
A eterna batalha entre objetivos e estética
Vera Carrondo,


O espaço da marca vai contar com produtos em tamanho gigante e preços em miniatura, uma piscina de bolas onde os festivaleiros podem procurar produtos e ganhar prémios e uma área VIP.


Desenvolvida pela Opal, a campanha inspirou-se no espírito de equipa e na força coletiva para mostrar que "cada escolha conta" e promover o consumo de produtos portugueses.


Desenvolvida com a produtora Dim Sum, a campanha "Signs of Pride" recupera e reativa os cartazes originais daqueles que ergueram a voz nas primeiras marchas Pride, para os devolver às ruas em 2025.
Ao crescer 0,4 pontos percentuais, a SIC cimenta a sua posição de líder. CNN reforça como canal de informação mais visto e o Now aumentou distância para a RTP3.

Do fax ao TikTok ou 30 anos nas Relações Públicas
Jorge Azevedo,


A importância do toque humano numa altura em que a criatividade é cada vez mais auxiliada pela IA, o poder da narrativa ou a ascensão dos criadores de conteúdos são algumas das tendências destacadas.


Com a ajuda da agência Nossa, a Regina avançou com um "comunicado" nas redes sociais, que já é a publicação de maior sucesso da história da marca a nível de interações e reações.


O novo menu desenvolvido por Ljubomir Stanisic conta com uma "forte inspiração" na culinária mexicana. A criatividade da campanha é da agência David e o planeamento de meios da Wavemaker.
A sustentabilidade do setor dos media foi o tema central no debate que juntou, no congresso da APDC, os líderes da Impresa, MediaLivre, RTP e Media Capital.


Carlos Eugénio, diretor executivo da Visapress, faz o balanço da diretiva dos direitos de autor no mercado único digital, analisa os desafios do clipping e a relação com as plataformas internacionais.


A iniciativa "reforça o posicionamento da marca e o seu compromisso com uma comunicação leve, próxima e prática". Os cartões, da Fundação do Gil, estão carregados com valores entre 100 e 200 euros.


Empresas com presença internacional ou modelos mais digitalizados "tendem a investir percentualmente mais, mas mesmo entre estas, o esforço orçamental raramente ultrapassa os 7%".
Conheça os grandes vencedores da edição de 2025 do Cannes Lions, o mais importante festival de criatividade da indústria.

Porque gosta o marketing de prémios?
João Santos,
Com um percurso "atípico" no marketing, foi em Cabo Verde que Pedro Vieira descobriu o neuromarketing. É apaixonado por desporto e humor, mas viajar é o que mais gosta de fazer na vida.

Quem disse que não se cria bem na praia?
Bárbara Bárcia,
A EDP Comercial tem uma nova narrativa de marca, assumidamente mais comercial. Vera Pinto Pereira, CEO da empresa, explica porquê e aponta os desafios, locais e globais, em termos de comunicação .

A imagem de marca de um país tem asas
Rosália Amorim,
O ECO magazine chega às bancas com uma grande entrevista com Miguel Guedes de Sousa, responsável do Amorim Luxury Group e do JNcQUOI, que nos abriu portas ao projeto na Comporta.


Filipa Afonso sucede à espanhola Alicia Gala que liderava o marketing do Lidl desde setembro de 2023. Será responsável pelas áreas de marketing estratégico, digital, patrocínios, publicidade e media.


O pivot do canal de informação da MediaLivre vai integrar a administração do 24 Horas como chief operating officer do título promovido por José Paulo Fafe e relançado no início de junho.


Com cerca de 25 anos de carreira, a profissional vai ser diretora sénior de Corporate Affairs, área que integra serviços como reputação e liderança, comunicação financeira, ESG e gestão de crise.


A profissional, que vai integrar a equipa de Revenue Growth da Bauer Media Audio Portugal, será responsável por consolidar o posicionamento da Rádio Comercial.


A EY está a lançar o EY Studio+, unidade que atua no setor da Accenture Song e Deloitte Digital. Sérgio Ferreira, Customer & Digital Experiences Partner EY, explica porquê.


A parisiense Publicis Conseil voltou a ser considerada a agência do ano, seguindo-se a Africa Creative DDB (São Paulo) e a FCB Chicago. Já entre marcas, a AXA foi eleita como “marca criativa do ano”.


A FTC só deu aval ao negócio depois de ter feito um acordo com a Omnicom e IPG para assegurar que o investimento publicitário não é limitado a alguns media por questões políticas ou ideológicas.

