Bernardo Rodo analisa o potencial de novos canais no cabo

Os anunciantes privilegiam ambientes premium com capacidade de entregar coberturas rápidas. A TV é competente neste sentido, desde que seja capaz de atrair os públicos-alvo publicitários, aponta Rodo.

Repsol tem nova direção de marketing e comunicação

Beatriz Giacomini e Teresa Pape Alvim lideram as áreas de comunicação e de marketing da Repsol Portugal.

Crianças protagonizam campanha de segurança da Ascendi

“Aprenda com quem sabe” é o mote da campanha que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da GNR e da PSP. A criatividade é da Bus.

Praia é “Com creme”, dizem Meo e Garnier em ação conjunta

A ação "Com creme ou sem creme?" está presente em 23 praias, de 27 de julho a 31 de agosto.

Sara Sampaio realiza campanha da Phunk

A atriz assina a conceção do produto, o storyline, a criatividade da campanha, a escolha das equipas, a realização e é também protagonista. 

Veja alguns dos spots lançados para os Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos decorrem em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto. Ponto alto na comunicação para as marcas, +M compilou alguns dos spots já lançados.

Marcas dão ao pedal na Volta a Portugal. O que oferecem?

A ampla cobertura mediática, o contacto com um elevado e diferenciado número de pessoas e a possibilidade de estreitar relações com a comunidade é o que move as marcas no apoio ao evento.

Impresa fecha semestre com prejuízo de 4 milhões

A SIC, que apresenta contas autónomas, duplicou os lucros, para 1,3 milhões. As receitas do grupo também dono do Expresso cresceram 0,7% e os custos reduziram 1,2%. O prejuízo está em linha com 2023.

Opinião Ver todas
Daniel Sá

Jogos Olímpicos das marcas

Daniel Sá,

Media Capital fecha semestre com prejuízo de 2,67 milhões

As receitas subiram 10%, para 76,3 milhões de euros, e o total de gastos operacionais aumentou 5%, para 73,9 milhões. Publicidade cresce 16%.

Opinião Ver todas
Ana Roma Torres

The Olympics are coming…

Ana Roma Torres,

Negócios +M Ver todas
32º Digital Business Congress APDC - 09MAI23
Presidente da RTP questiona se todos os canais fazem sentido

"Penso que este é um exercício que todos deveríamos fazer", diz presidente da RTP, que pretende "fazer diferente com menos gente do que temos atualmente".

Mega Hits chega ao Algarve com associação à Rádio Fóia

A estação ocupa a frequência 97.1 FM, até agora preenchida pela Rádio Fóia, com quem o grupo que também é dono da RFM e da Renascença fez um acordo de associação.

Nos recupera primeira posição no ranking de anunciantes

OMD e O Escritório são as maiores agências em junho. No acumulado do semestre, o Modelo Continente é o maior anunciante e a OMD e VML as maiores agências de meios e criativa.

Media Capital quer comprar a Nowo

A Media Capital já tem um acordo de princípio com os acionistas da operadora de telecomunicações Nowo. Há poucas semanas, a Autoridade da Concorrência chumbou a compra da Nowo pela Vodafone.

Inês Condeço, da Fnac, na primeira pessoa

"A cultura é a nossa alma", entende Inês Condeço, diretora de marketing da Fnac, que considera que Portugal ainda tem "trabalho pela frente" no panorama cultural e que a Fnac tem de dar o exemplo.

Opinião Ver todas
Raquel Correia

Portugal: uma marca com ADN de fazer acontecer

Raquel Correia,

Ideias +M Ver todas
TAP apoia atletas olímpicos portugueses em campanha

Assinada pela Bar Ogilvy, a campanha tem como mote "A viagem para Paris há muito que começou". É protagonizada pelos atletas olímpicos portugueses Diogo Ribeiro, Liliana Cá e Filipa Martins.

Leroy Merlin aposta em caras conhecidas em nova websérie

A Leroy Merlin contou com o apoio da Samy Alliance, agência que vê o desenvolvimento da websérie como uma "aposta certeira para reforçar o posicionamento da marca no mundo do entretenimento".

Solverde procura novos talentos de stand-up comedy

O grande vencedor é revelado numa gala final, a 11 de dezembro. Além de um prémio monetário no valor de mil euros, terá a oportunidade de realizar um espetáculo a solo no Casino Espinho, em 2025.

Novos canais atraem audiência e investimento, defende APAN

Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, diz que o lançamento de novos canais no cabo é benéfico para todos os intervenientes. Para o canal generalista da MC antecipa "um enorme potencial".

Pessoas +M Ver todas
Sónia Alegre indigitada para a administração da RTP

Em 19 de abril, o Conselho Geral Independente tinha indigitado, também por decisão unânime, Nicolau Santos e Hugo Figueiredo para membros do Conselho de Administração da RTP até 2026.

