Bar Ogilvy, OMD e Adagietto são as agências do ano nos APPM

Mónica Nogueira de Sousa, da Ikea, é a Marketer do Ano e Teresa Lameiras, da Siva, recebeu o Prémio Carreira. A Meo foi eleita Marca do Ano e o Grande Prémio foi para a campanha Sirenes.

Opinião Ver todas
Elgar Rosa

Rock stars da comunicação

Elgar Rosa,

Ideias +M Ver todas
Sagres lança clube online a pensar nos fãs de cerveja

O Clube Sagres conta com desafios - como quizzes ou passatempos - onde os consumidores têm a oportunidade de acumular pontos e, com eles, ganhar prémios.

Vito usa cartazes de adeptos para servirem como outdoors

Esta foi também uma forma de a marca portuguesa ativar o seu patrocínio à Liga Portugal, que acontece pelo terceiro ano consecutivo.

Teatro Tivoli com novo logótipo para celebrar centenário

O novo logótipo, que se mantém fiel à cor azul original e é acompanhado por duas folhas de roseira, foi desenvolvido pela Influenza R.

Opinião Ver todas
Duarte Vilaça

Não ser uma Worten

Duarte Vilaça,

MBO e Ronaldo ganham negócio da Cofina

A administração da Cofina SGPS recomenda a venda da Cofina Media aos quadros da empresa em consórcio com Ronaldo e alguns acionistas, por 56,8 milhões. A decisão final será tomada em assembleia geral.

Prime Video passa a ter anúncios e modelo sem publicidade

Amazon fala em medida necessária para "continuar a investir em conteúdo interessante e manter esse aumento de investimento durante um longo período de tempo". Para já, Portugal fica de fora.

Mercadão apresenta-se como “A Outra” na sua nova campanha

Em simultâneo com esta campanha, está também a decorrer um passatempo numa parceria com a DAZN que, durante 10 semanas, vai premiar semanalmente dois vencedores com um passe anual da DAZN Eleven.

ESC Online patrocina centenário do Teatro Tivoli BBVA

O patrocínio da ESC Online consiste assim num dos três a cinco patrocinadores/mecenas da comemoração, número que Paulo Dias, administrador do Teatro Tivoli BBVA, já tinha adiantado ao +M.

TSF? “Apreciamos sinais que o prof. Marcelo tem dado”

José Paulo Fafe foi nomeado administrador da Global Media em nome de um novo acionista e agradece "sinais de Marcelo" sobre o futuro do grupo que tem a TSF. "Tanto pública, como em privado".

Rosália Amorim vai ser a nova diretora da TSF

No dia seguinte a uma greve histórica na TSF, a nova administração da Global Media liderada por José Paulo Fafe anunciou que Rosália Amorim vai ser a nova diretora.

Greve de 24 horas na TSF teve adesão total

Pagamento de salários em atraso há dois meses, falta de resposta nas negociações sobre aumentos salariais e apoio à direção liderada por Domingos Andrade estiveram na base do protesto da rádio.

“Pela primeira vez em 35 anos desligámos o microfone” da TSF

Os trabalhadores da TSF avançaram para uma greve de 24 horas, saíram à rua e estão concentrados em frente às instalações da rádio esta quarta-feira.

APPM Marketing Awards com 90 trabalhos em shortlist

Os vencedores são revelados no dia 27 de setembro, na gala de entrega de prémios APPM Marketing Awards, que tem lugar no Clube Ferroviário em Lisboa.

Rupert Murdoch vai deixar a presidência da Fox e News Corp

Lachlan Murdoch – o filho mais velho de Rupert Murdoch, que se tornou co-presidente da News Corp em 2014 – parece ser o sucessor, depois de ter sido elogiado pelo pai numa nota aos funcionários.

Jornalista francesa detida por divulgar segredos da Defesa

A investigação a Ariane Lavrilleux pelas autoridades francesas teve início em julho de 2022, quando o ministério das Forças Armadas fez uma queixa por "violação dos segredos de defesa nacional".

RSF denuncia ataques a jornalistas da Amazónia brasileira

Um terço das agressões registadas ocorreu nas vésperas das eleições presidenciais de 2022, que levaram Lula da Silva ao poder, observaram os autores do relatório.

George R. R. Martin e outros 16 autores processam OpenAI

Autores alegam "infrações flagrantes e prejudiciais dos direitos de autor" e chamam ao programa ChatGPT uma "empresa comercial maciça" que depende do "roubo sistemático em grande escala".

Elon Musk avisa que X pode vir a ser pago

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, disse também na conversa com Musk que a prevenção em relação a bots pode ajudar a combater o antissemitismo na plataforma.

Sapo assinala 28 anos com novidades

O Sapo faz 28 anos. A data é celebrada com alterações a nível da marca, navegação e reforço do conteúdo. As novidades vão ser comunicadas numa campanha digital assinada pela Dentsu Creative.

Seniores representam apenas 4% das pessoas em anúncios

Quando apresentados em anúncios, 65% dos seniores apareceram em ambientes familiar e doméstico, e menos de 1% foram incluídos em anúncios que os colocavam em ambientes profissionais ou de liderança.

Na nova campanha da Makro os clientes são os protagonistas

A campanha, protagonizada por clientes, está presente em filmes publicitários em tv e meios digitais, mupis, publicidade impressa em meios locais, spots em rádios locais e publicidade digital.

A bola
Trabalhadores da Bola esperam fundamento de despedimento

As duas listas de trabalhadores visados atingem cerca de 80. Alguns funcionários foram abrangidos por rescisões amigáveis, mas não conseguiram ter acesso às quotas da Segurança Social

ACNUR arranca com campanha de fundos para refugiados

Sete milhões de crianças refugiadas em todo o mundo não estão a ter acesso a escolas e educação. ACNUR arrancou com campanha de angariação de fundos.

Empresário oferece 10 mil milhões por canais da Disney

Um porta-voz da Disney adiantou que embora a empresa esteja disponível para "considerar opções estratégicas", ainda não foi tomada nenhuma decisão quanto a uma eventual venda.

Preço é o maior entrave às escolhas sustentáveis

Segundo a Kantar , os produtos comercializados de forma sustentável custam 70% mais do que o preço médio da categoria. 60,9% dos consumidores apontam o custo como obstáculo a escolhas sustentáveis.

Opinião Ver todas
Bruno Batista

A orquestra funciona 365 dias

Bruno Batista,

Negócios +M Ver todas
MBO à frente da Media Capital na guerra pela Cofina

Já são conhecidos os termos das duas propostas apresentadas pela compra de 100% do grupo que tem o Correio da Manhã, mas o negócio de venda ainda não é certo.

Media Capital aumenta oferta pela compra da Cofina

Terminava esta sexta-feira o prazo para apresentação de propostas finais pela compra da Cofina, que tem dois concorrentes: a Media Capital e os quadros da empresa com Ronaldo.

Lucros da Cofina baixam 31,4% no primeiro semestre

As receitas de publicidade da dona do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios cresceram 9,2% para os 14,8 milhões de euros. O grupo diz estar a analisar as duas propostas de compra.

Opinião Ver todas
Vera Carrondo

ESG, o novo must-have para as marcas

Vera Carrondo,

Meo e Bar Ogilvy apelam à natalidade em campanha do Euro2024

"Faz amor pelo amor à Seleção" é o mote da campanha, assinada pela Bar Ogilvy - que em 2022 assinou a "Sirenes" - de apoio ao Euro 2024. Com criatividade da Dentsu lança também hoje oferta 10 Gbps.

Opinião Ver todas
José Bourbon-Ribeiro

Love is all we need

José Bourbon-Ribeiro,

Rui Gomes substitui Domingos de Andrade na direção da TSF

A alteração surge na sequência da entrada em funções, esta semana, da nova administração da Global Media. O cargo de diretor-geral editorial deixa de existir no grupo, sabe o +M.