Cannes Lions 2025: O Amanhã Criativo
Ana Paula Costa,


No total, são 11 os diretores que deixam os seus cargos. Teresa Paixão e Nuno Galopim estão entre os profissionais de saída. Confira todas as alterações.


O sucessor de António José Teixeira é jornalista no canal público há 33 anos, foi diretor-adjunto e correspondente em Washington. Assina neste momento o programa Grande Entrevista às quartas-feiras.


António José Teixeira era diretor de informação da RTP há mais de cinco anos. Administração prepara reestruturação, que implica a eliminação de 11 direções.

Velhos são os rótulos
Tiago Baldaia,


A campanha através da qual é apresentada a mascote "Ágil" conta com dois spots, sendo um deles protagonizado pela jogadora Kika Nazareth, em antecipação à presença de Portugal no Europeu de 2025.


A Xiaomi, em parceria com os fotojornalistas Gonçalo Fonseca e Daniel Rodrigues, promove a iniciativa "Retratos de Bairro". Salvador Correia de Sampaio, marketing manager, explica a ideia e objetivos.


A edição especial “Sumol Limão, Edição Praias” é a protagonista da nova campanha da Sumol, que lançou ainda uma mini série com o surfista e influenciador João Kopke. A criatividade é da McCann.


A parisiense Publicis Conseil voltou a ser considerada a agência do ano, seguindo-se a Africa Creative DDB (São Paulo) e a FCB Chicago. Já entre marcas, a AXA foi eleita como “marca criativa do ano”.
O Ediclube mantém-se como o maior anunciante no acumulado dos primeiros cinco meses do ano. OMD e Fuel lideram nas agências.

O que vai diferenciar as empresas no futuro?
Gabriel Augusto,
Marta Silva Carvalho, que não dispensa um livro na sua rotina, diz ser uma pessoa focada nos resultados. Entende também que às vezes há "uma perceção mais ligeira" do que é o marketing.

Desenrasquei este artigo
João Guerra,


A campanha, que conta com a criatividade da Dentsu Creative, é protagonizada por familiares e amigos das jogadoras. A produção é da Garage Films e o planeamento de meios da OMD.


"From Underseen to Understood" é a proposta com a qual João Bronze e Beatriz Roque responderam ao briefing. Veja o filme criado para assinalar o Dia Mundial do Cancro do Ovário.


O grupo de luxo francês arrecadou a maior distinção da categoria de Luxo com o trabalho ‘The Partnership That Changed Everything’, que contou com a criatividade da Havas Play e da Havas Paris.
As fronteiras do humor são tema de discussão em Portugal e no Brasil. A advogada Ana Rita Duarte de Campos e o produtor Hugo Nóbrega são unanimes: os limites são os da liberdade de expressão.

Inovar é dar nome ao futuro
Pedro Pimentel,


O serviço vai chamar-se Lusa Verifica e a classificação adotada pela agência será "Verdadeiro", "Falso" ou "Verdadeiro, mas...", para os casos de descontextualização.


Ao reproduzir partes dos seus conteúdos, a Perplexity "compete diretamente com os serviços da própria BBC", alega a emissora britânica, que exige uma "proposta de compensação financeira".


A adesão à greve é superior a 50%, sendo que a Visão, a Caras e a Telenovelas correm o risco de não chegar às bancas na próxima semana, avança fonte sindical.


O podcast “Extremamente Desagradável” voltou à liderança. Seguem-se o "Mixórdia de Temáticas" e “O Homem que Mordeu o Cão“, agora na terceira posição.
O novo jornal digital tem como objetivo ser uma referência para profissionais e decisores, com informação rigorosa, análise especializada e temas que fazem a diferença no dia-a-dia das empresas.


O trabalho "Etiquetas Escondidas" soma dois ouros, duas pratas e um bronze. Dentsu Creative, Stream and Tough Guy e Judas são as outras agências premiadas na edição de 2025 do Cannes Lions.


O trabalho da Uzina para a Ikea soma dois ouros, uma prata e um bronze. A Dentsu Creative, a ST&G e a Judas também trazem prémios de Cannes.


À prata e bonze da Uzina juntam-se um bronze da Judas, dois da Dentsu Creative e um da Stream and Tough Guy. Portugal ainda está em jogo.

AI, que não sei o que pensar
Marlene Gaspar,
Sérgio Figueiredo propõe-se "Contar Portugal" através de um projeto que junta televisão, digital e eventos. Luís Santos e Luís Fernandes, donos da New Anderthal, são os acionistas de referência.


O podcast “Extremamente Desagradável” voltou à liderança. Seguem-se o "Mixórdia de Temáticas" e “O Homem que Mordeu o Cão“, agora na terceira posição.


