Segundo o estudo, há "fortes evidências empíricas" que mostram que as marcas que incluem representações publicitárias de género mais positivas apresentam um melhor desempenho comercial.
Trust in News já submeteu o plano de recuperação no tribunal. Não prevê perdão na dívida de 32 milhões, mas quer tempo para pagar aos credores. Perspetiva saída de quadros e lucros a partir de 2025.
Com esta aquisição, a DreamMedia diz que passa a ser o maior empregador do setor, com cerca de 300 colaboradores. Prevê registar uma faturação de 50 milhões de euros anuais a partir de 2027.
Antiga Auto Sueco substitui as 17 marcas das empresas que detém em sete países. Operações são reorganizadas em cinco segmentos: Trucks and Buses, Construction Equipment, Agro, Aftermarket e Ventures.
Vindo da área da tecnologia, Luís Gama foi desafiado há pouco mais de dois anos a liderar o marketing da Unicre, empresa que celebra 50 anos. "Adepto da família", adora correr em trails e maratonas.
Os dados não são dados
João Santos,
A Worten vai transformar o seu programa de responsabilidade social num dos momentos de comunicação mais relevantes do ano. Miguel Mota Freitas, CEO da marca, explica porquê.
Dignidade: Agora em Novo Sabor Uva
Edson Athayde,
Os anunciantes não foram consultados sobre o fim da publicidade na RTP e contestam a medida. As privadas já estão saturadas e as consequências são imprevisíveis, dizem em entrevista.
O futuro dos media: Entre desafios e oportunidades
Pedro Loureiro,
O programa de apoio aos media prevê a duplicação do porte pago, medida não plasmada na proposta de OE. A receita da CAV vai render mais 2,4% à RTP e a Lusa recebe mais 3,45 milhões.
"Dou importância às audiências, não quero é que ande atrás de um spot publicitário. É um tipo de audiência qualitativamente diferente", aponta Pedro Duarte, justificando o fim da publicidade na RTP.
"E tão importante ter bons políticos como bons jornalistas para que a democracia funcione", afirmou o primeiro-ministro na apresentação do plano de apoio para os media.
Gestores dos principais grupos de media avaliam plano de ação para os media apresentado esta terça-feira e alertam para a transferência das receitas dos media para as grandes plataformas digitais.
Os responsáveis de informação dos principais grupos saúdam o plano para os media mas queriam "medidas mais musculadas" em relação às plataformas digitais. Para o futuro, a perspetiva é positiva.
Do fim gradual da publicidade na RTP ao apoio à contratação de jornalistas, passando pela bonificação nas assinaturas digitais, confira o plano do Governo para apoiar os media.
O que fazer com o medo de negociar
Marlene Gaspar,
O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, apresenta em breve o plano para os media e uma das medidas prováveis é o fim da publicidade da RTP, que valeu 21,7 milhões em 2023.
United Colours of Brands
António Fuzeta da Ponte,
A iniciativa, que tem como objetivo contribuir para uma sociedade inclusiva, surge no âmbito da estratégia de comunicação ‘O Continente é de toda a gente’, lançada no início do ano.
O objetivo da iniciativa que aconteceu no Estádio da Luz passou por partilhar informação correta, ensinando os gestos básicos que salvam vidas, numa "gigante aula de Suporte Básico de Vida (SBV)".
Entre outros meios, a campanha está presente numa edição especial de oito frascos exclusivos, durante o mês de outubro. A criatividade é da The Agência e o planeamento de meios da Nova Expressão.
O Cinescópio, do Procópio a Tóquio. Haja RAP
José Godinho Marques,
A ideia foi defendida na conferência "Disruption 2024 - Como a IA está a mudar a indústria da publicidade", do IAB. O tema do risco de homogeneização da criatividade também esteve em destaque.
O que é e o que se imagina
Vitor Cunha,
O conteúdo e o entretenimento são centrais no TikTok, pelo que as marcas devem apostar numa estratégia sustentada nestes pilares, defende Adriano Accardo, sales managing director do sul da Europa.
O fantasma do cliente desaparecido
Ruben Obadia,
Estação da Media Capital reforça liderança e conquista o horário nobre. A CNN Portugal mantém-se o canal de informação mais visto, com a SIC Notícias mais próxima, e a CMTV continua a crescer.
Nos últimos três anos diretora criativa da Uzina, Andreia Ribeiro regressa à agência da qual saiu em 2019. Reforçar o output criativo e conquistar negócio é o objetivo da agência com esta contratação.
Francisco Bruto da Costa será responsável pela criação e implementação da estratégia da comunicação externa e interna do grupo em Portugal.
"Estratégia é a linguagem comum entre o negócio e a criatividade e tem sido fundamental no crescimento e consolidação da agência", justifica Duarte Durão.
O Pingo Doce quer levar os clientes a conhecer os "Sabores do Mundo". Óscar Costa, diretor de meal solutions do Pingo Doce, explica a estratégia e dá a conhecer a área de negócio da comida pronta.
Como não repetir o que todos já fazem?
Mário Alcântara,
Amante de bateria e de marcenaria, Filipe Moreira define-se como uma uma pessoa "muito dedicada à família". Diretor de marketing da Volkswagen, quer que a marca volte a ser uma love brand.
Marca país, um ativo por explorar
Rosália Amorim,
Instagram, Whatsapp e Facebook são as redes sociais usadas com maior frequência pelos portugueses. Apesar da queda na frequência de uso, o Facebook continua a ser a rede com maior penetração no país.
A organização salienta o apoio do Millennium bcp num momento crítico para a permanência do torneio em Portugal, como já tinha sucedido no tempo da pandemia.
Apesar desta integração, o Dinheiro Vivo "não deverá ser descontinuado", adianta o CR, que não se opõe à passagem dos jornalistas para o DN, tendo em conta a situação que se vivia.
O fundador da Born destaca ainda que “sem uma visão estratégica não haverá marca possível.” Desta forma, "sobra o sol, o fado e o Cristiano Ronaldo", diz.
A campanha, neste momento apenas em digital, mas com possibilidade de chegar à televisão, foi concebida para o lançamento das novas Burgerpizzas da Domino’s.
Zara Streaming chegou ao mercado espanhol esta semana, acompanhada por nomes de peso. Grupo Inditex pretende expandir a iniciativa para outros países da Europa.
As 10 horas de transmissão contam com caras conhecidas como Samuel Massas, Eubrite ou Ana Malhoa. A criatividade é d’O Escritório, a produção do Canal 180 e o agenciamento da SA365.
Os novos territórios das marcas de luxo
Miguel Reis,
Francisco Teixeira sucede a Manuel Maltez, que liderou a WPP em Portugal durante duas décadas. Para além das agências de meios, o profissional assume também a área criativa e de comunicação.
Eu ainda acredito em relações
Lúcia Cavaleiro,
Desenvolver a marca Portugal foi apontado como objetivo pelo Governo. "Uma marca necessita de tempo para ser construída e os ciclos políticos são por definição curtos", alerta o COO do WYgroup
Os CEO são as novas estrelas de “rock”
Joana Garoupa,
O gestor histórico da PT e Altice cessou funções na comissão executiva da Altice Portugal, e vai ser substituído Luís Mestre, um quadro superior da companhia.
Longevidade é uma (enorme) oportunidade
Pedro Pimentel,
Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, analisa a evolução da carreira dos profissionais de marketing. "Muitas das funções de um marketer estão ainda por ser descobertas", acredita.
A ERC pretende clarificar a distinção entre jornalismo e conteúdos comerciais. Os contributos, de cidadãos e órgãos de comunicação social, podem ser enviados dia 28 de outubro.
