Ideias +M Ver todas
Poets&Painters assina nova identidade da Village Underground

A Poets & Painters, lançada no início do ano, é a responsável pela nova identidade da Village Underground, plataforma internacional para a criatividade, arte e cultura, que chegou a Lisboa em 2014.

Nove produções portuguesas premiadas no New York Festivals

Para Portugal veio uma distinção de prata, com uma série da RTP, e duas de bronze para uma série da SIC e outra da RTP. Filmes turísticos recolheram três prémios de bronze e três shortlist.

Dove compromete-se a não utilizar imagens de IA em campanhas

De forma a reforçar o seu compromisso, a Dove divulgou um conjunto de diretrizes para ajudar os utilizadores a usarem as ferramentas de IA de forma mais responsável e consciente.

Inscrições no Festival CCP com 933 trabalhos a concurso

Craft em Publicidade é a categoria com mais inscrições. Seguem-se Design (200), Publicidade (185), Digital (162), Experiências de Marca (88), Criatividade em Meios (52) e Integração e Inovação (26)

Opinião Ver todas
Duarte Roquette

ROI =Galinha X Contexto

Duarte Roquette,

Canal de informação da Medialivre vai chamar-se News Now

A ERC deu esta quarta-feira, dia 17, parecer favorável ao lançamento do canal. De acordo com o documento, ao qual o +M teve acesso, o canal vai chamar-se News Now.

Mariana Coimbra, da ERA Portugal, na primeira pessoa

Mariana Coimbra assumiu a direção de marketing da ERA em 2021, tinha 27 anos. "Senti o peso da idade, mas ao contrário", reconhece. A campanha de posicionamento, em maio, é o mote para a conversa.

António Costa vai comentar no novo canal da dona da CMTV

Marques Mendes deu como certa a ida de António Costa para o novo canal de televisão do grupo Medialivre, que se deverá chamar Canal9, como comentador.

Já são conhecidos os finalistas dos Tangity Young Lions

Na segunda fase da competição, as duplas finalistas vão, durante quatro dias, responder aos desafios propostos pelas marcas Betclic, EDP, Leroy Merlin, Nos, Worten, Turismo de Portugal e MOP.

Passatempo da Unilever quer levar portugueses ao Euro 2024

Os consumidores portugueses habilitam-se a ganhar 56 bilhetes duplos, com estadia e hotel, bem como outros três mil prémios de merchandising.

Renascença lança rádio online dedicada ao Rock in Rio

Na rádio online lançada pela Renascença é possível ouvir as bandas e os artistas que passaram pelos palcos do Rock in Rio Lisboa e que ajudaram a construir a memória do festival ao longo de 20 anos.

Responsável da UE lamenta que os media sejam “alvos fáceis”

Vera Jourová considera também que a desinformação assente em inteligência artificial "é o maior desafio" e que esta tecnologia é incontornável para os media.

Marcas vão poder anunciar na Lua em 2026

A Volvo, a Nike ou a Lego encontram-se entre as marcas que já terão demonstrado interesse em investir em publicidade na superfície lunar.

ERC investiga transparência da dona dos jornais Sol e i

A posição surge depois da notícia de que Pedro Vargas David, dono da empresa que detém 91% da dona do i e do Sol, recebeu 45 milhões de euros do Estado húngaro para comprar a Euronews.

Facebook restringe conta do Chega durante 10 anos

O partido de André Ventura diz que se trata de "ultraje" e uma "perseguição inqualificável", e garante que vai acionar todos os meios legais para travar a decisão.

Polémica sobre mudança de logótipo salta fronteiras

Apolémica sobre a decisão de mudança de logótipo por parte do novo Governo foi notícia em meios como a Reuters, o The Guardian ou O Globo.

Investimento no Playce “não é ainda o que desejaríamos”

Embora registando um crescimento de perto de três dígitos por ano, o investimento por parte dos anunciantes no Playce ainda não é o desejado. Medialivre e Star juntam-se agora ao projeto.

Opinião Ver todas
Elgar Rosa

Tive uma ideia (que não é minha)

Elgar Rosa,

Pessoas +M Ver todas
GroupM restrutura equipa de content

A restruturação surge na sequência do lançamento, em março, da agência de marketing de influência Goat. A equipa é liderada por Ana Beirão, que transita da SIC.

Nuno Fernandes Thomaz reeleito presidente da Centromarca

Nuno Pinto de Magalhães (chairman da Central de Cervejas) assume a presidência da Mesa da Assembleia Geral, enquanto Rui Silva (CEO da Nobre) preside ao Conselho Fiscal.

Antonio Ruiz é o novo diretor-geral da AMC Networks

O profissional assume a gestão de todas as marcas da companhia dona dos canais AMC, Hollywood ou Panda em Portugal e Espanha.