No seu conjunto, as 25 marcas portuguesas mais valiosas valorizaram-se em 10,7%. Destaca-se o Novo Banco e a Fidelidade, que se valorizaram, respetivamente, em 90,4% e 56,4%.


A nova fase de comunicação arranca com a campanha “Há mais energia quando se paga menos”. Vera Pinto Pereira, CEO da EDP Comercial, explica o objetivo.


Olá, Milka, Vodafone, Continente, Meo, Nos, Super Bock ou MB Way são algumas das marcas que integram a campanha assinada pela Dentsu Creative. O planeamento de meios é da Nova Expressão.


Até agora, com oito trabalhos, Portugal já soma 18 entradas em shortlist, pela mão das agências Dentsu Creative (12), Uzina (quatro), Stream and Tough Guy (um) e Judas (um), e conquistou três bronzes.


O trabalho da Dentsu para o canal História ganhou bronze em Outdoor e Print. Também o "Save Us From The USA“, da S&TG, ganhou bronze em Outdoor.


Os oito trabalhos, que permitiram as 17 shortlist são da Dentsu Creative (11), Uzina (quatro), Stream and Tough Guy (um) e Judas (um).


Com 19 trabalhos, Outdoor foi a categoria com maior número de inscrições por parte das agências e marcas a operar em Portugal.

Por um Portugal além dos Clichês, também na Publicidade!
Joana Garoupa,
O reforço da ligação emocional e da proximidade com o público são os objetivos das marcas, que promovem patrocínios, ativações, campanhas, passatempos e até músicas no âmbito dos Santos Populares.

O feriado da memória
Catarina Travassos,
Os media tradicionais primam pela diferença no que diz respeito a levar os consumidores a confiar em marcas que não conheçam. A rádio é o meio que transmite mais confiança aos europeus nesta campo.


A empresa de vinhos vai contar com quatro wine bars localizados em diferentes zonas do recinto. Está ainda presente na zona VIP e no restaurante do festival que acontece na cidade Invicta.


O CEO, que assumiu a liderança da WPP em 2018, deixa o cargo no final do ano, após mais de três décadas no grupo. O conselho de administração vai procurar um sucessor até lá.


A vitória sobre a Espanha é assim "o programa mais visto do ano e com alguma vantagem sobre o segundo lugar", ocupado pelo jogo da meia-final da Liga das Nações entre Portugal e a Alemanha.


A campanha parte da autoconsciência emocional “eu estou ok, se tu tiveres ok”, onde joga com a dualidade entre o estado emocional de estar bem e a proteção prática de ter seguro.

A criatividade precisa de espaço, mas também de urgência
Vasco Perestrelo,
Ricardo Santos começou a formar-se em engenharia antes de ir para a área da comunicação. Foi sócio de um bar e deu aulas, tendo-se juntado ao Doutor Finanças em 2018. Toca guitarra e adora cozinhar.


A separação acontece numa altura em que a Warner, assim como outras empresas do setor, assistem à perda de audiências e receitas nos canais televisivos a favor do streaming.


A hipótese já tinha sido deixada em aberto pela Dazn, que garantiu os direitos em exclusivo para o mundo inteiro.


O quadro do Banco de Portugal, que é desde 2024 deputado do PSD, é um dos novos secretários de Estado. Entra para o Ministério da Presidência e fica com a pasta da comunicação social.


Caso os salários em atraso e o subsídio de férias sejam pagos, os trabalhadores admitem desconvocar a greve. Luís Delgado diz que "tudo será feito para liquidar com urgência" os pagamentos em atraso.

Finalmente, temos Ad-Revenue em Portugal!!!
Fernando Parreira,
O ativismo na comunicação, o risco de jogar pelo seguro ou a publicidade em Portugal, em entrevista a Mónica Sousa, diretora de marketing da Ikea, Melhor Anunciante e Grande Prémio no Festival CCP.

Entrevista com o Vampiro
Vitor Cunha,
A ideia foi defendida numa mesa redonda do Better Marketing, conferência organizada pela Associação Portuguesa de Anunciantes, onde a inteligência artificial foi um tema sempre presente.

Pela riqueza e esperteza… marchar, marchar!
Francisco Teixeira,


A transmissão dos jogos será feita na app DAZN. Nos próximos dias pode ser fechado acordo para transmissão de alguns jogos nos canais generalistas.


Nascido em Sacavém, em 1935, Gageiro, que completou 90 anos em fevereiro, deixa um vasto arquivo de uma obra de décadas.