Foram identificadas cerca de 250 marcas que se associaram a festivais em Portugal em 2024. O retorno financeiro gerado foi superior a 134 milhões de euros, a preços de tabela.
Cátia Dias, diretora de marketing da Bel, encontrou no marketing uma forma de cumprir o seu desejo de ser "investigadora policial". O musical "Vacas Felizes" foi o momento que mais marcou o percurso.
É fácil culpar a agência ou o cliente
Luis Lobato Almeida,
A agência de ativação de marca e meios publicitários alternativos comprou a Unimidia, operação que lhe permite chegar a 46 instituições de ensino superior.
Manter a relevância, tanto para os seus atuais consumidores, como para cativar novos, é o objetivo da Nacional, marca que conta mais de 170 anos. A Poets & Painters assina o trabalho.
Assinada pela SKA Brand Development, a identidade herda da anterior a forma circular que atua enquanto símbolo do associativismo empresarial,
No acumulado dos primeiros oito meses, o Continente, a OMD e a VML surgem na primeira posição nos rankings de anunciantes, agências de meios e criativas.
Última Hora: IA despede assessor de imprensa
Elgar Rosa,
Há alguns fatores comuns às marcas com melhor desempenho no que diz respeito ao uso dos seus ativos, como a priorização, consistência ou criatividade, revela o estudo.
A compra da Nowo pode ser a chave para resolver o imbróglio dos conteúdos televisivos, pelo menos no curto prazo.
Cerca de duas em cada cinco pessoas considerariam pagar por acesso sem anúncios aos seus sites preferidos. Já 15,20% preferiam ter de lidar com anúncios do que pagar por um acesso sem publicidade.
A campanha está presente em TV, rádio, digital, outdoor e ginásios, e pretende ligar a familiaridade da marca ao novo perfil do produto. O planeamento de meios é da Wavemaker.
O sindicato defende “o estabelecimento de um regime fiscal mais favorável para as empresas jornalísticas” e o “aumento para 40%" de publicidade estatal destinada às publicações locais e regionais.
O plano estratégico será comunicado em outubro, o mais tardar em novembro, quando estiver concluído, tal como avançou o +M na última semana.
A partir de agora, os pagamentos estão a cargo da Notícias Ilimitadas, sendo o vencimento de agosto devido em outubro, já que estes trabalhadores recebem a dois meses.
As perguntas do Rúben, mas ao contrário
Nuno Antunes,
Numa fase em que o Governo prepara o plano de ação de apoio aos media - que deve ser apresentado até ao final do ano - o +M compilou alguns exemplos das iniciativas de alguns países europeus.
Girl Math
Anna Carolina Boechat,
A profissional terá a responsabilidade de desenvolver e implementar a estratégia de negócio da UM, agência na qual ingressou em 2007 e na qual assume, desde 2011, funções de direção.
A apresentadora e diretora de entretenimento e ficção da TVI é a nova embaixadora da marca de apostas desportivas e casino online. A parceria está a ser revelada através de uma campanha multimeios.
O "quinto elemento" é recrutado no quinto ano de vida da agência, que tem crescido ao ritmo de uma pessoa por ano.
O recorde foi celebrado pelo jogador no Instagram, rede na qual a publicação já tem 9,7 milhões de reações.
Legoland: uma peça bem encaixada na estratégia da marca
Tiago Baldaia,
Se Duarte Zoio desse um conselho, seria para se viver a vida apaixonadamente. Embora seja chief communications officer da Vanguard Properties, um percurso na comunicação nem sempre foi algo evidente.
“The Gate of the Internet is Changing…”
Fernando Parreira,
“Já falámos com a empresa para parar imediatamente com estes grandes formatos", e, em relação aos que já existem, “obviamente, tem que ser com negociação”, diz o presidente da autarquia.
"É impressionante o pouco efeito que a IA tem tido a nível sistémico em qualquer uma das eleições", diz presidente dos assuntos internacionais da Meta.
Além de introduzir uma limitação horária para a publicidade televisiva, a nova regra incluirá também uma proibição total de anúncios pagos na internet.
Fazer da Mop "a empresa líder" é o objetivo de Vera Paulino que, em outubro, integra a empresa de out of home como chief revenue officer.
O pior chefe do mundo
Marcelo Lourenço,
A jornalista, que sucedeu a Domingos de Andrade na direção do JN em 2020, deixa a direção do título. Vítor Santos, até agora diretor-executivo, sobe a diretor.
A rebeldia criativa: escolher nem sempre é excluir
Frederico Roquette,
Apostar em autenticidade e na representatividade , de forma a desencadear respostas emocionais, bem como num bom conhecimento do consumidor, são algumas das dicas da Warc.
A "análise da estratégia a seguir" deve ser apresentada em novembro, avança Cristina Soares. Uma equipa do Financial Times esteve a estudar possíveis caminhos.
A escuta de podcasts já abrange então 28,4% da população com mais de 15 anos, refere análise da Marktest.
Segundo o regulador, não foi possível confirmar a existência de poderes de influência sobre a opinião pública, representados pelos donos da Newsplex.
Das 13 empresas de media não cotados em bolsa analisadas pelo +M, apenas três apresentam resultados positivos em 2023. Público e Global Notícias têm as contas mais negativas.
Luxo, para que te quero?
João Santos,
A CML de Lisboa diz-se "refém" do contrato e com "reservas e dúvidas sobre as opções assumidas no referido caderno de encargos" mas não avança possíveis soluções. JCDecaux não reage.
Sobre relevância de marca e a relevância para a marca
José Pedro Marques da Silva,
Com criatividade da Havas, produção e realização da Bro e planeamento de meios da Wavemaker, a campanha vai estar nos principais mercados nos quais a EDP está presente.
Com uma duração de oito meses, o corpo docente é formado por quadros do GCIMedia Group mas também por jornalistas da CNN ou do Now.
Presente em televisão e digital até dia 23, a campanha conta com o planeamento de meios da Wavemaker. A David e Publicis adaptaram a criatividade para TV e digital.
Leonídio Paulo Ferreira, Nuno Vinha e Valentina Marcelino integram a nova direção como diretores adjuntos.
É no contacto com o outro que Ana André encontra a sua fonte de energia. Praticante de kickboxing, a diretora de marketing da Leroy Merlin, uma "algarvia muito orgulhosa", adora animais e ver séries.
A lição do século
Duarte Vilaça,
Desde as tradicionais campanhas televisivas até a uma maior aposta nas redes sociais, como comunicam os retalhistas a época do regresso às aulas? Descubra o que as marcas têm feito este ano.
Das coisas boas na vida
Vitor Cunha,
António de Sousa Duarte reforça a área de reputação, affairs e consultoria política da LPM e José Bartolomé Duarte assume uma nova oferta da Academia NewsMuseum. A equipa já partilha instalações.
O produto reforça o lançamento do novo rótulo da Super Bock mini. A marca também promove um passatempo, através do qual os consumidores se podem habilitar a ganhar um dos dez exemplares de oferta.
Os logótipos do banco vão estar presentes nos outdoors dos circuitos dos Grandes Prémios no EUA, Brasil, México, Espanha ou Reino Unido, principais mercados nos quais o Santander está presente.
A campanha, que vai estar no ar até 23 de outubro, visa reforçar o posicionamento da marca e motivar a comunidade a recuperar e a introduzir hábitos saudáveis e a prática desportiva na sua rotina.
O programa vai premiar 20 projetos relacionados com a cultura e a cidade. O júri é composto por Miguel Esteves Cardoso, Paula Moura Pinheiro, Pedro Boucherie Mendes e Rosália Amorim.