Global Media muda administração. José Paulo Fafe é oficial

José Paulo Fafe foi indicado pelo World Opportuny Fund (WOF), que comprou uma participação de 38% na Páginas Civilizadas, de Marco Galinha, que se mantém como "chairman" do Global Media Group.

Global Media e grupo Bel vender participação na Lusa

O grupo Bel e a Global Media, liderados pelo empresário Marco Galinha, estão interessados em vender a participação que detêm na Lusa, confirmaram várias fontes à Lusa.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

Marketeers de bancada

Joana Garoupa,

Marcas são “indispensáveis” para a seleção de rugby

A seleção de rugby garantiu, 16 anos depois, a presença no Campeonato do Mundo. Na véspera do arranque da prova, o +M falou com a Federação e com os principais patrocinadores.

Opinião Ver todas
João Santos

Os rankings da minha vida

João Santos,

Global Media muda administração. José Paulo Fafe é oficial

José Paulo Fafe foi indicado pelo World Opportuny Fund (WOF), que comprou uma participação de 38% na Páginas Civilizadas, de Marco Galinha, que se mantém como "chairman" do Global Media Group.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Um triste Natal a todos nós

António Fuzeta da Ponte,

SIC e TVI separadas por seis décimas nas audiências da TV

Em termos absolutos a SIC foi acompanhada em média 295,6 mil espectadores, a TVI por 284,3 mil e a RTP1 por 214,5 mil pessoas. O total cabo registou uma audiência média de 853,8 mil pessoas.

Negócios +M Ver todas
Bruno Batista, CEO da GCI, em entrevista ao ECO - 24AGO22
PLM Retail Specialists reforça portefólio do GCI Media Group

A PLM Retail Specialists trabalha marcas como o Alibaba Group, Canon, Costa Verde, Fnac, Huawei, Meo; Microsoft, Miele, Nestlé, Novo Banco, Philip Moris, Samsung, Smeg, Widex, Worten ou Vodafone.

CGD aposta na Wavemaker como nova agência de meios

A Wavemaker vem assim deste modo substituir a PHD como agência de meios da Caixa Geral de Depósitos.

Facebook e Instagram equacionam versões pagas sem anúncios

A concretizar-se esta decisão, a Meta não deixaria de oferecer a versão gratuita das suas redes sociais na União Europeia. Ainda não foi adiantado um possível valor de subscrição para a versão paga.

Opinião Ver todas
Luis Lobato Almeida

“Achas que isto vai funcionar?”

Luis Lobato Almeida,

Patrícia Nunes Coelho

O pensador estratégico… e a criação de valor!

Patrícia Nunes Coelho,

Retalhistas com comunicação 360º para regresso às aulas

Entre os tradicionais folhetos e spots até ao recurso a influencers e lançamento de passatempos, os retalhistas estão a apostar em campanhas multimeios para comunicar esta fase de vendas.

Rescisões no grupo A Bola chegam a mais de 100 trabalhadores

"É cortar dois terços dos trabalhadores de uma assentada", lamenta o Sindicato dos Jornalistas que apela a Marcelo Rebelo de Sousa, "que intervenha para travar os sucessivos ataques à informação".

Mark Thompson é o novo CEO da CNN Worldwide

Thompson foi o substituto encontrado pela CNN para ocupar o cargo deixado vago em junho por Chris Licht, que foi afastado da posição depois de um ano "tumultuoso" na estação televisiva.

Burger King processado nos EUA por menus enganosos

O processo refere-se a imagens alegadamente enganadoras retratadas nos menus em anúncios. O juiz norte-americano decidiu que a marca deve mesmo enfrentar um processo.

Zippy promove a autonomia das crianças em nova campanha

Segundo Filipa Bello, head of brand & creative, a Zippy tenta que os produtos não sejam o centro mas antes que permitam à marca ter mais impacto na sociedade.

Cristina Ferreira renova com TVI e assume novas funções

Além de manter o cargo de diretora de entretenimento e ficção, com este "renovar" de confiança, Cristina Ferreira é nomeada administradora executiva da Media Capital Digital.

A bola
Jornal A Bola avança com rescisões

Em cima da mesa, segundo o sindicato, podem estar rescisões com cerca de 60 trabalhadores de um grupo que conta neste momento com perto de 150 pessoas.

Meta apaga milhares de contas vinculadas à China

No total, a Meta removeu 7.704 contas, 954 páginas (outros tipos de contas) e 15 grupos do Facebook, enquanto fechou 15 contas no Instagram.

Governo açoriano quer pagar 40% do salário dos jornalistas

A percentagem destes apoios desce para os 20% do salário líquido mensal quando os jornalistas tiverem um contrato a termo ou em regime de prestação de serviços (recibos verdes).

David Madrid apresenta nova edição limitada do Burger King

A edição limitada está disponível até novembro em todos os restaurantes Burger King, em regime take away , auto king e home delivery.

Como os canais desportivos preparam a nova época

O +M falou com a Sport TV e a Eleven de forma a perceber como os canais desportivos - que estão a apostar no digital - prepararam a nova época, quais as novas apostas e como o estão a comunicar.

30º Digital Business Congress - 12MAI21
Guerra de palavras entre CEO da Impresa e Mário Ferreira

Presidente do conselho de administração da Media Capital acusou a Impresa de usar Ana Gomes para o atacar. Francisco Pedro Balsemão diz que afirmações são "falsas, caluniosas e ofensivas".

X oferece 250 dólares a PME que invistam na rede social

Ação tem como objetivo atrair anunciantes e foi divulgada cerca de um mês depois de Elon Musk ter dado a conhecer uma quebra acentuada nas receitas publicitárias.

GCI responsável por comunicar entrada da Avatim em Portugal

Portugal vai ser a "porta de entrada" da Avatim para a sua internacionalização na Europa, apostando a marca na GCI para assegurar a comunicação.

Novos outdoors do Intermarché dizem onde fica a concorrência

O Intermarché diz ter a "confiança" para optar por esta abordagem por ser "o único supermercado que é, de facto, da região, seja ela qual for".

APPM vai atribuir Prémio Carreira

Carlos Sá (presidente da APPM) e Sandra Alvarez (presidente do júri dos APPM Marketing Awards) serão os responsáveis por selecionar o homenageado.

Zuckerberg avança com versão web para a rede social Threads

O lançamento desta nova versão acessível através da web, sem recurso a uma app, surge pouco depois de a rede social ter registado em julho, apenas num mês, um decréscimo de 79% de utilizadores ativos.

ERC quer conhecer melhor novas tendências de media em 2024

Acompanhar os eventuais processos de alteração da leis de imprensa e da rádio e os desenvolvimentos do Plano de Ação para a Democracia Europeia na área dos media, são outras das linhas estratégicas.

Rui Ribeiro assume direção criativa do GroupM

Para o novo diretor criativo do GroupM, que conta com 30 anos de experiência em publicidade, é na criatividade que está a diferenciação que "conduz à eficácia das empresas e das organizações".

Lusíadas Saúde assume serviço médico do Meo Kalorama

A presença em festivais permite uma aproximação aos clientes e consolidação do seu posicionamento enquanto prestador de cuidados médicos, disse a diretora de marketing do grupo ao +M.

Vídeo da FPF dos 20 anos de Ronaldo na seleção bate recordes

O vídeo no Instagram alcançou mais de 18,5 milhões de visualizações em 24 horas, sem qualquer investimento em paid media, refere a FPF.

Solverde.pt lança novo podcast “Jogo Pelo Jogo”

“Jogo pelo Jogo” encontra-se disponível nas plataformas de streaming de podcasts. Pode também ser visto, em formato de videocast, no YouTube e redes sociais da Solverde.pt.

Canadá pressiona Meta a levantar bloqueio de notícias

A Meta não dá mostras de recuar na sua decisão, referindo que a população canadiana continua a ter acesso na plataforma à informação de agências oficiais do governo, serviços de emergência ou ONG's.