Brian Lesser para novo CEO global do GroupM

Não é a primeira vez que Brian Lesser integra a WPP, grupo onde trabalhou durante cerca de 10 ano. Entre 2015 e 2017 desempenhou as funções de CEO do GroupM para a América do Norte.

Carlos Abreu Amorim fica com a tutela da Comunicação Social

Como principais dossiers, Carlos Abreu Amorim terá em mãos o plano de ação de apoio aos media, a Lusa e a RTP.

“Um festival é sobretudo uma experiência”

O arranque do SBSR é o ponto de partida para a entrevista a Luis Montez, dono da Música no Coração. Os festivais, a venda das rádios e a entrada da Live Nations são alguns dos temas abordados.

Televisão Ver todas
Now faz um mês. “Diferenciação” (ainda?) não faz a diferença

Ao fim de um mês, canal da Medialivre ficou longe das audiências da CNN Portugal no primeiro mês completo de emissão, segundo a análise da Dentsu/Carat. Aposta na "diferenciação" não fez a diferença.

Costa lidera “protagonistas” do Now, Medina é o menos visto

À liderança de António Costa, segue-se Rui Rio e Pedro Santana Lopes e o programa Medina é o menos acompanhado. Os "protagonistas" perdem nas audiências para os comentadores dos canais concorrentes.

TVI quer alcançar share de 5,2% em 2030 com o novo canal

A concretizar-se, o novo canal generalista da Media Capital ficará num patamar idêntico ao que tem hoje a CMTV. A estimativa é que as receitas cresçam quase cinco vezes e os custos 24 vezes.

Opinião Ver todas
Isabel Ramires

Quando a TV é verdadeiramente relevante

Isabel Ramires,

Jornalistas defendem regulamentação para limitar uso de IA

Os dados são da segunda edição da “Sonda +M / Central de Informação”, barómetro composto por cerca de 50 jornalistas em cargos de edição/direção.

Opinião Ver todas
João Santos

Eu não vos disse?!?

João Santos,

“Queremos claramente liderar”, aponta Rádio Observador

"O primeiro passo é ultrapassar a TSF. Depois, pouco a pouco, queremos 'roubar' ouvintes às rádios de música", afirma em conversa com o +M Rudolf Gruner, diretor-geral do Observador.

Opinião Ver todas
Nuno Antunes

Oficial e Marketer

Nuno Antunes,

João Pedro Clemente, da Coca-Cola, na primeira pessoa

China, Singapura, Brasil ou Japão são alguns dos países percorridos por João Pedro Clemente ao longo da sua carreira. O responsável de marketing da Coca-Cola tem agora um novo desafio: ser pai.

Negócios +M Ver todas
Comercial lidera, Rádio Observador mais próximo da TSF

O Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 30,5% (29,9% na segunda vaga) e o Grupo Renascença Multimédia 24%. A Rádio Observador surge a 1 ponto percentual da TSF.

SIC investe 2,5 milhões de euros na bilheteira online BOL

A estação televisiva, do grupo empresa, adquiriu uma participação indireta de 27% na Etnaga, sociedade que detém a bilheteira online BOL.

Prémios Eficácia com recorde de inscrições

Os vencedores da XX edição dos prémios promovidos pela Associação Portuguesa de Anunciantes são conhecidos em novembro.

“Ligação à música é sempre positiva”, dizem as marcas

EY, Novobanco, Fidelidade e Control têm em comum o facto de patrocinar festivais de verão. Os objetivos, desafios e retorno do investimento em debate no Estúdio ECO.

Opinião Ver todas
Pedro Miguel Garcia

Quando a arte invade os festivais

Pedro Miguel Garcia,

Campanha contra armas nos EUA com assinatura portuguesa

A campanha marca presença em outdoors em Londres, Madrid, Paris e Lisboa, e vai continuar a ser implementada em mercados selecionados. Conta também com um vídeo que visa reforçar a mensagem.

Opinião Ver todas
Ana Côrte-Real

Festivais de Verão: afinal quem é a marca?

Ana Côrte-Real,

Ambição da Digi esbarra nas negociações com as televisões

Operadora apresentou queixas na Concorrência, Anacom e ERC por entender que a Media Capital está a adotar um "comportamento abusivo" nas negociações para acesso a canais.

Mercado publicitário global deve atingir os 855 mil milhões

No caso de Portugal, o mercado publicitário deverá crescer cerca de 10% este ano, estimando-se receitas na ordem dos 880 milhões de euros.

Apresentação na nova grelha da TVI24 - 25FEV21
Desporto, ficção e informação no novo canal da TVI

A programação desportiva será uma das apostas do novo canal, que concorre no segmento da CMTV.

Descubra as marcas portuguesas mais valiosas de cada setor

Entre as marcas líderes setoriais, a CGD (47%), o Pingo Doce (38,4%), a Parfois (34,1%) e os CTT (29,6%) foram as que mais valorizaram. EDP é a marca com mais valor.