É difícil (re)começar?
Marlene Gaspar,
o governante reconheceu que tornar o serviço da Lusa gratuito “talvez não seja um bom caminho”, notando que existem muitas dúvidas de que tal “tenha mais vantagens do que desvantagens”.
A nova operadora começa a estar presente no mundo físico e quer captar voluntários para testarem a sua rede de fibra. O programa é gratuito e pressupõe a instalação em casa por um técnico.
A nova imagem, "mais madura, foi pensada para transmitir a simplificação em todo o processo de venda de um imóvel que a Imovendo quer trazer ao mercado".
Marcelo Lourenço (Coming Soon), Ana Torres (Havas Play) e Nuno Riça (Bar Ogilvy) são os restantes portugueses que integram os elementos do júri dos Prémios ADCE deste ano.
A TVI repete a liderança em agosto, com a SIC a recuperar a primeira posição no horário nobre. A CNN Portugal é o canal de informação mais visto e tanto o Now como a V+ não integram o Top20.
Para a Rentrée, o Crème Brûlée
José Godinho Marques,
Nos últimos 11 anos diretor-geral da Arena Media, agência do grupo Havas, Rodrigo Albuquerque inicia funções como 'chief growth officer' do GroupM, a holding de media liderada por Francisco Teixeira.
Smells like teen spirit
António Fuzeta da Ponte,
O rebranding da Axa para a Ageas foi o maior desafio da carreira de Inês Simões, profissional que trilhou todo o seu percurso na área dos seguros. Em outubro começa um novo ciclo estratégico.
O CEO da Bauer Media tenta, "num esforço permanente", desligar pelo menos uma semana, "um exercício difícil mas necessário". No regresso, os desafios da transformação digital continuam a prioridade.
O CEO da Media Capital gozou férias em julho. O lançamento do canal V+ e a preparação da compra da Nowo, que não aconteceu, obrigaram a muitos contactos profissionais.
O CEO da Impresa garante que consegue "desligar a cabeça", embora continue a acompanhar o que se passa. Os momentos de "parar e sair da rotina" ajudam a buscar inspiração e regressar com outro fulgor.
O tema "Mercadona é o novo Tinder" foi aproveitado por alguns retalhistas concorrentes para comunicar nas redes sociais. Outras marcas também se associaram ao fenómeno.
O regulador eliminou a parte factualmente errada na deliberação em que acusa José Rodrigues dos Santos, mas continua a afirmar que o entrevistador se afastou do registo de factualidade.
A IL quer esclarecer se a deliberação da ERC interferiu ou não com a liberdade jornalística de José Rodrigues dos Santos e, por consequência, da própria RTP.
A ERC analisou três participações contra a RTP1 e considerou que "não foi conferido espaço à entrevistada para expor os seus pontos de vista" e que a entrevista se afastou do registo de factualidade.
Num abalo sem feridos ou prejuízos, o sismo que se fez sentir em Portugal foi aproveitado pelas marcas para pontuarem nas redes sociais. As publicações são marcadas por humor e trocadilhos.
Marketing matemático
Nuno Antunes,
Licenciada em química alimentar, Ana Pinho iniciou a sua vida profissional nos laboratórios. Mas o apelo do marketing foi mais forte, acabando por integrar a Prio, onde é hoje diretora de marketing.
O novo plano "standard com anúncios" chega a Portugal a 17 de outubro. A sua subscrição vai estar disponível apenas num método mensal, cujo valor é de 5,99 euros/mês.
Sérgio Gomes da Silva é diretor de Serviços de Relações Internacionais e Comunicação na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na qual está integrado desde 2015.
A estratégia visa "permitir consolidar o posicionamento de liderança das marcas no mercado, aproximando-as do consumidor, e destacando os principais pilares e momentos de inovação e desenvolvimento".
Na empresa há 18 anos, Renato Graça vai substituir Alexandre Silveira, que assume funções internacionais.
Denominado "UR · Cristiano", o canal de Cristiano Ronaldo foi lançado por volta das 14h, acompanhado pela publicação de 11 vídeos centrados na figura e gostos do futebolista.
Férias: Um catalisador para o desenvolvimento pessoal
Ana Côrte-Real,
Numa altura em que os preços de subscrição aumentaram, a Sport TV e a Dazn tentam captar novos clientes. Campanhas de comunicação, diferentes modalidades e novos rostos são os trunfos apresentados.
O riso como estratégia
Vitor Cunha,
O Modelo-Continente lidera no acumulado dos primeiros sete meses. OMD e VML são, respetivamente, as maiores agências de meios e criativas.
A direção do DN era assumida, de forma interina, por Bruno Contreiras Mateus (diretor) e Leonídio Paulo Ferreira e Valentina Marcelino (diretores adjuntos), desde um despedimento coletivo no grupo.
O diretor-geral da Dazn Portugal, Jorge Pavão de Sousa, já falou com a Digi e esta tem "uma proposta que tem de avaliar", adiantando que não vai "fazer diferenciação de ofertas".
Filipe Alves "irá prosseguir a sua carreira profissional fora do grupo Media Nove", segundo a administração.
Uma "aposta" de 50 euros valeu a entrada de Telma Marques para o mundo do marketing no setor das apostas. Agora, na Solverde.pt, é entre a performance e a criatividade que encontra o seu "sweet spot".
A Palavras de Prestígio comprou 333 mil ações com o valor nominal de 3,50 euros, pelo que o negócio ficou concluído por um montante total de 4,5 milhões de euros.
Os pitches são inimigos ou aliados das agências? Uma carta de uma agência brasileira voltou a trazer o tema a lume, provocando a reação de diversos responsáveis de agências de marketing e publicidade.
Miguel Gomes já conquistou o prémio de melhor realização no festival de Cannes deste ano com "Grand Tour", um feito até aqui inédito para o cinema português.
A parceria com o clube encarnado teve início em 2014. Além do Benfica, a Emirates conta no seu portefólio com parcerias com outros clubes europeus como o Arsenal, AC Milan ou Real Madrid.
A Feeders apresenta-se como um "atelier de arquitetura efémera" e uma "tool dentro da toolbox das agências". O objetivo este ano é que a internacionalização represente 50% do seu volume de negócios.
Assinada pela agência criativa Funnyhow, a identidade do novo canal de televisão por cabo da Media Capital encontra no "+" o seu elemento central.
Governo italiano tem sido acusado de tentativas de repressão junto dos media. Itália caiu cinco posições no índice anual de liberdade de imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras.
A análise foi feita a 232 mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas em 53 sites e redes sociais. Os indícios estão relacionados com a associação da bandeira nacional a bebidas alcoólicas.
A cerimónia de encerramento - tal como a de abertura - foi a mais vista das últimas três edições. Contou com uma audiência total de 2,1 milhões de telespectadores e uma audiência média de 478 mil.
Vários foram os atletas que chegaram ao pódio nos Jogos Olímpicos, mas muitas foram as marcas que também tentaram "conquistar medalhas" e consumidores com publicações nas redes sociais.
A medida produz efeitos desde 2 de abril, ficando ratificados todos os atos entretanto praticados pelo Conselho de Administração da RTP no âmbito dos poderes agora delegados pela tutela.
Face ao último fim de semana de emissão do TVI Ficção, o V+ apresentou uma ligeira diminuição (-0,2 pontos percentuais). O programa mais visto do novo canal foi "Tony Carreira - 35 anos de Canções".
Trump tinha sido banido do X após o ataque ao Capitólio, mas acabou por ser reintegrado por Musk. O bilionário é apoiante e já doou a favor da candidatura do ex-presidente norte-americano.
