta uma mensagem para o cliente ficar logo automaticamente a saber o que acompanha melhor o vinho tinto, o que o #chef recomenda para determinada hora ou qual a melhor receita para arroz de pato.


Traduzir proximidade, qualidade e preços baixos é o propósito da nova assinatura do Intermarché. Já o Continente na última campanha diz: "Quando caminhamos lado a lado, ninguém fica para trás".

Prefiro o Dia Internacional da Comunicação da Mulher
Maria Domingas Carvalhosa,

As melhores armas para dar a volta à crise
Pedro Pimentel,

O avanço das mulheres é o avanço do mundo
Rita Amzalak,
O empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo que tem a Delta Cafés, morreu este domingo aos 91 anos. O funeral realiza-se na terça-feira, 21 de março em Campo Maior.

AI para combater o ChatGPT?
Luís Mergulhão,


Resultado líquido foi de 1,1 milhões. Ataque informático, custos da energia, cobertura da guerra na Ucrânia e investimento nas grelhas da SIC justificam aumento da despesa.


"Estamos a pensar numa rede social descentralizada e independente que permita a partilha de mensagens escritas em tempo real", avançou o grupo dono do Facebook.


Em contexto de inflação, duplica o ritmo de crescimento das marcas próprias dos supermercados, que já pesam 42,2%. É na comida que os portugueses mais optam por comprar estes produtos mais baratos.


Grupo cervejeiro português renova ligação ao Futebol Clube do Porto por mais cinco anos. Patrocínio do Super Bock Group ao clube começou em 1994.
Trata-se de um crescimento de 66% na comparação com 2021. Apesar do volume de investimento, duas em cada três campanhas não obtiveram um ROI positivo (68%).

“Nunca serás criativa”
Susana Albuquerque,

Celebrar ainda, sim. E com preocupação
Teresa Lameiras,

Obrigada pelas flores, mas prefiro Equidade de Oportunidades
Sandra Alvarez,
Para além de sub-representadas, as mulheres estão mais anónimas e, quando surgem, é mais frequente que ocorra uma menção explícita do seu género ou à família.


De forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher, a IKEA vai criar uma linha de apoio às vítimas de violência doméstica e um fundo de apoio à autonomização de 12 mil euros.


Depois da criação de uma base de dados com mulheres criativas, eventos, mentorship, portefólio nights estão nos planos das mentoras do projeto The F Side.


Esta parceria estratégica entre estes dois grupos passa por apoiar o projeto Diverse Voices Accelerator (DVA), do GroupM, aliando-o à capacidade de produção da Warner Bros.


O Rolls-Royce Phantom Syntopia é o novo automóvel criado pela empresa inglesa, que contou com a colaboração da estilista Iris Van Herpen.
Em 2019 a Cofina tentou comprar a Media Capital, agora o negócio poderá ser o inverso. A concretizar-se, a 'MediaCof' será o novo gigante dos media, deixando a Impresa para trás.


Francisco Teixeira, até agora CEO da H+K, assume funções de chairman do negócio de relações públicas em Portugal.


A função já existia mas tem vindo a ser desempenhada por Philippe Infante, diretor-geral da empresa de publicidade exterior em Portugal. O departamento tem 15 pessoas.


Sylvain Bouchès assume o marketing nos três mercados. O profissional terá a marketing de marca, relações públicas e eventos, o marketing digital e o marketing comercial da Lego.


Mafalda Corte Real assume direção de estratégia da Born, agência que opera em Portugal e Angola. "Existe espaço para as agências entrarem mais na estratégia de negócio", acredita o partner da agência.

Consultora-agência vs agência-consultora
Duarte Vilaça,

Todos sustentáveis, todos no Metaverse e a utilizar AI?
Luís Mergulhão,

O custo zero da maior publicidade do mundo
André Alves,


Ana Figueiredo, CEO da Altice, comparou o preço das telecomunicações a um café. A Delta respondeu este fim-de-semana, com um passatempo no Instagram.


A parceria com Tomás Appleton é o ponto de partida para passar em revista os territórios de comunicação da promotora imobiliária de luxo. Duarte Zoio, diretor de comunicação, aponta os objetivos.