Opinião Ver todas
Lúcia Cavaleiro

Quando se dorme sempre com um olho aberto

Lúcia Cavaleiro,

Rosália Amorim, da EY, na primeira pessoa

Com origens na lezíria ribatejana, Rosália Amorim veio para Lisboa estudar e dedicar-se ao jornalismo. Ao fim de 30 anos trocou de profissão, assumindo a direção de marketing e comunicação da EY.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

O motim dos panamás

Joana Garoupa,

TVI responde a diretor-adjunto da SIC e ameaça com processo

Direção da TVI convida Bernardo Ferrão a dizer quem são os jornalistas da estação ligados ao consultor de comunicação Luís Bernardo. Em causa as declarações do jornalista, na SIC Notícias.

Apresentação dos resultados da emissão dos títulos de obrigação da SIC - 05JUL19
SIC estuda lançamento de canal de ficção no cabo

Ao contrário do grupo dono da TVI, neste caso a ideia não será relançar nenhum dos canais, mas antes avançar de raiz para um novo projeto.

Dívida da dona da Visão é de 32,2 milhões

O grupo dono da Visão e da Exame deve ao Estado 17 milhões de euros, 53% dos créditos reconhecidos em sede de PER.  

Diogo Freitas fora da empresa que vai comprar JN e TSF

A participação de Diogo Freitas vai ser comprada pela Ilíria, que se torna a maior acionista da Verbos Imaculados, empresa que junta os empresários que assumiram a compra dos títulos da Global Media.

Fullsix lança “laboratório” de IA. CEO explica a estratégia

O objetivo é o de "democratizar" o acesso das marcas e agências às potencialidades oferecidas pela inteligência artificial, desafiando-as a arriscar e criar "coisas novas, diferentes e interessantes".

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Não somos todos iguais

Vitor Cunha,

Investigação a Luís Bernardo ainda não tem arguidos

Em causa estará a alegada prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, prevaricação, participação económica em negócio e abuso de poderes. Consultor diz-se "disponível para colaborar".

Luís Bernardo e João Tocha alvos de buscas

O empresário do setor da comunicação e ex-assessor de José Sócrates, Luís Bernardo, está a ser alvo de buscas, esta quinta-feira, por parte da PJ. Sob o consultor recaem suspeitas de corrupção.

Quem é Luís Bernardo, o dono da WLP alvo de buscas pela PJ

Foi assessor de José Sócrates, mas também de António Guterres, e diretor de comunicação do Benfica. No setor dos media, trabalhou com a Global Media, Cofina e Media Capital.

SIC vence por duas décimas mês de junho

Em mês de lançamento do Now, a CNN Portugal segue como o canal mais visto de informação, com 2,4% (menos duas décimas) e a SIC Notícias situou-se nos 1,9% (menos uma décima).

Opinião Ver todas
Luis Lobato Almeida

A construção de marcas é uma corrida de fundo

Luis Lobato Almeida,

Pessoas +M Ver todas
Octávio Lousada Oliveira assume comunicação da Apritel

A Apritel também apostou recentemente na M Public Relations para trabalhar a sua assessoria de imprensa e estratégia de comunicação.

Francisca Seabra é a nova CEO da Burson

Francisca Seabra irá trabalhar com Piedade Guimarães, diretora de operações, e com Maria Silvestre, diretora financeira, que mantém as funções que já assumiam no grupo de comunicação. 

CEO da Altice, Gato Preto e CGD calçam ténis pelo ISEG

Os novos ténis do ISEG, edição exclusiva em parceria com a Sanjo, dão o mote para os testemunhos dos CEO da Altice Portugal, do Gato Preto ou da Caixa Geral de Depósito, três alumni da instituição.

Adriano Nobre passa a diretor-geral da M Public Relations

Adriano Nobre, diretor adjunto, passa a diretor-geral, Telma Martins sobe a diretora e Nuno Abreu integra, também como diretor, a agência liderada por Daniel Vaz. 

Mercadona quer triplicar número de lojas e chegar às 150

Cinco anos após a abertura em Portugal, a Mercadona tem como objetivo chegar às 150 lojas. André Silva explica a estratégia de comunicação de uma marca que não faz publicidade nem promoções.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

000 – Licença para desconectar?

Marlene Gaspar,

Catarina Tomaz, dos centros Via Outlets, na primeira pessoa

Da infância com patins nos pés à direção de marketing dos centros Via Outlets, Catarina Tomaz é movida pela curiosidade. Nasceu no Zimbabué, viveu em França, mas é a Lisboa que sempre regressa.

Apresentação dos resultados da emissão dos títulos de obrigação da SIC - 05JUL19
4.315 investidores emprestam 48 milhões de euros à SIC

A operação pública de subscrição das obrigações SIC 2024-2028 registou uma procura 1,13 vezes superior à oferta junto dos pequenos investidores.

Venda do JN e da TSF adiada para a segunda quinzena de julho

Os futuros donos do Jornal de Notícias, do O Jogo e da TSF fizeram nova transferência para a Global Media, de forma a garantir os ordenados de junho.