Bruno Ferreira assume direção editorial da DAZN Portugal 

Além da direção editorial, Bruno Ferreira vai também liderar as equipas de produção, programação e da plataforma digital da DAZN em Portugal.

Avarias não são um filme de terror, diz Midas em campanha

Com criatividade e planeamento de meios a cargo da Caetsu Two, a campanha marca presença em televisão, rádio e digital até 26 de junho.

Dolores Aveiro é a cara da nova campanha do Pingo Doce

A Comida Fresca conta atualmente com mais de 200 restaurantes em Portugal. A nova campanha reforça a aposta que o Pingo Doce tem feito nesta área de negócio.

Rede Capital Social aposta nas agências TTouch e Wisdom

A Wisdom é responsável por desenvolver a estratégia de comunicação da Rede Capital Social, bem como promover a relação com alguns dos públicos prioritários. A TTouch criou o nome e imagem.

Opinião Ver todas
Fernando Parreira

Um futuro risonho para os publishers?

Fernando Parreira,

Aira de Mello, da Volvo, na primeira pessoa

Aira de Mello, diretora de consumer experience e marketing da Volvo, tem como grande desafio mostrar a diferenciação da marca. O fim do diesel, a 15 dias dos 97 anos, é o motivo para a conversa.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

Combater fogo com fogo

Pedro Pimentel,

Portuguesa Yonest enfrenta Coca-Cola e regista marca na UE

A marca portuguesa esteve impedida de utilizar livremente a sua marca Yonest fora de Portugal nos últimos cinco anos, o que representou um "sério entrave ao desenvolvimento internacional".

Emerald Group, de N’Gunu Tiny, compra 40% da Forbes África

Com esta transação pretende-se que as publicações Forbes África e Forbes África Lusófona, já propriedade de N'Gunu Tiny, "melhorem e fortaleçam a sua cobertura editorial do continente".

Delta Cafés lança “Imagi-nação” inspirado em Rui Naveiro

"Imagi-nação” é um movimento inspirado no legado do fundador da marca, Rui Nabeiro, e que é "um convite a todas as gerações para agir em prol de um futuro melhor".

EY aposta em comunicação com a mudança de instalações

A aposta numa comunicação interna e externa "procura integrar todas as plataformas de comunicação, sobretudo as de formato digital, passando a mensagem sobre as valências do novo edifício".

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

A marca de cada um

Vitor Cunha,

Negócios +M Ver todas
Alenquer adjudica criação de branding por metade do valor

O valor base apresentado pelo município foi de 40 mil euros e o critério de adjudicação, de acordo com o documento do convite, era o fator preço.

Novos donos do JN seguram TSF por mais dois milhões

O negócio vai ser fechado por 16 milhões de euros, valor que já inclui os dois milhões que o consórcio pagou a mais para ficar com a TSF.

Candidatos à compra da Altice à espera do novo Governo

O processo de venda da Altice Portugal derrapou pelo menos mais um mês. Os dois candidatos à compra da operação em Portugal querem perceber se o novo Governo tem reservas ao negócio.

Opinião Ver todas
João Santos

O dilema português: Marca ou produto?

João Santos,

Governo volta ao antigo logótipo. Especialistas aplaudem

O novo logótipo da República Portuguesa, lançado no último ano, foi posto na gaveta por Luís Montenegro. A decisão é elogiada por especialistas em marcas e comunicação.

TVI vence mês de março por quatro décimas

No cabo, e sem surpresa, a CMTV é o canal mais visto, com um share de 5,9%. Seguem-se a CNN Portugal, com 2,7%, e a SIC Notícias, com 2,5%

Debate do Estado da Nação na Assembleia da República - 24JUL20
PAN exige “memorando de entendimento” para viabilizar OE2022

Para viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o PAN exige que as propostas do partido sejam "acolhidas" num memorando de entendimento com o Governo.

As mentiras das marcas nas redes sociais no dia 1 de abril

No primeiro dia de abril as mentiras são permitidas, pelo que várias marcas aproveitam o dia para comunicar e tentar marcar pontos nas redes sociais.

Opinião Ver todas
Nuno Antunes

AI: a papinha ou o papão?

Nuno Antunes,

Mónica Nogueira de Sousa, da Ikea, na primeira pessoa

Mónica Nogueira de Sousa, country marketing manager da Ikea, também podia ter sido chef ou DJ. Às agências, pede "desconforto", aos portugueses quer provocar um 'brilhozinho nos olhos'.

Opinião Ver todas
Pedro Teles Baltazar

A indústria das agências de meios

Pedro Teles Baltazar,

Marcas entram em jogo no Millenium Estoril Open

A nona edição do maior evento de ténis nacional decorre entre 30 de março e 7 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril. As marcas, que são "fundamentais", também entram em campo.

