
Marcas: Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença
Pedro Pimentel,
Mónica Nogueira de Sousa, da Ikea, é a Marketer do Ano e Teresa Lameiras, da Siva, recebeu o Prémio Carreira. A Meo foi eleita Marca do Ano e o Grande Prémio foi para a campanha Sirenes.

Rock stars da comunicação
Elgar Rosa,


O Clube Sagres conta com desafios - como quizzes ou passatempos - onde os consumidores têm a oportunidade de acumular pontos e, com eles, ganhar prémios.


Esta foi também uma forma de a marca portuguesa ativar o seu patrocínio à Liga Portugal, que acontece pelo terceiro ano consecutivo.


O novo logótipo, que se mantém fiel à cor azul original e é acompanhado por duas folhas de roseira, foi desenvolvido pela Influenza R.

Não ser uma Worten
Duarte Vilaça,
A administração da Cofina SGPS recomenda a venda da Cofina Media aos quadros da empresa em consórcio com Ronaldo e alguns acionistas, por 56,8 milhões. A decisão final será tomada em assembleia geral.


Amazon fala em medida necessária para "continuar a investir em conteúdo interessante e manter esse aumento de investimento durante um longo período de tempo". Para já, Portugal fica de fora.


Em simultâneo com esta campanha, está também a decorrer um passatempo numa parceria com a DAZN que, durante 10 semanas, vai premiar semanalmente dois vencedores com um passe anual da DAZN Eleven.


O patrocínio da ESC Online consiste assim num dos três a cinco patrocinadores/mecenas da comemoração, número que Paulo Dias, administrador do Teatro Tivoli BBVA, já tinha adiantado ao +M.


José Paulo Fafe foi nomeado administrador da Global Media em nome de um novo acionista e agradece "sinais de Marcelo" sobre o futuro do grupo que tem a TSF. "Tanto pública, como em privado".


No dia seguinte a uma greve histórica na TSF, a nova administração da Global Media liderada por José Paulo Fafe anunciou que Rosália Amorim vai ser a nova diretora.


Pagamento de salários em atraso há dois meses, falta de resposta nas negociações sobre aumentos salariais e apoio à direção liderada por Domingos Andrade estiveram na base do protesto da rádio.


Os trabalhadores da TSF avançaram para uma greve de 24 horas, saíram à rua e estão concentrados em frente às instalações da rádio esta quarta-feira.


Os vencedores são revelados no dia 27 de setembro, na gala de entrega de prémios APPM Marketing Awards, que tem lugar no Clube Ferroviário em Lisboa.


Lachlan Murdoch – o filho mais velho de Rupert Murdoch, que se tornou co-presidente da News Corp em 2014 – parece ser o sucessor, depois de ter sido elogiado pelo pai numa nota aos funcionários.


A investigação a Ariane Lavrilleux pelas autoridades francesas teve início em julho de 2022, quando o ministério das Forças Armadas fez uma queixa por "violação dos segredos de defesa nacional".


Um terço das agressões registadas ocorreu nas vésperas das eleições presidenciais de 2022, que levaram Lula da Silva ao poder, observaram os autores do relatório.


Autores alegam "infrações flagrantes e prejudiciais dos direitos de autor" e chamam ao programa ChatGPT uma "empresa comercial maciça" que depende do "roubo sistemático em grande escala".


Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelita, disse também na conversa com Musk que a prevenção em relação a bots pode ajudar a combater o antissemitismo na plataforma.


O Sapo faz 28 anos. A data é celebrada com alterações a nível da marca, navegação e reforço do conteúdo. As novidades vão ser comunicadas numa campanha digital assinada pela Dentsu Creative.
Quando apresentados em anúncios, 65% dos seniores apareceram em ambientes familiar e doméstico, e menos de 1% foram incluídos em anúncios que os colocavam em ambientes profissionais ou de liderança.


A campanha, protagonizada por clientes, está presente em filmes publicitários em tv e meios digitais, mupis, publicidade impressa em meios locais, spots em rádios locais e publicidade digital.


As duas listas de trabalhadores visados atingem cerca de 80. Alguns funcionários foram abrangidos por rescisões amigáveis, mas não conseguiram ter acesso às quotas da Segurança Social


Sete milhões de crianças refugiadas em todo o mundo não estão a ter acesso a escolas e educação. ACNUR arrancou com campanha de angariação de fundos.


Um porta-voz da Disney adiantou que embora a empresa esteja disponível para "considerar opções estratégicas", ainda não foi tomada nenhuma decisão quanto a uma eventual venda.

A importância da comunicação e da Inteligência Humana
Paula Cordeiro,
Segundo a Kantar , os produtos comercializados de forma sustentável custam 70% mais do que o preço médio da categoria. 60,9% dos consumidores apontam o custo como obstáculo a escolhas sustentáveis.

A orquestra funciona 365 dias
Bruno Batista,


Já são conhecidos os termos das duas propostas apresentadas pela compra de 100% do grupo que tem o Correio da Manhã, mas o negócio de venda ainda não é certo.


Terminava esta sexta-feira o prazo para apresentação de propostas finais pela compra da Cofina, que tem dois concorrentes: a Media Capital e os quadros da empresa com Ronaldo.


As receitas de publicidade da dona do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios cresceram 9,2% para os 14,8 milhões de euros. O grupo diz estar a analisar as duas propostas de compra.

ESG, o novo must-have para as marcas
Vera Carrondo,
"Faz amor pelo amor à Seleção" é o mote da campanha, assinada pela Bar Ogilvy - que em 2022 assinou a "Sirenes" - de apoio ao Euro 2024. Com criatividade da Dentsu lança também hoje oferta 10 Gbps.

Love is all we need
José Bourbon-Ribeiro,


A alteração surge na sequência da entrada em funções, esta semana, da nova administração da Global Media. O cargo de diretor-geral editorial deixa de existir no grupo, sabe o +M.


