Publicidade mais inclusiva gera melhores resultados

Segundo o estudo, há "fortes evidências empíricas" que mostram que as marcas que incluem representações publicitárias de género mais positivas apresentam um melhor desempenho comercial.

Negócios +M Ver todas
Dona da Visão quer pagar dívidas ao Estado em 12 anos

Trust in News já submeteu o plano de recuperação no tribunal. Não prevê perdão na dívida de 32 milhões, mas quer tempo para pagar aos credores. Perspetiva saída de quadros e lucros a partir de 2025.

DreamMedia compra Cemark e passa a cobrir 60 cidades

Com esta aquisição, a DreamMedia diz que passa a ser o maior empregador do setor, com cerca de 300 colaboradores. Prevê registar uma faturação de 50 milhões de euros anuais a partir de 2027.

Nors acaba com 17 marcas e reorganiza negócio em cinco áreas

Antiga Auto Sueco substitui as 17 marcas das empresas que detém em sete países. Operações são reorganizadas em cinco segmentos: Trucks and Buses, Construction Equipment, Agro, Aftermarket e Ventures.

Luís Gama, da Unicre, na primeira pessoa

Vindo da área da tecnologia, Luís Gama foi desafiado há pouco mais de dois anos a liderar o marketing da Unicre, empresa que celebra 50 anos. "Adepto da família", adora correr em trails e maratonas.

Opinião Ver todas
João Santos

Os dados não são dados

João Santos,

A Worten quer “transformar tudo em TUMO”. CEO explica porquê

A Worten vai transformar o seu programa de responsabilidade social num dos momentos de comunicação mais relevantes do ano. Miguel Mota Freitas, CEO da marca, explica porquê.

Opinião Ver todas
Edson Athayde

Dignidade: Agora em Novo Sabor Uva

Edson Athayde,

“A publicidade é do interesse público”, dizem anunciantes

Os anunciantes não foram consultados sobre o fim da publicidade na RTP e contestam a medida. As privadas já estão saturadas e as consequências são imprevisíveis, dizem em entrevista.

RTP recebe mais 4,6 milhões e Lusa mais 3,4 milhões

O programa de apoio aos media prevê a duplicação do porte pago, medida não plasmada na proposta de OE. A receita da CAV vai render mais 2,4% à RTP e a Lusa recebe mais 3,45 milhões.

Media Ver todas
“A grande surpresa seria manter a publicidade na RTP”

"Dou importância às audiências, não quero é que ande atrás de um spot publicitário. É um tipo de audiência qualitativamente diferente", aponta Pedro Duarte, justificando o fim da publicidade na RTP.

Primeiro-ministro quer jornalismo sem “perguntas sopradas”

"E tão importante ter bons políticos como bons jornalistas para que a democracia funcione", afirmou o primeiro-ministro na apresentação do plano de apoio para os media.

“Hoje é um dia histórico”, diz Francisco Pedro Balsemão

Gestores dos principais grupos de media avaliam plano de ação para os media apresentado esta terça-feira e alertam para a transferência das receitas dos media para as grandes plataformas digitais.

Media queriam “ação mais musculada” para players digitais

Os responsáveis de informação dos principais grupos saúdam o plano para os media mas queriam "medidas mais musculadas" em relação às plataformas digitais. Para o futuro, a perspetiva é positiva.

Conheça as 30 medidas do Governo para apoiar os media

Do fim gradual da publicidade na RTP ao apoio à contratação de jornalistas, passando pela bonificação nas assinaturas digitais, confira o plano do Governo para apoiar os media.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

O que fazer com o medo de negociar

Marlene Gaspar,

Governo prepara fim progressivo da publicidade na RTP

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, apresenta em breve o plano para os media e uma das medidas prováveis é o fim da publicidade da RTP, que valeu 21,7 milhões em 2023.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

United Colours of Brands

António Fuzeta da Ponte,

Ideias +M Ver todas
Continente integra língua gestual nas suas campanhas

A iniciativa, que tem como objetivo contribuir para uma sociedade inclusiva, surge no âmbito da estratégia de comunicação ‘O Continente é de toda a gente’, lançada no início do ano.

Hospital da Luz e Benfica ensinam a salvar vidas

O objetivo da iniciativa que aconteceu no Estádio da Luz passou por partilhar informação correta, ensinando os gestos básicos que salvam vidas, numa "gigante aula de Suporte Básico de Vida (SBV)".

Izidoro aposta em campanha dedicada à saúde mental

Entre outros meios, a campanha está presente numa edição especial de oito frascos exclusivos, durante o mês de outubro. A criatividade é da The Agência e o planeamento de meios da Nova Expressão.

Opinião Ver todas
José Godinho Marques

O Cinescópio, do Procópio a Tóquio. Haja RAP

José Godinho Marques,

“A inteligência artificial sem estratégia é um brinquedo”

A ideia foi defendida na conferência "Disruption 2024 - Como a IA está a mudar a indústria da publicidade", do IAB. O tema do risco de homogeneização da criatividade também esteve em destaque.

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

O que é e o que se imagina

Vitor Cunha,

“Toda a gente diz que o TikTok é uma rede social, mas não é”

O conteúdo e o entretenimento são centrais no TikTok, pelo que as marcas devem apostar numa estratégia sustentada nestes pilares, defende Adriano Accardo, sales managing director do sul da Europa.

Opinião Ver todas
Ruben Obadia

O fantasma do cliente desaparecido

Ruben Obadia,

TVI reforça liderança em setembro

Estação da Media Capital reforça liderança e conquista o horário nobre. A CNN Portugal mantém-se o canal de informação mais visto, com a SIC Notícias mais próxima, e a CMTV continua a crescer.

Andreia Ribeiro assume direção criativa da Fuel

Nos últimos três anos diretora criativa da Uzina, Andreia Ribeiro regressa à agência da qual saiu em 2019. Reforçar o output criativo e conquistar negócio é o objetivo da agência com esta contratação.

Francisco Bruto da Costa lidera comunicação da Bauer Media

Francisco Bruto da Costa será responsável pela criação e implementação da estratégia da comunicação externa e interna do grupo em Portugal.

Nossa reforça estratégia com Roberta Fortes e Sara Sousa

"Estratégia é a linguagem comum entre o negócio e a criatividade e tem sido fundamental no crescimento e consolidação da agência", justifica Duarte Durão.

A estratégia do Pingo Doce para a área de comida pronta

O Pingo Doce quer levar os clientes a conhecer os "Sabores do Mundo". Óscar Costa, diretor de meal solutions do Pingo Doce, explica a estratégia e dá a conhecer a área de negócio da comida pronta.

Opinião Ver todas
Mário Alcântara

Como não repetir o que todos já fazem?

Mário Alcântara,

Filipe Moreira, da Volkswagen, na primeira pessoa

Amante de bateria e de marcenaria, Filipe Moreira define-se como uma uma pessoa "muito dedicada à família". Diretor de marketing da Volkswagen, quer que a marca volte a ser uma love brand.

Opinião Ver todas
Rosália Amorim

Marca país, um ativo por explorar

Rosália Amorim,

Instagram já é a rede social mais usada pelos portugueses

Instagram, Whatsapp e Facebook são as redes sociais usadas com maior frequência pelos portugueses. Apesar da queda na frequência de uso, o Facebook continua a ser a rede com maior penetração no país.

Millennium é title sponsor do Estoril Open até 2027

A organização salienta o apoio do Millennium bcp num momento crítico para a permanência do torneio em Portugal, como já tinha sucedido no tempo da pandemia. 

Dinheiro Vivo deixa de ser título autónomo

Apesar desta integração, o Dinheiro Vivo "não deverá ser descontinuado", adianta o CR, que não se opõe à passagem dos jornalistas para o DN, tendo em conta a situação que se vivia.

“A marca Portugal não pode ser um colecionável de virtudes”

O fundador da Born destaca ainda que “sem uma visão estratégica não haverá marca possível.” Desta forma, "sobra o sol, o fado e o Cristiano Ronaldo", diz.

Ideias +M Ver todas
IA ‘assina’ anúncio da FunnyHow para Domino’s

A campanha, neste momento apenas em digital, mas com possibilidade de chegar à televisão, foi concebida para o lançamento das novas Burgerpizzas da Domino’s.

Zara Streaming chega a Espanha com emissões ao vivo

Zara Streaming chegou ao mercado espanhol esta semana, acompanhada por nomes de peso. Grupo Inditex pretende expandir a iniciativa para outros países da Europa.

Woo chega ao TikTok com transmissão ao vivo durante 10 horas

As 10 horas de transmissão contam com caras conhecidas como Samuel Massas, Eubrite ou Ana Malhoa. A criatividade é d’O Escritório, a produção do Canal 180 e o agenciamento da SA365.

