Opinião Ver todas
Carlos Coelho

Marca Portugal, quo vadis?

Carlos Coelho,

Tivoli BBVA assinala 100 anos com memórias dos portugueses

"As marcas não apostam, na cultura, só na música", diz ao +M Paulo Dias, managing director da UAU, dona do Tivoli BBVA. Com um recorde de espectadores em 2022/23, o teatro vai ter novos mecenas.

Processo da SIC contra Cristina Ferreira julgado em junho

A saída de Cristina Ferreira da SIC foi conhecida em 17 de julho de 2020, altura em que foi anunciado que iria regressar à TVI dali a dois meses como diretora e tornar-se acionista da Media Capital.

Allianz renova naming da Arena do Bayern por 130 milhões

A seguradora, que também é acionista do Bayern de Munique, renovou por 10 anos o naming do estádio Allianz Arena, o maior destino turístico da Baviera com 3,5 milhões de visitantes anuais.

Netflix com publicidade atinge 1 milhão subscritores nos EUA

A maioria dos utilizadores do plano com publicidade é composta por novos clientes (ou antigos que retomaram), e não por utilizadores que tenham mudado de plano de modo a reduzir o encargo mensal.

Liga Portuguesa Contra o Cancro com identidade renovada

A simplificação da antiga identidade visual visa dotar o símbolo de uma maior visibilidade e uma melhor legibilidade em todo o tipo de suportes, sobretudo nas plataformas digitais móveis.

O patrão dos media cor-de-rosa que se escondia dos holofotes

Dono de revistas cor-de-rosa, Jacques Rodrigues sempre fugiu dos holofotes. Quem é o patrão da Impala, detido por corrupção e burla agravada?

Opinião Ver todas
Duarte Durão

A marca e a margem

Duarte Durão,

Marlene Gaspar

Humor em tempos de cólera

Marlene Gaspar,

Lucros da Cofina aumentam 147,4%, para 10,5 milhões

O EBITDA operacional foi de 13,6 milhões de euros (-8,2%) e o EBITDA de 8,9 milhões de euros (-35,4%), "fortemente impactado pelo reconhecimento de imparidades de goodwill e custos não recorrentes".

Pessoas +M Ver todas
Mariana Victorino lidera comunicação da Foundever

Mariana Victorino vai ser responsável por definir e implementar uma estratégia "articulada e consistente" nos vários países pelos quais é responsável.

Patrícia Santos assume Marketing da Claranet Portugal

A missão de Patrícia Santos passa por "ajudar a concretizar a visão de futuro do negócio da Claranet e a consolidar a marca a nível nacional", a qual tem estatuto de Superbrands Corporate pela 1ª vez.

Sónia Ratinho assume comunicação do grupo Azevedos

Responsável pela produção do primeiro medicamento em Portugal, o Grupo Azevedos prepara a celebração de 250 anos de atividade em 2025, estando em curso uma reorganização interna.

Alexandre Fonseca nomeado chairman da Altice USA

O gestor é co-CEO da Altice Europa e vai agora passar a acumular com as funções de chairman da operação que a Patrick Drahi controla nos EUA.

Raul Azevedo é o novo CEO da Ivity Brand Corp.

Um ano depois de ter estado em vias de mudar de mãos, a Ivity Brand Corp. apresenta um novo CEO, nova identidade e planos de crescimento. Agência volta a colocar a internacionalização na mira.

Opinião Ver todas
Tiago Baldaia

Investimento na empatia

Tiago Baldaia,

Paulo Rocha

AI, vou ter que despedir o copywriter?

Paulo Rocha,

Salvador da Cunha

O Pântano

Salvador da Cunha,

Associação Salvador promove campanha de consignação do IRS

Associações esperam cerca de 10 meses pela comunicação, por parte da AT, do valor angariado com as doações de IRS. Uma demora que põe em causa o planeamento, diz a Associação Salvador.

Centralização dos direitos televisivos é “irreversível”

"Não há caminho alternativo. Este processo avança com transparência total e é irreversível. Não adianta pressionar seja quem for", avisa Tiago Madureira, diretor executivo da Liga Portugal.

Meo Rip Curl Pro Portugal juntou 150 mil adeptos do surf

A Meo dá nome à maior prova de surf a nível nacional há 13 anos consecutivos. O brasileiro João Chianca e a norte-americana Caitlin Simmers foram os grandes vencedores da competição.