Anúncios no streaming levam a upgrade das subscrições

Trinta e cinco por cento dos subscritores vão alternado entre plataformas, o que revela alguma dificuldade por fidelizar os assinantes por largos períodos de tempo.

Campanha da Nos entre as 100 mais eficazes do mundo

A campanha assinada pela agência criativa O Escritório foi a única portuguesa a integrar o ranking, que compilou as 100 campanhas mais eficazes em 2023.

Ricardo Santos Ferreira substitui Joana Petiz no Novo

A edição desta sexta-feira será a última a chegar às bancas. Ricardo Santos Ferreira vai acumular a direção do Novo com o regresso à equipa de direção do JE. Joana Petiz irá para um novo projeto.

Podcast da Wells sobre bem-estar feminino já é o mais ouvido

Uma semana depois de estrear, o podcast da Wells "Não Fica Bem Falar de..." é o mais ouvido em Portugal nas plataformas Spotify e Apple Podcasts, revela a marca. O segundo episódio sai esta quinta.

Diogo Freitas deixa administração da nova dona do JN e TSF

Acordo para a venda do JN, O Jogo e TSF está fechado e vai ser assinado nos próximos dias. Saída do fundo que chegou a controlar o grupo está num impasse.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

E se todos acreditarmos?

António Fuzeta da Ponte,

WARC Effective 100: Arena Media Portugal alcança 12ª posição

A par da Arena, a Initiative, do grupo IPG Mediabrands, é a única entre as agências portuguesas que também integra o ranking. Ambas melhoraram as suas classificações em relação ao ano passado.

Jornal Novo encerra edição em papel. Joana Petiz de saída

Joana Petiz, desde junho diretora do jornal Novo, deixa o título, que passa a exclusivamente digital. A alteração implica a saída de quatro a cinco pessoas.

Conheça as marcas com melhor experiência de cliente em 2023

Em análise estiveram setores como a banca, seguros, telecomunicações, energia ou águas. O estudo da Nova IMS analisou também as marcas que ofereceram a melhor experiência digital aos clientes.

Opinião Ver todas
Joana Oliveira

O Futuro é a publicidade positiva

Joana Oliveira,

“Uma pessoa não faz o resultado”, diz Maria João Silva

Se não trabalhasse em marketing, Maria João Silva gostava de ter sido treinadora de futebol. A diretora de marketing da Generali Tranquilidade, empresa em processo de rebranding, na primeira pessoa.

Venda da Cofina Media gera mais-valia de oito milhões

A empresa, recorde-se, vendeu toda a operação de media em 2023. Os ativos pertencem agora à Medialivre, que em breve lançará um novo canal de televisão.

UE vai multar redes que não combatam desinformação eleitoral

As plataformas que não consigam combater adequadamente a desinformação eleitoral podem arriscar-se a multas de até 6% do seu volume de negócios global.

Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses

Mais de um terço dos inquiridos ouve podcasts "todos os dias ou quase todos os dias". A maioria "sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade". O estudo é da GFK para a Impresa.

Opinião Ver todas
Francisco Chaveiro Reis

Catarina, a Grande… confusão de relações públicas

Francisco Chaveiro Reis,

Pedro Baltazar quer agências de meios unidas numa associação

"As agências de meios representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros. Há poucas associações que representam este volume e, no entanto, não há um interlocutor claro", diz Pedro Baltazar.

Consumo de podcasts cresce 33% em seis meses

Mais de um terço dos inquiridos ouve podcasts "todos os dias ou quase todos os dias". A maioria "sempre que ouve um podcast, ouve-o na totalidade". O estudo é da GFK para a Impresa.

Grupo Ageas é o novo naming sponsor do festival CoolJazz

O agora denominado Ageas CoolJazz 2024 decorre entre 9 e 31 de julho em Cascais, no Hipódromo Manuel Possolo. A EDP, anterior naming sponsor, deixou de patrocinar o festival após a edição de 2022.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

A política e os Miyagis do tik tok

Joana Garoupa,

Nos é o maior anunciante de fevereiro

A Dentsu Media lidera o investimento em fevereiro, seguida pela OMD e pela Arena. Nas agências criativas a primeira posição é da Havas Worldwide, ficando o pódio completo com a VML e a Publicis

Opinião Ver todas
Rita Baltazar

A grande revolução da produtividade

Rita Baltazar,

“Yalla Vamos 2030”: aí está a candidatura ibero-marroquina

O Mundial 2030 é realizado em três continentes e seis países e Portugal é qualificado de forma automática. A assinatura e campanha é da VML, a BCW tem as RP e a Mindshare é a agência de meios.