O novo Código procura responder aos atuais e futuros desafios do setor, em diversas áreas, como sejam a da proteção de dados e privacidade, do marketing digital e programático ou da IA.
Por uma diferença de 0,6 pontos percentuais, a SIC mantém-se o canal mais visto do país no último mês. Em mês de eleições, todos os canais de informação crescem, com a liderança a pertencer à CNN.

Alarguem o algoritmo
António Fuzeta da Ponte,
"Não sei o que o futuro reserva, mas saio do mundo de agência para explorar projetos que podem ir do entretenimento a iniciativas educacionais", diz Hugo Veiga ao +M.


Apesar da "boa vontade" de iniciativas para sensibilizar os promotores para o cumprimento da lei, a Deco lembra que a publicidade não identificada "continua a ser uma constante".


A RSF aponta para a necessidade dos media adotarem tecnologias para autenticar o seu conteúdo, de forma a combater a falsificação de informação e alcançar um maior transparência nas plataformas.


Se os montantes em atraso não forem pagos até 6 de junho, os trabalhadores reservam-se no direito de não continuarem a trabalhar, convocarem um grave e avançar para a rescisão do contrato.

Banca, entre a segurança e a mudança
Ricardo Pereira,
Trocou o Minho pelo Algarve em 2018, para trabalhar em marketing no setor de hospitality. É adepta do coaching, pois considera muito importante que quem gere pessoas tenha componentes de liderança.

10 de junho e sete perguntas para a marca Portugal
Rosália Amorim,
400 mil euros de investimento, a chegar aos dois milhões em seis meses, 12 jornalistas e uma clara aposta nas redes sociais. Ana Cáceres Monteiro explica o novo 24Horas, promovido por José Paulo Fafe.

Parece que temos todo o tempo do mundo – mas não temos
Bárbara Bárcia,
Ligada ao setor automóvel há mais de três décadas, Teresa Lameiras liderou a comunicação de marcas como Seat, Volkswagen Audi, Škoda, Bentley, Lamborghini, Volkswagen Veículos Comerciais e Cupra.


Esquema ilícito publicitado em outdoors 'vende' uma suposta concessão de crédito, usurpando a identidade do DNB Bank. Empresas do setor viram-se envolvidas, difundido os anúncios.


Mafalda Creative, Mariana Bossy, Carlos Coutinho Vilhena e João Manzarra protagonizam o novo filme da nova linha de comunicação. A criatividade é d'O Escritório e a produção da Krypton.


A campanha parte da resposta certa dada por um aluno, que é celebrada por todo o país, para demonstrar o impacto da Escola Virtual na edução dos jovens alunos.


Depois de ter processado a dona do ChatGPT por violação de direitos de autor, o New York Times celebra agora o seu primeiro acordo de licenciamento de conteúdo para treinar modelos de IA generativa.

O Jobs e o O’Leary entram num bar. E eu chego a seguir
Nuno Antunes,


Mário José Andrade Ferreira, que foi acionista maioritário da SAD do Vitória de Guimarães, passa a ter 10% do capital da dona do JN. A Parsoc assume maioria do capital e a Ilíria, que tinha 35%, sai.


A campanha parte da resposta certa dada por um aluno, que é celebrada por todo o país, para demonstrar o impacto da Escola Virtual na edução dos jovens alunos.


O acordo é válido por cinco anos, tendo a The Walt Disney Company assegurado os direitos da transmissão em direto da competição desde a época 2025/26 até à de 2029/30.


Além de liderar em media, o Rock in Rio também conseguiu a primeira posição em redes sociais, "demonstrando uma capacidade única de mobilização e interação com o público", refere a análise da Cision.

Moça bonita não paga, mas também não leva
Edson Athayde,
“Qualidade da cobertura foi assimétrica a favor do PS e PSD em relação ao Chega”, admite Ricardo Costa, que recusa críticas aos comentadores. A reflexão é urgente, dizem especialistas ouvidos pelo +M.

Green! Nem washing nem hushing
João Guerra,


A até agora manager communications and digital da Philip Morris International vai liderar uma equipa de 19 profissionais e assume a comunicação externa, interna, institucional, eventos e digital.


A celebrar 18 anos, a rádio do grupo Bauer Media aposta num rebranding, acompanhado por uma campanha que marca presença em televisão, rádio, outdoor, digital e redes sociais. Criatividade é da DJ.


Depois de ter "previamente notificado" os partidos para a retirada dos cartazes, a autarquia lisboeta avançou para a sua remoção coerciva. Em causa estão mais de 30 cartazes, de diferentes partidos.