José Paulo Fafe foi indicado pelo World Opportuny Fund (WOF), que comprou uma participação de 38% na Páginas Civilizadas, de Marco Galinha, que se mantém como "chairman" do Global Media Group.


O grupo Bel e a Global Media, liderados pelo empresário Marco Galinha, estão interessados em vender a participação que detêm na Lusa, confirmaram várias fontes à Lusa.

Marketeers de bancada
Joana Garoupa,
A seleção de rugby garantiu, 16 anos depois, a presença no Campeonato do Mundo. Na véspera do arranque da prova, o +M falou com a Federação e com os principais patrocinadores.

Os rankings da minha vida
João Santos,
José Paulo Fafe foi indicado pelo World Opportuny Fund (WOF), que comprou uma participação de 38% na Páginas Civilizadas, de Marco Galinha, que se mantém como "chairman" do Global Media Group.

Um triste Natal a todos nós
António Fuzeta da Ponte,
Em termos absolutos a SIC foi acompanhada em média 295,6 mil espectadores, a TVI por 284,3 mil e a RTP1 por 214,5 mil pessoas. O total cabo registou uma audiência média de 853,8 mil pessoas.


A PLM Retail Specialists trabalha marcas como o Alibaba Group, Canon, Costa Verde, Fnac, Huawei, Meo; Microsoft, Miele, Nestlé, Novo Banco, Philip Moris, Samsung, Smeg, Widex, Worten ou Vodafone.


A Wavemaker vem assim deste modo substituir a PHD como agência de meios da Caixa Geral de Depósitos.


A concretizar-se esta decisão, a Meta não deixaria de oferecer a versão gratuita das suas redes sociais na União Europeia. Ainda não foi adiantado um possível valor de subscrição para a versão paga.

“Achas que isto vai funcionar?”
Luis Lobato Almeida,

O pensador estratégico… e a criação de valor!
Patrícia Nunes Coelho,
Entre os tradicionais folhetos e spots até ao recurso a influencers e lançamento de passatempos, os retalhistas estão a apostar em campanhas multimeios para comunicar esta fase de vendas.
"É cortar dois terços dos trabalhadores de uma assentada", lamenta o Sindicato dos Jornalistas que apela a Marcelo Rebelo de Sousa, "que intervenha para travar os sucessivos ataques à informação".


Thompson foi o substituto encontrado pela CNN para ocupar o cargo deixado vago em junho por Chris Licht, que foi afastado da posição depois de um ano "tumultuoso" na estação televisiva.


O processo refere-se a imagens alegadamente enganadoras retratadas nos menus em anúncios. O juiz norte-americano decidiu que a marca deve mesmo enfrentar um processo.


Segundo Filipa Bello, head of brand & creative, a Zippy tenta que os produtos não sejam o centro mas antes que permitam à marca ter mais impacto na sociedade.
Além de manter o cargo de diretora de entretenimento e ficção, com este "renovar" de confiança, Cristina Ferreira é nomeada administradora executiva da Media Capital Digital.


Em cima da mesa, segundo o sindicato, podem estar rescisões com cerca de 60 trabalhadores de um grupo que conta neste momento com perto de 150 pessoas.


No total, a Meta removeu 7.704 contas, 954 páginas (outros tipos de contas) e 15 grupos do Facebook, enquanto fechou 15 contas no Instagram.


A percentagem destes apoios desce para os 20% do salário líquido mensal quando os jornalistas tiverem um contrato a termo ou em regime de prestação de serviços (recibos verdes).


A edição limitada está disponível até novembro em todos os restaurantes Burger King, em regime take away , auto king e home delivery.
O +M falou com a Sport TV e a Eleven de forma a perceber como os canais desportivos - que estão a apostar no digital - prepararam a nova época, quais as novas apostas e como o estão a comunicar.


Presidente do conselho de administração da Media Capital acusou a Impresa de usar Ana Gomes para o atacar. Francisco Pedro Balsemão diz que afirmações são "falsas, caluniosas e ofensivas".


Ação tem como objetivo atrair anunciantes e foi divulgada cerca de um mês depois de Elon Musk ter dado a conhecer uma quebra acentuada nas receitas publicitárias.


Portugal vai ser a "porta de entrada" da Avatim para a sua internacionalização na Europa, apostando a marca na GCI para assegurar a comunicação.
O Intermarché diz ter a "confiança" para optar por esta abordagem por ser "o único supermercado que é, de facto, da região, seja ela qual for".


Carlos Sá (presidente da APPM) e Sandra Alvarez (presidente do júri dos APPM Marketing Awards) serão os responsáveis por selecionar o homenageado.


O lançamento desta nova versão acessível através da web, sem recurso a uma app, surge pouco depois de a rede social ter registado em julho, apenas num mês, um decréscimo de 79% de utilizadores ativos.


Acompanhar os eventuais processos de alteração da leis de imprensa e da rádio e os desenvolvimentos do Plano de Ação para a Democracia Europeia na área dos media, são outras das linhas estratégicas.


Para o novo diretor criativo do GroupM, que conta com 30 anos de experiência em publicidade, é na criatividade que está a diferenciação que "conduz à eficácia das empresas e das organizações".
A presença em festivais permite uma aproximação aos clientes e consolidação do seu posicionamento enquanto prestador de cuidados médicos, disse a diretora de marketing do grupo ao +M.


O vídeo no Instagram alcançou mais de 18,5 milhões de visualizações em 24 horas, sem qualquer investimento em paid media, refere a FPF.


“Jogo pelo Jogo” encontra-se disponível nas plataformas de streaming de podcasts. Pode também ser visto, em formato de videocast, no YouTube e redes sociais da Solverde.pt.


A Meta não dá mostras de recuar na sua decisão, referindo que a população canadiana continua a ter acesso na plataforma à informação de agências oficiais do governo, serviços de emergência ou ONG's.
Os conteúdos não escapam à inflação. As principais plataformas têm anunciado aumentos de preços que também abrangem o mercado português. Recorde o que ficou mais caro.