Assinaturas do streaming pesam mais no bolso dos portugueses

Os conteúdos não escapam à inflação. As principais plataformas têm anunciado aumentos de preços que também abrangem o mercado português. Recorde o que ficou mais caro.

Renova é patrocinadora das Olimpíadas de Matemática até 2026

A 42.ª Edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática está agendada para ocorrer entre novembro de 2023 e março de 2024. A Renova é a principal patrocinadora.

Elon Musk quer remover título das notícias partilhadas no X

A ideia do próprio Elon Musk terá como objetivo diminuir a altura dos tweets, permitindo que caibam mais publicações no feed que aparece no ecrã dos utilizadores, e melhorar a estética da plataforma.

Air France – KLM contrata consultora LLYC para corrida à TAP

O grupo franco-neerlandês contratou a consultora de comunicação sedeada em Espanha, numa demonstração do seu interesse na reprivatização da transportadora aérea portuguesa.

86% dos consumidores evita ativamente anúncios televisivos

Segundo o estudo, existe também uma correlação entre uma experiência mais positiva com publicidade e uma maior tendência de consumo.

Debate com o primeiro-ministro no Parlamento - 22MAR23
MP investiga divulgação de notícias falsas pelo Chega

MP confirmou a receção de denúncia e a abertura de inquérito no DIAP de Lisboa, para "recolher os elementos e apurar as circunstâncias de facto e de direito".

ERC “já recebeu” participação sobre desinformação de Ventura

Depois da Renascença, também o Público já havia denunciado e repudiado a utilização do seu grafismo por parte de André Ventura e do partido Chega para a partilha de notícias falsas e/ou inexistentes.

Público reage a desinformação partilhada por Ventura

Questionada pelo +M, fonte oficial do Chega referiu que o partido "não usa a marca" de nenhum OCS e que "tem os seus próprios mecanismos de fiscalização e análise, não a dos editores de jornais".

Altice foi o maior anunciante do país em julho

A Altice é também a maior anunciante no acumulado dos primeiros sete meses do ano. Em julho, o ranking das agências de meios é liderado pela OMD e o das agências criativas pela Fuel.

TdC recomenda revisão da Lei de Publicidade Institucional

A auditoria concluiu que persistem na Lei de Publicidade Institucional do Estado "situações de difícil interpretação ou que condicionam a sua execução, com implicações em todas as fases do processo".

YouTube com publicidade para adultos em vídeos para crianças

Adalytics acusa YouTube de mostrar anúncios para adultos em vídeos para crianças. Google responde que estudo é “muito falível e enganoso” e que "faz alegações completamente falsas".

Em um mês, o Threads perdeu 79% dos seus utilizadores ativos

A 7 de julho, o Threads contava com um total de 49,3 milhões de utilizadores diários ativos (apenas na app Android). Contudo, um mês depois, este número caiu para 10,3 milhões.

As questões em aberto no futuro das redes sociais

O mundo das redes sociais é volátil. Será a mudança do Twitter uma boa aposta? Irá o rival Threads triunfar? O futuro do TikTok também passa pelo texto? Atualmente são várias as questões em aberto.

CIG não dá desculpas para a violência doméstica em campanha

A campanha multimeios de expressão nacional marca presença em televisão, mupis e outdoors, imprensa, rádio, cinema, multibancos e meios digitais.

Dois portugueses nomeados para prémio europeu de cartoon

Os cartoonistas portugueses Cristina Sampaio e António Antunes estão nomeados para o prémio de melhor cartoon editorial europeu, que será atribuído em setembro em Haia, Países Baixos.

RTP2 é o único generalista que não cumpre quota de difusão

As descidas mais significativas em termos de obras em língua portuguesa ocorreram nos canais SIC Mulher e SIC Caras e nos canais de cinema e séries do operador Nos (com exceção do TVCine Top).

Mais de metade dos marketeers usa IA diariamente

Enquanto 62% dos inquiridos utiliza as ferramentas de IA para revisão de texto e tornar a escrita mais concisa, 22% usa plataformas de IA que geram imagens através de descrições textuais.

‘Cooprativa’, uma nova agência cultivada em Torres Vedras

A nova agência diz, em comunicado, que vai cooperar com os seus parceiros, envolvendo os clientes desde o início do projeto até à entrega e lançamento no mercado.

Mercadão aposta na Novamedia para reforço na comunicação

A Novamedia é agora responsável pela direção criativa, produção audiovisual e apoio diário à comunicação, ativação e melhoria do produto do Mercadão.

Santa Casa revê todos os apoios para 2024 para cortar custos

Santa Casa informou federações que está a rever o plano de patrocínios aos eventos desportivos, preparando-se para cortar apoios. Secretário de Estado do Desporto pediu reunião urgente com Ana Jorge.

MOP entra em Lisboa e investe 25 milhões de euros

O investimento, feito não só em equipamentos digitais mas também em recursos humanos, novos departamentos, software ou research, tem por objetivo conquistar a liderança no setor, a nível nacional.

Internet (sem google e FB) tem 5% de investimento comercial

Os dados são do "What's on the market?", relatório do semestre produzido pelo GroupM, que pretende traçar um retrato do país e, em particular, do investimento publicitário.

Renascença alvo de notícias falsas partilhadas por Ventura

A Renascença diz que tentou falar com Ventura nos últimos dias, mas este "nunca respondeu ao contacto", e contactada a assessora de imprensa do Chega, esta referiu "que estavam a apurar os factos".

Nos Alive, Meo Sudoeste e Marés Vivas lideram recordação

O Nos Alive, Meo Sudoeste, Meo Marés Vivas, Primavera Sound/Nos Primavera Sound e o Super Bock Super Rock, são, por esta ordem, os cinco festivais mais lembrados espontaneamente pelos inquiridos.

Opinião Ver todas
João Santos

Agora escolha…

João Santos,

Marca Portugal já ganhou com a JMJ, defendem especialistas

A JMJ foi um evento que tinha muito para correr mal, mas acabou por superar até as melhores expectativas. Os ganhos de força e reputação da marca Portugal devem agora traduzir-se em ganhos económicos.

Opinião Ver todas
Miguel Moreira Rato

Hype-se

Miguel Moreira Rato,

Marcas também “pedalam” na Volta a Portugal

A organização não tem dúvidas: "Sem marcas a Volta não existia". Entre municípios e marcas privadas, o apoio dado à prova rainha de ciclismo em Portugal é de perto de três milhões de euros.

Opinião Ver todas
Renato Póvoas

Meu querido mês de agosto: o que comunicar?

Renato Póvoas,

Francisco Teixeira

Francisco, como o Papa

Francisco Teixeira,

JMJ origina mais de 40 mil notícias no online internacional

Em Portugal, entre online, imprensa, televisão e rádio, foram 13.007 as notícias sobre a JMJ publicadas entre os dias 1 e 7 de agosto.

32º Digital Business Congress APDC - 09MAI23
Media Capital com prejuízos de 4,8 milhões no semestre

O EBITDA é negativo em 1,3 milhões, uma melhoria 65%, e o endividamento situa-se nos 28,5 milhões. Media Capital vai avançar com um programa de rescisão de contratos de trabalho por acordo mútuo.

Cândido Costa protagoniza nova campanha da Solverde

O ex-futebolista torna-se assim embaixador da marca Solverde.pt, pelo que "vai passar a partilhar conteúdos nas redes sociais da Solverde.pt com regularidade".

Assistimos à “infantilização do consumidor”, diz Bidarra

Pedro Bidarra foi o keynote speaker de encontro que juntou, no Terraço ECO, profissionais da área do marketing e comunicação. Assistimos à "infantilização do consumidor", diz, sempre em tom crítico.

Opinião Ver todas
Carlos Coelho

Olá! A marca Portugal, sou eu!