Opinião Ver todas
Tiago Baldaia

Objetivo: Ter objetivos

Tiago Baldaia,

Wells quer ser “a marca das mulheres”

Com a nova campanha, a maior desde o lançamento marca, a Wells levou o tema da menopausa aos media. Marta Castro, diretora de marketing da insígnia da Sonae, explica porquê.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

O CEO está no limite?

Marlene Gaspar,

As audiências de rádio no arranque do ano

Por grupos, o Bauer Media Audio Portugal regista na primeira vaga do ano uma audiência e 30,5 % e o Grupo Renascença Multimédia de 24,5%.

GroupM lança agência de marketing de influência Goat

Rita Sobral, responsável pela nova estrutura, aponta os objetivos da agência de marketing de influência do grupo dono da Wavemaker, EsenceMediacom ou Mindshare.

Dona da CMTV regista marca Canal9

A confirmar-se, o novo canal deve então ocupar a posição nove dos operadores de cabo, uma à frente da CMTV e espaço atualmente preenchido pela SportTV.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

Uma questão de ADN

Pedro Pimentel,

Greve dos jornalistas com “adesão enorme”, diz SJ

Se a maioria das reivindicações não forem atendidas "não teremos outra alternativa, vamos ter que parar outra vez, e parar brevemente", avisa o presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Guinness promove desfile pioneiro de St. Patrick’s Day

São dez bandas, num total de cerca de 200 músicos, as responsáveis por levar o espírito irlandês até à Praça do Comércio. A iniciativa é amplificada através de uma ação de marketing de influência.

Worten alia-se à Benecar e passa a vender carros usados

Até ao final do ano, na compra de um carro usado da Benecar através da Worten, as duas marcas oferecem 250 euros em serviços e produtos de oficina na Benecar e 200 euros em compras na Worten.

Wells reforça posicionamento pelo bem estar da mulher

Marisa Liz é a responsável por dar voz à campanha que marca presença em tv, rádio, online e redes sociais. A criatividade é da VML, a produção da Playground e o planeamento de meios da Arena.

h3 trabalha notoriedade para ajudar política de expansão

A propósito do arranque da maior campanha anual da h3, e em vésperas da abertura de duas novas lojas, o +M falou com a diretora de marketing sobre a estratégia da marca.

Opinião Ver todas
Carla Borges Ferreira

Quando o jornalismo é a notícia

Carla Borges Ferreira,

Media Ver todas
Global Media avança com despedimento coletivo

Grupo de media comunicou internamente um despedimento coletivo. A direção do Diário de Notícias foi despedida, bem como quase todos os jornalistas contratados na administração de José Paulo Fafe.

José Paulo Fafe, CEO da Global Media, em entrevista ao ECO/+M - 11DEZ23
Despedimentos no GMG são “processo de saneamento”, diz Fafe

"Depois de um golpe de Estado, há sempre lugar a um processo de saneamento. E normalmente com a óbvia promoção da mediocridade", comenta o ex-CEO do Global Media Group (GMG).

Sindicato dos Jornalistas condena despedimento no DN

O SJ "não só estranha o momento como questiona este despedimento numa altura em que estão para entrar no grupo vários milhões de euros, por via do negócio de venda de outros títulos.

ERC aprova negócio da Medialivre com Montez nas rádios

Luís Montez recebeu autorização para vender as rádios SBSR e Festival aos donos da CMTV. O grupo que tem Ronaldo como acionista pode assim ficar com a rádio no seu portfólio de projetos.

Opinião Ver todas
Mário São Vicente

É a comunicação, estúpido.

Mário São Vicente,

Ciência e criatividade unem-se na luta contra Parkinson

O projeto é da University College London, em colaboração com a agência criativa Innocean Berlin e o estúdio DaHouse, e tem portugueses nos créditos.

Publicidade no cinema não é mainstream mas há oportunidades

As ativações de marca nos Cinemas Nos durante 2023 quintuplicaram face ao ano anterior e já representam 20% da faturação da publicidade nos cinemas, revelou o diretor de publicidade da Nos.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

Foi você que pediu trabalho flexível?

Joana Garoupa,

Mulheres, da igualdade à representação na publicidade

Teresa Lameiras, Maria Domingas Carvalhosa, Judite Mota e Patrícia Nunes Coelho debatem a igualdade de oportunidades no marketing, comunicação e publicidade.

Dona da CMTV prepara lançamento de novo canal

Novo canal tenderá a posicionar-se para concorrer com a SIC Notícias e a CNN Portugal e insere-se na estratégia de expansão do grupo. Agências de meios aguardam, "com expectativa", mais informação.