A cerveja faz parte da vida da marketing manager da Heineken, tanto em termos de trabalho como dos seus momentos de convívio. Se não fosse o marketing, Filipa Magalhães seria chef de cozinha.
Enquanto a Paramount reviu o valor dos seus canais por cabo em menos de seis mil milhões, a Warner Bros Discovery assumiu uma desvalorização de nove mil milhões dos seus canais pagos.
Depois de passar pela Dazn, o ex-futebolista alinha agora pela Sport TV, ao nível do comentário televisivo. Já o novo programa vai colocar em destaque figuras do desporto nacional.
A TVI vai lançar em agosto um novo canal generalista e a SIC estuda um canal de ficção. O cabo está a mexer e os anunciantes e agências agradecem.
A Academia Portuguesa de Cinema vai escolher entre cinco películas qual a candidata de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional 2025. A decisão é conhecida a 11 de setembro.
A dar nome às competições ou a "colocar" o seu logótipo nas camisolas dos clubes de futebol, o que têm as marcas a ganhar com os seus patrocínios no mundo do futebol português?
A Samy Alliance é a responsável pela estratégia de lançamento da Takis em Portugal em social media, marketing de conteúdo e eventos, tendo desenvolvido a estratégia que envolveu a marca e o artista.
As empresas tecnológicas contornaram as regras estabelecidas pela própria Google, que proíbem a personalização e segmentação de anúncios para menores de 18 anos. A campanha já terá sido cancelada.
O #PortugalMediaLab vai assegurar a coordenação da execução e monitorização das políticas públicas no domínio da comunicação social, apoiando a conceção e concretização do Plano de Ação para os Media.
Para os melhores valores mensais registados este ano nos cinemas portugueses contribuíram essencialmente as estreias dos filmes "Divertida-mente 2", "Gru - O maldisposto 4", e "Deadpool & Wolverine".
Rita Serrabulho, vice-presidente da Associação Public Affairs Portugal, faz o balanço destes primeiros quase três meses da entidade que pretende reunir empresas e profissionais de lóbi.
"A efetivação de alterações de domínio sem autorização prévia é suscetível de acarretar consequências legais, o que terá de ser determinado no procedimento em curso", avisa o regulador.
O processo contra a GARM, a WFA e anunciantes como a CVS Health, Mars, Orsted ou Unilever, refere-se ao período de 2022, após Musk comprar a rede social, em que a receita de publicidade caiu a pique.
A RTP1 foi o canal que ofereceu mais notícias (14.870) aos portugueses, tendo sido também aquele que mais tempo dedicou em grelha a estes programas, com 522 horas de duração.
A CMTV mantém-se como líder no cabo. Já a CNN Portugal continua assim a ser o canal mais visto de informação, ao que se segue SIC Notícias e RTP3. Now não entra nos 20 canais mais vistos do país.
A Dazn renovou os direitos de transmissão da Premier League até 2028. Além da transmissão dos jogos, aposta em resumos, programas dedicados, reportagens e entrevistas às figuras da competição.
A parceria permite aos anunciantes "adaptar as suas mensagens em tempo real, segmentar públicos com precisão e medir o impacto das campanhas com dados detalhados".
Patrick Drahi aceitou fundir a sua plataforma de publicidade digital com a norte-americana Outbrain, recebendo 725 milhões de dólares à cabeça, mas ficando com 42% da nova empresa.
A análise foi feita a 232 mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas em 53 sites e redes sociais. Os indícios estão relacionados com a associação da bandeira nacional a bebidas alcoólicas.
Hugo Andrade diz não querer "um canal feito de desgraças" mas sim que as pessoas "tenham vontade de estar no canal". José Eduardo Moniz considera que o lançamento do V+ TVI é "símbolo da vitalidade".
Através da inclusão de várias influencers, a campanha da Gillette Venus desafia "a que todas se sintam bem na sua pele e com as suas decisões e se sintam confiantes para se expressam à sua maneira".
A campanha com os embaixadores da marca conta com a criatividade do Allianz Studio, a agência criativa interna da Allianz, e com a produção da Grumpy Panda. A agência de meios é a EssenceMediacom.
Ukra pendurou as chuteiras em maio deste ano. Junta-se agora à Sport TV para ser "uma das principais caras" do canal desportivo para a nova época.
A análise foi feita a 232 mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas em 53 sites e redes sociais. Os indícios estão relacionados com a associação da bandeira nacional a bebidas alcoólicas.
Há 14 anos no Grupo Nabeiro, Mónica Oliveira, diretora de marketing e da Delta Cafés, considera que a Delta tem um papel a desempenhar na manutenção do legado do café enquanto agregador social.
Com o mote “Previsão para o Verão: País Coberto”, a campanha foi desenvolvida pel'O Escritório e produzida pela Playground. O planeamento de meios é da Arena Media.
O serviço está disponível tanto para quem é subscritor como não. A Prime Video dispõe de um preço reduzido até 25 de agosto, sendo possível o aluguer de um filme por 99 cêntimos.
A campanha foi desenvolvida a nível global pela agência criativa LePub e localmente pela Leo Burnett. Em Portugal marca presença no digital, nas redes sociais da Meta e no Teads.
A edição limitada de apenas 2024 garrafas está disponível por 108 euros a garrafa, sendo o "testemunho perfeito para eternizar o título de campeão do clube leonino".
O grupo News Corp - dono de títulos como The Wall Street Journal ou The Times - e o The Atlantic devem estar entre os meios parceiros que estão a trabalhar e a dar "feedback" à OpenAI.
"O novo canal pretende ser uma verdadeira alternativa à oferta existente no cabo e diferenciadora face à concorrência", escreve a estação.
O ECO também é uma edição mensal, premium, em papel, com a assinatura “A ECOnomia nas suas mãos” e o mesmo compromisso com os leitores. A nova edição chegou às bancas.
No ranking aparecem títulos dos EUA, que se destaca na classificação, mas também de países como França, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Japão ou Nova Zelândia.
Os selecionados ganham uma viagem com despesas incluídas até Barcelona, onde terão a oportunidade de gravar uma música e um videoclipe com o apoio de uma equipa profissional.
A Digi vai pagar 150 milhões de euros para ficar com a Nowo, incluindo a fibra ótica, os clientes e as licenças 5G. Mas o pacote traz também outro ativo apetecível: os contratos de distribuição de TV.
Estado comprou 45,71% da participação da Global Media e da Páginas Civilizadas na Lusa. Marco Galinha diz que a Lusa "foi vendida, no caso da Global Media, a 20 vezes menos que o valor de custo".
"Havia um elefante na sala (...) que deixou de existir", disse Joaquim Carreira, no dia em que o o Estado concluiu a compra da Lusa, que "fica com cerca de 96% do capital".
A concretização do negócio aconteceu, tal como previsto, após Marco Galinha ter recuperado o controle da Páginas Civilizadas e, por essa via, da Global Media, agora já sem JN e TSF.
A edição deste ano traz duas categorias novas: “campanha de comunicação digital e influenciadores” e “campanhas de employer branding”. As candidaturas decorrem até 31 de agosto.
O documento com as recomendações do regulador já foi enviado ao presidente da Assembleia da República e ao ministro dos Assuntos Parlamentares.
Os projetos, dos géneros narrativos de ficção, documental, animação e infotainment, podem ser submetidos até ao dia 26 de setembro no site da RTP.
Chegou ao fim o impasse na Global Media. JN e TSF têm novos donos, Marco Galinha recupera o controle dos ativos que permanecem na Global Media e Estado reforça na Lusa.