Apresentação na nova grelha da TVI24 - 25FEV21
Media Capital transforma TVI Ficção em canal generalista

O novo canal será dirigido por Hugo Andrade e deve arrancar ainda no verão.

Opinião Ver todas
Francisco Chaveiro Reis

Guia para marcar o Euro

Francisco Chaveiro Reis,

Esta é a melhor publicidade do mundo, segundo Cannes

Conheça os grandes vencedores do mais importante festival de criatividade do mundo. A produtora portuguesa Bro Cinema trouxe um dos Grand Prix para Portugal.

Opinião Ver todas
Nuno Antunes

Pense em mim, chore por mim, liga pra mim

Nuno Antunes,

WPP é a companhia criativa do ano em Cannes

Em termos das companhias criativas do ano, a WPP é a grande vencedora. Segue-se a Omnicom e o Interpublic Group. A Ogilvy foi eleita como a rede (network) do ano e OMD é a "Media Network of the Year".

Apresentação do novo canal de notícias News Now da Medialivre - 03MAI24
Novo canal Now com ‘share’ de 0,5% na semana de estreia

"O novo canal verifica uma maior afinidade com o público masculino e junto de uma faixa etária mais velha, em especial nos +65", mostra a análise para a Lusa da Universal McCann (UM).

Dona da CMTV conclui compra das rádios SBSR e Festival

Em março, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já tinha dado luz verde ao negócio de compra da rádio SBSR à Música no Coração, de Luís Montez, assim como da Rádio Festival.

“O retail media em Portugal vai acelerar nos próximos anos”

A dona do Continente vai lançar uma nova área de negócio, o retail media. Carlos Paulo, head of retail media da MC, explica porquê e antecipa os objetivos.

Lidl, OMD e VML lideram investimento publicitário em maio

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o Modelo Continente é o maior anunciante e a Dentsu Media e VML lideram nas agências.

Young Lions trazem para Portugal um bronze em Digital

Tomás de Matos Almeida (Akt Creative) e João Chicau (VML) ganharam bronze em Digital na competição internacional Young Lions, inserida no Cannes Lions.

Prio lança “A Confusão”. Campanha é assinada pela The Hotel

A campanha conta com criatividade da The Hotel e produção da el-Hey. Marca presença em televisão, digital, rádio, out-of-home e pontos de venda. A Arena Media é a agência de meios.

Espanha x Itália foi o segundo jogo do Euro mais visto

Acompanhe as audiências de todos os jogos do Euro 2024, numa análise da agência de meios Dentsu/Carat para o +M/ECO, e confira os resultados desportivos.

Skoda está a comunicar novo posicionamento

"A prioridade número um é comunicar mais a marca. Comunicar a marca versus produto, e não tanto focar - pelo menos nos meios tipo televisão - em campanhas de preço", afirma o diretor-geral.

JN, O Jogo e TSF mudam de mãos a 28 de junho

Domingos de Andrade assumirá as funções de administrador executivo da nova empresa dona do JN, TSF e O Jogo. A assinatura do contrato está apontada para sexta-feira, dia 28.

Galinha recorre à Nobias para comprar posição na GM

A Nobias terá concedido um empréstimo a Marco Galinha, num montante que deverá rondar os dois milhões de euros, para financiar a compra dos 51% que o WOF ainda detém na Páginas Civilizadas.

APAN e ISCTE lançam pós graduação em eficácia na comunicação

O programa destina-se a profissionais de marketing e comunicação que procuram aperfeiçoar as suas competências e alcançar resultados eficazes nas suas campanhas, dizem as entidades.

Opinião Ver todas
António Costa

Novo Governo, outra vez a Lusa

António Costa,

Como são financiados os serviços públicos de televisão?

No caso português, a contribuição audiovisual e a publicidade permitem o funcionamento da RTP, serviço público de rádio e televisão. Mas e em outros mercados, como é assegurado esse financiamento?

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Sempre

António Fuzeta da Ponte,

Proposta para regulamentar lóbi é passo “positivo mas curto”

Associações de comunicação e public affairs aplaudem a inclusão do lóbi no pacote anticorrupção, mas alertam que ainda é só o primeiro passo e há pontos a detalhar.

Opinião Ver todas
Paulo Vaz Tomé

Desafios para o mix mediático

Paulo Vaz Tomé,

Plano de apoio aos media estará fechado “até final do ano”

"Temos intenção de ter esse plano de ação nos próximos meses preparado para ser discutido e apresentado publicamente", afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares.

Compra da posição da GM na Lusa é “uma prioridade absoluta”

As declarações do ministro são citadas num comunicado do Sindicato de Jornalistas, que reuniu com o governante a propósito da GM. Ministro diz que o Estado "não pode pagar mais do que o preço justo".

Governo quer rever contrato de concessão da RTP

Pedro Duarte disse que existe a "intenção" de rever o contrato de concessão da RTP, "atrasado há muitos anos". O governante defendeu também que o Estado deve ser "inequivocamente maioritário" na Lusa.