A medida, descrita como um "financiamento de emergência de curto prazo", pretende fornecer uma "rede de segurança" para o jornalismo independente da rádio que transmite para o leste europeu.
Uzina é a Melhor Agência do Ano e o troféu Melhor Anunciante é da Ikea. Save us from the USA, da Stream and Tough Guy para a Change The Ref, é o Grande Prémio para o Bem. Conheça todos os vencedores.

A atenção como métrica incontornável
Fernando Parreira,
A nova linha de comunicação da Nos, a escolha das agências, os territórios da marca, o fim do Playce, a relação e importância dos media ou a concorrência, em entrevista a António Fuzeta da Ponte.


Sebastião Salgado ganhou nome no mundo da fotografia a nível mundial, tendo também ficado conhecido como humanista e ambientalista. Em Portugal fotografou a Revolução de 25 de abril.


Sociedade de ‘private equity' com sede em Nova Iorque chegou a acordo para adquirir a publicação com 170 anos e está a negociar com outros investidores minoritários, garantindo "valores editoriais".


A agência do grupo WPP especializada na criação de sistemas de identidade desenvolveu as marcas Fly Red Sea, WAMA, Galaxea, Akun e Botanica, da empresa saudita Red Sea Global.

Ghosting corporativo: um ruído na reputação
Joana Gaivão,


O movimento acontece no momento em que se fala de possíveis mudanças acionistas no grupo liderado por Francisco Pedro Balsemão. O grupo Jerónimo Martins nega "alegado investimento num grupo de media".


Os representantes europeus consideram que a escola tem um um papel relevante a desempenhar no combate à desinformação e que a inteligência artificial (IA) também pode ajudar nesse combate.


O Código de Comunicação Social, embora inicialmente previsto para julho, viu o seu prazo ser "um pouco" dilatado mas ainda será apresentado "durante este ano civil" ao parlamento.
A consignação do IRS representa uma receita importante para muitas associações, que reforçam a sua comunicação nesta altura do ano. Conheça algumas das campanhas.


Para dar vida à nova campanha, a pergunta “O que nos vai na Alma?” já tinha sido espalhada pela marca como teaser nas ruas, televisão e redes sociais.


As candidaturas decorrem de 1 de junho a 31 de julho, com o desconto early bird de 10% disponível até 30 de junho. A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se a 15 de outubro.


Patrocinadora das Festas de Lisboa e arraiais populares, a marca vai também estar presente em mais de 200 locais, entre arraiais, pontos de venda, ativações de marca e experiências.

Marcas fortes, país mais forte
Pedro Pimentel,


Com criatividade da Dentsu, produção da Garage e planeamento da OMD, o spot mostra uma sequência de encontros em diferentes contextos e geografias, celebrando novos começos e ligações humanas.


A empresa explica que a "história recente" impõe a "tomada de medidas para otimizar a sua estrutura de custos que permita assegurar condições de sustentabilidade".


A adesão pode ser feita através do Portal Gov.pt, mediante autenticação com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital, que pode ser ativada na aplicação gov.pt ou num Espaço Cidadão.

O Chega já não é só dos “invisíveis”
Catarina Travassos,


Uma tendência crescente por serviços de streaming com anúncios sugere que os consumidores procuram um equilíbrio entre preço acessível e acesso a conteúdo pago, aponta um estudo do grupo alemão RTL.


"Trata-se de um novo capítulo na história da Bandida, que reforça o seu compromisso com a inovação, a curiosidade e a ousadia", diz a marca. A criatividade é da FunnyHow.


A colaboração, que arranca na próxima temporada, pretende unir os fãs de todo o mundo em torno de experiências inesquecíveis e únicas, conteúdos e merchandising.


O incentivo para financiar a digitalização quer “assegurar a preservação, digitalização e disponibilização ao público dos arquivos televisivos com relevância histórica, cultural, social e política”.

Quando a política não ouve. Um problema de comunicação?
Rodrigo Almeida Fernandes,
Rebeca Venâncio sempre teve a ambição de ser jornalista, mas cedo percebeu que "provavelmente não o seria a carreira toda". Chega agora à Brisa para ajudar a empresa a "comunicar boas histórias".


A SIC foi o canal mais visto e a RTP1 o que dedicou mais tempo à cobertura da noite eleitoral. Nos canais de informação, a liderança foi da CNN Portugal. Os dados em detalhe, na análise da Dentsu.


A saída de Wendy McMahon acontece depois de já terem sido registadas outras saídas de altos funcionários do grupo, por divergências quanto à decisão da Paramount de chegar a acordo com Donald Trump.