Opinião Ver todas
Miguel Reis

Os novos territórios das marcas de luxo

Miguel Reis,

Francisco Teixeira é novo country manager do grupo WPP

Francisco Teixeira sucede a Manuel Maltez, que liderou a WPP em Portugal durante duas décadas. Para além das agências de meios, o profissional assume também a área criativa e de comunicação.

Opinião Ver todas
Lúcia Cavaleiro

Eu ainda acredito em relações

Lúcia Cavaleiro,

“A construção da marca Portugal precisa de marcas”

Desenvolver a marca Portugal foi apontado como objetivo pelo Governo. "Uma marca necessita de tempo para ser construída e os ciclos políticos são por definição curtos", alerta o COO do WYgroup

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

Os CEO são as novas estrelas de “rock”

Joana Garoupa,

João Epifânio de saída da Altice

O gestor histórico da PT e Altice cessou funções na comissão executiva da Altice Portugal, e vai ser substituído Luís Mestre, um quadro superior da companhia.

Opinião Ver todas
Pedro Pimentel

Longevidade é uma (enorme) oportunidade

Pedro Pimentel,

“Os antigos CMO serão os novos CEO”, diz diretora do IPAM

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, analisa a evolução da carreira dos profissionais de marketing. "Muitas das funções de um marketer estão ainda por ser descobertas", acredita.

ERC lança consulta sobre jornalismo e conteúdo comercial

A ERC pretende clarificar a distinção entre jornalismo e conteúdos comerciais. Os contributos, de cidadãos e órgãos de comunicação social, podem ser enviados dia 28 de outubro.

Nos lidera retorno financeiro em patrocínios em festivais

Foram identificadas cerca de 250 marcas que se associaram a festivais em Portugal em 2024. O retorno financeiro gerado foi superior a 134 milhões de euros, a preços de tabela.

Cátia Dias, da Bel, na primeira pessoa

Cátia Dias, diretora de marketing da Bel, encontrou no marketing uma forma de cumprir o seu desejo de ser "investigadora policial". O musical "Vacas Felizes" foi o momento que mais marcou o percurso.

Opinião Ver todas
Luis Lobato Almeida

É fácil culpar a agência ou o cliente

Luis Lobato Almeida,

Spreading Advertising compra Unimidia

A agência de ativação de marca e meios publicitários alternativos comprou a Unimidia, operação que lhe permite chegar a 46 instituições de ensino superior.

Rebranding da Nacional alargado à gama de bolachas

Manter a relevância, tanto para os seus atuais consumidores, como para cativar novos, é o objetivo da Nacional, marca que conta mais de 170 anos. A Poets & Painters assina o trabalho.

AIP tem nova identidade virada para um futuro mais digital

Assinada pela SKA Brand Development, a identidade herda da anterior a forma circular que atua enquanto símbolo do associativismo empresarial,

Nos, Arena e O Escritório lideram publicidade em agosto

No acumulado dos primeiros oito meses, o Continente, a OMD e a VML surgem na primeira posição nos rankings de anunciantes, agências de meios e criativas.

Opinião Ver todas
Elgar Rosa

Última Hora: IA despede assessor de imprensa

Elgar Rosa,

Jingles são o ativo de marca com melhor desempenho

Há alguns fatores comuns às marcas com melhor desempenho no que diz respeito ao uso dos seus ativos, como a priorização, consistência ou criatividade, revela o estudo.

ERC dá luz verde à Digi para a compra da Nowo

A compra da Nowo pode ser a chave para resolver o imbróglio dos conteúdos televisivos, pelo menos no curto prazo.

O que motiva o uso de bloqueadores de anúncios?

Cerca de duas em cada cinco pessoas considerariam pagar por acesso sem anúncios aos seus sites preferidos. Já 15,20% preferiam ter de lidar com anúncios do que pagar por um acesso sem publicidade.

Nestum apresenta nova gama de cereais com campanha da Uzina

A campanha está presente em TV, rádio, digital, outdoor e ginásios, e pretende ligar a familiaridade da marca ao novo perfil do produto. O planeamento de meios é da Wavemaker.

Media Ver todas
Sindicato dos Jornalistas propõe benefícios fiscais a media

O sindicato defende “o estabelecimento de um regime fiscal mais favorável para as empresas jornalísticas” e o “aumento para 40%" de publicidade estatal destinada às publicações locais e regionais.

Público confirma plano estratégico para próximos dois meses

O plano estratégico será comunicado em outubro, o mais tardar em novembro, quando estiver concluído, tal como avançou o +M na última semana.

Global Media regularizou vencimento de julho dos precários

A partir de agora, os pagamentos estão a cargo da Notícias Ilimitadas, sendo o vencimento de agosto devido em outubro, já que estes trabalhadores recebem a dois meses.

Opinião Ver todas
Nuno Antunes

As perguntas do Rúben, mas ao contrário

Nuno Antunes,

Governo prepara apoios aos media. O que se faz lá fora?

Numa fase em que o Governo prepara o plano de ação de apoio aos media - que deve ser apresentado até ao final do ano - o +M compilou alguns exemplos das iniciativas de alguns países europeus.

Opinião Ver todas
Anna Carolina Boechat

Girl Math

Anna Carolina Boechat,

Pessoas +M Ver todas
Teresa Morgado assume direção-geral da Universal McCann

A profissional terá a responsabilidade de desenvolver e implementar a estratégia de negócio da UM, agência na qual ingressou em 2007 e na qual assume, desde 2011, funções de direção.

Cristina Ferreira é o novo rosto da Betano

A apresentadora e diretora de entretenimento e ficção da TVI é a nova embaixadora da marca de apostas desportivas e casino online. A parceria está a ser revelada através de uma campanha multimeios.

Stream and Tough Guy reforça equipa

O "quinto elemento" é recrutado no quinto ano de vida da agência, que tem crescido ao ritmo de uma pessoa por ano.

Ronaldo atinge aos mil milhões de seguidores

O recorde foi celebrado pelo jogador no Instagram, rede na qual a publicação já tem 9,7 milhões de reações.

Duarte Zoio, da Vanguard Properties, na primeira pessoa

Se Duarte Zoio desse um conselho, seria para se viver a vida apaixonadamente. Embora seja chief communications officer da Vanguard Properties, um percurso na comunicação nem sempre foi algo evidente.

Opinião Ver todas
Fernando Parreira

“The Gate of the Internet is Changing…”

Fernando Parreira,

Moedas quer negociar soluções para os outdoors em Lisboa

“Já falámos com a empresa para parar imediatamente com estes grandes formatos", e, em relação aos que já existem, “obviamente, tem que ser com negociação”, diz o presidente da autarquia.

IA tem pouco impacto a influenciar eleições, diz a Meta

"É impressionante o pouco efeito que a IA tem tido a nível sistémico em qualquer uma das eleições", diz presidente dos assuntos internacionais da Meta.

Reino Unido proíbe anúncio de fast food em TV durante o dia

Além de introduzir uma limitação horária para a publicidade televisiva, a nova regra incluirá também uma proibição total de anúncios pagos na internet.

Vera Paulino integra Mop como chief revenue officer

Fazer da Mop "a empresa líder" é o objetivo de Vera Paulino que, em outubro, integra a empresa de out of home como chief revenue officer.

Opinião Ver todas
Marcelo Lourenço

O pior chefe do mundo

Marcelo Lourenço,

Inês Cardoso diretora-geral editorial da dona do JN e TSF

A jornalista, que sucedeu a Domingos de Andrade na direção do JN em 2020, deixa a direção do título. Vítor Santos, até agora diretor-executivo, sobe a diretor.

Opinião Ver todas
Frederico Roquette

A rebeldia criativa: escolher nem sempre é excluir

Frederico Roquette,

Os conselhos da Warc para uma publicidade bem-sucedida

Apostar em autenticidade e na representatividade , de forma a desencadear respostas emocionais, bem como num bom conhecimento do consumidor, são algumas das dicas da Warc.

Negócios +M Ver todas
Jornal Público prepara reestruturação

A "análise da estratégia a seguir" deve ser apresentada em novembro, avança Cristina Soares. Uma equipa do Financial Times esteve a estudar possíveis caminhos.

Mais de 2,4 milhões de pessoas ouvem podcasts em Portugal

A escuta de podcasts já abrange então 28,4% da população com mais de 15 anos, refere análise da Marktest.

ERC arquiva processo da dona do Nascer do Sol

Segundo o regulador, não foi possível confirmar a existência de poderes de influência sobre a opinião pública, representados pelos donos da Newsplex.

Crise nos media? Veja as contas dos grupos não cotados

Das 13 empresas de media não cotados em bolsa analisadas pelo +M, apenas três apresentam resultados positivos em 2023. Público e Global Notícias têm as contas mais negativas.

Opinião Ver todas
João Santos

Luxo, para que te quero?

João Santos,

ACP quer suspender painéis digitais em Lisboa

A CML de Lisboa diz-se "refém" do contrato e com "reservas e dúvidas sobre as opções assumidas no referido caderno de encargos" mas não avança possíveis soluções. JCDecaux não reage.