A 42.ª Edição das Olimpíadas Portuguesas de Matemática está agendada para ocorrer entre novembro de 2023 e março de 2024. A Renova é a principal patrocinadora.


A ideia do próprio Elon Musk terá como objetivo diminuir a altura dos tweets, permitindo que caibam mais publicações no feed que aparece no ecrã dos utilizadores, e melhorar a estética da plataforma.


O grupo franco-neerlandês contratou a consultora de comunicação sedeada em Espanha, numa demonstração do seu interesse na reprivatização da transportadora aérea portuguesa.
Segundo o estudo, existe também uma correlação entre uma experiência mais positiva com publicidade e uma maior tendência de consumo.


MP confirmou a receção de denúncia e a abertura de inquérito no DIAP de Lisboa, para "recolher os elementos e apurar as circunstâncias de facto e de direito".


Depois da Renascença, também o Público já havia denunciado e repudiado a utilização do seu grafismo por parte de André Ventura e do partido Chega para a partilha de notícias falsas e/ou inexistentes.


Questionada pelo +M, fonte oficial do Chega referiu que o partido "não usa a marca" de nenhum OCS e que "tem os seus próprios mecanismos de fiscalização e análise, não a dos editores de jornais".
A Altice é também a maior anunciante no acumulado dos primeiros sete meses do ano. Em julho, o ranking das agências de meios é liderado pela OMD e o das agências criativas pela Fuel.


A auditoria concluiu que persistem na Lei de Publicidade Institucional do Estado "situações de difícil interpretação ou que condicionam a sua execução, com implicações em todas as fases do processo".


Adalytics acusa YouTube de mostrar anúncios para adultos em vídeos para crianças. Google responde que estudo é “muito falível e enganoso” e que "faz alegações completamente falsas".


A 7 de julho, o Threads contava com um total de 49,3 milhões de utilizadores diários ativos (apenas na app Android). Contudo, um mês depois, este número caiu para 10,3 milhões.
O mundo das redes sociais é volátil. Será a mudança do Twitter uma boa aposta? Irá o rival Threads triunfar? O futuro do TikTok também passa pelo texto? Atualmente são várias as questões em aberto.


A campanha multimeios de expressão nacional marca presença em televisão, mupis e outdoors, imprensa, rádio, cinema, multibancos e meios digitais.


Os cartoonistas portugueses Cristina Sampaio e António Antunes estão nomeados para o prémio de melhor cartoon editorial europeu, que será atribuído em setembro em Haia, Países Baixos.


As descidas mais significativas em termos de obras em língua portuguesa ocorreram nos canais SIC Mulher e SIC Caras e nos canais de cinema e séries do operador Nos (com exceção do TVCine Top).
Enquanto 62% dos inquiridos utiliza as ferramentas de IA para revisão de texto e tornar a escrita mais concisa, 22% usa plataformas de IA que geram imagens através de descrições textuais.


A nova agência diz, em comunicado, que vai cooperar com os seus parceiros, envolvendo os clientes desde o início do projeto até à entrega e lançamento no mercado.


A Novamedia é agora responsável pela direção criativa, produção audiovisual e apoio diário à comunicação, ativação e melhoria do produto do Mercadão.


Santa Casa informou federações que está a rever o plano de patrocínios aos eventos desportivos, preparando-se para cortar apoios. Secretário de Estado do Desporto pediu reunião urgente com Ana Jorge.
O investimento, feito não só em equipamentos digitais mas também em recursos humanos, novos departamentos, software ou research, tem por objetivo conquistar a liderança no setor, a nível nacional.


Os dados são do "What's on the market?", relatório do semestre produzido pelo GroupM, que pretende traçar um retrato do país e, em particular, do investimento publicitário.


A Renascença diz que tentou falar com Ventura nos últimos dias, mas este "nunca respondeu ao contacto", e contactada a assessora de imprensa do Chega, esta referiu "que estavam a apurar os factos".


O Nos Alive, Meo Sudoeste, Meo Marés Vivas, Primavera Sound/Nos Primavera Sound e o Super Bock Super Rock, são, por esta ordem, os cinco festivais mais lembrados espontaneamente pelos inquiridos.

Agora escolha…
João Santos,
A JMJ foi um evento que tinha muito para correr mal, mas acabou por superar até as melhores expectativas. Os ganhos de força e reputação da marca Portugal devem agora traduzir-se em ganhos económicos.

Hype-se
Miguel Moreira Rato,
A organização não tem dúvidas: "Sem marcas a Volta não existia". Entre municípios e marcas privadas, o apoio dado à prova rainha de ciclismo em Portugal é de perto de três milhões de euros.

Meu querido mês de agosto: o que comunicar?
Renato Póvoas,

Francisco, como o Papa
Francisco Teixeira,


Em Portugal, entre online, imprensa, televisão e rádio, foram 13.007 as notícias sobre a JMJ publicadas entre os dias 1 e 7 de agosto.


O EBITDA é negativo em 1,3 milhões, uma melhoria 65%, e o endividamento situa-se nos 28,5 milhões. Media Capital vai avançar com um programa de rescisão de contratos de trabalho por acordo mútuo.


O ex-futebolista torna-se assim embaixador da marca Solverde.pt, pelo que "vai passar a partilhar conteúdos nas redes sociais da Solverde.pt com regularidade".
Pedro Bidarra foi o keynote speaker de encontro que juntou, no Terraço ECO, profissionais da área do marketing e comunicação. Assistimos à "infantilização do consumidor", diz, sempre em tom crítico.

Olá! A marca Portugal, sou eu!
Carlos Coelho,
A Barbie chegou aos cinemas na última semana e tem tido um sucesso retumbante. Grande arte do êxito deve-se a uma poderosa máquina de marketing, cujo investimento ultrapassa o do próprio filme.