Minipreço aposta em IA com o ChefGPT

Basta uma mensagem para o cliente ficar logo automaticamente a saber o que acompanha melhor o vinho tinto, o que o #chef recomenda para determinada hora ou qual a melhor receita para arroz de pato.

Intermarché tem nova assinatura

Traduzir proximidade, qualidade e preços baixos é o propósito da nova assinatura do Intermarché. Já o Continente na última campanha diz: "Quando caminhamos lado a lado, ninguém fica para trás".

Opinião Ver todas
Maria Domingas Carvalhosa

Prefiro o Dia Internacional da Comunicação da Mulher

Maria Domingas Carvalhosa,

Pedro Pimentel

As melhores armas para dar a volta à crise

Pedro Pimentel,

Rita Amzalak

O avanço das mulheres é o avanço do mundo

Rita Amzalak,

Morreu o empresário Rui Nabeiro (1931-2023)

O empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo que tem a Delta Cafés, morreu este domingo aos 91 anos. O funeral realiza-se na terça-feira, 21 de março em Campo Maior.

Opinião Ver todas
Luís Mergulhão

AI para combater o ChatGPT?

Luís Mergulhão,

Negócios +M Ver todas
30º Digital Business Congress - 12MAI21
Lucro da Impresa cai 91,4%, dívida desce e despesa acelera

Resultado líquido foi de 1,1 milhões. Ataque informático, custos da energia, cobertura da guerra na Ucrânia e investimento nas grelhas da SIC justificam aumento da despesa.

Meta trabalha numa nova rede social concorrente do Twitter

"Estamos a pensar numa rede social descentralizada e independente que permita a partilha de mensagens escritas em tempo real", avançou o grupo dono do Facebook.

Compra de produtos de marca branca dispara nos supermercados

Em contexto de inflação, duplica o ritmo de crescimento das marcas próprias dos supermercados, que já pesam 42,2%. É na comida que os portugueses mais optam por comprar estes produtos mais baratos.

Super Bock prolonga patrocínio ao FC Porto até 2029

Grupo cervejeiro português renova ligação ao Futebol Clube do Porto por mais cinco anos. Patrocínio do Super Bock Group ao clube começou em 1994.

Influencer marketing vale 20 milhões de euros

Trata-se de um crescimento de 66% na comparação com 2021. Apesar do volume de investimento, duas em cada três campanhas não obtiveram um ROI positivo (68%).

Opinião Ver todas
Susana Albuquerque

“Nunca serás criativa”

Susana Albuquerque,

Teresa Lameiras

Celebrar ainda, sim. E com preocupação

Teresa Lameiras,

Mulheres sub-representadas nos media

Para além de sub-representadas, as mulheres estão mais anónimas e, quando surgem, é mais frequente que ocorra uma menção explícita do seu género ou à família.

Ideias +M Ver todas
IKEA cria linha de apoio a vítimas de violência doméstica

De forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher, a IKEA vai criar uma linha de apoio às vítimas de violência doméstica e um fundo de apoio à autonomização de 12 mil euros.

The F Side. Um LinkedIn para dar visibilidade às criativas

Depois da criação de uma base de dados com mulheres criativas, eventos, mentorship, portefólio nights estão nos planos das mentoras do projeto The F Side.

Warner Bros e GroupM aliam-se em projeto apoio à inclusão

Esta parceria estratégica entre estes dois grupos passa por apoiar o projeto Diverse Voices Accelerator (DVA), do GroupM, aliando-o à capacidade de produção da Warner Bros.

Novo Rolls-Royce junta os mundos automóvel e da moda

O Rolls-Royce Phantom Syntopia é o novo automóvel criado pela empresa inglesa, que contou com a colaboração da estilista Iris Van Herpen.

Há um novo gigante nos media? O que vale uma ‘MediaCof’

Em 2019 a Cofina tentou comprar a Media Capital, agora o negócio poderá ser o inverso. A concretizar-se, a 'MediaCof' será o novo gigante dos media, deixando a Impresa para trás.

Pessoas +M Ver todas
José Bourbon-Ribeiro é o novo CEO da Hill+Knowlton

Francisco Teixeira, até agora CEO da H+K, assume funções de chairman do negócio de relações públicas em Portugal.