Carlos Coelho,

A operação de marketing que fez do filme ‘Barbie’ um sucesso

A Barbie chegou aos cinemas na última semana e tem tido um sucesso retumbante. Grande arte do êxito deve-se a uma poderosa máquina de marketing, cujo investimento ultrapassa o do próprio filme.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

O poder surpreendente de pensar diferente

Joana Garoupa,

António Fuzeta da Ponte

Papa Super Pop

António Fuzeta da Ponte,

Negócios +M Ver todas
Lucros da Cofina baixam 31,4% no primeiro semestre

As receitas de publicidade da dona do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios cresceram 9,2% para os 14,8 milhões de euros. O grupo diz estar a analisar as duas propostas de compra.

32º Digital Business Congress APDC - 09MAI23
Dona da SIC e do Expresso com prejuízo de 4 milhões

O EBITDA foi de 2,9 milhões de euros, uma quebra de 31,6%. Um dos fatores que contribui negativamente para este resultado foi a escalada das taxas de juro de referência, avança o grupo.

Especialistas em marcas defendem reset do Twitter

Dez meses depois de "libertar o pássaro", Musk matou-o. Faz sentido? Apesar da chuva de críticas, especialistas em marcas acreditam que pode ser um "golpe de génio".

Opinião Ver todas
João Santos

Os fantasmas que não assustam…

João Santos,

Patrícia Nunes Coelho

O marketeer de hoje e o politicamente correto

Patrícia Nunes Coelho,

Ideias +M Ver todas
ERC quer adaptar leis da rádio e da imprensa à internet

A ERC fez chegar propostas de alteração das lei da Rádio e de Imprensa à AR. Alargar ao digital o âmbito das leis e distinguir publicações jornalísticas e não jornalísticas são duas das alterações.

campanha prr
PRR investe 200 mil euros em campanha para chegar ao cidadão

Estrutura de Missão recuperar Portugal quer explicar aos portugueses como está a ser aplicado o dinheiro da 'bazuca'. A campanha, com cinco filmes, é da Comcreation e o planeamento da Nova Expressão.

FCB Lisboa comemora prémio com outdoor em Times Square

“Queria que os nossos colaboradores sentissem o prazer e a emoção de serem elogiados no espaço publicitário com mais prestígio do mundo”, refere o CEO Edson Athayde.

Alexandra Navarro e Tiago Strecht lideram Samy Alliance

Alexandra Navarro e Tiago Strecht vão partilhar a liderança da Samy Alliance, que em Portugal tem as agências SamyRoad e DLaundry. Francisco Morgado Véstia assume cargo a nível global.

Opinião Ver todas
Alberto Rui Pereira

O Futuro da Criatividade e a Inteligência Artificial

Alberto Rui Pereira,

Catarina Pestana

A fantasia da realidade

Catarina Pestana,

Negócios +M Ver todas
Mário Ferreira denuncia “interesses de alguns” na Cofina

Mário Ferreira revela ao ECO que Ronaldo fez aproximação à Media Capital para comprar a Cofina Media antes de apoiar MBO e denuncia que interesses de pequenos acionistas estão a ser prejudicados.

“A venda da Cofina é muito mais do que dinheiro”

Luís Santana, gestor da Cofina e um dos promotores do MBO no grupo com o apoio de Ronaldo, afirma ao ECO que "a questão da venda da Cofina Media é muito mais do que uma questão de dinheiro".

Mário Ferreira ao ECO: Oferta sobre a Cofina “não é hostil”

A Media Capital apresentou uma oferta pela Cofina de 80 milhões. O presidente do grupo garante que não é hostil, abre a porta a Ronaldo e garante independência editorial do Correio da Manhã.

Media Capital aumenta oferta e propõe 80 milhões pela Cofina

A Media Capital apresentou uma proposta vinculativa pelo controlo de 100% da Cofina Media, agora de 80 milhões de euros (dívida incluída), superior à que foi feita no MBO com o apoio de Ronaldo.

“A procura das marcas por branded content vai continuar a crescer”

A Havas Sports & Entertainment passou a Havas Play, um rebranding que surge na sequência da criação de uma network global. A managing and creative partner Ana Roma Torres faz o balanço.

Opinião Ver todas
Maria José Inácio Tavares

A Televisão depois da Televisão: Uma nova era

Maria José Inácio Tavares,

Indústria do marketing e publicidade mais inclusiva

Apesar do aumento de inclusão, ainda há muito a fazer. A idade, o género e a situação familiar são as formas de discriminação mais comuns no setor do marketing e publicidade.

Opinião Ver todas
Tiago Baldaia

O Velho e o Mar(keting)

Tiago Baldaia,

José Bourbon-Ribeiro

Lobbying pela transparência

José Bourbon-Ribeiro,

Pedro Graça

Now seriously folks…

Pedro Graça,

Negócios +M Ver todas
Três acionistas da Cofina SGPS por detrás do MBO

Onze investidores e uma sociedade veículo estão por detrás da potencial compra da Cofina pelos seus próprios gestores (MBO). Três acionistas estão envolvidos.

Media Capital entra na guerra pelo controlo da Cofina

O grupo liderado por Mário Ferreira quer avançar para a compra da Cofina e, em comunicado enviado à CMVM, diz-se disposto a oferecer mais de 75 milhões, o valor do MBO liderado por Luís Santana.

Ronaldo vai ser acionista de referência do Correio da Manhã

Cristiano Ronaldo vai ser acionista de referência da Cofina Media com cerca de 30%, no âmbito do processo de MBO que está em curso. Grupo é detentor do Correio da Manhã e CMTV, entre outros meios.

Pessoas +M Ver todas
Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio Portugal, em entrevista ao ECO/+M - 23MAI23
“Se soubermos manter a relevância, a receita está lá”

Defender o castelo ou abrir as portas e explorar novas oportunidades e formas de colaboração? Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio, defende que o futuro passa por incorporar a segunda hipótese.

Salvador Bourbon Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio Portugal, em entrevista ao ECO/+M - 23MAI23
“Vamos querer ser vistos como a casa do áudio em Portugal”

A Bauer Media entrou em Portugal em junho do ano passado, quando foi concluída a compra das rádios da Media Capital. Um ano depois, Salvador Ribeiro, CEO do grupo, faz o balanço e aponta o futuro.

Musk ameaça processar Meta devido ao lançamento do Threads

O Twitter ameaçou processar a Meta, acusando-a de "apropriação indevida de segredos comerciais" do Twitter e outras propriedades intelectuais" para criar o Threads.

VIC Properties aposta em programa cultural de entrada livre

O objetivo passa por oferecer "inúmeros momentos culturais ao longo do verão a todos os que visitem o emblemático projeto assinado pelo Prémio Pritzker Renzo Piano".

As 100 marcas portuguesas mais valiosas, revela a OnStrategy

A OnStrategy destaca as marcas Novo Banco, Via Verde e Lusíadas Saúde como as que apresentaram uma maior valorização - superior a 10% - e a TAP como a que mais desvalorizou - mais de 20%.

Vanguard Properties é a nova mecenas da Gulbenkian

O protocolo, que vigora até 2025, tem como objetivo apoiar o novo Centro de Arte Moderna (CAM). O atual edifício encontra-se encerrado para remodelação.

Opinião Ver todas
Duarte Vilaça

Olarilalé

Duarte Vilaça,

“Contar uma história em 20” não é possível”, diz APAN

A boa e má publicidade, as relações entre os diferentes agentes do setor e os principais desafios da indústria foram alguns dos temas que marcaram o primeiro encontro promovido pelo +M.

Opinião Ver todas
Paula Cordeiro

Onde está o plano de comunicação?

Paula Cordeiro,

Vanessa Machado

CX ou ficção científica???

Vanessa Machado,

“As marcas são o subsídio que garante bilhetes mais baratos”

O Nos Alive, as políticas para a cultura, o apoio das marcas – ou a falta dele –, o Parque Tejo e a entrada da Live Nation no mercado são alguns dos temas abordados em entrevista a Álvaro Covões.