Jornalistas avaliam setor na Sonda +M/Central de Informação

Os dados são da primeira “Sonda + M / Central de Informação”, barómetro composto por 50 jornalistas em cargos de edição/direção. Financiamento, apoios públicos e debates/legislativas são os temas.

Opinião Ver todas
Paula Cordeiro

Mulheres e homens, lideranças à parte?

Paula Cordeiro,

AD lidera engagement nas redes. PNS tem mais seguidores

A Aliança Democrática (AD) tem as melhores taxas de engagement entre coligações e partidos no Facebook, X e Instagram. Pedro Nuno Santos é o líder com mais seguidores.

Opinião Ver todas
Patrícia Nunes Coelho

Os media, dispensáveis, ultrapassados? Não, essenciais!

Patrícia Nunes Coelho,

LLYC conta agora com diretor criativo para uma “visão global”

A LLYC passa agora a contar com um diretor criativo em Portugal. Oportunidade para uma conversa sobre o presente e futuro da agência e do setor, passando pela ligação com a criatividade, data ou IA.

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

A marca

Vitor Cunha,

Disputa entre TVI e SIC é “boa notícia” para os anunciantes

TVI ter ultrapassado a SIC é uma boa notícia para os consumidores, logo para os anunciantes, afirmam agências. Em alguns casos "teremos de colaborar em vez de concorrer", diz CEO da Media Capital.

SIC dá os parabéns à TVI por ter reconquistado a liderança

Ao fim de exatamente cinco anos, a TVI interrompeu o ciclo de vitórias da SIC e tornou-se a estação mais vista do país. O canal da Impresa já reagiu, com um vídeo no qual dá os parabéns à TVI.

Cinco anos depois, TVI volta a liderar as audiências

A liderança já é estatisticamente inevitável, apesar de as audiências ainda não contabilizarem esta quinta-feira, o último dia do mês, que graças ao Sporting x Benfica deve ser favorável à RTP1.

Opinião Ver todas
André Marques da Silva

Apostar no luxo em 2024

André Marques da Silva,

Continente vai “estar em todo o lado” e “fazer comunicação diferenciada”

O Continente quer mostrar que é de "toda a gente", sendo que cada pessoa também tem vários "eus". Filipa Appleton, head of brand & marketing, explica a nova estratégia da marca.

Opinião Ver todas
Fernando Parreira

Criatividade human-based

Fernando Parreira,

Criada a empresa que vai ser dona do JN, d’O Jogo e da TSF

Os futuros donos já adiantaram mais um milhão de euros, para que sejam pagos os ordenados de fevereiro aos trabalhadores do Global Media Group.

Filipa Appleton, diretora de brand marketing do Continente, apresenta a nova estratégia de comunicação e marketing do Continente - 28FEV24
Nova estratégia vai marcar comunicação do Continente em 2024

Filipa Appleton, desde setembro head of brand & marketing do Continente, apresentou a nova estratégia de comunicação. "O Continente é de toda a gente", garante a marca nas próximas campanhas.

Centro Comercial Colombo reabre ao público - 15JUN20
Meo é a marca de telecomunicações que mais cresceu

A Meo é a marca que mais cresceu a nível global e é também a mais valiosa entre as portuguesas. A esta segue-se a Nos, na 119ª posição, que cresceu 10% em valor de marca para os 524 milhões de euros.

Heineken quer liderar inclusão no futebol

O troféu da Liga dos Campeões vai estar em Portugal e ser mostrado pela Heineken. A cerveja pretende tornar-se na "marca não desportiva mais inclusiva do mundo do futebol", diz Filipa Magalhães.

Opinião Ver todas
Filipe Manuel Pereira

Decisões de negócio tomam-se com base no contexto mediático

Filipe Manuel Pereira,

Cofina tem de entregar dez milhões de euros à Prisa

Decisão arbitral determina que a Prisa fica com os dez milhões de euros depositados pela Cofina quando tentou comprar a TVI. Grupo confirma impacto nos resultados de 2023 e avalia reação.

Debate Legislativas 2024 - Pedro Nuno Santos vs Luís Montenegro - 19FEV24
Campanha sai à rua: depois dos debates, as arruadas

Nas próximas dias semanas os candidatos deixam o horário nobre das televisões e confrontam-se com os eleitores. A conquista dos indecisos vai ser prioridade dos dois líderes.

DN precisa de “plano de revitalização”, dizem trabalhadores

"Os trabalhadores do Diário de Notícias recusam ser sujeitos passivos do indispensável processo de revitalização futura do jornal", afirmam, garantindo que não aceitam um "emagrecimento".

Opinião Ver todas
João Santos

Neuromarketing e marcas politicas: o que nos diz?