JCDecaux com direção de património e relações institucionais

A função já existia mas tem vindo a ser desempenhada por Philippe Infante, diretor-geral da empresa de publicidade exterior em Portugal. O departamento tem 15 pessoas. 

Sylvain Bouchès assume marketing da Lego

Sylvain Bouchès assume o marketing nos três mercados. O profissional terá a marketing de marca, relações públicas e eventos, o marketing digital e o marketing comercial da Lego.

Born vai buscar diretora de estratégia à Amorim Luxury

Mafalda Corte Real assume direção de estratégia da Born, agência que opera em Portugal e Angola. "Existe espaço para as agências entrarem mais na estratégia de negócio", acredita o partner da agência.

Opinião Ver todas
Duarte Vilaça

Consultora-agência vs agência-consultora

Duarte Vilaça,

André Alves

O custo zero da maior publicidade do mundo

André Alves,

Ideias +M Ver todas
Delta oferece café em resposta à Altice

Ana Figueiredo, CEO da Altice, comparou o preço das telecomunicações a um café. A Delta respondeu este fim-de-semana, com um passatempo no Instagram.

Tomás Appleton é o novo embaixador da Vanguard Properties

A parceria com Tomás Appleton é o ponto de partida para passar em revista os territórios de comunicação da promotora imobiliária de luxo. Duarte Zoio, diretor de comunicação, aponta os objetivos.

BarOgilvy e Amnistia reservam mesa para Putin e Zelensky

Uma mesa num restaurante algures no mundo para os líderes russo e ucraniano se sentarem é o projeto com o qual a Bar Ogilvy e a Amnistia estão a assinalar o primeiro ano de guerra na Ucrânia.

Fnac assinala 25 anos com concerto no Chiado e campanha

Revolução Cultural é o mote da campanha, assinada pela Judas e produzida pela produtora Krypton, com realização de Pedro Pinto e produção executiva de João Vilela e Ricardo Estevão.

Young Lions desafia jovens profissionais a fazerem história

Portugal é o segundo país mais premiado do mundo nos Young Lions. As inscrições para a edição deste ano acabam de abrir e o +M apoia, como media partner, esta iniciativa.

Negócios +M Ver todas
Televendas dominam publicidade em janeiro

A Ediclube foi a maior anunciante de janeiro. Nas agências de meios a liderança é da Carat e a Fuel ocupa a primeira posição nas agências criativas.

Toblerone perde direito de utilização da imagem da montanha

A embalagem do chocolate Toblerone já não vai ser a mesma. Após ter deslocado parte da produção para a Eslováquia, a marca suíça perdeu o direito de usar a imagem da montanha Matterhorn.

Observador aumenta capital em um milhão de euros

Rudolf Gruner, diretor-geral, justifica ao +M/ECO o aumento de capital, que serve para financiar a atividade – ainda não no break even – e permitir o crescimento. 2023 começa de forma conservadora.

CEO da Media Capital gostava de investir numa rede social

"É preferível que os grupos de media estejam dentro dessa atividade do que se mantenham orgulhosamente fora", defende Pedro Morais Leitão.

“Somos, sem pudor ou vergonha, um canal de matriz popular”

Na véspera do 30º aniversário, celebrado na noite deste domingo em antena, José Eduardo Moniz não esconde que a ambição é que a TVI "volte a ser o canal preferido dos portugueses".

Grupo JLL renova patrocínio ao rugby

O Grupo Desportivo Direito, o Centro Desportivo Universitário de Lisboa (CDUL) e o Agronomia Rugby são os três clubes apoiados pela consultora.

ChatGPT é um desafio para os jornalistas

O presidente da APDC adverte que o sistema de inteligência artificial (IA) ChatGPT "tem o risco de as pessoas poderem pensar que se trata de algo que dá sempre respostas certas".

Fake news: Lusa disponibiliza curso da AFP

O curso, que resulta de um acordo com a France Press, está disponível para jornalistas e estudantes de jornalismo.

LoureShopping e 8ª Avenida alertam para abusos nas relações

No mês em que se assinala o Dia dos Namorados, os espaços alertam para os abusos nas relações. As peças foram desenvolvidas pela Uzina.

Super Bowl vale 75% do investimento publicitário em Portugal

Já imaginou o intervalo de um programa de televisão que vale quase três quartos de todo o investimento publicitário feito ao longo de um ano em Portugal? Acontece esta noite no americano Super Bowl.