"A entrada de novos canais ou o ajuste da linha de outros poderá afetar os resultados da CMTV e de todos os outros canais que atuam na mesma zona", refere a responsável da EssenceMediacom.
O sucesso de novos canais no cabo "dependerá de uma estratégia bem definida em termos de conteúdo, distribuição e capacidade de atrair e manter tanto audiência quanto anunciantes", defende Rui Freire.
Os anunciantes privilegiam ambientes premium com capacidade de entregar coberturas rápidas. A TV é competente neste sentido, desde que seja capaz de atrair os públicos-alvo publicitários, aponta Rodo.
Marca Pessoal: o ativo estratégico das mulheres líderes
Maria Duarte Bello,
"Sempre com um sorriso na cara", Patrícia Nunes Coelho diz que a vida precisa de humor. E foi o humor, aliás, a ferramenta que abriu as portas da Control, entende a diretora de marketing da marca.
O melhor negócio do mundo
Marcelo Lourenço,
Volkswagen, Coca-Cola, Nestlé, Danone ou FIFA… O que têm estas marcas em comum? Todas já foram acusadas da prática de greenwashing. Quais os riscos e como evitar este dano de reputação?
O atraso tem a ver com os prazos de comunicação aos trabalhadores. A seguir à conclusão do negócio, segue-se a compra da participação do WOF na empresa de Galinha e a venda das participações na Lusa.
Marco Galinha pode comprar a participação da Cofina, mas a "decisão de não oposição" tem condições que basicamente passam por dar "acesso à VASP de modo justo, razoável e não discriminatório".
A marca reforça o posicionamento no território da amizade, criando o "Dia de Não Valentim".
Procrastinar para criar é pecado?
Marlene Gaspar,
Beatriz Giacomini e Teresa Pape Alvim lideram as áreas de comunicação e de marketing da Repsol Portugal.
“Aprenda com quem sabe” é o mote da campanha que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da GNR e da PSP. A criatividade é da Bus.
A ação "Com creme ou sem creme?" está presente em 23 praias, de 27 de julho a 31 de agosto.
A atriz assina a conceção do produto, o storyline, a criatividade da campanha, a escolha das equipas, a realização e é também protagonista.
Estaremos prestes a conseguir viver para sempre?
Ricardo Melo,
Os Jogos Olímpicos decorrem em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto. Ponto alto na comunicação para as marcas, +M compilou alguns dos spots já lançados.
Marcas portuguesas e redes sociais: Dueto para a reputação
Gabriel Augusto,
A ampla cobertura mediática, o contacto com um elevado e diferenciado número de pessoas e a possibilidade de estreitar relações com a comunidade é o que move as marcas no apoio ao evento.
Jogos Olímpicos das marcas
Daniel Sá,
A SIC, que apresenta contas autónomas, duplicou os lucros, para 1,3 milhões. As receitas do grupo também dono do Expresso cresceram 0,7% e os custos reduziram 1,2%. O prejuízo está em linha com 2023.
As receitas subiram 10%, para 76,3 milhões de euros, e o total de gastos operacionais aumentou 5%, para 73,9 milhões. Publicidade cresce 16%.
The Olympics are coming…
Ana Roma Torres,
"Penso que este é um exercício que todos deveríamos fazer", diz presidente da RTP, que pretende "fazer diferente com menos gente do que temos atualmente".
A estação ocupa a frequência 97.1 FM, até agora preenchida pela Rádio Fóia, com quem o grupo que também é dono da RFM e da Renascença fez um acordo de associação.
OMD e O Escritório são as maiores agências em junho. No acumulado do semestre, o Modelo Continente é o maior anunciante e a OMD e VML as maiores agências de meios e criativa.
A Media Capital já tem um acordo de princípio com os acionistas da operadora de telecomunicações Nowo. Há poucas semanas, a Autoridade da Concorrência chumbou a compra da Nowo pela Vodafone.
O futuro do customer service assenta num núcleo de IA
Francisco Cal,
"A cultura é a nossa alma", entende Inês Condeço, diretora de marketing da Fnac, que considera que Portugal ainda tem "trabalho pela frente" no panorama cultural e que a Fnac tem de dar o exemplo.
Portugal: uma marca com ADN de fazer acontecer
Raquel Correia,
Assinada pela Bar Ogilvy, a campanha tem como mote "A viagem para Paris há muito que começou". É protagonizada pelos atletas olímpicos portugueses Diogo Ribeiro, Liliana Cá e Filipa Martins.
A Leroy Merlin contou com o apoio da Samy Alliance, agência que vê o desenvolvimento da websérie como uma "aposta certeira para reforçar o posicionamento da marca no mundo do entretenimento".
O grande vencedor é revelado numa gala final, a 11 de dezembro. Além de um prémio monetário no valor de mil euros, terá a oportunidade de realizar um espetáculo a solo no Casino Espinho, em 2025.
Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, diz que o lançamento de novos canais no cabo é benéfico para todos os intervenientes. Para o canal generalista da MC antecipa "um enorme potencial".
Em 19 de abril, o Conselho Geral Independente tinha indigitado, também por decisão unânime, Nicolau Santos e Hugo Figueiredo para membros do Conselho de Administração da RTP até 2026.
Não é a primeira vez que Brian Lesser integra a WPP, grupo onde trabalhou durante cerca de 10 ano. Entre 2015 e 2017 desempenhou as funções de CEO do GroupM para a América do Norte.
Como principais dossiers, Carlos Abreu Amorim terá em mãos o plano de ação de apoio aos media, a Lusa e a RTP.
O arranque do SBSR é o ponto de partida para a entrevista a Luis Montez, dono da Música no Coração. Os festivais, a venda das rádios e a entrada da Live Nations são alguns dos temas abordados.
Ao fim de um mês, canal da Medialivre ficou longe das audiências da CNN Portugal no primeiro mês completo de emissão, segundo a análise da Dentsu/Carat. Aposta na "diferenciação" não fez a diferença.
À liderança de António Costa, segue-se Rui Rio e Pedro Santana Lopes e o programa Medina é o menos acompanhado. Os "protagonistas" perdem nas audiências para os comentadores dos canais concorrentes.
A concretizar-se, o novo canal generalista da Media Capital ficará num patamar idêntico ao que tem hoje a CMTV. A estimativa é que as receitas cresçam quase cinco vezes e os custos 24 vezes.
Quando a TV é verdadeiramente relevante
Isabel Ramires,
Os dados são da segunda edição da “Sonda +M / Central de Informação”, barómetro composto por cerca de 50 jornalistas em cargos de edição/direção.
Eu não vos disse?!?
João Santos,
"O primeiro passo é ultrapassar a TSF. Depois, pouco a pouco, queremos 'roubar' ouvintes às rádios de música", afirma em conversa com o +M Rudolf Gruner, diretor-geral do Observador.
Oficial e Marketer
Nuno Antunes,
China, Singapura, Brasil ou Japão são alguns dos países percorridos por João Pedro Clemente ao longo da sua carreira. O responsável de marketing da Coca-Cola tem agora um novo desafio: ser pai.
Marcas podem passar ao lado do ‘admirável mundo novo’ da IA?
Pedro Pimentel,
O Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 30,5% (29,9% na segunda vaga) e o Grupo Renascença Multimédia 24%. A Rádio Observador surge a 1 ponto percentual da TSF.
A estação televisiva, do grupo empresa, adquiriu uma participação indireta de 27% na Etnaga, sociedade que detém a bilheteira online BOL.
Os vencedores da XX edição dos prémios promovidos pela Associação Portuguesa de Anunciantes são conhecidos em novembro.