Opinião Ver todas
José Pedro Marques da Silva

Sobre relevância de marca e a relevância para a marca

José Pedro Marques da Silva,

Sol é o protagonista de nova campanha global da EDP

Com criatividade da Havas, produção e realização da Bro e planeamento de meios da Wavemaker, a campanha vai estar nos principais mercados nos quais a EDP está presente.

GCI e Universidade Europeia lançam curso de media training

Com uma duração de oito meses, o corpo docente é formado por quadros do GCIMedia Group mas também por jornalistas da CNN ou do Now.

Com a campanha do Burger King pode haver mais do que um rei

Presente em televisão e digital até dia 23, a campanha conta com o planeamento de meios da Wavemaker. A David e Publicis adaptaram a criatividade para TV e digital.

Nova direção do DN liderada por Filipe Alves inicia funções

Leonídio Paulo Ferreira, Nuno Vinha e Valentina Marcelino integram a nova direção como diretores adjuntos.

Ana André, da Leroy Merlin, na primeira pessoa

É no contacto com o outro que Ana André encontra a sua fonte de energia. Praticante de kickboxing, a diretora de marketing da Leroy Merlin, uma "algarvia muito orgulhosa", adora animais e ver séries.

Opinião Ver todas
Duarte Vilaça

A lição do século

Duarte Vilaça,

Preço domina comunicação no regresso às aulas

Desde as tradicionais campanhas televisivas até a uma maior aposta nas redes sociais, como comunicam os retalhistas a época do regresso às aulas? Descubra o que as marcas têm feito este ano.

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Das coisas boas na vida

Vitor Cunha,

LPM integra ADBD

António de Sousa Duarte reforça a área de reputação, affairs e consultoria política da LPM e José Bartolomé Duarte assume uma nova oferta da Academia NewsMuseum. A equipa já partilha instalações.

Super Bock lança luva para manter a cerveja fresca

O produto reforça o lançamento do novo rótulo da Super Bock mini. A marca também promove um passatempo, através do qual os consumidores se podem habilitar a ganhar um dos dez exemplares de oferta.

Santander é patrocinador e banco oficial da Fórmula 1

Os logótipos do banco vão estar presentes nos outdoors dos circuitos dos Grandes Prémios no EUA, Brasil, México, Espanha ou Reino Unido, principais mercados nos quais o Santander está presente.

Sport Zone incentiva à retoma da prática desportiva

A campanha, que vai estar no ar até 23 de outubro, visa reforçar o posicionamento da marca e motivar a comunidade a recuperar e a introduzir hábitos saudáveis e a prática desportiva na sua rotina.

Lisboa com 200 mil euros para incentivar setor dos media

O programa vai premiar 20 projetos relacionados com a cultura e a cidade. O júri é composto por Miguel Esteves Cardoso, Paula Moura Pinheiro, Pedro Boucherie Mendes e Rosália Amorim.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

É difícil (re)começar?

Marlene Gaspar,

Governo quer reforçar independência da Lusa

o governante reconheceu que tornar o serviço da Lusa gratuito “talvez não seja um bom caminho”, notando que existem muitas dúvidas de que tal “tenha mais vantagens do que desvantagens”.

Digi arranca pré-lançamento com stand no Alegro Sintra

A nova operadora começa a estar presente no mundo físico e quer captar voluntários para testarem a sua rede de fibra. O programa é gratuito e pressupõe a instalação em casa por um técnico.

Imovendo lança campanha e divulga novo posicionamento e app

A nova imagem, "mais madura, foi pensada para transmitir a simplificação em todo o processo de venda de um imóvel que a Imovendo quer trazer ao mercado".

Susana Albuquerque, presidente do Clube de Criativos de Portugal, em entrevista ao ECO - 16NOV22
Susana Albuquerque lidera júri dos prémios ADCE

Marcelo Lourenço (Coming Soon), Ana Torres (Havas Play) e Nuno Riça (Bar Ogilvy) são os restantes portugueses que integram os elementos do júri dos Prémios ADCE deste ano.

TVI ganha mês de agosto por cinco décimas

A TVI repete a liderança em agosto, com a SIC a recuperar a primeira posição no horário nobre. A CNN Portugal é o canal de informação mais visto e tanto o Now como a V+ não integram o Top20.

Opinião Ver todas
José Godinho Marques

Para a Rentrée, o Crème Brûlée

José Godinho Marques,

Rodrigo Albuquerque troca Arena Media pelo GroupM

Nos últimos 11 anos diretor-geral da Arena Media, agência do grupo Havas, Rodrigo Albuquerque inicia funções como 'chief growth officer' do GroupM, a holding de media liderada por Francisco Teixeira.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Smells like teen spirit

António Fuzeta da Ponte,

Inês Simões, da Ageas, na primeira pessoa

O rebranding da Axa para a Ageas foi o maior desafio da carreira de Inês Simões, profissional que trilhou todo o seu percurso na área dos seguros. Em outubro começa um novo ciclo estratégico.

#28 As férias de Salvador Ribeiro. O “difícil” descanso

O CEO da Bauer Media tenta, "num esforço permanente", desligar pelo menos uma semana, "um exercício difícil mas necessário". No regresso, os desafios da transformação digital continuam a prioridade.

#15 As férias de Morais Leitão. Ano atípico para CEO da MC

O CEO da Media Capital gozou férias em julho. O lançamento do canal V+ e a preparação da compra da Nowo, que não aconteceu, obrigaram a muitos contactos profissionais.

#3 As férias de Balsemão. “Desligar a cabeça” com Murdoch

O CEO da Impresa garante que consegue "desligar a cabeça", embora continue a acompanhar o que se passa. Os momentos de "parar e sair da rotina" ajudam a buscar inspiração e regressar com outro fulgor.

Mercadona é o novo Tinder? Marcas aproveitam para comunicar

O tema "Mercadona é o novo Tinder" foi aproveitado por alguns retalhistas concorrentes para comunicar nas redes sociais. Outras marcas também se associaram ao fenómeno.

Pessoas +M Ver todas
ERC retifica deliberação sobre JRS mas mantém conclusões

O regulador eliminou a parte factualmente errada na deliberação em que acusa José Rodrigues dos Santos, mas continua a afirmar que o entrevistador se afastou do registo de factualidade.

IL quer ouvir ERC sobre críticas a Rodrigues dos Santos

A IL quer esclarecer se a deliberação da ERC interferiu ou não com a liberdade jornalística de José Rodrigues dos Santos e, por consequência, da própria RTP.

Condução da entrevista a Temido na RTP1 criticada pela ERC

A ERC analisou três participações contra a RTP1 e considerou que "não foi conferido espaço à entrevistada para expor os seus pontos de vista" e que a entrevista se afastou do registo de factualidade.

As réplicas do sismo nas redes. Como as marcas reagiram

Num abalo sem feridos ou prejuízos, o sismo que se fez sentir em Portugal foi aproveitado pelas marcas para pontuarem nas redes sociais. As publicações são marcadas por humor e trocadilhos.

Opinião Ver todas
Nuno Antunes

Marketing matemático

Nuno Antunes,

Ana Pinho, da Prio, na primeira pessoa

Licenciada em química alimentar, Ana Pinho iniciou a sua vida profissional nos laboratórios. Mas o apelo do marketing foi mais forte, acabando por integrar a Prio, onde é hoje diretora de marketing.

Publicidade chega ao Disney+ em outubro

O novo plano "standard com anúncios" chega a Portugal a 17 de outubro. A sua subscrição vai estar disponível apenas num método mensal, cujo valor é de 5,99 euros/mês.

#PortugalMediaLab é liderado por Sérgio Gomes da Silva

Sérgio Gomes da Silva é diretor de Serviços de Relações Internacionais e Comunicação na Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na qual está integrado desde 2015.

Adagietto cria de estratégia para a Fula e Oliveira da Serra

A estratégia visa "permitir consolidar o posicionamento de liderança das marcas no mercado, aproximando-as do consumidor, e destacando os principais pilares e momentos de inovação e desenvolvimento".

Renato Graça assume direção de marketing da HP Portugal

Na empresa há 18 anos, Renato Graça vai substituir Alexandre Silveira, que assume funções internacionais.

Ronaldo chega ao YouTube e reúne milhões em poucas horas

Denominado "UR · Cristiano", o canal de Cristiano Ronaldo foi lançado por volta das 14h, acompanhado pela publicação de 11 vídeos centrados na figura e gostos do futebolista.

Quais os trunfos dos canais desportivos para a nova época?

Numa altura em que os preços de subscrição aumentaram, a Sport TV e a Dazn tentam captar novos clientes. Campanhas de comunicação, diferentes modalidades e novos rostos são os trunfos apresentados.