João Santos,

TVI e CNN associam-se ao IPESPE para elaborar as sondagens

No dia das eleições, a 10 de março, a sondagem à boca das urnas para a TVI e CNN Portugal é realizada pela Pitagórica.

Diretor do Açoriano Oriental despedido com efeitos imediatos

O jornalista tinha assumido funções em janeiro, estava no período experimental e foi contratado pela anterior administração. A "situação financeira" terá sido o motivo alegado para o despedimento.

Nossa transforma Clínicas Dr. Well’s em HeyDoc

A campanha arranca quarta-feira e será a maior dos quase 26 anos de história do Grupo Lusíadas Saúde. A criatividade é da Nossa e o planeamento de meios da Nova Expressão.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

Longevidade: Viver cada dia como se fosse o primeiro

Pedro Pimentel,

Televendas voltam a dominar publicidade em janeiro

Nas agências de meios é a Dentsu Media/Carat quem ocupa a primeira posição, enquanto a VML lidera entre as agências criativas.

Opinião Ver todas
Tiago Monteiro

Do “OUT” se abre uma “DOOR” para o futuro

Tiago Monteiro,

Tangity Young Lions querem colocar criativos “no ouvido”

Estão abertas as inscrições para os Tangity Young Lions Portugal, concurso que pela primeira vez conta com um naming sponsor. O +M apoia, como media partner, esta iniciativa.

Opinião Ver todas
Daniel Sá

Ikea: jogada de risco

Daniel Sá,

Domingos de Andrade volta a assumir direção da TSF

Para além da direção-geral da TSF, Domingos de Andrade foi nomeado diretor-geral editorial dos títulos que vão sair da esfera do Global Media Group.

Global tem nova administração. Aumento de capital não avança

Administração da Global Media tem novos nomes, incluindo o ex-vice-reitor do Santuário de Fátima, apurou o +M. Aumento de capital previsto na convocatória não avançou.

AG da Global Media é esta segunda. Como se chegou aqui?

À assembleia-geral antecedeu-se o acordo para a venda de alguns títulos, a demissão do CEO que representava o fundo que controlava o grupo e o princípio de decisão da ERC. Como se chegou até aqui?

Opinião Ver todas
Rui Borges

Marcas eclipse

Rui Borges,

Tomás Froes e Lourenço Thomaz lideram Dentsu Creative Iberia

A Dentsu vai juntar as operações de Portugal e Espanha. A nova estrutura, com mais de 400 profissionais e que ambiciona trabalhar contas globais, vai ser liderada por dois portugueses.

Comentadores falam de Pedro Nuno, redes de Ventura e Rocha

Em relação às últimas eleições, o Facebook perdeu relevância para o Instagram e TikTok, a desinformação é menor, e o Chega, em particular, mas também a Iniciativa Liberal, são os "campeões" das redes.

Worten promove renting de carros com test drive do Tesla Y

Após o test drive, os clientes têm a possibilidade de realizar o contrato de renting diretamente na loja, recebendo 500 euros que podem gastar na Worten.

Pedro Nuno Santos x André Ventura visto por 1,4 milhões

Transmitido na TVI e na CNN Portugal, o debate obteve um share de 26,3% na estação generalista e de 4,6 no canal de informação da Media Capital. Foi o debate mais visto até ao momento.

Opinião Ver todas
Pedro Loureiro

O futuro das agências de meios na alvorada da IA

Pedro Loureiro,

O papel das marcas na sustentabilidade dos media

Até que ponto as marcas têm um papel a desempenhar na sustentabilidade dos media? A Conversas +M juntou João Epifânio, Teresa Lameiras e António Fuzeta da Ponte para debater o tema.

Opinião Ver todas
Filipe Melo de Sampaio

Loyalty 2.0: A nova geração de programas de fidelização

Filipe Melo de Sampaio,

Domingos de Andrade escolhido para liderar nova dona do JN

O até setembro diretor da TSF e administrador com o pelouro dos conteúdos será uma figura central na estrutura que vai ser dona do Jornal de Notícias, d'O Jogo e, à partida, da TSF.

Marcas pagam sete milhões por 30 segundos no Super Bowl

Em apenas 40 a 50 minutos, o intervalo publicitário do Super Bowl vale o mesmo que quase 80% do investimento publicitário feito em Portugal no último ano.

ERC diz que ainda não deu entrada qualquer acordo sobre a GM

"Até à data, não deu entrada qualquer acordo de negociação relativo ao Grupo Global Media", refere fonte oficial da ERC sobre a compra da TSF e de alguns de alguns jornais e revistas do grupo.

Debate entre BE e Livre acompanhado por 141,3 mil pessoas

Num balanço aos primeiros quatro dias, o frente-a-fente entre a líder do Bloco de Esquerda e o líder da coligação que une o PSD, o CDS-PP e o PPM foi o mais visto dos sete debates. 