O poder surpreendente de pensar diferente
Joana Garoupa,

Papa Super Pop
António Fuzeta da Ponte,


As receitas de publicidade da dona do Correio da Manhã e do Jornal de Negócios cresceram 9,2% para os 14,8 milhões de euros. O grupo diz estar a analisar as duas propostas de compra.


O EBITDA foi de 2,9 milhões de euros, uma quebra de 31,6%. Um dos fatores que contribui negativamente para este resultado foi a escalada das taxas de juro de referência, avança o grupo.
Dez meses depois de "libertar o pássaro", Musk matou-o. Faz sentido? Apesar da chuva de críticas, especialistas em marcas acreditam que pode ser um "golpe de génio".

Os fantasmas que não assustam…
João Santos,

O marketeer de hoje e o politicamente correto
Patrícia Nunes Coelho,


A ERC fez chegar propostas de alteração das lei da Rádio e de Imprensa à AR. Alargar ao digital o âmbito das leis e distinguir publicações jornalísticas e não jornalísticas são duas das alterações.


Estrutura de Missão recuperar Portugal quer explicar aos portugueses como está a ser aplicado o dinheiro da 'bazuca'. A campanha, com cinco filmes, é da Comcreation e o planeamento da Nova Expressão.


“Queria que os nossos colaboradores sentissem o prazer e a emoção de serem elogiados no espaço publicitário com mais prestígio do mundo”, refere o CEO Edson Athayde.
Alexandra Navarro e Tiago Strecht vão partilhar a liderança da Samy Alliance, que em Portugal tem as agências SamyRoad e DLaundry. Francisco Morgado Véstia assume cargo a nível global.

O Futuro da Criatividade e a Inteligência Artificial
Alberto Rui Pereira,

“Nem toda a lucidez é velha, nem toda a loucura é genial”
Edson Athayde,

A fantasia da realidade
Catarina Pestana,


Mário Ferreira revela ao ECO que Ronaldo fez aproximação à Media Capital para comprar a Cofina Media antes de apoiar MBO e denuncia que interesses de pequenos acionistas estão a ser prejudicados.


Luís Santana, gestor da Cofina e um dos promotores do MBO no grupo com o apoio de Ronaldo, afirma ao ECO que "a questão da venda da Cofina Media é muito mais do que uma questão de dinheiro".


A Media Capital apresentou uma oferta pela Cofina de 80 milhões. O presidente do grupo garante que não é hostil, abre a porta a Ronaldo e garante independência editorial do Correio da Manhã.


A Media Capital apresentou uma proposta vinculativa pelo controlo de 100% da Cofina Media, agora de 80 milhões de euros (dívida incluída), superior à que foi feita no MBO com o apoio de Ronaldo.

Vemos, ouvimos, lemos. Não podemos ignorar… a voz do cliente
João Filipe Torneiro,

As marcas têm de saber responder às mutações demográficas
Pedro Pimentel,
A Havas Sports & Entertainment passou a Havas Play, um rebranding que surge na sequência da criação de uma network global. A managing and creative partner Ana Roma Torres faz o balanço.

A Televisão depois da Televisão: Uma nova era
Maria José Inácio Tavares,

Não há boas campanhas sem boas agências. E sem bons clientes
Luis Lobato Almeida,
Apesar do aumento de inclusão, ainda há muito a fazer. A idade, o género e a situação familiar são as formas de discriminação mais comuns no setor do marketing e publicidade.

O Velho e o Mar(keting)
Tiago Baldaia,

Lobbying pela transparência
José Bourbon-Ribeiro,

Now seriously folks…
Pedro Graça,


Onze investidores e uma sociedade veículo estão por detrás da potencial compra da Cofina pelos seus próprios gestores (MBO). Três acionistas estão envolvidos.


O grupo liderado por Mário Ferreira quer avançar para a compra da Cofina e, em comunicado enviado à CMVM, diz-se disposto a oferecer mais de 75 milhões, o valor do MBO liderado por Luís Santana.


Cristiano Ronaldo vai ser acionista de referência da Cofina Media com cerca de 30%, no âmbito do processo de MBO que está em curso. Grupo é detentor do Correio da Manhã e CMTV, entre outros meios.


Defender o castelo ou abrir as portas e explorar novas oportunidades e formas de colaboração? Salvador Ribeiro, CEO da Bauer Media Audio, defende que o futuro passa por incorporar a segunda hipótese.


A Bauer Media entrou em Portugal em junho do ano passado, quando foi concluída a compra das rádios da Media Capital. Um ano depois, Salvador Ribeiro, CEO do grupo, faz o balanço e aponta o futuro.


O Twitter ameaçou processar a Meta, acusando-a de "apropriação indevida de segredos comerciais" do Twitter e outras propriedades intelectuais" para criar o Threads.


O objetivo passa por oferecer "inúmeros momentos culturais ao longo do verão a todos os que visitem o emblemático projeto assinado pelo Prémio Pritzker Renzo Piano".


A OnStrategy destaca as marcas Novo Banco, Via Verde e Lusíadas Saúde como as que apresentaram uma maior valorização - superior a 10% - e a TAP como a que mais desvalorizou - mais de 20%.


O protocolo, que vigora até 2025, tem como objetivo apoiar o novo Centro de Arte Moderna (CAM). O atual edifício encontra-se encerrado para remodelação.

Pode a mão de obra deslocalizada servir à publicidade local?
Alexandra Pereira,

Olarilalé
Duarte Vilaça,
A boa e má publicidade, as relações entre os diferentes agentes do setor e os principais desafios da indústria foram alguns dos temas que marcaram o primeiro encontro promovido pelo +M.

Onde está o plano de comunicação?
Paula Cordeiro,

CX ou ficção científica???
Vanessa Machado,
O Nos Alive, as políticas para a cultura, o apoio das marcas – ou a falta dele –, o Parque Tejo e a entrada da Live Nation no mercado são alguns dos temas abordados em entrevista a Álvaro Covões.


Tiago Preguiça passou por agências de comunicação, tendo depois sido assessor e chefe do gabinete em dois governos. Era diretor-geral da Segurança Social desde 2021.