O valor total de créditos para efeitos de votação é de 35,2 milhões de euros, sendo que quase metade corresponde à Autoridade Tributária e à Segurança Social.
A Bro Cinema arrecadou diversas distinções nos prémios The One Show, em Nova Iorque. Uzina, Dentsu Creative Lisboa e Stream and Tough Guy também foram distinguidas.

Espelho de Narciso Partiu-se (e ninguém avisou os partidos)
Edson Athayde,
No mês em que o mais português dos produtos da McDonald’s regressa aos restaurantes, Sérgio Leal, diretor de marketing e comunicação, analisa os desafios da marca e também do mercado.


As inscrições decorrem até dia 11 de julho, com a avaliação das candidaturas a estender-se até 7 de novembro. A gala de entrega de prémios está marcada para 26 de novembro.


Depois de Cândido Costa e Ukra, é Maria Cerqueira Gomes quem protagoniza a nova campanha da Solverde. A criatividade é da Legendary, a produção da Snowberry e o planeamento de media da Media Duyes.


Os vencedores são revelados no dia 23 de maio, na 27º Gala de Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.


Se os debates e TV são tradição, as interrupções são igualmente um clássico e têm um "campeão" destacado: Ventura, que interrompeu 399 vez os seus opositores. Os números são do Despolariza.

Reciclagem: as marcas já estão no lugar certo?
Ricardo Sacoto Lagoa,


O objetivo de Joana Carravilla passa por disponibilizar serviços e software que combinam inteligência artificial, social listening e tecnologia no mercado da América Latina.


O jogador do Manchester City, que lançou há dias um canal no YouTube, publicou um vídeo onde oficializa a relação com a marca automóvel italiana, mostrando o modelo Lamborghini Revuelto.


"Estamos a trazer de volta a HBO, marca que representa a mais alta qualidade em media, para acelerar ainda mais" o crescimento do serviço de steraming, explicou o CEO da Warner Bros. Discovery.


Esta é a primeira campanha cocriada com a Initiative e marca o início da colaboração com a agência de meios, responsável pelo planeamento e compra de media da Volvo em Portugal desde 1 de abril.

Intimidade algorítmica: quando a IA nos conhece bem demais
Vera Carrondo,


O podcast “Extremamente Desagradável”, que não lançou novos episódios no período em análise, caiu para a segunda posição e terá contribuído para a perda de liderança da Renascença.


Após ganhar contra franceses devido à palavra “frutologia”, a Sumol+Compal recebe agora uma nega do tribunal da UE num processo contra a Bosca Cora, especializada em vinhos e bebidas alcoólicas.


O estudo da WFA mostra ainda que apenas 42% das marcas supervisionam o cumprimento das regras relacionadas com a divulgação de conteúdos comerciais por parte dos influenciadores com que trabalham.


O diretor-geral da estação pública de rádio e televisão britânica delineou uma série de medidas para enfrentar "a crise de confiança" que assola o Reino Unido, assim como outros países.

O Estado, sempre o Estado!
João Santos,
Após 12 anos na Control, Patrícia Nunes Coelho assumiu a direção de marketing da OralMed. "Elevar a brand awareness da marca" é o objetivo.


Este "diálogo" entre a marca de champanhe e rostos famosos já vem de há décadas e incluiu colaborações com figuras como Lady Gaga, Andy Warhol, Jean-Michel Basquiat, David Lynch ou Karl Lagerfeld.


Os 20 maiores anunciantes foram responsáveis por 40,3% de toda a publicidade. Ediclube, Modelo Continente, Unilever FIMA, Nestlé, Lidl, Procter & Gamble e McDonald’s foram os que mais investiram.


De acordo com a rede social, foram removidas "mais de 45.000 contas falsas, mais de 390.000 gostos falsos e 26.000 seguidores falsos".


Enquanto os partidos tradicionais fazem "uma espécie de propaganda", o Chega destaca-se por partilhar conteúdos com mensagens que são baseadas em factos que não são verdadeiros, dizem docentes.

Relações Públicas, a chave de uma boa reputação
Elgar Rosa,
Moniz também criticou a ERC, entidade que "atrofia" o trabalho dos media. No evento organizado pela APIT foram ainda defendidas alianças com as grandes plataformas.


Em matéria de receitas de bilheteira, em abril as idas ao cinema renderam 6,3 milhões de euros, num aumento de 62% em relação a abril de 2024.


O ECO é uma dos meios de comunicação social que disponibiliza assinaturas digitais gratuitas para os jovens, e que inclui publicações como o Expresso, Observador ou Público,


O Papa afirmou querer "reiterar a solidariedade da Igreja para com os jornalistas presos por procurarem e reportarem a verdade". Leão XIV destacou ainda que o potencial da IA exige responsabilidade.