3,6 milhões assistiram à estreia de Portugal no Euro 2024

Acompanhe as audiências de todos os jogos do Euro 2024, numa análise da agência de meios Dentsu/Carat para o +M/ECO, e confira os resultados desportivos.

Opinião Ver todas
Salvador Bourbon Ribeiro

Otimismo realista

Salvador Bourbon Ribeiro,

Dentsu e Meo shortlist em Sustainable Development Goals

Já duas vezes finalista em Direct, o projeto chega agora a shortlist em Sustainable Development Goals no Cannes Lions.

Bar Ogilvy ganha bronze com “The Endangered Typeface”

A campanha da Bar Ogilvy foi premiada na categoria de Digital Craft (Data Visualisation). Em shortlist, logo com possibilidade de prémio, estão ainda dois trabalhos da Bar Ogilvy e dois da Dentsu.

Bro Cinema conquista grande prémio em Cannes 

Portugal pode trazer mais prémios para casa, uma vez que o país conta com oito entradas em shortlist, através de trabalhos da Bar Ogilvy, Dentsu Creative, Judas, Havas e Coming Soon.

Portugal com 151 inscrições no Cannes Lions

Em 2023, recorde-se, Portugal situou-se na 24.ª posição dos mais premiados, com um leão de ouro, dois de prata, três de bronze e 13 shortlists.

Nicolau Santos defende “mudança substancial” na RTP3

Segundo Nicolau Santos, a RTP3 é neste momento "um desafio" até tendo em conta o aparecimento do Now, um novo player entre os canais de informação, lançado esta segunda-feira.

Opinião Ver todas
Tiago Baldaia

Muito mais que um croquete

Tiago Baldaia,

Raquel Abrantes, da Via Verde, na primeira pessoa

Após integrar os Onda Choc, Raquel Abrantes percebeu que uma carreira artística não era para si. "Criar projetos do zero" é aquilo que a agora diretora de marketing da Via Verde mais gosta de fazer.

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Não regulam bem

Vitor Cunha,

Marcas a postos para o Rock in Rio com diversas ativações

Várias marcas apostam em estratégias de ativação no Rock in Rio para se aproximarem dos clientes. O +M explica o que as move e compila algumas das ativações que podem ser esperadas.

Marcas unem-se no apoio à seleção nacional para o Euro 2024

Prestes a arrancar o campeonato europeu, as patrocinadoras da seleção lançam campanhas a "torcer" pela equipa das quinas. Mas o apoio também se faz de outras formas. As marcas explicam a estratégia.

José Maria Jorge explica o novo capítulo da marca Portugália

"Vamos mudar muita coisa mas, no fundo, não vamos mudar nada", diz o diretor de marketing, a propósito do rebranding da Portugália. Embora com nova imagem, a marca quer manter a sua essência.

NewsNow lançado segunda. Canais de informação fazem mudanças

A CNN Portugal e SIC Notícias, canais que apresentaram novidades recentemente, encaram com expetativa e como "mais um concorrente" a chegada do novo canal da MediaLivre. A RTP3 preferiu não comentar.

32º Digital Business Congress APDC - 09MAI23
Conheça os riscos da emissão de obrigações da SIC

A SIC anunciou uma nova emissão de dívida sustentável no valor de 30 milhões de euros. O canal de televisão da Impresa paga uma taxa bruta de 5,95%. Saiba quais são os riscos da oferta.

Apresentação dos resultados da emissão dos títulos de obrigação da SIC - 05JUL19
SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões em obrigações

O canal de televisão anunciou uma nova emissão de obrigações, com objetivos de sustentabilidade, e uma operação de troca para quem tem títulos que vencem em 2025.

Empresa de Cristina Ferreira tem de pagar indemnização à SIC

A SIC deu entrada com um processo contra a apresentadora por quebra de contrato. O tribunal veio agora dar razão ao canal, condenando a empresa de Cristina Ferreira a pagar mais de três milhões.

Preços da Dazn e Sport TV aumentam a partir de agosto

As alterações significam aumentos mensais de três euros para os clientes individuais da Dazn. A Sport TV diz que o aumento é feito pelas operadoras, afirmando desconhecer as alterações de preçário.

Liberdade de imprensa vs segredo de justiça

Carlos Farinha, diretor nacional adjunto da PJ, Luís Rosa, redator principal do Observador, Paulo Saragoça da Matta, advogado penalista, e Paulo Lona, presidente do SMMP, debateram o tema.

SJ pede demissão da administração da Global Media

Face à "incapacidade demonstrada pela atual administração, parece-nos que se não têm soluções para os problemas ou respeito pelas pessoas só têm um caminho: demitir-se", aponta o Sindicato.

Guterres pede fim da publicidade a combustíveis fósseis

Sublinhando as restrições já existentes à publicidade de produtos como o tabaco, o secretário-geral da ONU defendeu que o mesmo deve ser agora aplicado aos combustíveis fósseis. 