EY, Novobanco, Fidelidade e Control têm em comum o facto de patrocinar festivais de verão. Os objetivos, desafios e retorno do investimento em debate no Estúdio ECO.
Quando a arte invade os festivais
Pedro Miguel Garcia,
A campanha marca presença em outdoors em Londres, Madrid, Paris e Lisboa, e vai continuar a ser implementada em mercados selecionados. Conta também com um vídeo que visa reforçar a mensagem.
Festivais de Verão: afinal quem é a marca?
Ana Côrte-Real,
Operadora apresentou queixas na Concorrência, Anacom e ERC por entender que a Media Capital está a adotar um "comportamento abusivo" nas negociações para acesso a canais.
No caso de Portugal, o mercado publicitário deverá crescer cerca de 10% este ano, estimando-se receitas na ordem dos 880 milhões de euros.
A programação desportiva será uma das apostas do novo canal, que concorre no segmento da CMTV.
Entre as marcas líderes setoriais, a CGD (47%), o Pingo Doce (38,4%), a Parfois (34,1%) e os CTT (29,6%) foram as que mais valorizaram. EDP é a marca com mais valor.
Quando se dorme sempre com um olho aberto
Lúcia Cavaleiro,
Com origens na lezíria ribatejana, Rosália Amorim veio para Lisboa estudar e dedicar-se ao jornalismo. Ao fim de 30 anos trocou de profissão, assumindo a direção de marketing e comunicação da EY.
O motim dos panamás
Joana Garoupa,
Direção da TVI convida Bernardo Ferrão a dizer quem são os jornalistas da estação ligados ao consultor de comunicação Luís Bernardo. Em causa as declarações do jornalista, na SIC Notícias.
Ao contrário do grupo dono da TVI, neste caso a ideia não será relançar nenhum dos canais, mas antes avançar de raiz para um novo projeto.
O grupo dono da Visão e da Exame deve ao Estado 17 milhões de euros, 53% dos créditos reconhecidos em sede de PER.
A participação de Diogo Freitas vai ser comprada pela Ilíria, que se torna a maior acionista da Verbos Imaculados, empresa que junta os empresários que assumiram a compra dos títulos da Global Media.
Apoios ao setor dos media: avaliar antes de agir
Pedro Loureiro,
O objetivo é o de "democratizar" o acesso das marcas e agências às potencialidades oferecidas pela inteligência artificial, desafiando-as a arriscar e criar "coisas novas, diferentes e interessantes".
Não somos todos iguais
Vitor Cunha,
Em causa estará a alegada prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, prevaricação, participação económica em negócio e abuso de poderes. Consultor diz-se "disponível para colaborar".
O empresário do setor da comunicação e ex-assessor de José Sócrates, Luís Bernardo, está a ser alvo de buscas, esta quinta-feira, por parte da PJ. Sob o consultor recaem suspeitas de corrupção.
Foi assessor de José Sócrates, mas também de António Guterres, e diretor de comunicação do Benfica. No setor dos media, trabalhou com a Global Media, Cofina e Media Capital.
Em mês de lançamento do Now, a CNN Portugal segue como o canal mais visto de informação, com 2,4% (menos duas décimas) e a SIC Notícias situou-se nos 1,9% (menos uma décima).
A construção de marcas é uma corrida de fundo
Luis Lobato Almeida,
A Apritel também apostou recentemente na M Public Relations para trabalhar a sua assessoria de imprensa e estratégia de comunicação.
Francisca Seabra irá trabalhar com Piedade Guimarães, diretora de operações, e com Maria Silvestre, diretora financeira, que mantém as funções que já assumiam no grupo de comunicação.
Os novos ténis do ISEG, edição exclusiva em parceria com a Sanjo, dão o mote para os testemunhos dos CEO da Altice Portugal, do Gato Preto ou da Caixa Geral de Depósito, três alumni da instituição.
Adriano Nobre, diretor adjunto, passa a diretor-geral, Telma Martins sobe a diretora e Nuno Abreu integra, também como diretor, a agência liderada por Daniel Vaz.
Não é fácil ser uma marca nos dias de hoje
Daniel Sá,
Cinco anos após a abertura em Portugal, a Mercadona tem como objetivo chegar às 150 lojas. André Silva explica a estratégia de comunicação de uma marca que não faz publicidade nem promoções.
000 – Licença para desconectar?
Marlene Gaspar,
Da infância com patins nos pés à direção de marketing dos centros Via Outlets, Catarina Tomaz é movida pela curiosidade. Nasceu no Zimbabué, viveu em França, mas é a Lisboa que sempre regressa.
A operação pública de subscrição das obrigações SIC 2024-2028 registou uma procura 1,13 vezes superior à oferta junto dos pequenos investidores.
Os futuros donos do Jornal de Notícias, do O Jogo e da TSF fizeram nova transferência para a Global Media, de forma a garantir os ordenados de junho.
O novo canal será dirigido por Hugo Andrade e deve arrancar ainda no verão.
Guia para marcar o Euro
Francisco Chaveiro Reis,
Conheça os grandes vencedores do mais importante festival de criatividade do mundo. A produtora portuguesa Bro Cinema trouxe um dos Grand Prix para Portugal.
Pense em mim, chore por mim, liga pra mim
Nuno Antunes,
Em termos das companhias criativas do ano, a WPP é a grande vencedora. Segue-se a Omnicom e o Interpublic Group. A Ogilvy foi eleita como a rede (network) do ano e OMD é a "Media Network of the Year".
"O novo canal verifica uma maior afinidade com o público masculino e junto de uma faixa etária mais velha, em especial nos +65", mostra a análise para a Lusa da Universal McCann (UM).
Em março, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já tinha dado luz verde ao negócio de compra da rádio SBSR à Música no Coração, de Luís Montez, assim como da Rádio Festival.
Cannes Lions 71: Da experimentação à transformação
Ana Paula Costa,
A dona do Continente vai lançar uma nova área de negócio, o retail media. Carlos Paulo, head of retail media da MC, explica porquê e antecipa os objetivos.
Há uma nova geração de criativos que não sabem ter ideias
Marcelo Lourenço,
No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o Modelo Continente é o maior anunciante e a Dentsu Media e VML lideram nas agências.
Tomás de Matos Almeida (Akt Creative) e João Chicau (VML) ganharam bronze em Digital na competição internacional Young Lions, inserida no Cannes Lions.
A campanha conta com criatividade da The Hotel e produção da el-Hey. Marca presença em televisão, digital, rádio, out-of-home e pontos de venda. A Arena Media é a agência de meios.
Acompanhe as audiências de todos os jogos do Euro 2024, numa análise da agência de meios Dentsu/Carat para o +M/ECO, e confira os resultados desportivos.
"A prioridade número um é comunicar mais a marca. Comunicar a marca versus produto, e não tanto focar - pelo menos nos meios tipo televisão - em campanhas de preço", afirma o diretor-geral.
Domingos de Andrade assumirá as funções de administrador executivo da nova empresa dona do JN, TSF e O Jogo. A assinatura do contrato está apontada para sexta-feira, dia 28.
A Nobias terá concedido um empréstimo a Marco Galinha, num montante que deverá rondar os dois milhões de euros, para financiar a compra dos 51% que o WOF ainda detém na Páginas Civilizadas.
O programa destina-se a profissionais de marketing e comunicação que procuram aperfeiçoar as suas competências e alcançar resultados eficazes nas suas campanhas, dizem as entidades.
Novo Governo, outra vez a Lusa
António Costa,
No caso português, a contribuição audiovisual e a publicidade permitem o funcionamento da RTP, serviço público de rádio e televisão. Mas e em outros mercados, como é assegurado esse financiamento?