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

O riso como estratégia

Vitor Cunha,

Unilever-Fima, OMD e VML lideram investimento em julho

O Modelo-Continente lidera no acumulado dos primeiros sete meses. OMD e VML são, respetivamente, as maiores agências de meios e criativas.

DN com nova direção liderada por Filipe Alves e Nuno Vinha

A direção do DN era assumida, de forma interina, por Bruno Contreiras Mateus (diretor) e Leonídio Paulo Ferreira e Valentina Marcelino (diretores adjuntos), desde um despedimento coletivo no grupo.

Dazn já enviou proposta à Digi para distribuição dos canais

O diretor-geral da Dazn Portugal, Jorge Pavão de Sousa, já falou com a Digi e esta tem "uma proposta que tem de avaliar", adiantando que não vai "fazer diferenciação de ofertas".

Filipe Alves deixa direção do Jornal Económico

Filipe Alves "irá prosseguir a sua carreira profissional fora do grupo Media Nove", segundo a administração.

Telma Marques, da Solverde.pt, na primeira pessoa

Uma "aposta" de 50 euros valeu a entrada de Telma Marques para o mundo do marketing no setor das apostas. Agora, na Solverde.pt, é entre a performance e a criatividade que encontra o seu "sweet spot".

Marco Galinha compra 50% da Vasp por 4,5 milhões

A Palavras de Prestígio comprou 333 mil ações com o valor nominal de 3,50 euros, pelo que o negócio ficou concluído por um montante total de 4,5 milhões de euros.

Pitches: sim ou não? Discussão reaquece entre as agências

Os pitches são inimigos ou aliados das agências? Uma carta de uma agência brasileira voltou a trazer o tema a lume, provocando a reação de diversos responsáveis de agências de marketing e publicidade.

Filme “Grand Tour” nos Prémios do Cinema Europeu

Miguel Gomes já conquistou o prémio de melhor realização no festival de Cannes deste ano com "Grand Tour", um feito até aqui inédito para o cinema português.

Emirates renova patrocínio do Benfica por mais cinco épocas

A parceria com o clube encarnado teve início em 2014. Além do Benfica, a Emirates conta no seu portefólio com parcerias com outros clubes europeus como o Arsenal, AC Milan ou Real Madrid.

Feeders, o atelier que traduz publicidade para arquitetura

A Feeders apresenta-se como um "atelier de arquitetura efémera" e uma "tool dentro da toolbox das agências". O objetivo este ano é que a internacionalização represente 50% do seu volume de negócios.

Funnyhow assina branding do novo canal V+ TVI

Assinada pela agência criativa Funnyhow, a identidade do novo canal de televisão por cabo da Media Capital encontra no "+" o seu elemento central.

Itália de Meloni tem aumentado a pressão sobre os media

Governo italiano tem sido acusado de tentativas de repressão junto dos media. Itália caiu cinco posições no índice anual de liberdade de imprensa da organização Repórteres Sem Fronteiras.

DGC deteta indícios de infração em publicidades a bebidas

A análise foi feita a 232 mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas em 53 sites e redes sociais. Os indícios estão relacionados com a associação da bandeira nacional a bebidas alcoólicas.

RTP2 com share de 4,8% com transmissão dos Jogos Olímpicos

A cerimónia de encerramento - tal como a de abertura - foi a mais vista das últimas três edições. Contou com uma audiência total de 2,1 milhões de telespectadores e uma audiência média de 478 mil.

Marcas aproveitaram Jogos Olímpicos para pontuar nas redes

Vários foram os atletas que chegaram ao pódio nos Jogos Olímpicos, mas muitas foram as marcas que também tentaram "conquistar medalhas" e consumidores com publicações nas redes sociais.

RTP autorizada a comprar serviços acima de 20 mil euros

A medida produz efeitos desde 2 de abril, ficando ratificados todos os atos entretanto praticados pelo Conselho de Administração da RTP no âmbito dos poderes agora delegados pela tutela.

Canal V+ com ‘share’ de 0,6% no primeiro fim de semana

Face ao último fim de semana de emissão do TVI Ficção, o V+ apresentou uma ligeira diminuição (-0,2 pontos percentuais). O programa mais visto do novo canal foi "Tony Carreira - 35 anos de Canções".

Trump regressa ao X e dá entrevista a Elon Musk

Trump tinha sido banido do X após o ataque ao Capitólio, mas acabou por ser reintegrado por Musk. O bilionário é apoiante e já doou a favor da candidatura do ex-presidente norte-americano.

Filipa Magalhães, da Heineken, na primeira pessoa

A cerveja faz parte da vida da marketing manager da Heineken, tanto em termos de trabalho como dos seus momentos de convívio. Se não fosse o marketing, Filipa Magalhães seria chef de cozinha.

Paramount e Warner Bros reavaliam em baixa canais por cabo

Enquanto a Paramount reviu o valor dos seus canais por cabo em menos de seis mil milhões, a Warner Bros Discovery assumiu uma desvalorização de nove mil milhões dos seus canais pagos.

Costinha é a nova cara do comentário televisivo da Sport TV

Depois de passar pela Dazn, o ex-futebolista alinha agora pela Sport TV, ao nível do comentário televisivo. Já o novo programa vai colocar em destaque figuras do desporto nacional.

TV por cabo. Com oferta a crescer, anunciantes aplaudempremium

A TVI vai lançar em agosto um novo canal generalista e a SIC estuda um canal de ficção. O cabo está a mexer e os anunciantes e agências agradecem.

Academia de Cinema escolhe filme candidato aos Óscares

A Academia Portuguesa de Cinema vai escolher entre cinco películas qual a candidata de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional 2025. A decisão é conhecida a 11 de setembro.

Arranca nova época de futebol. E as marcas também vão a jogo

A dar nome às competições ou a "colocar" o seu logótipo nas camisolas dos clubes de futebol, o que têm as marcas a ganhar com os seus patrocínios no mundo do futebol português?

Chico da Tina celebra Tony de Matos com apoio da Takis

A Samy Alliance é a responsável pela estratégia de lançamento da Takis em Portugal em social media, marketing de conteúdo e eventos, tendo desenvolvido a estratégia que envolveu a marca e o artista.

Google e Meta unem-se em “acordo secreto” publicitário

As empresas tecnológicas contornaram as regras estabelecidas pela própria Google, que proíbem a personalização e segmentação de anúncios para menores de 18 anos. A campanha já terá sido cancelada.

Governo cria Estrutura de Missão para a Comunicação Social

O #PortugalMediaLab vai assegurar a coordenação da execução e monitorização das políticas públicas no domínio da comunicação social, apoiando a conceção e concretização do Plano de Ação para os Media.

Julho foi o melhor mês de 2024 nos cinemas portugueses

Para os melhores valores mensais registados este ano nos cinemas portugueses contribuíram essencialmente as estreias dos filmes "Divertida-mente 2", "Gru - O maldisposto 4", e "Deadpool & Wolverine".

“O lóbi é exatamente o oposto da corrupção”

Rita Serrabulho, vice-presidente da Associação Public Affairs Portugal, faz o balanço destes primeiros quase três meses da entidade que pretende reunir empresas e profissionais de lóbi.

ERC abre procedimento sobre alteração de domínio da GM

"A efetivação de alterações de domínio sem autorização prévia é suscetível de acarretar consequências legais, o que terá de ser determinado no procedimento em curso", avisa o regulador.

Elon Musk processa anunciantes por “boicote ilegal” ao X

O processo contra a GARM, a WFA e anunciantes como a CVS Health, Mars, Orsted ou Unilever, refere-se ao período de 2022, após Musk comprar a rede social, em que a receita de publicidade caiu a pique.

TV com mais de 1400 horas de informação no primeiro semestre

A RTP1 foi o canal que ofereceu mais notícias (14.870) aos portugueses, tendo sido também aquele que mais tempo dedicou em grelha a estes programas, com 522 horas de duração.

TVI reconquista liderança nas audiências em julho

A CMTV mantém-se como líder no cabo. Já a CNN Portugal continua assim a ser o canal mais visto de informação, ao que se segue SIC Notícias e RTP3. Now não entra nos 20 canais mais vistos do país.

Dazn garante transmissão da Premier League até 2028

A Dazn renovou os direitos de transmissão da Premier League até 2028. Além da transmissão dos jogos, aposta em resumos, programas dedicados, reportagens e entrevistas às figuras da competição.

JCDecaux e Ubbo estabelecem parceria para a próxima década

A parceria permite aos anunciantes "adaptar as suas mensagens em tempo real, segmentar públicos com precisão e medir o impacto das campanhas com dados detalhados".

Altice vende Teads em negócio de mil milhões de dólares

Patrick Drahi aceitou fundir a sua plataforma de publicidade digital com a norte-americana Outbrain, recebendo 725 milhões de dólares à cabeça, mas ficando com 42% da nova empresa.

DGC deteta indícios de infração em publicidades a bebidas

A análise foi feita a 232 mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas em 53 sites e redes sociais. Os indícios estão relacionados com a associação da bandeira nacional a bebidas alcoólicas.