Gestores dos media apresentam caderno de encargos ao Governo

Luís Montenegro admitiu, sem detalhar, "algum" financiamento público para os media. O +M/ECO ouviu os gestores dos principais grupos de comunicação social, que apresentam o caderno de encargos.

RTP mais do que triplica lucros em 2023, para 2,5 milhões

O operador de serviço público fechou o ano passado com um resultado líquido de 2,5 milhões de euros, que compara com os 767 mil euros que lucrou em 2022.

Compra de títulos da Global Media não configura concentração

O negócio já tinha recebido luz verde da ERC, faltando este passo para poder avançar. O objetivo é que a compra dos títulos esteja concluída ainda este mês.

ERC investiga investimento da Alpac na dona do Nascer do Sol

A decisão da ERC, agora comunicada, foi tomada no mesmo dia que a CMVM multou a Alpac Capital por violação de deveres no quadro da prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

JLM & Associados compra a consultora K. Nasce a JLM_K

O grupo entra na área do marketing político, com a compra da consultora do Porto.

McDonald’s perde exclusividade da marca ‘Big Mac’

O Tribunal Geral da União Europeia retirou à McDonald's a exclusividade da marca 'Big Mac', após a multinacional norte-americana de restauração rápida não ter demonstrado a "utilização séria".

TVI lidera com 1,7 pontos de vantagem em maio

No cabo, a CMTV reforçou a liderança, fechando o mês com um share de 6,5% e uma audiência média de 131,3 mil telespectadores. CNN Portugal e SIC Notícias estão separadas por seis décimas.

Governo admite financiamento público para comunicação social

Primeiro-ministro argumenta que "aqueles que cumprem serviço público, naturalmente que devem esperar do Estado o reconhecimento do serviço que prestam".

“Falta-nos bom saber em fazer marcar”, diz Carlos Coelho

A ideia foi defendida no 3º Congresso das Marcas, organizado pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca.

Brisa Autoestradas lança campanha de 260 mil euros

Hugo Bento, diretor de marketing do Grupo Brisa, explica o novo posicionamento e objetivo da campanha que marca o regresso à publicidade.

Opinião Ver todas
Edson Athayde

Menos fofocas e mais foco

Edson Athayde,

Filomena Spranger Jorge, do Burger King, na primeira pessoa

Filomena Spranger Jorge começou em agências e passou por Espanha com a MediaMarkt. De regresso a Portugal, para junto da família, "a base", assumiu em fevereiro a direção de marketing do Burger King.

Nos ‘compra’ diretor de marca na Worten

A informação foi confirmada ao +M pelo até 30 de junho diretor de marca e comunicação da Worten. Fuzeta da Ponte vai substituir Rita Torres Baptista.

Media Ver todas
Tribunal aprova acesso de dona da Visão a PER

"Enfrentamos grandes desafios financeiros, acreditamos que somos viáveis economicamente – só assim é possível aderir ao PER", afirma Luís Delgado. O tribunal despachou favoravelmente o pedido.

Sindicato acusa Global Media de falhar pagamentos

O Sindicato dos Jornalistas "entende que esta situação é, a todos os títulos, intolerável e lamentável. Trata-se de dinheiro que tem como destino os salários dos trabalhadores”.

Dona da Visão e Exame pede acesso a PER para evitar falência

A Trust in News (TIN), sociedade de Luís Delgado que é dona das revistas Visão e Exame, apresentou um pedido de acesso ao PER, um regime para proteger dos credores e evitar a falência.

Opinião Ver todas
Luiza Galindo

Energia para mudar e poupar

Luiza Galindo,

Como avaliam os especialistas em comunicação os candidatos?

Terminados os debates, e com as campanhas para as europeias na rua, três especialistas em comunicação avaliam a prestação dos candidatos e antecipam os próximos passos dos principais partidos.

Opinião Ver todas
Elgar Rosa

Hoje é Dia Internacional da Mulher

Elgar Rosa,

Joana Franco, da Pernod Ricard Portugal, na primeira pessoa

A inovação é cada vez mais acelerada e importante para as marcas, considera Joana Franco, diretora de marketing da Pernod Ricard Portugal, que aprecia "bons cocktails" e adora Macieira Cream.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

Mas quem é esta menina?

Joana Garoupa,

“A estante dos 75.800€” vence grande prémio do CCP

A Graficalismo ganhou o troféu melhor agência do ano e o prémio melhor anunciante do ano é a Betclic.

Fenómeno Taylor Swift aterra em Portugal. O que o justifica?

Taylor Swift apresenta-se em Portugal para dois concertos de uma digressão que tem registado um sucesso ímpar. Mas como se explica este fenómeno que parece poder até influenciar eleições?

Nuno Santana regressa à administração da Media Capital

O empresário regressa assim às funções que desempenhou até setembro de 2022, altura em que foi substituído por Miguel Osório, seu sócio na Biz Partners. 