Sempre
António Fuzeta da Ponte,
Associações de comunicação e public affairs aplaudem a inclusão do lóbi no pacote anticorrupção, mas alertam que ainda é só o primeiro passo e há pontos a detalhar.
Desafios para o mix mediático
Paulo Vaz Tomé,
"Temos intenção de ter esse plano de ação nos próximos meses preparado para ser discutido e apresentado publicamente", afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares.
As declarações do ministro são citadas num comunicado do Sindicato de Jornalistas, que reuniu com o governante a propósito da GM. Ministro diz que o Estado "não pode pagar mais do que o preço justo".
Pedro Duarte disse que existe a "intenção" de rever o contrato de concessão da RTP, "atrasado há muitos anos". O governante defendeu também que o Estado deve ser "inequivocamente maioritário" na Lusa.
Acompanhe as audiências de todos os jogos do Euro 2024, numa análise da agência de meios Dentsu/Carat para o +M/ECO, e confira os resultados desportivos.
Otimismo realista
Salvador Bourbon Ribeiro,
Já duas vezes finalista em Direct, o projeto chega agora a shortlist em Sustainable Development Goals no Cannes Lions.
A campanha da Bar Ogilvy foi premiada na categoria de Digital Craft (Data Visualisation). Em shortlist, logo com possibilidade de prémio, estão ainda dois trabalhos da Bar Ogilvy e dois da Dentsu.
Portugal pode trazer mais prémios para casa, uma vez que o país conta com oito entradas em shortlist, através de trabalhos da Bar Ogilvy, Dentsu Creative, Judas, Havas e Coming Soon.
Em 2023, recorde-se, Portugal situou-se na 24.ª posição dos mais premiados, com um leão de ouro, dois de prata, três de bronze e 13 shortlists.
Segundo Nicolau Santos, a RTP3 é neste momento "um desafio" até tendo em conta o aparecimento do Now, um novo player entre os canais de informação, lançado esta segunda-feira.
Muito mais que um croquete
Tiago Baldaia,
Após integrar os Onda Choc, Raquel Abrantes percebeu que uma carreira artística não era para si. "Criar projetos do zero" é aquilo que a agora diretora de marketing da Via Verde mais gosta de fazer.
Não regulam bem
Vitor Cunha,
Várias marcas apostam em estratégias de ativação no Rock in Rio para se aproximarem dos clientes. O +M explica o que as move e compila algumas das ativações que podem ser esperadas.
Prestes a arrancar o campeonato europeu, as patrocinadoras da seleção lançam campanhas a "torcer" pela equipa das quinas. Mas o apoio também se faz de outras formas. As marcas explicam a estratégia.
"Vamos mudar muita coisa mas, no fundo, não vamos mudar nada", diz o diretor de marketing, a propósito do rebranding da Portugália. Embora com nova imagem, a marca quer manter a sua essência.
A CNN Portugal e SIC Notícias, canais que apresentaram novidades recentemente, encaram com expetativa e como "mais um concorrente" a chegada do novo canal da MediaLivre. A RTP3 preferiu não comentar.
A SIC anunciou uma nova emissão de dívida sustentável no valor de 30 milhões de euros. O canal de televisão da Impresa paga uma taxa bruta de 5,95%. Saiba quais são os riscos da oferta.
O canal de televisão anunciou uma nova emissão de obrigações, com objetivos de sustentabilidade, e uma operação de troca para quem tem títulos que vencem em 2025.
A SIC deu entrada com um processo contra a apresentadora por quebra de contrato. O tribunal veio agora dar razão ao canal, condenando a empresa de Cristina Ferreira a pagar mais de três milhões.
As alterações significam aumentos mensais de três euros para os clientes individuais da Dazn. A Sport TV diz que o aumento é feito pelas operadoras, afirmando desconhecer as alterações de preçário.
Carlos Farinha, diretor nacional adjunto da PJ, Luís Rosa, redator principal do Observador, Paulo Saragoça da Matta, advogado penalista, e Paulo Lona, presidente do SMMP, debateram o tema.
Face à "incapacidade demonstrada pela atual administração, parece-nos que se não têm soluções para os problemas ou respeito pelas pessoas só têm um caminho: demitir-se", aponta o Sindicato.
Sublinhando as restrições já existentes à publicidade de produtos como o tabaco, o secretário-geral da ONU defendeu que o mesmo deve ser agora aplicado aos combustíveis fósseis.
Luís Montenegro admitiu, sem detalhar, "algum" financiamento público para os media. O +M/ECO ouviu os gestores dos principais grupos de comunicação social, que apresentam o caderno de encargos.
Servir vs subserviência: Autenticidade na área dos serviços
Ana Côrte-Real,
O operador de serviço público fechou o ano passado com um resultado líquido de 2,5 milhões de euros, que compara com os 767 mil euros que lucrou em 2022.
O negócio já tinha recebido luz verde da ERC, faltando este passo para poder avançar. O objetivo é que a compra dos títulos esteja concluída ainda este mês.
A decisão da ERC, agora comunicada, foi tomada no mesmo dia que a CMVM multou a Alpac Capital por violação de deveres no quadro da prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
O grupo entra na área do marketing político, com a compra da consultora do Porto.
O Tribunal Geral da União Europeia retirou à McDonald's a exclusividade da marca 'Big Mac', após a multinacional norte-americana de restauração rápida não ter demonstrado a "utilização séria".
No cabo, a CMTV reforçou a liderança, fechando o mês com um share de 6,5% e uma audiência média de 131,3 mil telespectadores. CNN Portugal e SIC Notícias estão separadas por seis décimas.
Os portugueses querem, estão dispostos, a discutir a Europa?
Bruno Batista,
Primeiro-ministro argumenta que "aqueles que cumprem serviço público, naturalmente que devem esperar do Estado o reconhecimento do serviço que prestam".
A ideia foi defendida no 3º Congresso das Marcas, organizado pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca.
Hugo Bento, diretor de marketing do Grupo Brisa, explica o novo posicionamento e objetivo da campanha que marca o regresso à publicidade.
Menos fofocas e mais foco
Edson Athayde,
Filomena Spranger Jorge começou em agências e passou por Espanha com a MediaMarkt. De regresso a Portugal, para junto da família, "a base", assumiu em fevereiro a direção de marketing do Burger King.
Comunicação, poder e influência: a era do 5º Estado
Lúcia Cavaleiro,
A informação foi confirmada ao +M pelo até 30 de junho diretor de marca e comunicação da Worten. Fuzeta da Ponte vai substituir Rita Torres Baptista.
III Congresso das Marcas: Um balanço em 10 mandamentos
Pedro Pimentel,
"Enfrentamos grandes desafios financeiros, acreditamos que somos viáveis economicamente – só assim é possível aderir ao PER", afirma Luís Delgado. O tribunal despachou favoravelmente o pedido.
O Sindicato dos Jornalistas "entende que esta situação é, a todos os títulos, intolerável e lamentável. Trata-se de dinheiro que tem como destino os salários dos trabalhadores”.
A Trust in News (TIN), sociedade de Luís Delgado que é dona das revistas Visão e Exame, apresentou um pedido de acesso ao PER, um regime para proteger dos credores e evitar a falência.
Energia para mudar e poupar
Luiza Galindo,
Terminados os debates, e com as campanhas para as europeias na rua, três especialistas em comunicação avaliam a prestação dos candidatos e antecipam os próximos passos dos principais partidos.
Hoje é Dia Internacional da Mulher
Elgar Rosa,
A inovação é cada vez mais acelerada e importante para as marcas, considera Joana Franco, diretora de marketing da Pernod Ricard Portugal, que aprecia "bons cocktails" e adora Macieira Cream.