Objetivo do V+ TVI é ser um canal “bem disposto”

Hugo Andrade diz não querer "um canal feito de desgraças" mas sim que as pessoas "tenham vontade de estar no canal". José Eduardo Moniz considera que o lançamento do V+ TVI é "símbolo da vitalidade".

Jessica Athayde protagoniza campanha da Gillette Venus

Através da inclusão de várias influencers, a campanha da Gillette Venus desafia "a que todas se sintam bem na sua pele e com as suas decisões e se sintam confiantes para se expressam à sua maneira".

Atletas olímpicos são a cara da nova campanha da Allianz

A campanha com os embaixadores da marca conta com a criatividade do Allianz Studio, a agência criativa interna da Allianz, e com a produção da Grumpy Panda. A agência de meios é a EssenceMediacom.

Ukra vai ser “uma das principais caras” da Sport TV

Ukra pendurou as chuteiras em maio deste ano. Junta-se agora à Sport TV para ser "uma das principais caras" do canal desportivo para a nova época.

DGC deteta indícios de infração em publicidades a bebidas

A análise foi feita a 232 mensagens publicitárias de bebidas alcoólicas em 53 sites e redes sociais. Os indícios estão relacionados com a associação da bandeira nacional a bebidas alcoólicas.

Mónica Oliveira, da Delta Cafés, na primeira pessoa

Há 14 anos no Grupo Nabeiro, Mónica Oliveira, diretora de marketing e da Delta Cafés, considera que a Delta tem um papel a desempenhar na manutenção do legado do café enquanto agregador social.

Nos lança campanha de verão assinada pel’O Escritório

Com o mote “Previsão para o Verão: País Coberto”, a campanha foi desenvolvida pel'O Escritório e produzida pela Playground. O planeamento de meios é da Arena Media.

Prime Video permite alugar filmes por 0,99 cêntimos

O serviço está disponível tanto para quem é subscritor como não. A Prime Video dispõe de um preço reduzido até 25 de agosto, sendo possível o aluguer de um filme por 99 cêntimos.

Heineken celebra dia internacional da cerveja com campanha

A campanha foi desenvolvida a nível global pela agência criativa LePub e localmente pela Leo Burnett. Em Portugal marca presença no digital, nas redes sociais da Meta e no Teads.

Falua e Sporting lançam edição especial “Vinho do Campeão”

A edição limitada de apenas 2024 garrafas está disponível por 108 euros a garrafa, sendo o "testemunho perfeito para eternizar o título de campeão do clube leonino".

OpenAI prepara-se para lançar motor de busca

O grupo News Corp - dono de títulos como The Wall Street Journal ou The Times - e o The Atlantic devem estar entre os meios parceiros que estão a trabalhar e a dar "feedback" à OpenAI.

Novo canal V+TVI vai para o ar a partir de dia 9 de agosto

"O novo canal pretende ser uma verdadeira alternativa à oferta existente no cabo e diferenciadora face à concorrência", escreve a estação.

As empresas familiares e a economia, ECO magazine nas bancas

O ECO também é uma edição mensal, premium, em papel, com a assinatura “A ECOnomia nas suas mãos” e o mesmo compromisso com os leitores. A nova edição chegou às bancas.

Os órgãos de comunicação com melhor rácio de subscrição

No ranking aparecem títulos dos EUA, que se destaca na classificação, mas também de países como França, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Noruega, Japão ou Nova Zelândia.

Santander quer criar banda apenas com artistas de TikTok

Os selecionados ganham uma viagem com despesas incluídas até Barcelona, onde terão a oportunidade de gravar uma música e um videoclipe com o apoio de uma equipa profissional.

Como a Digi comprou a Nowo e tenta fintar as televisões

A Digi vai pagar 150 milhões de euros para ficar com a Nowo, incluindo a fibra ótica, os clientes e as licenças 5G. Mas o pacote traz também outro ativo apetecível: os contratos de distribuição de TV.

Negócios +M Ver todas
Marco Galinha diz que “Lusa é futuro de um projeto sério”

Estado comprou 45,71% da participação da Global Media e da Páginas Civilizadas na Lusa. Marco Galinha diz que a Lusa "foi vendida, no caso da Global Media, a 20 vezes menos que o valor de custo".

Presidente da Lusa defende modelo com separação de poderes

"Havia um elefante na sala (...) que deixou de existir", disse Joaquim Carreira, no dia em que o o Estado concluiu a compra da Lusa, que "fica com cerca de 96% do capital".

Estado já reforçou participação na Lusa

A concretização do negócio aconteceu, tal como previsto, após Marco Galinha ter recuperado o controle da Páginas Civilizadas e, por essa via, da Global Media, agora já sem JN e TSF.

Candidaturas ao Grande Prémio APCE decorrem até 31 de agosto

A edição deste ano traz duas categorias novas: “campanha de comunicação digital e influenciadores” e “campanhas de employer branding”. As candidaturas decorrem até 31 de agosto.

ERC quer nova estratégia de apoio ao setor da comunicação

O documento com as recomendações do regulador já foi enviado ao presidente da Assembleia da República e ao ministro dos Assuntos Parlamentares.

RTP procura novos conteúdos multimédia

Os projetos, dos géneros narrativos de ficção, documental, animação e infotainment, podem ser submetidos até ao dia 26 de setembro no site da RTP.

JN e TSF têm novos donos, Estado reforça na Lusa

Chegou ao fim o impasse na Global Media. JN e TSF têm novos donos, Marco Galinha recupera o controle dos ativos que permanecem na Global Media e Estado reforça na Lusa.

Televisão Ver todas
“A TV tem demonstrado grande elasticidade”, diz Ana Clemente

"A entrada de novos canais ou o ajuste da linha de outros poderá afetar os resultados da CMTV e de todos os outros canais que atuam na mesma zona", refere a responsável da EssenceMediacom.

Rui Freire, Managing Director da Initiative Portugal, em entrevista ao ECO - 30NOV22
“Os novos canais terão de demonstrar valor aos anunciantes”

O sucesso de novos canais no cabo "dependerá de uma estratégia bem definida em termos de conteúdo, distribuição e capacidade de atrair e manter tanto audiência quanto anunciantes", defende Rui Freire.

Bernardo Rodo analisa o potencial de novos canais no cabo

Os anunciantes privilegiam ambientes premium com capacidade de entregar coberturas rápidas. A TV é competente neste sentido, desde que seja capaz de atrair os públicos-alvo publicitários, aponta Rodo.

Patrícia Nunes Coelho, da Control, na primeira pessoa

"Sempre com um sorriso na cara", Patrícia Nunes Coelho diz que a vida precisa de humor. E foi o humor, aliás, a ferramenta que abriu as portas da Control, entende a diretora de marketing da marca.

Opinião Ver todas
Marcelo Lourenço

O melhor negócio do mundo

Marcelo Lourenço,

Como evitar o “abismo” do greenwashingpremium

Volkswagen, Coca-Cola, Nestlé, Danone ou FIFA… O que têm estas marcas em comum? Todas já foram acusadas da prática de greenwashing. Quais os riscos e como evitar este dano de reputação?

Conclusão da venda do JN e da TSF marcada para dia 30

O atraso tem a ver com os prazos de comunicação aos trabalhadores. A seguir à conclusão do negócio, segue-se a compra da participação do WOF na empresa de Galinha e a venda das participações na Lusa.

AdC impõe “condições e obrigações” na compra da Vasp

Marco Galinha pode comprar a participação da Cofina, mas a "decisão de não oposição" tem condições que basicamente passam por dar "acesso à VASP de modo justo, razoável e não discriminatório".

Super Bock convida amigos a celebrar “Dia de Não Valentim”

A marca reforça o posicionamento no território da amizade, criando o "Dia de Não Valentim".

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

Procrastinar para criar é pecado?

Marlene Gaspar,

Repsol tem nova direção de marketing e comunicação

Beatriz Giacomini e Teresa Pape Alvim lideram as áreas de comunicação e de marketing da Repsol Portugal.

Crianças protagonizam campanha de segurança da Ascendi

“Aprenda com quem sabe” é o mote da campanha que conta com o apoio da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, da GNR e da PSP. A criatividade é da Bus.

Praia é “Com creme”, dizem Meo e Garnier em ação conjunta

A ação "Com creme ou sem creme?" está presente em 23 praias, de 27 de julho a 31 de agosto.

Sara Sampaio realiza campanha da Phunk

A atriz assina a conceção do produto, o storyline, a criatividade da campanha, a escolha das equipas, a realização e é também protagonista. 

Veja alguns dos spots lançados para os Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos decorrem em Paris entre 26 de julho e 11 de agosto. Ponto alto na comunicação para as marcas, +M compilou alguns dos spots já lançados.

Marcas dão ao pedal na Volta a Portugal. O que oferecem?