Vítor Martins era até agora head of national sales da empresa de publicidade exterior, na qual ingressou há 10 anos.


Nova DRH da cadeia transita da Barkyn. No marketing a escolha da cadeia de retalho liderada por Carolina Afonso reside numa promoção interna.


A profissional, na Galp há 25 anos, vai substituir Filipa Appleton que, como avançou o +M na última semana, vai assumir a direção de brand marketing do Continente.
Os resultados fazem parte do Best Agency to Work for 2023, um estudo realizado pela Scopen junto de 753 profissionais de 56 agências e partilhado em exclusivo com o +M.


Cristiano Ronaldo vai ser acionista de referência da Cofina Media com cerca de 30%, no âmbito do processo de MBO que está em curso. Grupo é detentor do Correio da Manhã e CMTV, entre outros meios.


Cristiano Ronaldo tem um vasto e diversificado património empresarial com negócios na estética, no turismo, no imobiliário, na moda, nas águas, no setor financeiro e agora também nos media.


Grupo que detém o Correio da Manhã diz que está “numa fase preliminar de avaliação da proposta e do preço oferecido”, pedindo um prazo mínimo de 60 dias para responder.

Desbravar o futuro do digital commerce
Pedro Pinto,

Cinco tostões sobre pessoas, marcas e relações
Alexandra Navarro,

Deus ex-machina
Alexandra Almeida Ferreira,
Filipa Appleton será, a partir de setembro, diretora de brand marketing do Continente. Tiago Simões assumirá novos projetos na MC.

A Inteligência Artificial e os dados do seu futuro
João Santos,

Mais vale pedir desculpa por fazer, do que por não fazer
Joana Garoupa,
O primeiro Conversas +M juntou Sandra Alvarez (APPM e PHD), Nuno Jerónimo (O Escritório) e Ricardo Torres Assunção (APAN) para debater a indústria da comunicação. Veja o vídeo.

Ajudar as marcas a redesenhar o seu futuro
Pedro Pimentel,

Cannes Lions 70 – Uma Nova Era de Criatividade (com vídeos)
Ana Paula Costa,

Content Reigns Suprem
Tiago Monteiro,
O digital e o out-of-home são os motores de crescimento do mercado português este ano, com a televisão a cair 2%. O crescimento do investimento publicitário deve acelerar em 2024.

Procuram-se marketeers para proposta política séria
António Fuzeta da Ponte,

A Inovação nas marcas: para além da resolução de problemas
Catarina Pestana,

25 anos depois da Expo98, Portugal é outro
Jorge Vinha da Silva,


A This is Pacifica ganha prata em Design. A Dentsu Creative ganha ainda um bronze com Jardins Sonoros em Design e é provável que traga prémio com o The Everything Book, em colaboração com a DC Dubai.


Um ano após ter conquistado o grande prémio de Design, a FCB Lisboa e a Penguin Random House vão ganhar um leão de prata em Brand Experience & Activation, apurou o +M. É o sexto leão para Portugal.


A Leo Burnett, com "Golden Dates", para a AMP, vai trazer mais um leão de bronze do Festival Cannes Lions para Portugal, sabe o +M. Dentsu Creative e This is Pacifica são as outras premiadas.

Só vive feliz quem morre tentando
Edson Athayde,

Um overview do Cannes Lions
Ivo Purvis,

Un toast aux Cannes
Filipe Mesquita,


O hambúrguer Rodeo vai voltar à cadeia de restaurantes, através do lançamento do Menu Da Weasel: Double Rodeo XXL, no âmbito de uma parceria que assinala também o regresso da banda portuguesa.


Através de uma parceria com a C-MORE, a JLM&A passa assim a oferecer serviços e soluções para ajudar os clientes na sua "jornada de mudança" para o desenvolvimento sustentável das empresas.


A marca assume, com o projeto (re)Born, o compromisso de maximizar o tempo de vida dos seus equipamentos e minimizar a pegada ecológica.
Os principais festivais de verão do país são habitualmente associados a grandes patrocinadores. Conheça as estratégias e as campanhas de ativação preparadas pelas marcas para as edições de 2023.


O primeiro Conversas +M junta Sandra Alvarez (APPM e PHD), Nuno Jerónimo (O Escritório) e Ricardo Torres Assunção (APAN) para debater a indústria da comunicação.


A GCI People & Talent conta com nomes como Mia Relógio, Diogo Beja, Vicky Campelo, La Femme Nomade, João Kopke, Cristiana Jesus, Paulo Battista, Emily Sanches, Adriane Garcia, entre outros.


Apesar da queda, o valor das 100 maiores marcas em 2023 continua a ser maior do que aquele que era projetado nos rankings antes da pandemia.


O The Guardian também proíbe a publicidade a empresas de combustíveis fósseis desde 2020.
Entre os principais mercados, destacam-se os crescimentos da Índia (12%) e da China (7,9%) em 2023. Já em 2024 o investimento publicitário em França deve crescer 9,7% devido aos Jogos Olímpicos.

A morte da loja física foi grandemente exagerada
André Marques da Silva,

OOH, um meio em profunda transformação
Alberto Rui Pereira,

Numa semana de “pontes” onde se deve continuar a trabalhar
Luís Mergulhão,


9,3% dos OCS também indicaram que transferiram apoio dado por leitores para o esforço militar ou para ajudar habitantes de áreas localizadas em zonas da linha da frente do conflito militar.


Além de António Casanova, a mesa redonda da APAN juntou Francisco Pedro Balsemão (CEO Impresa), José Pedro Dias Pinheiro (chairman GroupM) e Vera Pinto Pereira (presidente EDP Comercial).


O grupo Ringier, comprador do diário A Bola e do canal A Bola TV, está presente em 19 países europeus e africanos, tem perto de 140 marcas e conta com cerca de 6.400 trabalhadores.
O humor é a grande ferramenta de comunicação da Control. Em entrevista ao +M, Patrícia Nunes Coelho, diretora de marketing da Control desde 2007, aborda os desafios da marca e antecipa as novidades.