Funnyhow reforça direção criativa

A Funnyhow reorganizou a direção criativa, que passa agora a ser assumida pela dupla André Leite e Álvaro Silveira. César Sousa, nos últimos anos diretor criativo, sobe a chief creative officer.

Apresentação dos resultados da emissão dos títulos de obrigação da SIC - 05JUL19
Pinto Balsemão é doutor Honoris Causa pela Lusófona

O fundador do Expresso e da SIC, Francisco Pinto Balsemão, vai receber na próxima semana o título de doutor Honoris Causa pela Universidade Lusófona de Lisboa.

RTP “provavelmente” em “quase equilíbrio” em 2022

Nicolau Santos afirmou que "provavelmente" a RTP vai ter uma situação de "quase equilíbrio" ou até "positiva" em 2022, melhor que a expetativa de prejuízos que tinha sido avançada em junho.

CCPJ admite reavaliar custo do título de jornalista

Após a reunião na qual recebeu o abaixo-assinado contra o aumento dos custos da carteira profissional de jornalistas a CCPJ admitiu reavaliar o aumento.

“A marca que é o centro da atenção é chata”premium

A WYcreative contratou Christian Rôças, o ex-CEO dos brasileiros Porta dos Fundos, como chief of creative curation. "Um nome super pomposo", mas que traduz o caminho que a agência pretende seguir.

Negócios +M Ver todas
30º Digital Business Congress - 12MAI21
Impresa quer aumentar receitas em 15% a 20% até 2025

O grupo Impresa, liderado por Francisco Pedro Balsemão, quer triplicar as receitas no digital. A transformação dos processos e métodos de trabalho são outros objetivos.

Administrador financeiro da Global Media vai sair do grupo

"A minha mudança profissional será materializada a seu tempo, mantendo o meu compromisso de sempre com o grupo, para assegurar uma transição serena", diz o CFO, citado por Marco Galinha

Jornalistas contra subida de preço da carteira profissional

O abaixo-assinado vai ser entregue por uma delegação composta por jornalistas da Lusa, TVI e CNN, SIC, MAGG e RTP em representação dos signatários.

Nicolau Santos com “muita esperança” no Livro Branco da RTP

"Faço um apelo aos senhores deputados porque eu penso que há aqui uma pesada responsabilidade dos senhores deputados para se decidir que serviço público é que Portugal quer", diz Nicolau Santos.

Marcas deixam Rússia mas produtos voltam a marcar presença

Há um ano, antes de aplicadas sanções, grandes marcas ocidentais boicotaram a Rússia em sinal de protesto. Hoje, muitas voltaram a estar presentes no mercado. Impacto na reputação divide especialistas

TVI e Prime Video trazem de volta Morangos com Açúcar

A série juvenil, estreada em 2003 e que se manteve no ar durante quase 10 anos, é a primeira produção da TV para a Amazon Prime Video.

Audiências janeiro: SIC e TVI separadas por 1,6 pontos

O canal da Impresa registou 17,09% de share e a estação da Media Capital 15,47%. A RTP1 fechou janeiro com 12,11%.

Google lança o Bard, concorrente do ChatGPT

Visto como concorrente da ferramenta de inteligência artificial ChatGPT, o Bard tira informações da internet "para fornecer respostas novas e de alta qualidade".

Grupo WPP junta The Cocktail ao portfólio

A unidade é definida como "um verdadeiro cocktail de competências, que junta o marketing e a criatividade à consultoria estratégica".

O ano da consolidação dos grandes grupos de media?

O tema da consolidação dos media voltou à agenda na última semana. Mas, se a escala aporta valor, os riscos de perder receita também são elevados, como destacam os profissionais ouvidos pelo +M/ECO.

Fundadores do Instagram lançam app de notícias

Os fundadores do Instagram estão a lançar uma rede social de notícias. Combater a desinformação é um dos objetivos da app, cujo modelo de negócio vai ser publicidade, assinaturas e acordos editoriais.

Mercedes-Benz.io arranca com programa de embaixadores

Programa surge depois de, em novembro, a companhia ter anunciado a intenção de reforçar a equipa em Portugal com mais 140 trabalhadores.