Media precisam de boa gestão, escrutínio e marcas corajosas

É uma fatalidade os media serem deficitários? Rudolf Gruner, Gonçalo Reis e Francisco Teixeira asseguram que há caminho, num painel em que se discutiu, no Estúdio ECO, a sustentabilidade dos media.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Marcas pré-fabricadas

António Fuzeta da Ponte,

Pessoas +M Ver todas
Apodemo atribui Prémio Carreira a António Salvador

"António Salvador é um exemplo amplamente reconhecido de inestimável contributo para o desenvolvimento e reconhecimento dos Estudos de Mercado e Opinião em Portugal", justifica a associação.

Andreia Jotta assume desenvolvimento de negócio da Yunit

Andreia Jotta já desempenhava o cargo de diretora de marketing e parcerias da consultora, que aposta agora na convergência entre estratégia de negócio e de marketing.

Rosália Amorim entra na EY após demitir-se da Global Media

Rosália Amorim demitiu-se do Global Media Group em janeiro. Agora, assume funções fora da área do jornalismo, enquanto diretora de brand, marketing & communication da consultora EY.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

A metamorfose do consumidor que está no comando

Marlene Gaspar,

SIC e TVI separadas por duas décimas em janeiro

A liderança das audiências discute-se à décima. Enquanto 0,2 pontos percentuais separam SIC e TVI no total dia, o prime time foi conquistado pela estação do grupo Impresa, com uma vantagem de 0,4 pp.

Opinião Ver todas
Mário São Vicente

E que tal discutir o modelo de negócio dos media?

Mário São Vicente,

Jornalismo precisa de agenda própria e saber para quem fala

Três jornalistas discutem o presente e o futuro das notícias no Estúdio ECO. Nuno Santos, Mafalda Anjos e António Costa avaliam caminhos num setor à procura do seu valor económico.

Diogo Marnoto assume direção de media solutions do GroupM

Diogo Marnoto, no GroupM desde 2014, quer "uma maior proximidade às necessidades das marcas para as quais o GroupM trabalha, bem como um crescente alinhamento no desenvolvimento de soluções”.

Conhecidos os novos donos do JN, O Jogo e TSF

A Parsoc, a Iliria e Jorge Ribeiro são os nomes que acompanham Diogo Freitas na compra dos títulos da Global Media. As duas empresas foram sócias de Marco Galinha na Palavras de Prestígio.

Marcelo protagonizou quase 98 horas de notícias

António Costa é a única figura que apresenta valores aproximados aos do Presidente da República. Embora a uma grande distância dos dois primeiros, André Ventura é terceiro na lista.

Acordo fechado para a venda do JN, O Jogo e TSF

O memorando de entendimento foi assinado esta sexta-feira. O Jornal de Notícias, O Jogo e também a TSF vão ser comprados pelo grupo de empresários representado por Diogo Freitas, sabe o +M.

Galinha admite manter DN a perder entre 500 e 700 mil euros

Mesmo que implique perder mais de meio milhão de euros por ano, Marco Galinha está disponível para assegurar o Diário de Notícias e outros títulos históricos da Global Media.

Jogo do IPAM quer levar o marketing até aos estudantes

O jogo virtual permite aos alunos participantes ganhar uma "visão holística do que é o marketing", área "cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro", refere a diretora do IPAM,

Revista Saber Viver não acaba, diretora assume o título

Tânia Alexandre vai ficar com o título Saber Viver, agora numa nova editora. A ideia é reforçar a aposta no digital e também em eventos. A equipa está a ser constituída.

ERC já respondeu ao requerimento do BE sobre a GM

A ERC disse também não poder "para já" apresentar uma data final para a decisão sobre o processo administrativo relativamente à Global Media "face às diligências ainda em curso".

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

10 notas

Vitor Cunha,

GroupM reforça liderança de topo, Wavemaker tem novo diretor

Maria João Oliveira assume as funções de COO do braço de media do grupo WPP e Frederico Correia passa a liderar a Wavemaker. Filipa Duarte é nomeada managing director do GroupM Nexus.

Opinião Ver todas
Luis Lobato Almeida

Humor nas campanhas

Luis Lobato Almeida,

CEO do Global Media Group demite-se

José Paulo Fafe, desde setembro administrador do GMG, demitiu-se esta quarta-feira. Os salários de janeiro devem ser pagos até dia 7 e podem entrar novos investidores ainda esta semana, sabe o +M.

Opinião Ver todas
Miguel Magalhães

2024 é o tempo de repensar o mercado?