A ampla cobertura mediática, o contacto com um elevado e diferenciado número de pessoas e a possibilidade de estreitar relações com a comunidade é o que move as marcas no apoio ao evento.

Opinião Ver todas
Daniel Sá

Jogos Olímpicos das marcas

Daniel Sá,

Negócios +M Ver todas
Impresa fecha semestre com prejuízo de 4 milhões

A SIC, que apresenta contas autónomas, duplicou os lucros, para 1,3 milhões. As receitas do grupo também dono do Expresso cresceram 0,7% e os custos reduziram 1,2%. O prejuízo está em linha com 2023.

Media Capital fecha semestre com prejuízo de 2,67 milhões

As receitas subiram 10%, para 76,3 milhões de euros, e o total de gastos operacionais aumentou 5%, para 73,9 milhões. Publicidade cresce 16%.

Opinião Ver todas
Ana Roma Torres

The Olympics are coming…

Ana Roma Torres,

Negócios +M Ver todas
32º Digital Business Congress APDC - 09MAI23
Presidente da RTP questiona se todos os canais fazem sentido

"Penso que este é um exercício que todos deveríamos fazer", diz presidente da RTP, que pretende "fazer diferente com menos gente do que temos atualmente".

Mega Hits chega ao Algarve com associação à Rádio Fóia

A estação ocupa a frequência 97.1 FM, até agora preenchida pela Rádio Fóia, com quem o grupo que também é dono da RFM e da Renascença fez um acordo de associação.

Nos recupera primeira posição no ranking de anunciantes

OMD e O Escritório são as maiores agências em junho. No acumulado do semestre, o Modelo Continente é o maior anunciante e a OMD e VML as maiores agências de meios e criativa.

Media Capital quer comprar a Nowo

A Media Capital já tem um acordo de princípio com os acionistas da operadora de telecomunicações Nowo. Há poucas semanas, a Autoridade da Concorrência chumbou a compra da Nowo pela Vodafone.

Inês Condeço, da Fnac, na primeira pessoa

"A cultura é a nossa alma", entende Inês Condeço, diretora de marketing da Fnac, que considera que Portugal ainda tem "trabalho pela frente" no panorama cultural e que a Fnac tem de dar o exemplo.

Opinião Ver todas
Raquel Correia

Portugal: uma marca com ADN de fazer acontecer

Raquel Correia,

Ideias +M Ver todas
TAP apoia atletas olímpicos portugueses em campanha

Assinada pela Bar Ogilvy, a campanha tem como mote "A viagem para Paris há muito que começou". É protagonizada pelos atletas olímpicos portugueses Diogo Ribeiro, Liliana Cá e Filipa Martins.

Leroy Merlin aposta em caras conhecidas em nova websérie

A Leroy Merlin contou com o apoio da Samy Alliance, agência que vê o desenvolvimento da websérie como uma "aposta certeira para reforçar o posicionamento da marca no mundo do entretenimento".

Solverde procura novos talentos de stand-up comedy

O grande vencedor é revelado numa gala final, a 11 de dezembro. Além de um prémio monetário no valor de mil euros, terá a oportunidade de realizar um espetáculo a solo no Casino Espinho, em 2025.

Novos canais atraem audiência e investimento, defende APAN

Ricardo Torres Assunção, secretário-geral da APAN, diz que o lançamento de novos canais no cabo é benéfico para todos os intervenientes. Para o canal generalista da MC antecipa "um enorme potencial".

Pessoas +M Ver todas
Sónia Alegre indigitada para a administração da RTP

Em 19 de abril, o Conselho Geral Independente tinha indigitado, também por decisão unânime, Nicolau Santos e Hugo Figueiredo para membros do Conselho de Administração da RTP até 2026.

Brian Lesser para novo CEO global do GroupM

Não é a primeira vez que Brian Lesser integra a WPP, grupo onde trabalhou durante cerca de 10 ano. Entre 2015 e 2017 desempenhou as funções de CEO do GroupM para a América do Norte.

Carlos Abreu Amorim fica com a tutela da Comunicação Social

Como principais dossiers, Carlos Abreu Amorim terá em mãos o plano de ação de apoio aos media, a Lusa e a RTP.

“Um festival é sobretudo uma experiência”

O arranque do SBSR é o ponto de partida para a entrevista a Luis Montez, dono da Música no Coração. Os festivais, a venda das rádios e a entrada da Live Nations são alguns dos temas abordados.

Televisão Ver todas
Now faz um mês. “Diferenciação” (ainda?) não faz a diferença

Ao fim de um mês, canal da Medialivre ficou longe das audiências da CNN Portugal no primeiro mês completo de emissão, segundo a análise da Dentsu/Carat. Aposta na "diferenciação" não fez a diferença.

Costa lidera “protagonistas” do Now, Medina é o menos visto

À liderança de António Costa, segue-se Rui Rio e Pedro Santana Lopes e o programa Medina é o menos acompanhado. Os "protagonistas" perdem nas audiências para os comentadores dos canais concorrentes.

TVI quer alcançar share de 5,2% em 2030 com o novo canal

A concretizar-se, o novo canal generalista da Media Capital ficará num patamar idêntico ao que tem hoje a CMTV. A estimativa é que as receitas cresçam quase cinco vezes e os custos 24 vezes.

Opinião Ver todas
Isabel Ramires

Quando a TV é verdadeiramente relevante

Isabel Ramires,

Jornalistas defendem regulamentação para limitar uso de IA

Os dados são da segunda edição da “Sonda +M / Central de Informação”, barómetro composto por cerca de 50 jornalistas em cargos de edição/direção.

Opinião Ver todas
João Santos

Eu não vos disse?!?

João Santos,

“Queremos claramente liderar”, aponta Rádio Observador

"O primeiro passo é ultrapassar a TSF. Depois, pouco a pouco, queremos 'roubar' ouvintes às rádios de música", afirma em conversa com o +M Rudolf Gruner, diretor-geral do Observador.

Opinião Ver todas
Nuno Antunes

Oficial e Marketer

Nuno Antunes,

João Pedro Clemente, da Coca-Cola, na primeira pessoa

China, Singapura, Brasil ou Japão são alguns dos países percorridos por João Pedro Clemente ao longo da sua carreira. O responsável de marketing da Coca-Cola tem agora um novo desafio: ser pai.

Negócios +M Ver todas
Comercial lidera, Rádio Observador mais próximo da TSF

O Bauer Media Áudio Portugal obtém agora uma AAV de 30,5% (29,9% na segunda vaga) e o Grupo Renascença Multimédia 24%. A Rádio Observador surge a 1 ponto percentual da TSF.

SIC investe 2,5 milhões de euros na bilheteira online BOL

A estação televisiva, do grupo empresa, adquiriu uma participação indireta de 27% na Etnaga, sociedade que detém a bilheteira online BOL.

Prémios Eficácia com recorde de inscrições

Os vencedores da XX edição dos prémios promovidos pela Associação Portuguesa de Anunciantes são conhecidos em novembro.

“Ligação à música é sempre positiva”, dizem as marcas

EY, Novobanco, Fidelidade e Control têm em comum o facto de patrocinar festivais de verão. Os objetivos, desafios e retorno do investimento em debate no Estúdio ECO.

Opinião Ver todas
Pedro Miguel Garcia

Quando a arte invade os festivais

Pedro Miguel Garcia,

Campanha contra armas nos EUA com assinatura portuguesa

A campanha marca presença em outdoors em Londres, Madrid, Paris e Lisboa, e vai continuar a ser implementada em mercados selecionados. Conta também com um vídeo que visa reforçar a mensagem.

Opinião Ver todas
Ana Côrte-Real

Festivais de Verão: afinal quem é a marca?

Ana Côrte-Real,

Ambição da Digi esbarra nas negociações com as televisões

Operadora apresentou queixas na Concorrência, Anacom e ERC por entender que a Media Capital está a adotar um "comportamento abusivo" nas negociações para acesso a canais.

Mercado publicitário global deve atingir os 855 mil milhões

No caso de Portugal, o mercado publicitário deverá crescer cerca de 10% este ano, estimando-se receitas na ordem dos 880 milhões de euros.

Apresentação na nova grelha da TVI24 - 25FEV21
Desporto, ficção e informação no novo canal da TVI

A programação desportiva será uma das apostas do novo canal, que concorre no segmento da CMTV.

Descubra as marcas portuguesas mais valiosas de cada setor

Entre as marcas líderes setoriais, a CGD (47%), o Pingo Doce (38,4%), a Parfois (34,1%) e os CTT (29,6%) foram as que mais valorizaram. EDP é a marca com mais valor.