Pessoas +M Ver todas
YoungNetwork Group reforça public affair com Tiago Preguiça

Tiago Preguiça passou por agências de comunicação, tendo depois sido assessor e chefe do gabinete em dois governos. Era diretor-geral da Segurança Social desde 2021.

Vítor Martins assume direção comercial da JCDecaux Portugal

Vítor Martins era até agora head of national sales da empresa de publicidade exterior, na qual ingressou há 10 anos.

Gato Preto tem nova DRH e liderança de marketing

Nova DRH da cadeia transita da Barkyn. No marketing a escolha da cadeia de retalho liderada por Carolina Afonso reside numa promoção interna.

Rute Gonçalves assume direção de marketing da Galp

A profissional, na Galp há 25 anos, vai substituir Filipa Appleton que, como avançou o +M na última semana, vai assumir a direção de brand marketing do Continente.

E os Best Professional to Work da publicidade são?

Os resultados fazem parte do Best Agency to Work for 2023, um estudo realizado pela Scopen junto de 753 profissionais de 56 agências e partilhado em exclusivo com o +M.

Negócios +M Ver todas
Ronaldo vai ser acionista de referência do Correio da Manhã

Cristiano Ronaldo vai ser acionista de referência da Cofina Media com cerca de 30%, no âmbito do processo de MBO que está em curso. Grupo é detentor do Correio da Manhã e CMTV, entre outros meios.

Os negócios de Ronaldo, o novo patrão dos media

Cristiano Ronaldo tem um vasto e diversificado património empresarial com negócios na estética, no turismo, no imobiliário, na moda, nas águas, no setor financeiro e agora também nos media.

Cofina confirma oferta de 75 milhões com CR7

Grupo que detém o Correio da Manhã diz que está “numa fase preliminar de avaliação da proposta e do preço oferecido”, pedindo um prazo mínimo de 60 dias para responder.

Opinião Ver todas
Pedro Pinto

Desbravar o futuro do digital commerce

Pedro Pinto,

Alexandra Navarro

Cinco tostões sobre pessoas, marcas e relações

Alexandra Navarro,

Alexandra Almeida Ferreira

Deus ex-machina

Alexandra Almeida Ferreira,

Appleton no Continente, Simões assume novas funções na MC

Filipa Appleton será, a partir de setembro, diretora de brand marketing do Continente. Tiago Simões assumirá novos projetos na MC.

📹 A publicidade é “uma seca”? Veja aqui o debate

O primeiro Conversas +M juntou Sandra Alvarez (APPM e PHD), Nuno Jerónimo (O Escritório) e Ricardo Torres Assunção (APAN) para debater a indústria da comunicação. Veja o vídeo.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

Ajudar as marcas a redesenhar o seu futuro

Pedro Pimentel,

Tiago Monteiro

Content Reigns Suprem

Tiago Monteiro,

IPG Mediabrands prevê crescimento de 4% para Portugal

O digital e o out-of-home são os motores de crescimento do mercado português este ano, com a televisão a cair 2%. O crescimento do investimento publicitário deve acelerar em 2024.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Procuram-se marketeers para proposta política séria

António Fuzeta da Ponte,

Jorge Vinha da Silva

25 anos depois da Expo98, Portugal é outro

Jorge Vinha da Silva,

Dentsu Creative e Meo vão trazer dois leões para Portugal

A This is Pacifica ganha prata em Design. A Dentsu Creative ganha ainda um bronze com Jardins Sonoros em Design e é provável que traga prémio com o The Everything Book, em colaboração com a DC Dubai.

FCB Lisboa e Penguin Random House voltam a trazer “leão”

Um ano após ter conquistado o grande prémio de Design, a FCB Lisboa e a Penguin Random House vão ganhar um leão de prata em Brand Experience & Activation, apurou o +M. É o sexto leão para Portugal.

Leo Burnett traz de Cannes mais um bronze para Portugal

A Leo Burnett, com "Golden Dates", para a AMP, vai trazer mais um leão de bronze do Festival Cannes Lions para Portugal, sabe o +M. Dentsu Creative e This is Pacifica são as outras premiadas.

Opinião Ver todas
Edson Athayde

Só vive feliz quem morre tentando

Edson Athayde,

Ivo Purvis

Um overview do Cannes Lions

Ivo Purvis,

Filipe Mesquita

Un toast aux Cannes

Filipe Mesquita,

Ideias +M Ver todas
Burger King lança menu Da Weasel em parceria com a banda

O hambúrguer Rodeo vai voltar à cadeia de restaurantes, através do lançamento do Menu Da Weasel: Double Rodeo XXL, no âmbito de uma parceria que assinala também o regresso da banda portuguesa.

JLM&A conta com novos serviços na área de sustentabilidade

Através de uma parceria com a C-MORE, a JLM&A passa assim a oferecer serviços e soluções para ajudar os clientes na sua "jornada de mudança" para o desenvolvimento sustentável das empresas.

Delta Q dá nova vida às máquinas de café

A marca assume, com o projeto (re)Born, o compromisso de maximizar o tempo de vida dos seus equipamentos e minimizar a pegada ecológica.

Como se ativam as marcas nos festivais de música?

Os principais festivais de verão do país são habitualmente associados a grandes patrocinadores. Conheça as estratégias e as campanhas de ativação preparadas pelas marcas para as edições de 2023.

Conversas +M: a comunicação em debate no arranque do verão

O primeiro Conversas +M junta Sandra Alvarez (APPM e PHD), Nuno Jerónimo (O Escritório) e Ricardo Torres Assunção (APAN) para debater a indústria da comunicação.

GCI aposta em nova área “People & Talent”

A GCI People & Talent conta com nomes como Mia Relógio, Diogo Beja, Vicky Campelo, La Femme Nomade, João Kopke, Cristiana Jesus, Paulo Battista, Emily Sanches, Adriane Garcia, entre outros.

Valor das 100 maiores marcas globais sofre queda de 20%

Apesar da queda, o valor das 100 maiores marcas em 2023 continua a ser maior do que aquele que era projetado nos rankings antes da pandemia.

The Guardian proíbe publicidade a apostas e jogos de azar

O The Guardian também proíbe a publicidade a empresas de combustíveis fósseis desde 2020.

Mercado publicitário deve crescer 5,9%, prevê o GroupM

Entre os principais mercados, destacam-se os crescimentos da Índia (12%) e da China (7,9%) em 2023. Já em 2024 o investimento publicitário em França deve crescer 9,7% devido aos Jogos Olímpicos.

Opinião Ver todas
André Marques da Silva

A morte da loja física foi grandemente exagerada

André Marques da Silva,

Alberto Rui Pereira

OOH, um meio em profunda transformação

Alberto Rui Pereira,

Trabalhadores de media ucranianos servem nas Forças Armadas

9,3% dos OCS também indicaram que transferiram apoio dado por leitores para o esforço militar ou para ajudar habitantes de áreas localizadas em zonas da linha da frente do conflito militar.

“Construir uma grande marca hoje é um exercício dantesco”

Além de António Casanova, a mesa redonda da APAN juntou Francisco Pedro Balsemão (CEO Impresa), José Pedro Dias Pinheiro (chairman GroupM) e Vera Pinto Pereira (presidente EDP Comercial).

Quem são os novos donos d’A Bola?

O grupo Ringier, comprador do diário A Bola e do canal A Bola TV, está presente em 19 países europeus e africanos, tem perto de 140 marcas e conta com cerca de 6.400 trabalhadores.

“Os marketeers estão a falhar uma oportunidade gigante”

O humor é a grande ferramenta de comunicação da Control. Em entrevista ao +M, Patrícia Nunes Coelho, diretora de marketing da Control desde 2007, aborda os desafios da marca e antecipa as novidades.