72% dos marketeers em Portugal já usa IA no seu trabalho

A nível global, implementar/tirar partido da IA é a principal prioridade dos profissionais de marketing. Em Portugal o principal desafio passa pela dificuldade na implementação da tecnologia.

Impresa e Nova IMS criam laboratório de IA para media

O acordo de colaboração prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação, incluindo o primeiro curso de 'Data Journalism'.

Now lança primeira campanha e já tem redes sociais

Assinada pela FCB, nesta primeira fase o objetivo é criar brand awareness e dar a conhecer o posicionamento do Now. Rita Matias, do Chega, e Bruno Gonçalves, do PS, são dois dos novos protagonistas.

“Estamos em condições de travar qualquer combate”, diz a CNN

A nova grelha surge pouco depois da apresentação do News Now, novo canal de informação da Medialivre (ex-Cofina), que é lançado no dia 17 de junho.

Opinião Ver todas
Glauco Madeira

O paradoxo da inovação

Glauco Madeira,

Meo aposta em reposicionamento e nova identidade

A Meo diz-se pioneira a nível mundial ao lançar o serviço sustentável que conjuga telecomunicações e energia. A nova fase é acompanhada por uma nova imagem e campanha.

Opinião Ver todas
Yvan Mendes

Sustentabilidade? Isso é marketing

Yvan Mendes,

Ideias +M Ver todas
Betclic dá taça ao Sporting em filme assinado pela FunnyHow

Assinado pela FunnyHow, o filme contou com a produção da Shot and Cut Films e realização de Filipe Correia Santos. Marca presença em digital nas redes sociais da Betclic Portugal e televisão.

“Café da Sorte” da Delta tem seis mil prémios para oferecer

O prémio final, um Volkswagen T-Roc, é sorteado no dia 31 de julho, e atribuído mediante a exibição da fatura que serviu de base à participação na campanha.

Rock in Rio “ainda mais saboroso” com ativação da Nobre

A marca vai apostar num espaço "sustentável e inclusivo" para "proporcionar experiências memoráveis", convidando os festivaleiros a "enfrentarem o drama do jantar com gosto, num jogo desafiante".

Continente continuou a liderar investimento publicitário

No acumulado dos quatro primeiros meses, Continente, Ediclube e Nos foram os maiores anunciantes. A Dentsu Media lidera nas agências de meios e a VML nas criativas.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

Fazes tu ou faço eu?

Marlene Gaspar,

Dentsu Creative Portugal em entrevista ao ECO - 21DEZ22
Tomás Froes justifica saída do Festival CCP

"Tudo isto resulta de uma decisão precipitada, muito pouco ponderada e, atrevo-me a dizer, muito leviana", comenta ao +M. O CCP garante que "o processo decorreu de forma igual com todos os trabalhos".

Dentsu Creative retira todas inscrições do Festival CCP

A agência afirma que o CCP deixou de merecer a sua confiança, pelo que renuncia a qualquer prémio. Direção "lamenta o sucedido" e também "alguns equívocos que têm sido criados nas redes sociais".

Há 346 trabalhos em shortlist no Festival CCP

Os vencedores são revelados no dia 24 de maio, na Gala 26º Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.

A estabelecer pontes, Lúcia Cavaleiro, na primeira pessoa

Lúcia Cavaleiro queria ser jornalista, mas acabou por enveredar pela comunicação corporativa. "Fazer pontes" é o que deixa a diretora de comunicação da Tabaqueira realizada.

Opinião Ver todas
João Santos

A menina que ficou infeliz…

João Santos,

Associações apostam em campanhas de consignação de IRS

Há cada vez mais associações a quem pode doar 0,5% do IRS. Muitas apostam na comunicação para sobressaírem e sensibilizarem a população. Veja algumas das campanhas.

A estratégia da Betano, agora com nova imagem

No ano em que se associa ao Euro 2024, a patrocinadora dos três grandes tem uma nova identidade. José Almeida, marketing manager da Betano Portugal, explica a estratégia.

Rádio Comercial e RFM separadas por 3,8 pontos de audiência

A Bauer Media Audio Portugal obteve nos primeiros quatro meses do ano uma audiência acumulada de véspera de 29,9% e o Grupo Renascença Multimédia de 23,8%.

Festival CCP promove ciclo de conferências “Crias ou Queres”

Entre os oradores estão nomes como Lucy von Sturmer (CEO da Creatives for Climate), Leo Porto e Felipe Rocha (fundadores da agência de design Porto Rocha) e Ricardo Araújo Pereira (humorista).

José Mourinho protagoniza campanha do Uber Eats

A campanha visa "testar os limites da app" através de pedidos excêntricos, que vão desde uma equipa de futebol para treinar, pedido por José Mourinho, a um júri que vire a cadeira, por Bárbara Tinoco.

Há 346 trabalhos em shortlist no Festival CCP

Os vencedores são revelados no dia 24 de maio, na Gala 26º Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.