Opinião Ver todas
Lúcia Cavaleiro

Quando se dorme sempre com um olho aberto

Lúcia Cavaleiro,

Rosália Amorim, da EY, na primeira pessoa

Com origens na lezíria ribatejana, Rosália Amorim veio para Lisboa estudar e dedicar-se ao jornalismo. Ao fim de 30 anos trocou de profissão, assumindo a direção de marketing e comunicação da EY.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

O motim dos panamás

Joana Garoupa,

TVI responde a diretor-adjunto da SIC e ameaça com processo

Direção da TVI convida Bernardo Ferrão a dizer quem são os jornalistas da estação ligados ao consultor de comunicação Luís Bernardo. Em causa as declarações do jornalista, na SIC Notícias.

Apresentação dos resultados da emissão dos títulos de obrigação da SIC - 05JUL19
SIC estuda lançamento de canal de ficção no cabo

Ao contrário do grupo dono da TVI, neste caso a ideia não será relançar nenhum dos canais, mas antes avançar de raiz para um novo projeto.

Dívida da dona da Visão é de 32,2 milhões

O grupo dono da Visão e da Exame deve ao Estado 17 milhões de euros, 53% dos créditos reconhecidos em sede de PER.  

Diogo Freitas fora da empresa que vai comprar JN e TSF

A participação de Diogo Freitas vai ser comprada pela Ilíria, que se torna a maior acionista da Verbos Imaculados, empresa que junta os empresários que assumiram a compra dos títulos da Global Media.

Fullsix lança “laboratório” de IA. CEO explica a estratégia

O objetivo é o de "democratizar" o acesso das marcas e agências às potencialidades oferecidas pela inteligência artificial, desafiando-as a arriscar e criar "coisas novas, diferentes e interessantes".

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Não somos todos iguais

Vitor Cunha,

Investigação a Luís Bernardo ainda não tem arguidos

Em causa estará a alegada prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, prevaricação, participação económica em negócio e abuso de poderes. Consultor diz-se "disponível para colaborar".

Luís Bernardo e João Tocha alvos de buscas

O empresário do setor da comunicação e ex-assessor de José Sócrates, Luís Bernardo, está a ser alvo de buscas, esta quinta-feira, por parte da PJ. Sob o consultor recaem suspeitas de corrupção.

Quem é Luís Bernardo, o dono da WLP alvo de buscas pela PJ

Foi assessor de José Sócrates, mas também de António Guterres, e diretor de comunicação do Benfica. No setor dos media, trabalhou com a Global Media, Cofina e Media Capital.

SIC vence por duas décimas mês de junho

Em mês de lançamento do Now, a CNN Portugal segue como o canal mais visto de informação, com 2,4% (menos duas décimas) e a SIC Notícias situou-se nos 1,9% (menos uma décima).

Opinião Ver todas
Luis Lobato Almeida

A construção de marcas é uma corrida de fundo

Luis Lobato Almeida,

Pessoas +M Ver todas
Octávio Lousada Oliveira assume comunicação da Apritel

A Apritel também apostou recentemente na M Public Relations para trabalhar a sua assessoria de imprensa e estratégia de comunicação.

Francisca Seabra é a nova CEO da Burson

Francisca Seabra irá trabalhar com Piedade Guimarães, diretora de operações, e com Maria Silvestre, diretora financeira, que mantém as funções que já assumiam no grupo de comunicação. 

CEO da Altice, Gato Preto e CGD calçam ténis pelo ISEG

Os novos ténis do ISEG, edição exclusiva em parceria com a Sanjo, dão o mote para os testemunhos dos CEO da Altice Portugal, do Gato Preto ou da Caixa Geral de Depósito, três alumni da instituição.

Adriano Nobre passa a diretor-geral da M Public Relations

Adriano Nobre, diretor adjunto, passa a diretor-geral, Telma Martins sobe a diretora e Nuno Abreu integra, também como diretor, a agência liderada por Daniel Vaz. 

Mercadona quer triplicar número de lojas e chegar às 150

Cinco anos após a abertura em Portugal, a Mercadona tem como objetivo chegar às 150 lojas. André Silva explica a estratégia de comunicação de uma marca que não faz publicidade nem promoções.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

000 – Licença para desconectar?

Marlene Gaspar,

Catarina Tomaz, dos centros Via Outlets, na primeira pessoa

Da infância com patins nos pés à direção de marketing dos centros Via Outlets, Catarina Tomaz é movida pela curiosidade. Nasceu no Zimbabué, viveu em França, mas é a Lisboa que sempre regressa.

Apresentação dos resultados da emissão dos títulos de obrigação da SIC - 05JUL19
4.315 investidores emprestam 48 milhões de euros à SIC

A operação pública de subscrição das obrigações SIC 2024-2028 registou uma procura 1,13 vezes superior à oferta junto dos pequenos investidores.

Venda do JN e da TSF adiada para a segunda quinzena de julho

Os futuros donos do Jornal de Notícias, do O Jogo e da TSF fizeram nova transferência para a Global Media, de forma a garantir os ordenados de junho.

Apresentação na nova grelha da TVI24 - 25FEV21
Media Capital transforma TVI Ficção em canal generalista

O novo canal será dirigido por Hugo Andrade e deve arrancar ainda no verão.

Opinião Ver todas
Francisco Chaveiro Reis

Guia para marcar o Euro

Francisco Chaveiro Reis,

Esta é a melhor publicidade do mundo, segundo Cannes

Conheça os grandes vencedores do mais importante festival de criatividade do mundo. A produtora portuguesa Bro Cinema trouxe um dos Grand Prix para Portugal.

Opinião Ver todas
Nuno Antunes

Pense em mim, chore por mim, liga pra mim

Nuno Antunes,

WPP é a companhia criativa do ano em Cannes

Em termos das companhias criativas do ano, a WPP é a grande vencedora. Segue-se a Omnicom e o Interpublic Group. A Ogilvy foi eleita como a rede (network) do ano e OMD é a "Media Network of the Year".

Apresentação do novo canal de notícias News Now da Medialivre - 03MAI24
Novo canal Now com ‘share’ de 0,5% na semana de estreia

"O novo canal verifica uma maior afinidade com o público masculino e junto de uma faixa etária mais velha, em especial nos +65", mostra a análise para a Lusa da Universal McCann (UM).

Dona da CMTV conclui compra das rádios SBSR e Festival

Em março, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já tinha dado luz verde ao negócio de compra da rádio SBSR à Música no Coração, de Luís Montez, assim como da Rádio Festival.

“O retail media em Portugal vai acelerar nos próximos anos”

A dona do Continente vai lançar uma nova área de negócio, o retail media. Carlos Paulo, head of retail media da MC, explica porquê e antecipa os objetivos.

Lidl, OMD e VML lideram investimento publicitário em maio

No acumulado dos primeiros cinco meses do ano, o Modelo Continente é o maior anunciante e a Dentsu Media e VML lideram nas agências.

Young Lions trazem para Portugal um bronze em Digital

Tomás de Matos Almeida (Akt Creative) e João Chicau (VML) ganharam bronze em Digital na competição internacional Young Lions, inserida no Cannes Lions.

Prio lança “A Confusão”. Campanha é assinada pela The Hotel

A campanha conta com criatividade da The Hotel e produção da el-Hey. Marca presença em televisão, digital, rádio, out-of-home e pontos de venda. A Arena Media é a agência de meios.

Espanha x Itália foi o segundo jogo do Euro mais visto

Acompanhe as audiências de todos os jogos do Euro 2024, numa análise da agência de meios Dentsu/Carat para o +M/ECO, e confira os resultados desportivos.

Skoda está a comunicar novo posicionamento

"A prioridade número um é comunicar mais a marca. Comunicar a marca versus produto, e não tanto focar - pelo menos nos meios tipo televisão - em campanhas de preço", afirma o diretor-geral.

JN, O Jogo e TSF mudam de mãos a 28 de junho

Domingos de Andrade assumirá as funções de administrador executivo da nova empresa dona do JN, TSF e O Jogo. A assinatura do contrato está apontada para sexta-feira, dia 28.

Galinha recorre à Nobias para comprar posição na GM

A Nobias terá concedido um empréstimo a Marco Galinha, num montante que deverá rondar os dois milhões de euros, para financiar a compra dos 51% que o WOF ainda detém na Páginas Civilizadas.

APAN e ISCTE lançam pós graduação em eficácia na comunicação

O programa destina-se a profissionais de marketing e comunicação que procuram aperfeiçoar as suas competências e alcançar resultados eficazes nas suas campanhas, dizem as entidades.

Opinião Ver todas
António Costa

Novo Governo, outra vez a Lusa

António Costa,

Como são financiados os serviços públicos de televisão?

No caso português, a contribuição audiovisual e a publicidade permitem o funcionamento da RTP, serviço público de rádio e televisão. Mas e em outros mercados, como é assegurado esse financiamento?

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Sempre

António Fuzeta da Ponte,

Proposta para regulamentar lóbi é passo “positivo mas curto”

Associações de comunicação e public affairs aplaudem a inclusão do lóbi no pacote anticorrupção, mas alertam que ainda é só o primeiro passo e há pontos a detalhar.