“Rabo de Peixe”, o fenómeno português da Netflix

Esta foi a primeira produção de ficção assinada por Augusto Fraga, que tem trabalhado sobretudo em publicidade. A série está top das mais vistas em 33 países.

Opinião Ver todas
Duarte Vilaça

Ausentes no 38

Duarte Vilaça,

André Melo

O valor da presença digital de uma marca

André Melo,

Mónica Nogueira de Sousa

Estou a interromper? Espero que valha a pena

Mónica Nogueira de Sousa,

Negócios +M Ver todas
Luís Santana confirma management buy out na Cofina

"O projeto assegurará o necessário financiamento junto, em primeiro lugar, dos promotores do MBO, mas também junto das instituições financeiras e de investidores nacionais idóneos", afirma Santana.

Grupo suíço compra o jornal A Bola

O histórico jornal desportivo com sede na Travessa da Queimada vai mudar de mãos, e passará a ser propriedade do grupo suíço Ringier.

Octávio Ribeiro e Luís Santana lideram MBO à Cofina

O +M/ECO sabe que os dois responsáveis estão em contactos com investidores para levantar cerca de 30 milhões de euros, valor que lhes permitirá formalizar a proposta.

Pessoas +M Ver todas
Elísio Summavielle, presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém (CCB), em entrevista ao ECO - 24MAI23
“Quero ver se conseguimos lançar o concurso do novo hotel do CCB até agosto”

O CCB quer abrir o novo museu de arte contemporânea no último trimestre, contratar um 'chief curator' e aumentar o preço dos bilhetes para 10 euros, revela Elísio Summavielle em entrevista ao ECO.

Elísio Summavielle, presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém (CCB), em entrevista ao ECO - 24MAI23
“O orçamento não é o problema na cultura”

Pela "estima e admiração" que tem por Pedro Adão e Silva, Elísio Summavielle aceitou ser reconduzido há um ano na presidência do Centro Cultural de Belém. Um ano depois, vê melhorias.

Elísio Summavielle, presidente do conselho de administração do Centro Cultural de Belém (CCB), em entrevista ao ECO - 24MAI23
“Não é nos bilhetes dos espetáculos que vamos fazer receita”

Elísio Summavielle, presidente do CCB, defende em entrevista uma revisão de estatutos e uma maior abertura à iniciativa privada. A decisão é política, mas o gestor explica porquê.

CCP: Fox com a SaTG e O Escritório são os vencedores

The Forgotten Team, da Dentsu Creative para a Meo, e a Amnistia Internacional, venceu o GP Jornalistas. O GP para o Bem foi para a Petição Luto Parental, da Tux&Gill para a Acreditar.

Dia do Marketing celebrado pela 1ª vez. O que diz o setor?

A IA, automação, sustentabilidade, personalização do cliente, ética e transparência, são alguns dos desafios que vão marcar o presente e o futuro do marketing, dizem representantes da indústria.

Opinião Ver todas
António Roquette

O impacto da criatividade no negócio

António Roquette,

Rodrigo Albuquerque

A função dos meios

Rodrigo Albuquerque,

Leonor Dias

O poder da ideia

Leonor Dias,

Pessoas +M Ver todas
João Epifânio, chief marketing officer (CMO) da Altice Portugal, em entrevista ao ECO/+M - 02MAI23
“Faz parte da liderança ter atitude, ter uma posição clara, ser transparente”

João Epifânio acumula as funções de chief marketing officer da Altice Portugal com as de chief sales officer/B2C e defende que as marcas devem reforçar investimento quando é preciso puxar pelo país.

João Epifânio, chief marketing officer (CMO) da Altice Portugal, em entrevista ao ECO/+M - 02MAI23
“Somos uns privilegiados, também temos a capacidade de medir as audiências”

A grande diversidade de intervenientes, e o não alinhamento de objetivos, dificulta, em sede de CAEM, alterações nos sistemas de medição de audiências, afirma João Epifânio, CMO da Altice.

João Epifânio, chief marketing officer (CMO) da Altice Portugal, em entrevista ao ECO/+M - 02MAI23
“As redes sociais tornaram-se um centro de maldizer”

"As marcas têm que se adaptar, se há novos territórios, novos espaços de comunicação com as pessoas, temos que lá estar", defende João Epifânio, CMO da Altice.

Lionesa Group traz peças de Siza Vieira para Portugal

Siza Vieira foi o arquiteto convidado para conceber o primeiro marco de um projeto que "ambiciona transformar os Caminhos Portugueses de Santiago na mais bonita estrada de arte do mundo".

União Europeia multa dona do Facebook em 1,2 mil milhões

A Meta comunicou que vai recorrer e pedir aos tribunais que "suspendam imediatamente" a decisão. Esta é encarada como mais um episódio da batalha legal que começou em 2013.

Joana Garoupa apresenta projeto focado na sustentabilidade

O novo projeto de Joana Garoupa posiciona-se como uma “central” de comunicação e marketing dedicada fundamentalmente aos temas da sustentabilidade.

Super Bock volta a patrocinar Festas de Lisboa

O acordo com a EGEAC, por três anos, inclui o mecenado ao Cinema São Jorge e ao São Luiz Teatro Municipal.

Continente, Fuel e Arena lideram investimento em abril

No acumulado dos primeiros quatro meses do ano surge como maior anunciante a Altice Portugal. Nas agências de meios a liderança é da OMD e nas agências criativas da Fuel. 

Escritório e a Nos colocam a empatia no centro das ligações

A empatia está no centro da nova campanha da Nos que, tal como no Natal, é assinada pela O Escritório. "Mais do que tu e eu, Nos", é a assinatura.

Colaboradores da Ikea dão a cara contra discriminação LGBT+

Estereótipos, microagressões, exclusão, mas também superação, aceitação e otimismo, dentro e fora do ambiente de trabalho, são situações que a marca quer pôr em destaque através dos testemunhos.

Sociedade Ponto Verde aposta em novo posicionamento

A "geração R" é o target. "Na 'geração R,' todas as pessoas intervêm, envolvem-se, discutem e comentam. Têm presente que reciclar é parte do dia-a-dia, tal como lavar os dentes", diz a SPV..

Opinião Ver todas
Salvador da Cunha

Mentiras, spinning e narrativas alternativas

Salvador da Cunha,

António Fuzeta da Ponte

Onde é que tínhamos a cabeça?

António Fuzeta da Ponte,

Altice apresenta nova Meo Empresas

O Café Joyeux, o Cowork Lacs, o Simpli Coffee, o Pestana Hotel Group e a Amorim Cork são protagonistas da campanha através da qual a Altice apresenta a nova Meo Empresas.

Gato Preto promove marcas portuguesas com novo projeto

A Flama, LeYa, Silampos, Torres Novas, Science4you, Bioma, Hug e Odisseias são as marcas parceiras do projeto, que poderão ser encontradas nas lojas, durante um período de tempo limitado.

Fidelidade patrocina Nos Alive e Vodafone Paredes de Coura

A Fidelidade volta a marcar presença nos festivais de verão deste ano, enquanto seguradora oficial do Nos Alive e do Vodafone Paredes de Coura.

Priberam aposta em IA para combater desinformação

"Monitio" é a primeira solução no mercado europeu a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção da sua tradução. Para já, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha.

RTP lucra 767 mil euros. CAV aumentou 3,5 milhões

O endividamento bancário diminuiu 7,4 milhões, para os 84,8 milhões de euros, tendo o capital próprio sido reforçado em 5,4 milhões de euros, "contribuindo para a melhoria do balanço da RTP".

Opinião Ver todas
Pedro Graça

Ovelhas e pastores

Pedro Graça,

Luís Mergulhão

JMJ, perda de rendimentos nos Publishers e AI

Luís Mergulhão,

CNN perde dois milhões de euros, Opto ainda está no vermelho

Audiências, TDT e receitas publicitárias foram três dos temas abordados pelos responsáveis da Impresa, Media Capital e RTP no fecho do primeiro dia do Digital Business Congress, da APDC.