Manuel Génio e Maria Inteligente fazem o resumo da semana, comentam resultados a partir de gráficos ou debatem artigos sobre sugestões ou artigos de opinião escritos pela equipa da Instinct.
Apaixonado por música "desde que se lembra", Luís Soares sempre se envolveu na promoção de concertos e eventos. Começou com bandas de garagem no liceu e é agora head of marketing do Rock in Rio.

O Papa ainda é uma ‘marca’ importante para o mundo?
Rosália Amorim,
Na semana em que lança a nova linha de comunicação, Andreia Vaz, diretora de marca, comunicação e customer experience da Worten, explica em entrevista os desafios e apostas da marca.

Os cuidados com o excesso de sal na batata frita
Vitor Cunha,


Acabar com a publicidade na RTP, adotar ações em relação às big tech que "roubam" receitas publicitárias e conteúdos ou rever as leis da rádio e televisão são algumas das reivindicações.


Líderes das donas da TVI e da SIC dizem "assistir com pena" à "guerra" entre a AdC e as operadoras de telecomunicações que levou à suspensão do Playce e afirmam querer "fazer parte da solução".


O presidente da RTP defende a necessidade de o serviço público de media ter um canal de informação mas entende que é necessário "fazer algo" em relação à RTP3, que está atrás de todos os concorrentes.


Franco Caruso, até aqui diretor de sustentabilidade e comunicação do Grupo Brisa, passa a diretor de sustentabilidade e comunidades.


A informação divulgada pelo Governo criou um "vácuo informativo explorado por conteúdos virais" cujo impacto foi "ampliado por erros mediáticos", conclui o MediaLab e Comissão Nacional de Eleições.


Enquanto no ano passado houve quatro debates com uma audiência média superior a um milhão de telespetadores, em 2025 foram apenas dois os debates que ficaram acima dessa fasquia.


O aumento da notoriedade da marca é o principal objetivo dos marketeers nas parcerias com influenciadores. A esmagadora maioria reconhece os melhores resultados obtidos com os seus conteúdos.

Algumas lições do apagão
Carlos Furtado,


A Worten tem uma nova linha de comunicação e aponta à geração Z. A Ricardo Araújo Pereira juntam-se os humoristas Joana Miranda e Manel Rosa. A criatividade é da Fuel.


O +M pediu a Edson Athayde e José Bourbon Ribeiro uma avaliação do debate "todos contra Montenegro" e, em simultâneo, uma antecipação do que será a campanha. As respostas são dadas na primeira pessoa.


No ar até dia 1 de junho, a campanha é assinada pela FunnyHow. A Oh My Digital é a responsável pela produção do spot.

A força da marca, o valor da escolha
Nuno Fernandes Thomaz,
A SIC fechou abril como a estação mais vista do país, com uma diferença de 0,8 pontos percentuais em relação à TVI. Nos canais de informação, a CNN segue à frente, agora por duas décimas.


Perante o que diz ser o colapso da segurança económica dos media, a ONG Repórteres Sem Fronteiras pede às autoridades públicas e privadas que se "comprometam com um 'New Deal' para o jornalismo".


Os termos e condições da App Store impediram que os serviços de streaming de música informassem os utilizadores sobre opções mais baratas fora da ‘loja’ da Apple, segundo a Deco.


Com a sua nova imagem, a companhia pretende reafirmar o seu posicionamento como uma "organização mais inovadora, mais próxima e voltada para o futuro".


O rebranding pretende representar uma "abordagem mais próxima, dinâmica e centrada no cliente", bem como "refletir um compromisso renovado com a transição energética".
Com mais de 20 anos de experiência na área da comunicação e do jornalismo, Joana Gaivão tem vindo a tocar em diversas franjas da comunicação. Teatro, dança, um bom livro e animais são as suas paixões.

Foram “resmas” de fake news!
Joana Garoupa,
A Nos conta com uma nova linha de comunicação que se vai estender ao longo do ano e que surge a par da evolução de todo o ecossistema da marca. A primeira fase da campanha arranca esta quinta-feira.


Com este projeto desenvolvido em parceria com a agência Nervo, a Samsung quer "demonstrar de forma prática e direta" o potencial do sistema de IA dos seus dispositivos até nas "rotinas mais simples".


A coleção inclui hoodies com o logótipo da marca sueca, mas também t-shirts em tons de preto, branco e rosa e uma seleção de acessórios, como chapéus, garrafas reutilizáveis ou guarda-chuvas.