Uma mesa num restaurante algures no mundo para os líderes russo e ucraniano se sentarem é o projeto com o qual a Bar Ogilvy e a Amnistia estão a assinalar o primeiro ano de guerra na Ucrânia.


Revolução Cultural é o mote da campanha, assinada pela Judas e produzida pela produtora Krypton, com realização de Pedro Pinto e produção executiva de João Vilela e Ricardo Estevão.
Portugal é o segundo país mais premiado do mundo nos Young Lions. As inscrições para a edição deste ano acabam de abrir e o +M apoia, como media partner, esta iniciativa.


A Ediclube foi a maior anunciante de janeiro. Nas agências de meios a liderança é da Carat e a Fuel ocupa a primeira posição nas agências criativas.


A embalagem do chocolate Toblerone já não vai ser a mesma. Após ter deslocado parte da produção para a Eslováquia, a marca suíça perdeu o direito de usar a imagem da montanha Matterhorn.


Rudolf Gruner, diretor-geral, justifica ao +M/ECO o aumento de capital, que serve para financiar a atividade – ainda não no break even – e permitir o crescimento. 2023 começa de forma conservadora.


"É preferível que os grupos de media estejam dentro dessa atividade do que se mantenham orgulhosamente fora", defende Pedro Morais Leitão.
Na véspera do 30º aniversário, celebrado na noite deste domingo em antena, José Eduardo Moniz não esconde que a ambição é que a TVI "volte a ser o canal preferido dos portugueses".


O Grupo Desportivo Direito, o Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL) e o Agronomia Rugby são os três clubes apoiados pela consultora.


O presidente da APDC adverte que o sistema de inteligência artificial (IA) ChatGPT "tem o risco de as pessoas poderem pensar que se trata de algo que dá sempre respostas certas".


O curso, que resulta de um acordo com a France Press, está disponível para jornalistas e estudantes de jornalismo.


No mês em que se assinala o Dia dos Namorados, os espaços alertam para os abusos nas relações. As peças foram desenvolvidas pela Uzina.
Já imaginou o intervalo de um programa de televisão que vale quase três quartos de todo o investimento publicitário feito ao longo de um ano em Portugal? Acontece esta noite no americano Super Bowl.


A Funnyhow reorganizou a direção criativa, que passa agora a ser assumida pela dupla André Leite e Álvaro Silveira. César Sousa, nos últimos anos diretor criativo, sobe a chief creative officer.


O fundador do Expresso e da SIC, Francisco Pinto Balsemão, vai receber na próxima semana o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona de Lisboa.


Nicolau Santos afirmou que "provavelmente" a RTP vai ter uma situação de "quase equilíbrio" ou até "positiva" em 2022, melhor que a expetativa de prejuízos que tinha sido avançada em junho.


Após a reunião na qual recebeu o abaixo-assinado contra o aumento dos custos da carteira profissional de jornalistas a CCPJ admitiu reavaliar o aumento.
A WYcreative contratou Christian Rôças, o ex-CEO dos brasileiros Porta dos Fundos, como chief of creative curation. "Um nome super pomposo", mas que traduz o caminho que a agência pretende seguir.


O grupo Impresa, liderado por Francisco Pedro Balsemão, quer triplicar as receitas no digital. A transformação dos processos e métodos de trabalho são outros objetivos.


"A minha mudança profissional será materializada a seu tempo, mantendo o meu compromisso de sempre com o grupo, para assegurar uma transição serena", diz o CFO, citado por Marco Galinha


O abaixo-assinado vai ser entregue por uma delegação composta por jornalistas da Lusa, TVI e CNN, SIC, MAGG e RTP em representação dos signatários.


"Faço um apelo aos senhores deputados porque eu penso que há aqui uma pesada responsabilidade dos senhores deputados para se decidir que serviço público é que Portugal quer", diz Nicolau Santos.
Há um ano, antes de aplicadas sanções, grandes marcas ocidentais boicotaram a Rússia em sinal de protesto. Hoje, muitas voltaram a estar presentes no mercado. Impacto na reputação divide especialistas


A série juvenil, estreada em 2003 e que se manteve no ar durante quase 10 anos, é a primeira produção da TV para a Amazon Prime Video.