Vocês são de facadinhas ou de relações fiéis?
Judite Mota,

Reinvenção e viabilidade dos media de informação
Paulo Vaz Tomé,
Esta foi a primeira produção de ficção assinada por Augusto Fraga, que tem trabalhado sobretudo em publicidade. A série está top das mais vistas em 33 países.

Ausentes no 38
Duarte Vilaça,

O valor da presença digital de uma marca
André Melo,

Estou a interromper? Espero que valha a pena
Mónica Nogueira de Sousa,


"O projeto assegurará o necessário financiamento junto, em primeiro lugar, dos promotores do MBO, mas também junto das instituições financeiras e de investidores nacionais idóneos", afirma Santana.


O histórico jornal desportivo com sede na Travessa da Queimada vai mudar de mãos, e passará a ser propriedade do grupo suíço Ringier.


O +M/ECO sabe que os dois responsáveis estão em contactos com investidores para levantar cerca de 30 milhões de euros, valor que lhes permitirá formalizar a proposta.


O CCB quer abrir o novo museu de arte contemporânea no último trimestre, contratar um 'chief curator' e aumentar o preço dos bilhetes para 10 euros, revela Elísio Summavielle em entrevista ao ECO.


Pela "estima e admiração" que tem por Pedro Adão e Silva, Elísio Summavielle aceitou ser reconduzido há um ano na presidência do Centro Cultural de Belém. Um ano depois, vê melhorias.


Elísio Summavielle, presidente do CCB, defende em entrevista uma revisão de estatutos e uma maior abertura à iniciativa privada. A decisão é política, mas o gestor explica porquê.
The Forgotten Team, da Dentsu Creative para a Meo, e a Amnistia Internacional, venceu o GP Jornalistas. O GP para o Bem foi para a Petição Luto Parental, da Tux&Gill para a Acreditar.

O que fazemos tem um nome: Relações Públicas
Elgar Rosa,

Parabéns ao Marketing e aos Marketers!
Marta Bicho,

“When it comes to politics, TV is still king”
Luís Mergulhão,
A IA, automação, sustentabilidade, personalização do cliente, ética e transparência, são alguns dos desafios que vão marcar o presente e o futuro do marketing, dizem representantes da indústria.

O impacto da criatividade no negócio
António Roquette,

A função dos meios
Rodrigo Albuquerque,

O poder da ideia
Leonor Dias,


João Epifânio acumula as funções de chief marketing officer da Altice Portugal com as de chief sales officer/B2C e defende que as marcas devem reforçar investimento quando é preciso puxar pelo país.


A grande diversidade de intervenientes, e o não alinhamento de objetivos, dificulta, em sede de CAEM, alterações nos sistemas de medição de audiências, afirma João Epifânio, CMO da Altice.


"As marcas têm que se adaptar, se há novos territórios, novos espaços de comunicação com as pessoas, temos que lá estar", defende João Epifânio, CMO da Altice.


Siza Vieira foi o arquiteto convidado para conceber o primeiro marco de um projeto que "ambiciona transformar os Caminhos Portugueses de Santiago na mais bonita estrada de arte do mundo".


A Meta comunicou que vai recorrer e pedir aos tribunais que "suspendam imediatamente" a decisão. Esta é encarada como mais um episódio da batalha legal que começou em 2013.


O novo projeto de Joana Garoupa posiciona-se como uma “central” de comunicação e marketing dedicada fundamentalmente aos temas da sustentabilidade.


O acordo com a EGEAC, por três anos, inclui o mecenado ao Cinema São Jorge e ao São Luiz Teatro Municipal.
No acumulado dos primeiros quatro meses do ano surge como maior anunciante a Altice Portugal. Nas agências de meios a liderança é da OMD e nas agências criativas da Fuel.


A empatia está no centro da nova campanha da Nos que, tal como no Natal, é assinada pela O Escritório. "Mais do que tu e eu, Nos", é a assinatura.


Estereótipos, microagressões, exclusão, mas também superação, aceitação e otimismo, dentro e fora do ambiente de trabalho, são situações que a marca quer pôr em destaque através dos testemunhos.


A "geração R" é o target. "Na 'geração R,' todas as pessoas intervêm, envolvem-se, discutem e comentam. Têm presente que reciclar é parte do dia-a-dia, tal como lavar os dentes", diz a SPV..

Mentiras, spinning e narrativas alternativas
Salvador da Cunha,

Marcas Portuguesas: o poder da qualidade invisível
João Santos,

Onde é que tínhamos a cabeça?
António Fuzeta da Ponte,


O Café Joyeux, o Cowork Lacs, o Simpli Coffee, o Pestana Hotel Group e a Amorim Cork são protagonistas da campanha através da qual a Altice apresenta a nova Meo Empresas.


A Flama, LeYa, Silampos, Torres Novas, Science4you, Bioma, Hug e Odisseias são as marcas parceiras do projeto, que poderão ser encontradas nas lojas, durante um período de tempo limitado.


A Fidelidade volta a marcar presença nos festivais de verão deste ano, enquanto seguradora oficial do Nos Alive e do Vodafone Paredes de Coura.


"Monitio" é a primeira solução no mercado europeu a dar acesso a conteúdo multilingue com a opção da sua tradução. Para já, a plataforma será lançada em Portugal e Espanha.
O endividamento bancário diminuiu 7,4 milhões, para os 84,8 milhões de euros, tendo o capital próprio sido reforçado em 5,4 milhões de euros, "contribuindo para a melhoria do balanço da RTP".

Ovelhas e pastores
Pedro Graça,

Liderar uma equipa em crescimento é como jogar tetris
Catarina Oliveira,

JMJ, perda de rendimentos nos Publishers e AI
Luís Mergulhão,
Audiências, TDT e receitas publicitárias foram três dos temas abordados pelos responsáveis da Impresa, Media Capital e RTP no fecho do primeiro dia do Digital Business Congress, da APDC.