Negócios +M Ver todas
Público e Trust In News estabelecem parceria no digital

A publicidade digital da Visão, Caras, Exame, entre outras vai ser comercializada pelo Público. Há também uma parceria editorial para a promoção de conteúdos.

New York Times vai receber 100 milhões de dólares da Google

O acordo confere ao NYT uma "receita adicional", num contexto em que os media se preparam para uma desaceleração no mercado publicitário, escreve o The Wall Street Journal.

TikTok lança sistema de publicidade “Pulse Premiere”

O lançamento conta com os grupos Condé Nast, Dotdash Meredith, Hearst Magazines, MLS, NBCUniversal, UFC, Vox Media e WWE, como parceiros iniciais.

Contrato de concessão da RTP está desajustado da realidade

"A RTP tem futuro, se quem tem responsabilidade política – tutela e parlamento – reunir as condições necessárias para o efeito", disse a coordenadora do Livro Branco sobre o serviço público de media.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

O humano fará sempre a diferença

Pedro Pimentel,

Maria João Oliveira

Os mitos sobre as famílias na comunicação das marcas

Maria João Oliveira,

Duarte Vilaça

Small Picture

Duarte Vilaça,

Ideias +M Ver todas
Recorde de limpeza subaquática à vista em Sesimbra

Na campanha do ano passado, que contou com a colaboração de 597 mergulhadores de todo o mundo, foi possível retirar do mar mais de 3,5 toneladas de lixo.

27 de maio é agora o Dia Internacional do Marketing

A decisão foi tomada por unanimidade pela Confederação Europeia de Marketing (EMC), que designou este dia para destacar a importância do marketing nos negócios e na sociedade.

RAP dá a cara por todas as áreas de negócio da Worten

Mantendo o tom humorístico, a marca consolida a relação com Ricardo Araújo Pereira, que passará a ter uma presença reforçada na TV e digital. António Fuzeta da Ponte explica ao +M como e porquê.

Chega tem demasiado espaço nos media, como diz Costa?

Os media dão demasiada cobertura ao Chega, como afirmou António Costa no 25 de abril? A resposta é um "nim", com o partido de Ventura a ser alavancado mediaticamente pelos restantes atores políticos.

Opinião Ver todas
Pedro Gândara

Dissintonia

Pedro Gândara,

Luís Mergulhão

Leituras de fim-de-semana

Luís Mergulhão,

Nuno Presa Cardoso

O último festival de criatividade

Nuno Presa Cardoso,

Teresa Oliveira assume direção-geral da Mindshare

A nova responsável estava na agência há cerca de 25 anos. Tomás González-Quijano, CEO da Mindshare desde 2009, deixa o grupo.

Conta de comunicação da CP continua na Roteiro das Letras

Após a consulta, a empresa manteve a conta de comunicação da empresa pública. Na corrida estavam nove agências.

Revista Time vai remover paywall

O conteúdo digital da Time é protegido por uma paywall desde 2011. A Time conta com 1,3 milhões de subscritores da revista impressa e 250 mil subscritores digitais, segundo a What’s New In Publishing.

Opinião Ver todas
Alberto Rui Pereira

“Quem não arrisca não petisca”

Alberto Rui Pereira,

Diogo Sousa

Rebenta a bolha (da informação)!

Diogo Sousa,

Luís Mergulhão

Leituras de fim-de-semana

Luís Mergulhão,

Quem são os novos donos da Altice Arena?

Controlando atualmente cerca de 70% do mercado de bilheteira e de eventos ao vivo, o grupo tem sido investigado por questões de concorrência e eventual abuso de monopólio.

Dona da TVI paga 3,5 milhões em dividendos aos acionistas

Administração da Media Capital propôs a distribuição de um dividendo de 4,2 cêntimos por ação, isto após os lucros de 36,7 milhões de euros registados no ano passado.

Mapfre Portugal apoia causas sociais com Seguro de Companhia

A Mapfre quer dar voz a temas relevantes como o abandono de pets. Até 31 de Maio oferece 1 ano de seguro animal para espécimes que estejam há pelo menos dois anos à espera de adoção na União Zoófila.

Novobanco vai ser patrocinador da Lisbon Design Week

A primeira edição da LDW vai decorrer de 24 a 28 de maio, em cerca de 50 espaços da cidade de Lisboa, como o Príncipe Real, Alcântara ou Chiado.

Nutella retrata 15 regiões em campanha e edição especial

"Mais do que objetivo de vendas, é sobretudo mais um passo na construção da imagem de uma love brand", explica ao +M Franco Martino, diretor de comunicação corporativa da Ferrero.

Três cotadas de media captaram 259,4 milhões em publicidade

Cofina, Impresa e Media Capital obtiveram no último ano cerca de 269 milhões de euros em publicidade. O mercado, contabilizando apenas o montante via agência de meios, situou-se perto dos 530 milhões.

Dona da TVI passa de prejuízos a lucros de 36,7 milhões

Media Capital vendeu negócio das rádios a grupo alemão por quase 70 milhões, o que permitiu regressar aos lucros no ano passado. Grupo baixou endividamento para os níveis mais baixos da sua história.

Netflix perde mais de um milhão de subscritores em Espanha

A Netflix perdeu mais de um milhão de subscritores em Espanha no primeiro trimestre do ano e o fim da partilha de contas é um dos principais motivos apontados para esta quebra.

28% das pessoas já comprou algo por causa de um podcast

Já 36% dos ouvintes revelou que adotou (ou tentou adotar) uma mudança de estilo de vida, como uma dieta, por exemplo, devido a um podcast.

Twitter limita publicidade a quem pague pela verificação

A exceção são as empresas que já investem mais de mil dólares mensais em publicidade no Twitter, às quais será dada a verificação.

Brisa apresenta nova identidade e posicionamento estratégico

A Brisa Concessão Rodoviária, empresa que detém as concessões e é responsável pela operação e manutenção da rede, também é abrangida pelo rebranding e passa a chamar-se Brisa Autoestradas.

Super Bock desenvolve cerveja com menos álcool e calorias

Bruno Albuquerque, diretor de marketing de cervejas e patrocínios do Super Bock Group, explica ao +M o lançamento da Super Bock Sky, cerveja com potencial para chegar a um milhão de consumidores.

Opinião Ver todas
Paulo Vaz Tomé

Relações de confiança

Paulo Vaz Tomé,

Rodrigo Albuquerque

O António e o Zé

Rodrigo Albuquerque,

75% dos CMO responde a instabilidade com investimento

"Os diretores de marketing devem usar o poder de contadores de histórias para manter a questão crítica da sustentabilidade no topo das agendas e usar o poder criativo para estimular crescimento."

Bondalti apresenta nova identidade

A nova identidade é marcada pela cor azul do planeta Terra, da água e do céu. A Bondalti assumiu “Tomorrow Matters” como assinatura para "sublinhar o papel da empresa nos desafios do futuro".

Tribunal russo mantém detido jornalista americano

"As acusações contra o Evan não têm fundamento, e pedimos à federação russa que o liberte imediatamente", disse, à saída do tribunal, a embaixadora norte-americana na Rússia, citada pela CNN.

Bankinter lança campanha que reforça apoio às empresas

A campanha é da Proximity e conta com o planeamento de meios da Havas Media. Estará no ar até meados de julho, na televisão, rádio e plataformas digitais.

Numa conjuntura adversa, como comunicam os bancos?

Em momentos de maior incerteza económica, os bancos parecem apostar num reforço da comunicação. Novas soluções e o reforço da imagem e confiança são as principais opções.

Ideias +M Ver todas
WYgroup redesenha presença online do ISEG

WYcreative e Wyperformance são as agências envolvidas no novo site e presença mobile da instituição.

Crédito Agrícola comunica crédito à habitação

Criada e produzida pela Branding Key, a compra de espaço ficou a cargo do Publicis Groupe. A campanha vai estar em Portugal Continental e Ilhas.