O canal da Impresa registou 17,09% de share e a estação da Media Capital 15,47%. A RTP1 fechou janeiro com 12,11%.


Visto como concorrente da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, o Bard tira informações da internet "para fornecer respostas novas e de alta qualidade".


A unidade é definida como "um verdadeiro cocktail de competências, que junta o marketing e a criatividade à consultoria estratégica".
O tema da consolidação dos media voltou à agenda na última semana. Mas, se a escala aporta valor, os riscos de perder receita também são elevados, como destacam os profissionais ouvidos pelo +M/ECO.


Os fundadores do Instagram estão a lançar uma rede social de notícias. Combater a desinformação é um dos objetivos da app, cujo modelo de negócio vai ser publicidade, assinaturas e acordos editoriais.


Programa surge depois de, em novembro, a companhia ter anunciado a intenção de reforçar a equipa em Portugal com mais 140 trabalhadores.


"Quando há uma dificuldade, e eu confesso que não percebo este critério, a solução tem sido emagrecer redações", diz o presidente do Sindicato de Jornalistas


Mega Hits Fresh, Mega Hits Hip-Hop Rap e R&B e Mega Hits Dance são as três novas estações digitais do grupo Renascença Multimédia.


Francisca Seabra passa a chief client officer e Rita Ibérico Nogueira transita da editora TiN, na qual fundou o departamento de branded content, e será diretora de marcas e de marketing de influência.


A direção criativa da Wunderman Thompson Portugal passa a ser assegurada por Sara Soares e Maria Inês Leiria e também por Marco Figueiredo e Pedro Santos. Pedro Magalhães está agora na Bar Ogilvy.


A Carat foi a agência de meios que movimentou mais investimento publicitário no último ano. Nas agências criativas, a liderança é da Fuel.
Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Group, analisa as principais conclusões do estudo Meaningful Media e antecipa o que pode ser o consumo de media e a comunicação.


Rui Nabeiro lidera na categoria Economy Business Leaders. Além da Delta, Olá, Nestlé, YouTube, Microsoft, Sumol Compal, Lego, Lidl, Continente, Luso, Google e Multibanco são as 12 marcas em destaque.


A direção criativa é assumida por Paulo Proença e Rui Sousa. O objetivo é alterar a "visão redutora" que associa a Lift sobretudo a relações públicas.


"É um desafio particularmente aliciante tendo em conta o forte investimento da Nextbitt numa estratégia sustentada de internacionalização", diz o profissional.

A importância do apoio das marcas à cultura
Nuno Pinto de Magalhães,

Um mundo que toca a todo o momento
André Marques da Silva,

O Marketing e as alterações climáticas
Natalia Pacheco,
Apesar da instabilidade, as estimativas apontam para um crescimento entre os 3 e os 5%. Os responsáveis de quatro das maiores agências de meios do país explicam porquê.


"Não é um 'reclame' que puxa a carroça das marcas", dizem Lourenço Thomaz e Tomás Froes, fundadores da Partners e CCO e CEO da agora Dentsu Creative Portugal. Ajudar a mudar a sociedade é o objetivo.


"O preço obviamente tem que estar lá, mas a proposta de valor no mercado tem que ser diferenciadora. Falar só de preço não chega", diz Susana Albuquerque, presidente reeleita na última semana do CCP.
Guerra e inflação são as palavras do ano em 2022 e as suas consequências vão fazer-se sentir em 2023. A juntar a estes temas, há várias questões com impacto na indústria da comunicação este ano.


“Nós somos os donos da Black Friday, o nosso forte é o preço”, diz António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, garantindo que a empresa é "titânica na busca de mau pricing".


Eficácia, foco no negócio e, sobretudo, o cliente no centro. Com uma crise a instalar-se, carregar no travão é um erro. Sérgio Carvalho, diretor de marketing da Fidelidade, explica porquê