A publicidade digital da Visão, Caras, Exame, entre outras vai ser comercializada pelo Público. Há também uma parceria editorial para a promoção de conteúdos.


O acordo confere ao NYT uma "receita adicional", num contexto em que os media se preparam para uma desaceleração no mercado publicitário, escreve o The Wall Street Journal.


O lançamento conta com os grupos Condé Nast, Dotdash Meredith, Hearst Magazines, MLS, NBCUniversal, UFC, Vox Media e WWE, como parceiros iniciais.


"A RTP tem futuro, se quem tem responsabilidade política – tutela e parlamento – reunir as condições necessárias para o efeito", disse a coordenadora do Livro Branco sobre o serviço público de media.

O humano fará sempre a diferença
Pedro Pimentel,

Os mitos sobre as famílias na comunicação das marcas
Maria João Oliveira,

Small Picture
Duarte Vilaça,


Na campanha do ano passado, que contou com a colaboração de 597 mergulhadores de todo o mundo, foi possível retirar do mar mais de 3,5 toneladas de lixo.


A decisão foi tomada por unanimidade pela Confederação Europeia de Marketing (EMC), que designou este dia para destacar a importância do marketing nos negócios e na sociedade.


Mantendo o tom humorístico, a marca consolida a relação com Ricardo Araújo Pereira, que passará a ter uma presença reforçada na TV e digital. António Fuzeta da Ponte explica ao +M como e porquê.
Os media dão demasiada cobertura ao Chega, como afirmou António Costa no 25 de abril? A resposta é um "nim", com o partido de Ventura a ser alavancado mediaticamente pelos restantes atores políticos.

Dissintonia
Pedro Gândara,

Leituras de fim-de-semana
Luís Mergulhão,

O último festival de criatividade
Nuno Presa Cardoso,


A nova responsável estava na agência há cerca de 25 anos. Tomás González-Quijano, CEO da Mindshare desde 2009, deixa o grupo.


Após a consulta, a empresa manteve a conta de comunicação da empresa pública. Na corrida estavam nove agências.


O conteúdo digital da Time é protegido por uma paywall desde 2011. A Time conta com 1,3 milhões de subscritores da revista impressa e 250 mil subscritores digitais, segundo a What’s New In Publishing.

“Quem não arrisca não petisca”
Alberto Rui Pereira,

Rebenta a bolha (da informação)!
Diogo Sousa,

Leituras de fim-de-semana
Luís Mergulhão,
Controlando atualmente cerca de 70% do mercado de bilheteira e de eventos ao vivo, o grupo tem sido investigado por questões de concorrência e eventual abuso de monopólio.


Administração da Media Capital propôs a distribuição de um dividendo de 4,2 cêntimos por ação, isto após os lucros de 36,7 milhões de euros registados no ano passado.


A Mapfre quer dar voz a temas relevantes como o abandono de pets. Até 31 de Maio oferece 1 ano de seguro animal para espécimes que estejam há pelo menos dois anos à espera de adoção na União Zoófila.


A primeira edição da LDW vai decorrer de 24 a 28 de maio, em cerca de 50 espaços da cidade de Lisboa, como o Príncipe Real, Alcântara ou Chiado.


"Mais do que objetivo de vendas, é sobretudo mais um passo na construção da imagem de uma love brand", explica ao +M Franco Martino, diretor de comunicação corporativa da Ferrero.
Cofina, Impresa e Media Capital obtiveram no último ano cerca de 269 milhões de euros em publicidade. O mercado, contabilizando apenas o montante via agência de meios, situou-se perto dos 530 milhões.

É preciso entranhar a diversidade e inclusão
Manuela Botelho,

A criatividade está a precisar de rebeldia
Duarte Azevedo,
Media Capital vendeu negócio das rádios a grupo alemão por quase 70 milhões, o que permitiu regressar aos lucros no ano passado. Grupo baixou endividamento para os níveis mais baixos da sua história.


A Netflix perdeu mais de um milhão de subscritores em Espanha no primeiro trimestre do ano e o fim da partilha de contas é um dos principais motivos apontados para esta quebra.


Já 36% dos ouvintes revelou que adotou (ou tentou adotar) uma mudança de estilo de vida, como uma dieta, por exemplo, devido a um podcast.


A exceção são as empresas que já investem mais de mil dólares mensais em publicidade no Twitter, às quais será dada a verificação.


A Brisa Concessão Rodoviária, empresa que detém as concessões e é responsável pela operação e manutenção da rede, também é abrangida pelo rebranding e passa a chamar-se Brisa Autoestradas.
Bruno Albuquerque, diretor de marketing de cervejas e patrocínios do Super Bock Group, explica ao +M o lançamento da Super Bock Sky, cerveja com potencial para chegar a um milhão de consumidores.

Sustentabilidade empurra valor e poder de atração das marcas
Pedro Pimentel,

Relações de confiança
Paulo Vaz Tomé,

O António e o Zé
Rodrigo Albuquerque,
"Os diretores de marketing devem usar o poder de contadores de histórias para manter a questão crítica da sustentabilidade no topo das agendas e usar o poder criativo para estimular crescimento."


A nova identidade é marcada pela cor azul do planeta Terra, da água e do céu. A Bondalti assumiu “Tomorrow Matters” como assinatura para "sublinhar o papel da empresa nos desafios do futuro".


"As acusações contra o Evan não têm fundamento, e pedimos à federação russa que o liberte imediatamente", disse, à saída do tribunal, a embaixadora norte-americana na Rússia, citada pela CNN.


A campanha é da Proximity e conta com o planeamento de meios da Havas Media. Estará no ar até meados de julho, na televisão, rádio e plataformas digitais.
Em momentos de maior incerteza económica, os bancos parecem apostar num reforço da comunicação. Novas soluções e o reforço da imagem e confiança são as principais opções.