O jogo FIFA passa a EA Sports FC e apresenta logo triangular

A divulgação da nova identidade do EA Sports FC está a ser feita em mais de cem jogos disputados nas maiores ligas de futebol, aos que se juntam as vozes de alguns jogadores e figuras do futebol.

LG apresenta nova identidade de marca

No digital, a marca pretendeu que o símbolo fosse mais interativo com os clientes e tivesse uma maior capacidade de expressão, pelo que as letras "L" e "G" conseguem formar oito expressões diferentes.

Fundadores da Fullsix e da H2N lançam ‘House of Neverless’

Hugo Nóbrega, Pedro Batalha, Filipa Caldeira e Nuno Moreira explicam em entrevista ao +M o projeto, que nasce com o apoio da Santa Casa, Amorim, Nos e Nova SBE.

Liga inglesa de futebol sem publicidade a casas de apostas

Em Portugal, recorde-se, a Bwin dá o nome à liga principal de futebol. Ricardo Quaresma, diretor de comunicação, afirma que em Portugal a questão não está em cima da mesa.

Joaquim Chaves Saúde reforça proximidade em nova campanha

A campanha, com criatividade da Fullsix, marca presença na plataforma Playce, no digital, em mupis e outdoors, até ao dia 6 de maio.

Heineken Silver é promovida em nova campanha

A marca vai promover ações de degustação em espaços públicos, através da Uber Eats e ativações promocionais de produto em loja.

Francisco Teixeira nomeado CEO do GroupM

José Pedro Dias Pinheiro, líder histórico do GroupM, vai passar a chairman da empresa que tem o negócio das agências de meios da WPP em Portugal como a Mindshare e a Wavemaker.

Opinião Ver todas
António Roquette

O medo do desconhecido e do diferente

António Roquette,

António Fuzeta da Ponte

Entre o play e o verde código verde

António Fuzeta da Ponte,

Elgar Rosa

“O jornalismo está uma miséria”

Elgar Rosa,

A criatividade ao serviço da consignação do IRS

A consignação do IRS representa, muitas vezes, uma receita importante para as associações e, nesta altura do ano, a comunicação é utilizada para reforçar o apelo à doação. Veja algumas das campanhas.

Opinião Ver todas
Miguel Salema Garção

Pequenos juntos, fazem um Grande!

Miguel Salema Garção,

Edson Athayde

Be like water

Edson Athayde,

Luís Mergulhão

Leituras de fim-de-semana

Luís Mergulhão,

Turismo de Portugal com três milhões para comunicação

O financiamento destina-se a incrementar a produção de conteúdos de promoção turística e a sua disponibilização online. O montante será repartido por quatro anos.

FPF lança equipamento da seleção feminina de futebol

A seleção feminina de futebol tem, pela primeira vez, equipamento próprio. A estreia será no dia 7, no jogo de preparação para o Mundial, frente ao Japão.

Millennium Estoril Open: um encontro entre ténis e marcas

"Acho que vamos ter realmente uma afluência que poderá ser recorde. Gostava muito de passar as 40 mil pessoas este ano", diz João Zilhão, diretor do torneio.

Escolhidos os finalistas dos Young Lions 2023

Estão escolhidos as 35 duplas que passaram à segunda fase da competição Young Lions Portugal. Vão agora responder aos briefings da Delta Q, Go Chill, NOS, Worten, Turismo de Portugal, Público e MOP.

Ricardo Torres Assunção substitui Manuela Botelho na APAN

O até agora diretor de marketing e comunicação do Dia Portugal substitui Manuela Botelho, que representa os anunciantes há 18 anos como secretária-geral da APAN. Tiago Simões mantém a presidência.

Opinião Ver todas
Rita Serrabulho

Mais e melhores boas notícias

Rita Serrabulho,

Duarte Vilaça

Desbloqueio Criativo

Duarte Vilaça,

Maria Domingas Carvalhosa

O conteúdo é tudo!

Maria Domingas Carvalhosa,

Aumento dos preços afetou reputação dos supermercados?

"É natural que haja um reforço das insígnias em desenvolver campanhas promocionais em torno das categorias de produtos que integram o cabaz alvo de redução de IVA", refere a APED.

Opinião Ver todas
Pedro Graça

Kevlar

Pedro Graça,

Carlos Coelho

Marca Portugal, quo vadis?

Carlos Coelho,

O patrão dos media cor-de-rosa que se escondia dos holofotes

Dono de revistas cor-de-rosa, Jacques Rodrigues sempre fugiu dos holofotes. Quem é o patrão da Impala, detido por corrupção e burla agravada?

Opinião Ver todas
Duarte Durão

A marca e a margem

Duarte Durão,

Marlene Gaspar

Humor em tempos de cólera

Marlene Gaspar,

Raul Azevedo é o novo CEO da Ivity Brand Corp.

Um ano depois de ter estado em vias de mudar de mãos, a Ivity Brand Corp. apresenta um novo CEO, nova identidade e planos de crescimento. Agência volta a colocar a internacionalização na mira.

Há um novo gigante nos media? O que vale uma ‘MediaCof’

Em 2019 a Cofina tentou comprar a Media Capital, agora o negócio poderá ser o inverso. A concretizar-se, a 'MediaCof' será o novo gigante dos media, deixando a Impresa para trás.

Pessoas +M Ver todas
“Somos, sem pudor ou vergonha, um canal de matriz popular”

Na véspera do 30º aniversário, celebrado na noite deste domingo em antena, José Eduardo Moniz não esconde que a ambição é que a TVI "volte a ser o canal preferido dos portugueses".

Christian Rôças, Chief of Creative Creations da WY Creative, em entrevista ao ECO - 31JAN23
“A marca que é o centro da atenção é chata”premium

A WYcreative contratou Christian Rôças, o ex-CEO dos brasileiros Porta dos Fundos, como chief of creative curation. "Um nome super pomposo", mas que traduz o caminho que a agência pretende seguir.

Investimento publicitário deverá crescer 3 a 5% este ano

Apesar da instabilidade, as estimativas apontam para um crescimento entre os 3 e os 5%. Os responsáveis de quatro das maiores agências de meios do país explicam porquê.

Publicidade Ver todas
Dentsu Creative Portugal em entrevista ao ECO - 21DEZ22
“As agências têm de ter a capacidade e o talento para ajudar a mudar o mundo”

"Não é um 'reclame' que puxa a carroça das marcas", dizem Lourenço Thomaz e Tomás Froes, fundadores da Partners e CCO e CEO da agora Dentsu Creative Portugal. Ajudar a mudar a sociedade é o objetivo.

Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos de Portugal, em entrevista ao ECO - 16NOV22
“Falar de preço tornou-se paisagem, todos falam”

"O preço obviamente tem que estar lá, mas a proposta de valor no mercado tem que ser diferenciadora. Falar só de preço não chega", diz Susana Albuquerque, presidente reeleita na última semana do CCP.

Indústria da comunicação, que desafios para 2023?

Guerra e inflação são as palavras do ano em 2022 e as suas consequências vão fazer-se sentir em 2023. A juntar a estes temas, há várias questões com impacto na indústria da comunicação este ano.

Marketing Ver todas
António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, em entrevista ao ECO - 08NOV22
“Foi uma solução de marca que veio puxar pelo negócio da Worten”premium

“Nós somos os donos da Black Friday, o nosso forte é o preço”, diz António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, garantindo que a empresa é "titânica na busca de mau pricing".

Sérgio Carvalho, diretor de Marketing da Fidelidade, em entrevista ao ECO - 03OUT22
“As empresas não podem esperar manter as suas vendas se desistirem de comunicar”premium

Eficácia, foco no negócio e, sobretudo, o cliente no centro. Com uma crise a instalar-se, carregar no travão é um erro. Sérgio Carvalho, diretor de marketing da Fidelidade, explica porquê