Setor dos media “neste momento não está nada bem”

"Quando há uma dificuldade, e eu confesso que não percebo este critério, a solução tem sido emagrecer redações", diz o presidente do Sindicato de Jornalistas

Mega Hits lança três rádios digitais

Mega Hits Fresh, Mega Hits Hip-Hop Rap e R&B e Mega Hits Dance são as três novas estações digitais do grupo Renascença Multimédia.

Hill+Knowlton reforça direção

Francisca Seabra passa a chief client officer e Rita Ibérico Nogueira transita da editora TiN, na qual fundou o departamento de branded content, e será diretora de marcas e de marketing de influência.

Duas duplas lideram criatividade da Wunderman Thompson

A direção criativa da Wunderman Thompson Portugal passa a ser assegurada por Sara Soares e Maria Inês Leiria e também por Marco Figueiredo e Pedro Santos. Pedro Magalhães está agora na Bar Ogilvy.

Tiago Simões, diretor de Marketing do Continente, em entrevista ao ECO - 10AGO22
Continente é o maior anunciante publicitário de 2022

A Carat foi a agência de meios que movimentou mais investimento publicitário no último ano. Nas agências criativas, a liderança é da Fuel.

“Os media tradicionais têm uma oportunidade de se adaptar”

Sofia Vieira, diretora de Insights & Strategy do Havas Media Group, analisa as principais conclusões do estudo Meaningful Media e antecipa o que pode ser o consumo de media e a comunicação.

Delta é a marca com maior relevância e reputação no país

Rui Nabeiro lidera na categoria Economy Business Leaders. Além da Delta, Olá, Nestlé, YouTube, Microsoft, Sumol Compal, Lego, Lidl, Continente, Luso, Google e Multibanco são as 12 marcas em destaque.

Consultora Lift lança unidade criativa Drummer

A direção criativa é assumida por Paulo Proença e Rui Sousa. O objetivo é alterar a "visão redutora" que associa a Lift sobretudo a relações públicas.

Miguel Lourenço assume marketing e comunicação da Nextbitt

"É um desafio particularmente aliciante tendo em conta o forte investimento da Nextbitt numa estratégia sustentada de internacionalização", diz o profissional.

Opinião Ver todas
Nuno Pinto de Magalhães

A importância do apoio das marcas à cultura

Nuno Pinto de Magalhães,

André Marques da Silva

Um mundo que toca a todo o momento

André Marques da Silva,

Natalia Pacheco

O Marketing e as alterações climáticas

Natalia Pacheco,

Investimento publicitário deverá crescer 3 a 5% este ano

Apesar da instabilidade, as estimativas apontam para um crescimento entre os 3 e os 5%. Os responsáveis de quatro das maiores agências de meios do país explicam porquê.

Publicidade Ver todas
Dentsu Creative Portugal em entrevista ao ECO - 21DEZ22
“As agências têm de ter a capacidade e o talento para ajudar a mudar o mundo”

"Não é um 'reclame' que puxa a carroça das marcas", dizem Lourenço Thomaz e Tomás Froes, fundadores da Partners e CCO e CEO da agora Dentsu Creative Portugal. Ajudar a mudar a sociedade é o objetivo.

Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos de Portugal, em entrevista ao ECO - 16NOV22
“Falar de preço tornou-se paisagem, todos falam”

"O preço obviamente tem que estar lá, mas a proposta de valor no mercado tem que ser diferenciadora. Falar só de preço não chega", diz Susana Albuquerque, presidente reeleita na última semana do CCP.

Indústria da comunicação, que desafios para 2023?

Guerra e inflação são as palavras do ano em 2022 e as suas consequências vão fazer-se sentir em 2023. A juntar a estes temas, há várias questões com impacto na indústria da comunicação este ano.

Marketing Ver todas
António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, em entrevista ao ECO - 08NOV22
“Foi uma solução de marca que veio puxar pelo negócio da Worten”premium

“Nós somos os donos da Black Friday, o nosso forte é o preço”, diz António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, garantindo que a empresa é "titânica na busca de mau pricing".

Sérgio Carvalho, diretor de Marketing da Fidelidade, em entrevista ao ECO - 03OUT22
“As empresas não podem esperar manter as suas vendas se desistirem de comunicar”premium

Eficácia, foco no negócio e, sobretudo, o cliente no centro. Com uma crise a instalar-se, carregar no travão é um erro. Sérgio Carvalho, diretor de marketing da Fidelidade, explica porquê