WYcreative e Wyperformance são as agências envolvidas no novo site e presença mobile da instituição.


Criada e produzida pela Branding Key, a compra de espaço ficou a cargo do Publicis Groupe. A campanha vai estar em Portugal Continental e Ilhas.


A divulgação da nova identidade do EA Sports FC está a ser feita em mais de cem jogos disputados nas maiores ligas de futebol, aos que se juntam as vozes de alguns jogadores e figuras do futebol.


No digital, a marca pretendeu que o símbolo fosse mais interativo com os clientes e tivesse uma maior capacidade de expressão, pelo que as letras "L" e "G" conseguem formar oito expressões diferentes.
Hugo Nóbrega, Pedro Batalha, Filipa Caldeira e Nuno Moreira explicam em entrevista ao +M o projeto, que nasce com o apoio da Santa Casa, Amorim, Nos e Nova SBE.


Em Portugal, recorde-se, a Bwin dá o nome à liga principal de futebol. Ricardo Quaresma, diretor de comunicação, afirma que em Portugal a questão não está em cima da mesa.


A campanha, com criatividade da Fullsix, marca presença na plataforma Playce, no digital, em mupis e outdoors, até ao dia 6 de maio.


A marca vai promover ações de degustação em espaços públicos, através da Uber Eats e ativações promocionais de produto em loja.
José Pedro Dias Pinheiro, líder histórico do GroupM, vai passar a chairman da empresa que tem o negócio das agências de meios da WPP em Portugal como a Mindshare e a Wavemaker.

O medo do desconhecido e do diferente
António Roquette,

Entre o play e o verde código verde
António Fuzeta da Ponte,

“O jornalismo está uma miséria”
Elgar Rosa,
A consignação do IRS representa, muitas vezes, uma receita importante para as associações e, nesta altura do ano, a comunicação é utilizada para reforçar o apelo à doação. Veja algumas das campanhas.

Pequenos juntos, fazem um Grande!
Miguel Salema Garção,

Be like water
Edson Athayde,

Leituras de fim-de-semana
Luís Mergulhão,


O financiamento destina-se a incrementar a produção de conteúdos de promoção turística e a sua disponibilização online. O montante será repartido por quatro anos.


A seleção feminina de futebol tem, pela primeira vez, equipamento próprio. A estreia será no dia 7, no jogo de preparação para o Mundial, frente ao Japão.


"Acho que vamos ter realmente uma afluência que poderá ser recorde. Gostava muito de passar as 40 mil pessoas este ano", diz João Zilhão, diretor do torneio.


Estão escolhidos as 35 duplas que passaram à segunda fase da competição Young Lions Portugal. Vão agora responder aos briefings da Delta Q, Go Chill, NOS, Worten, Turismo de Portugal, Público e MOP.
O até agora diretor de marketing e comunicação do Dia Portugal substitui Manuela Botelho, que representa os anunciantes há 18 anos como secretária-geral da APAN. Tiago Simões mantém a presidência.

Mais e melhores boas notícias
Rita Serrabulho,

Desbloqueio Criativo
Duarte Vilaça,

O conteúdo é tudo!
Maria Domingas Carvalhosa,
"É natural que haja um reforço das insígnias em desenvolver campanhas promocionais em torno das categorias de produtos que integram o cabaz alvo de redução de IVA", refere a APED.

NÃO foi escrito com recurso ao ChatGPT mas é sobre ele
Luís Mergulhão,

Kevlar
Pedro Graça,

Marca Portugal, quo vadis?
Carlos Coelho,
Dono de revistas cor-de-rosa, Jacques Rodrigues sempre fugiu dos holofotes. Quem é o patrão da Impala, detido por corrupção e burla agravada?

A marca e a margem
Duarte Durão,

Humor em tempos de cólera
Marlene Gaspar,

Quem compra o quê, busca de maiores audiências e ChatGPT
Luís Mergulhão,
Um ano depois de ter estado em vias de mudar de mãos, a Ivity Brand Corp. apresenta um novo CEO, nova identidade e planos de crescimento. Agência volta a colocar a internacionalização na mira.
Em 2019 a Cofina tentou comprar a Media Capital, agora o negócio poderá ser o inverso. A concretizar-se, a 'MediaCof' será o novo gigante dos media, deixando a Impresa para trás.


Na véspera do 30º aniversário, celebrado na noite deste domingo em antena, José Eduardo Moniz não esconde que a ambição é que a TVI "volte a ser o canal preferido dos portugueses".


A WYcreative contratou Christian Rôças, o ex-CEO dos brasileiros Porta dos Fundos, como chief of creative curation. "Um nome super pomposo", mas que traduz o caminho que a agência pretende seguir.
Apesar da instabilidade, as estimativas apontam para um crescimento entre os 3 e os 5%. Os responsáveis de quatro das maiores agências de meios do país explicam porquê.


"Não é um 'reclame' que puxa a carroça das marcas", dizem Lourenço Thomaz e Tomás Froes, fundadores da Partners e CCO e CEO da agora Dentsu Creative Portugal. Ajudar a mudar a sociedade é o objetivo.


"O preço obviamente tem que estar lá, mas a proposta de valor no mercado tem que ser diferenciadora. Falar só de preço não chega", diz Susana Albuquerque, presidente reeleita na última semana do CCP.
Guerra e inflação são as palavras do ano em 2022 e as suas consequências vão fazer-se sentir em 2023. A juntar a estes temas, há várias questões com impacto na indústria da comunicação este ano.


“Nós somos os donos da Black Friday, o nosso forte é o preço”, diz António Fuzeta da Ponte, diretor de marca e comunicação da Worten, garantindo que a empresa é "titânica na busca de mau pricing".


Eficácia, foco no negócio e, sobretudo, o cliente no centro. Com uma crise a instalar-se, carregar no travão é um erro. Sérgio Carvalho, diretor de marketing da Fidelidade, explica porquê