A marca avança com um novo posicionamento para se tornar "mais relacionável e relevante para um grupo maior de consumidores", recorrendo a um investimento em comunicação superior ao dos últimos anos.


No âmbito deste patrocínio, o grupo vai promover ao longo da época "várias ativações de marca, experiências exclusivas e iniciativas que promovem o consumo responsável e consciente" dos seus produtos.

A criatividade adora uma boa mentira (e nem sempre é dia 1)
Bárbara Bárcia,
O apagão demonstrou a importância da rádio em emergências, com os portugueses a tirarem das gavetas os seus aparelhos a pilhas. Associação reclama apoio na aquisição de geradores nas rádios.


Passo a passo, Inês Fonseca foi construindo uma carreira no marketing a par da atividade musical, que sempre a acompanhou.


Há 15 anos consecutivos que a RTP tem apresentado resultados positivos. Em 2024, os lucros recuaram para 341 mil euros, em comparação com os 2,5 milhões do ano anterior.


Número de candidaturas ficou acima do previsto pela empresa. Nem todos os trabalhadores que se candidataram ao plano deverão sair, desde logo devido ao teto máximo de 115 pessoas na primeira fase.


Vanessa Romeu regressa ao retalhista alimentar onde trabalhou entre 2013 e 2021 como diretora de comunicação e responsabilidade social.

A mochila de Francisco
José Bourbon-Ribeiro,
"O legado do meu avô" é o ponto de partida para a entrevista a Rui Miguel Nabeiro, CEO da Delta. O crescimento, a diversificação, o preço do café e o propósito da marca, em discurso direto.

Famalicão e o Verão Quente de 75
José Bomtempo,


Recorde-se que foi em março que a rejeição de uma moção de confiança levou à queda do Governo, após a polémica em torno da empresa Spinumviva.


Na noite desta quinta-feira, Luís Montenegro regressa aos debates, tendo agendado o frente a frente com André Ventura às 21h, na SIC.


Assinada pela Burson, a campanha está disponível nas redes sociais Instagram e YouTube, e nos canais institucionais da Associação Turismo de Lisboa.


O rebranding é acompanhado pelo lançamento de um website renovado e de uma campanha em redes sociais, digital, eventos académicos e materiais impressos.
Com um valor global a rondar os três milhões de euros, os patrocínios são "fundamentais" para o Millennium Estoril Open. Mas o que leva as marcas a investir em parcerias com a prova nacional de ténis?

Existir ou não existir no X? Eis a questão
Celma Padamo,
A afirmação da IA, o retrocesso nas políticas de diversidade e sustentabilidade, a desinformação ou a fragmentação geopolítica são alguns dos desafios a que as empresas devem estar atentas.


No ano em que assinala os 10 anos do Programa Leite das Vacas Felizes, cada rede social da Terra Nostra será "comandada" por uma diferente vaca.


O país conquistou os seus primeiros leões de Cannes em 1971. Desde então, ganhou 1911 prémios. É agora o primeiro país a ser distinguido com o novo prémio de "País Criativo do Ano".


Os dois alunos vencedores recebem um prémio monetário de 750 euros e 4% de royalties das vendas (sem IVA) das suas criações.


O futebolista será a cara de várias campanhas, conteúdos exclusivos e ativações da marca, avança a empresa liderada em Portugal por Tiago Simões.
No acumulado do trimestre, o primeiro anunciante é o Ediclube, seguindo-se o Continente e a Unilever Fima. OMD e Fuel lideram nas agências.

Marcas gastas, promessas vazias
Pedro Pimentel,


A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, quer usar as informações públicas dos utilizadores adultos da União Europeia (UE) para treinar a sua ferramenta de IA.


À semelhança do que fez em Espanha com a Telefónica, a Perplexity assinou com a Altice Portugal um acordo exclusivo a nível nacional que permite a empresas e famílias usarem o sistema.


O debate mais visto destas duas semanas, recorde-se, foi o que colocou frente a frente Pedro Nuno Santos e André Ventura.


Impresa comunica renúncia de Manuel Guilherme Oliveira da Costa, que presidia o órgão que fiscaliza a administração e pugna pelo cumprimento da lei. Nada é referido sobre o que motivou esta decisão.
A gestão de crise é uma área na comunicação que alicia Filipa Raposo de Almeida. Diretora de comunicação da Uber há dois anos, encontrou no fit boxing o desporto mais parecido com a dança, que adora.

Os media na base do sistema democrático
Carlos Furtado,
As consequências da suspensão do Playce, o crescimento anémico da publicidade digital, as oportunidades para os media locais e os novos projetos de Fernando Parreira, em entrevista.