Mas quem é esta menina?
Joana Garoupa,
A Graficalismo ganhou o troféu melhor agência do ano e o prémio melhor anunciante do ano é a Betclic.
Taylor Swift apresenta-se em Portugal para dois concertos de uma digressão que tem registado um sucesso ímpar. Mas como se explica este fenómeno que parece poder até influenciar eleições?
O empresário regressa assim às funções que desempenhou até setembro de 2022, altura em que foi substituído por Miguel Osório, seu sócio na Biz Partners.
A nível global, implementar/tirar partido da IA é a principal prioridade dos profissionais de marketing. Em Portugal o principal desafio passa pela dificuldade na implementação da tecnologia.
O acordo de colaboração prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação, incluindo o primeiro curso de 'Data Journalism'.
Assinada pela FCB, nesta primeira fase o objetivo é criar brand awareness e dar a conhecer o posicionamento do Now. Rita Matias, do Chega, e Bruno Gonçalves, do PS, são dois dos novos protagonistas.
A nova grelha surge pouco depois da apresentação do News Now, novo canal de informação da Medialivre (ex-Cofina), que é lançado no dia 17 de junho.
O paradoxo da inovação
Glauco Madeira,
A Meo diz-se pioneira a nível mundial ao lançar o serviço sustentável que conjuga telecomunicações e energia. A nova fase é acompanhada por uma nova imagem e campanha.
Sustentabilidade? Isso é marketing
Yvan Mendes,
Assinado pela FunnyHow, o filme contou com a produção da Shot and Cut Films e realização de Filipe Correia Santos. Marca presença em digital nas redes sociais da Betclic Portugal e televisão.
O prémio final, um Volkswagen T-Roc, é sorteado no dia 31 de julho, e atribuído mediante a exibição da fatura que serviu de base à participação na campanha.
A marca vai apostar num espaço "sustentável e inclusivo" para "proporcionar experiências memoráveis", convidando os festivaleiros a "enfrentarem o drama do jantar com gosto, num jogo desafiante".
No acumulado dos quatro primeiros meses, Continente, Ediclube e Nos foram os maiores anunciantes. A Dentsu Media lidera nas agências de meios e a VML nas criativas.
Fazes tu ou faço eu?
Marlene Gaspar,
"Tudo isto resulta de uma decisão precipitada, muito pouco ponderada e, atrevo-me a dizer, muito leviana", comenta ao +M. O CCP garante que "o processo decorreu de forma igual com todos os trabalhos".
A agência afirma que o CCP deixou de merecer a sua confiança, pelo que renuncia a qualquer prémio. Direção "lamenta o sucedido" e também "alguns equívocos que têm sido criados nas redes sociais".
Os vencedores são revelados no dia 24 de maio, na Gala 26º Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.
Lúcia Cavaleiro queria ser jornalista, mas acabou por enveredar pela comunicação corporativa. "Fazer pontes" é o que deixa a diretora de comunicação da Tabaqueira realizada.
A menina que ficou infeliz…
João Santos,
Há cada vez mais associações a quem pode doar 0,5% do IRS. Muitas apostam na comunicação para sobressaírem e sensibilizarem a população. Veja algumas das campanhas.
A ironia da IA ser um conjunto de vieses humanos
João Calado,
No ano em que se associa ao Euro 2024, a patrocinadora dos três grandes tem uma nova identidade. José Almeida, marketing manager da Betano Portugal, explica a estratégia.
A Bauer Media Audio Portugal obteve nos primeiros quatro meses do ano uma audiência acumulada de véspera de 29,9% e o Grupo Renascença Multimédia de 23,8%.
Entre os oradores estão nomes como Lucy von Sturmer (CEO da Creatives for Climate), Leo Porto e Felipe Rocha (fundadores da agência de design Porto Rocha) e Ricardo Araújo Pereira (humorista).
A campanha visa "testar os limites da app" através de pedidos excêntricos, que vão desde uma equipa de futebol para treinar, pedido por José Mourinho, a um júri que vire a cadeira, por Bárbara Tinoco.
Os vencedores são revelados no dia 24 de maio, na Gala 26º Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.
Fortalecer, credibilizar e dignificar os assuntos públicos em Portugal, trabalhando para a profissionalização, regulação e transparência da atividade, são os objetivos da associação.
Estará a criatividade refém da agência?
Mariana Coimbra,
A publicidade na RTP ocupou grande parte do painel dedicado ao Estado da Nação dos Media, que juntou os CEO da Media Capital, Medialivre e Impresa e o presidente da RTP.
As marcas pessoais no LinkedIn
Daniel Sá,
A ideia foi defendida no Encontro de Produtores Independentes de Televisão, evento que visa refletir e debater os temas do audiovisual internacional e nacional.
Assinada pel’O Escritório e com planeamento de meios da Initiative, a campanha marca presença em tv, digital, OOH, display, redes sociais e influencers. A Live Content assegura a amplificação digital.
Tendo como target todos os que pretendem comprar ou vender online, a campanha visa transmitir a ideia de que os consumidores podem utilizar o OLX para realizar os seus sonhos.
O meio de eleição destes 32 anunciantes foi a TV, que recolheu 95,1% do investimento. Oito anunciantes foram responsáveis por mais de um quinto (20,8%) do investimento publicitário.
Após anos de colaboração, a Lisbon Communication Office e a InfluenceSuite formalizaram aquela que já era uma "relação consolidada" para criar uma marca de comunicação de referência a nível ibérico.
O publisher dinamarquês e a gestão dos media
Fernando Parreira,
O novo canal da Medialivre, mas também a CMTV, a manutenção dos títulos em papel e o projeto Alfa, iniciativa que leva a empresa no sentido do digital first, passados em revista por Carlos Rodrigues.
Carlos Rodrigues, diretor da CMTV e do Now, o novo canal da Medialivre, recusa a ideia de os media estarem em crise e defende o fim da publicidade na RTP.
Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre e diretor da CMTV e agora também do Now, revela a estratégia e objetivos para o novo canal de informação.
Constança Macedo, diretora de comunicação do BPI, está a concretizar o sonho de trabalhar no banco onde o avó era cliente. Mas elege a educação dos três filhos como o maior desafio da sua vida.
Marcas, inovação e pessoas
João Santos,
A ideia foi defendida numa mesa redonda do Better Marketing, conferência organizada pela Associação Portuguesa de Anunciantes.
O "cross-fire" da APAN contou também com Teresa Burnay (media director da Unilever), Ricardo Domingues (senior marketer no Betclic Group) e Nuno Jerónimo (fundador e diretor criativo d’O Escritório).
Escolher os amigos
Vitor Cunha,
Filho do ex-primeiro-ministro António Costa, Pedro Costa tinha apresentado a renúncia ao cargo de presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique alegando divergências com Carlos Moedas.
Diretor de campanha da AD nas legislativas, Pedro Esteves foi chefe do gabinete do PSD no Parlamento Europeu entre 2011 e 2023. Mafalda Costa Pereira e Ana Cristina Gaspar integram gabinete.
Com a passagem de Vando Enes a subdiretor da estação, o diretor Manuel Cabral espera "melhorar os procedimentos internos e eficácia da estratégia da Cidade FM".
Após passar pela SIC, Visão e Observador, José Pedro Mozos integrou a equipa do Governo liderado por António Costa como adjunto político e para a comunicação do Governo.
Read Love not War
António Fuzeta da Ponte,
A resposta à revolução digital no marketing e comunicação
Gabriel Augusto,