Nasceu a PAPT, a primeira associação de lobbying em Portugal

Fortalecer, credibilizar e dignificar os assuntos públicos em Portugal, trabalhando para a profissionalização, regulação e transparência da atividade, são os objetivos da associação.

Opinião Ver todas
Mariana Coimbra

Estará a criatividade refém da agência?

Mariana Coimbra,

Privados questionam publicidade na RTP

A publicidade na RTP ocupou grande parte do painel dedicado ao Estado da Nação dos Media, que juntou os CEO da Media Capital, Medialivre e Impresa e o presidente da RTP.

Opinião Ver todas
Daniel Sá

As marcas pessoais no LinkedIn

Daniel Sá,

Os direitos desportivos em sinal fechado é o desafio de 2024

A ideia foi defendida no Encontro de Produtores Independentes de Televisão, evento que visa refletir e debater os temas do audiovisual internacional e nacional.

Superbock lança campanha pela valorização da amizade

Assinada pel’O Escritório e com planeamento de meios da Initiative, a campanha marca presença em tv, digital, OOH, display, redes sociais e influencers. A Live Content assegura a amplificação digital.

OLX mostra como pode fazer a diferença na vida das pessoas

Tendo como target todos os que pretendem comprar ou vender online, a campanha visa transmitir a ideia de que os consumidores podem utilizar o OLX para realizar os seus sonhos.

Metade do investimento publicitário foi de 32 anunciantes

O meio de eleição destes 32 anunciantes foi a TV, que recolheu 95,1% do investimento. Oito anunciantes foram responsáveis por mais de um quinto (20,8%) do investimento publicitário.

Lisbon Communication Office passa a InfluenceSuite

Após anos de colaboração, a Lisbon Communication Office e a InfluenceSuite formalizaram aquela que já era uma "relação consolidada" para criar uma marca de comunicação de referência a nível ibérico.

Opinião Ver todas
Fernando Parreira

O publisher dinamarquês e a gestão dos media

Fernando Parreira,

Pessoas +M Ver todas
Carlos Rodrigues, Diretor-Geral Editorial da MediaLivre, em entrevista ao ECO/+M - 08MAI24
“Para os espectadores da CMTV, o Now será um canal concorrente”

O novo canal da Medialivre, mas também a CMTV, a manutenção dos títulos em papel e o projeto Alfa, iniciativa que leva a empresa no sentido do digital first, passados em revista por Carlos Rodrigues.

“Não há crise dos media. O que há é uma crise na gestão dos media”

Carlos Rodrigues, diretor da CMTV e do Now, o novo canal da Medialivre, recusa a ideia de os media estarem em crise e defende o fim da publicidade na RTP.

Carlos Rodrigues, Diretor-Geral Editorial da MediaLivre, em entrevista ao ECO/+M - 08MAI24
“Nós vamos, no fundo, procurar fazer serviço público”

Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre e diretor da CMTV e agora também do Now, revela a estratégia e objetivos para o novo canal de informação.

Constança Macedo, do BPI, na primeira pessoa

Constança Macedo, diretora de comunicação do BPI, está a concretizar o sonho de trabalhar no banco onde o avó era cliente. Mas elege a educação dos três filhos como o maior desafio da sua vida.

Opinião Ver todas
João Santos

Marcas, inovação e pessoas

João Santos,

Marketing Ver todas
O maior desafio do cross media measurement é o da confiança

A ideia foi defendida numa mesa redonda do Better Marketing, conferência organizada pela Associação Portuguesa de Anunciantes.

“Comunicar com propósito não pode aborrecer as pessoas”

O "cross-fire" da APAN contou também com Teresa Burnay (media director da Unilever), Ricardo Domingues (senior marketer no Betclic Group) e Nuno Jerónimo (fundador e diretor criativo d’O Escritório).

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Escolher os amigos

Vitor Cunha,

Pedro Costa assume a direção geral do GCI Media Group

Filho do ex-primeiro-ministro António Costa, Pedro Costa tinha apresentado a renúncia ao cargo de presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique alegando divergências com Carlos Moedas.

Pedro Esteves é o diretor de comunicação do Governo

Diretor de campanha da AD nas legislativas, Pedro Esteves foi chefe do gabinete do PSD no Parlamento Europeu entre 2011 e 2023. Mafalda Costa Pereira e Ana Cristina Gaspar integram gabinete.

Vando Enes passa a subdiretor e reforça direção da Cidade FM

Com a passagem de Vando Enes a subdiretor da estação, o diretor Manuel Cabral espera "melhorar os procedimentos internos e eficácia da estratégia da Cidade FM".

José Pedro Mozos lidera public affairs da All Comunicação

Após passar pela SIC, Visão e Observador, José Pedro Mozos integrou a equipa do Governo liderado por António Costa como adjunto político e para a comunicação do Governo.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Read Love not War

António Fuzeta da Ponte,