Miguel Magalhães,

EDP Renováveis é a marca de energia com melhor reputação

À EDP Renováveis (74,5 pontos) e EDP (74), no primeiro e segundo lugar do ranking, segue-se a Galp Energia (73,3) e a Repsol (70,8). As restantes marcas de energia obtiveram menos de 70 pontos.

STCP com consulta para concessão de publicidade na sua frota

A concessão abrange um total de 426 viaturas. São propostos dois lotes, um com um preço base de 966 mil euros e outro de 180 mil euros.

IPG Mediabrands e ETIC em parceria para lançar novo curso

O curso tem 16 semanas e é coordenado por Ricardo Ferreira, growth & innovation director da IPG Mediabrands, e Rui Freire, diretor-geral da Initiative e chief growth officer da IPG Mediabrands.

Opinião Ver todas
Edson Athayde

Edson Athayde 1966 – 2046

Edson Athayde,

“Há espaço para players de media nacionais fortes”

Rui Freire, managing director da Initiative, aponta dos desafios de agências, meios e anunciantes para 2024.

Ikea brincou com assunto tabu ou ultrapassou limite?

O anúncio da Ikea entra em territórios proibidos ou foi um rasgo na comunicação? As opiniões dividem-se, com a marca e a agência criativa a rejeitarem a ideia de aproveitamento eleitoral.

Iniciativa Liberal aproveitou anúncio da Ikea para comunicar

A Iniciativa Liberal aproveitou o anúncio da Ikea para também comunicar. Depois de dezenas de marcas, a estante “Boa para guardar livros. Ou 75.800€" chegou aos post do partido.

Como as marcas aproveitaram o anúncio sensação da Ikea

De uma forma transversal a vários setores, e entre marcas maiores ou mais pequenas, foram dezenas as que aproveitaram o anúncio da Ikea para comunicar nas redes sociais.

Ikea promove estante “Boa para guardar livros. Ou 75.800€”

Com criatividade da Uzina, o outdoor marca presença a nível nacional e faz parte de uma campanha que tem aproveitado a atualidade política para comunicar. A Ikea explica porquê.

Opinião Ver todas
Rodrigo Almeida Fernandes

Porquê investir em comunicação?

Rodrigo Almeida Fernandes,

Desafio das agências é afinar impacto das campanhas

Maria João Oliveira, CEO da Wavemaker, a maior agência do GroupM e a quarta maior do país, aponta os vários desafios de agências, marcas e media para este ano.

“Digital e TV terão tendência para um braço de ferro”

Rodrigo Albuquerque, managing partner da Arena Portugal, antecipa os desafios e tendências de anunciantes e meios em 2024. "Portugal precisa, mais do que nunca, de uma comunicação social forte", diz.

Opinião Ver todas
João Santos

Se a minha estante falasse…

João Santos,

Continente foi o maior anunciante de 2023

A Arena conquista a primeira posição nas agências de meios e a Fuel lidera o ranking das agências criativas.

Jornalistas reunidos em congresso aprovam greve geral

A moção que propunha a greve geral foi aprovada hoje à tarde, nos momentos finais do Congresso do Jornalismo. A última greve geral de jornalistas foi em 1982. SJ vai determinar data.

João Vieira Pereira defende autorregulação no jornalismo

João Vieira Pereira, diretor do Expresso, defendeu que os meios de comunicação social precisam de se sentar e fazer uma "autorregulação", pois sem isso "não vamos chegar longe".

“A ideia de que se deve abdicar da publicidade é suicídio”

Foram várias as propostas para financiamento dos meios de comunicação avançadas pelos diretores de informação dos media audiovisuais, dos benefícios fiscais, apoios à contratação ou à oferta da Lusa.

Partidos sem consenso sobre financiamento do jornalismo

No Congresso dos Jornalistas PS e BE foram favoráveis a um eventual financiamento do Estado aos media, PSD não exclui, mas que "não é o ideal". IL e PCP mostraram-se contra.

José Paulo Fafe, CEO da Global Media, em entrevista ao ECO/+M - 11DEZ23
“Eu não saio aos empurrões”, responde CEO da Global Media

Citando Salgado Zenha, o CEO da Global Media responde aos acionistas do grupo que, como o ECO/+M avançou ao início da tarde, queriam avançar para a sua destituição.

Acionistas da GM querem “retomar controlo da gestão”

Os quatro acionistas minoritários confirmam que "vão agendar uma Assembleia Geral de Acionistas para apresentar uma solução para o GMG".

José Paulo Fafe, CEO da Global Media, em entrevista ao ECO/+M - 11DEZ23
Minoritários da Global Media querem destituir CEO

Os acionistas da Global Media entraram em rutura total com o representante do fundo que controla o grupo. Prepara-se a marcação de uma Assembleia Geral e uma proposta de destituição de Fafe.