Opinião Ver todas
Paulo Vaz Tomé

Desafios para o mix mediático

Paulo Vaz Tomé,

Plano de apoio aos media estará fechado “até final do ano”

"Temos intenção de ter esse plano de ação nos próximos meses preparado para ser discutido e apresentado publicamente", afirmou o ministro dos Assuntos Parlamentares.

Compra da posição da GM na Lusa é “uma prioridade absoluta”

As declarações do ministro são citadas num comunicado do Sindicato de Jornalistas, que reuniu com o governante a propósito da GM. Ministro diz que o Estado "não pode pagar mais do que o preço justo".

Governo quer rever contrato de concessão da RTP

Pedro Duarte disse que existe a "intenção" de rever o contrato de concessão da RTP, "atrasado há muitos anos". O governante defendeu também que o Estado deve ser "inequivocamente maioritário" na Lusa.

3,6 milhões assistiram à estreia de Portugal no Euro 2024

Acompanhe as audiências de todos os jogos do Euro 2024, numa análise da agência de meios Dentsu/Carat para o +M/ECO, e confira os resultados desportivos.

Opinião Ver todas
Salvador Bourbon Ribeiro

Otimismo realista

Salvador Bourbon Ribeiro,

Dentsu e Meo shortlist em Sustainable Development Goals

Já duas vezes finalista em Direct, o projeto chega agora a shortlist em Sustainable Development Goals no Cannes Lions.

Bar Ogilvy ganha bronze com “The Endangered Typeface”

A campanha da Bar Ogilvy foi premiada na categoria de Digital Craft (Data Visualisation). Em shortlist, logo com possibilidade de prémio, estão ainda dois trabalhos da Bar Ogilvy e dois da Dentsu.

Bro Cinema conquista grande prémio em Cannes 

Portugal pode trazer mais prémios para casa, uma vez que o país conta com oito entradas em shortlist, através de trabalhos da Bar Ogilvy, Dentsu Creative, Judas, Havas e Coming Soon.

Portugal com 151 inscrições no Cannes Lions

Em 2023, recorde-se, Portugal situou-se na 24.ª posição dos mais premiados, com um leão de ouro, dois de prata, três de bronze e 13 shortlists.

Nicolau Santos defende “mudança substancial” na RTP3

Segundo Nicolau Santos, a RTP3 é neste momento "um desafio" até tendo em conta o aparecimento do Now, um novo player entre os canais de informação, lançado esta segunda-feira.

Opinião Ver todas
Tiago Baldaia

Muito mais que um croquete

Tiago Baldaia,

Raquel Abrantes, da Via Verde, na primeira pessoa

Após integrar os Onda Choc, Raquel Abrantes percebeu que uma carreira artística não era para si. "Criar projetos do zero" é aquilo que a agora diretora de marketing da Via Verde mais gosta de fazer.

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Não regulam bem

Vitor Cunha,

Marcas a postos para o Rock in Rio com diversas ativações

Várias marcas apostam em estratégias de ativação no Rock in Rio para se aproximarem dos clientes. O +M explica o que as move e compila algumas das ativações que podem ser esperadas.

Marcas unem-se no apoio à seleção nacional para o Euro 2024

Prestes a arrancar o campeonato europeu, as patrocinadoras da seleção lançam campanhas a "torcer" pela equipa das quinas. Mas o apoio também se faz de outras formas. As marcas explicam a estratégia.

José Maria Jorge explica o novo capítulo da marca Portugália

"Vamos mudar muita coisa mas, no fundo, não vamos mudar nada", diz o diretor de marketing, a propósito do rebranding da Portugália. Embora com nova imagem, a marca quer manter a sua essência.

NewsNow lançado segunda. Canais de informação fazem mudanças

A CNN Portugal e SIC Notícias, canais que apresentaram novidades recentemente, encaram com expetativa e como "mais um concorrente" a chegada do novo canal da MediaLivre. A RTP3 preferiu não comentar.

32º Digital Business Congress APDC - 09MAI23
Conheça os riscos da emissão de obrigações da SIC

A SIC anunciou uma nova emissão de dívida sustentável no valor de 30 milhões de euros. O canal de televisão da Impresa paga uma taxa bruta de 5,95%. Saiba quais são os riscos da oferta.

Apresentação dos resultados da emissão dos títulos de obrigação da SIC - 05JUL19
SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões em obrigações

O canal de televisão anunciou uma nova emissão de obrigações, com objetivos de sustentabilidade, e uma operação de troca para quem tem títulos que vencem em 2025.

Empresa de Cristina Ferreira tem de pagar indemnização à SIC

A SIC deu entrada com um processo contra a apresentadora por quebra de contrato. O tribunal veio agora dar razão ao canal, condenando a empresa de Cristina Ferreira a pagar mais de três milhões.

Preços da Dazn e Sport TV aumentam a partir de agosto

As alterações significam aumentos mensais de três euros para os clientes individuais da Dazn. A Sport TV diz que o aumento é feito pelas operadoras, afirmando desconhecer as alterações de preçário.

Liberdade de imprensa vs segredo de justiça

Carlos Farinha, diretor nacional adjunto da PJ, Luís Rosa, redator principal do Observador, Paulo Saragoça da Matta, advogado penalista, e Paulo Lona, presidente do SMMP, debateram o tema.

SJ pede demissão da administração da Global Media

Face à "incapacidade demonstrada pela atual administração, parece-nos que se não têm soluções para os problemas ou respeito pelas pessoas só têm um caminho: demitir-se", aponta o Sindicato.

Guterres pede fim da publicidade a combustíveis fósseis

Sublinhando as restrições já existentes à publicidade de produtos como o tabaco, o secretário-geral da ONU defendeu que o mesmo deve ser agora aplicado aos combustíveis fósseis. 

Gestores dos media apresentam caderno de encargos ao Governo

Luís Montenegro admitiu, sem detalhar, "algum" financiamento público para os media. O +M/ECO ouviu os gestores dos principais grupos de comunicação social, que apresentam o caderno de encargos.

RTP mais do que triplica lucros em 2023, para 2,5 milhões

O operador de serviço público fechou o ano passado com um resultado líquido de 2,5 milhões de euros, que compara com os 767 mil euros que lucrou em 2022.

Compra de títulos da Global Media não configura concentração

O negócio já tinha recebido luz verde da ERC, faltando este passo para poder avançar. O objetivo é que a compra dos títulos esteja concluída ainda este mês.

ERC investiga investimento da Alpac na dona do Nascer do Sol

A decisão da ERC, agora comunicada, foi tomada no mesmo dia que a CMVM multou a Alpac Capital por violação de deveres no quadro da prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

JLM & Associados compra a consultora K. Nasce a JLM_K

O grupo entra na área do marketing político, com a compra da consultora do Porto.

McDonald’s perde exclusividade da marca ‘Big Mac’

O Tribunal Geral da União Europeia retirou à McDonald's a exclusividade da marca 'Big Mac', após a multinacional norte-americana de restauração rápida não ter demonstrado a "utilização séria".

TVI lidera com 1,7 pontos de vantagem em maio

No cabo, a CMTV reforçou a liderança, fechando o mês com um share de 6,5% e uma audiência média de 131,3 mil telespectadores. CNN Portugal e SIC Notícias estão separadas por seis décimas.

Governo admite financiamento público para comunicação social

Primeiro-ministro argumenta que "aqueles que cumprem serviço público, naturalmente que devem esperar do Estado o reconhecimento do serviço que prestam".

“Falta-nos bom saber em fazer marcar”, diz Carlos Coelho

A ideia foi defendida no 3º Congresso das Marcas, organizado pela Centromarca – Associação Portuguesa de Empresas de Produto de Marca.

Brisa Autoestradas lança campanha de 260 mil euros

Hugo Bento, diretor de marketing do Grupo Brisa, explica o novo posicionamento e objetivo da campanha que marca o regresso à publicidade.

Opinião Ver todas
Edson Athayde

Menos fofocas e mais foco

Edson Athayde,

Filomena Spranger Jorge, do Burger King, na primeira pessoa

Filomena Spranger Jorge começou em agências e passou por Espanha com a MediaMarkt. De regresso a Portugal, para junto da família, "a base", assumiu em fevereiro a direção de marketing do Burger King.

Nos ‘compra’ diretor de marca na Worten

A informação foi confirmada ao +M pelo até 30 de junho diretor de marca e comunicação da Worten. Fuzeta da Ponte vai substituir Rita Torres Baptista.

Media Ver todas
Tribunal aprova acesso de dona da Visão a PER

"Enfrentamos grandes desafios financeiros, acreditamos que somos viáveis economicamente – só assim é possível aderir ao PER", afirma Luís Delgado. O tribunal despachou favoravelmente o pedido.

Sindicato acusa Global Media de falhar pagamentos

O Sindicato dos Jornalistas "entende que esta situação é, a todos os títulos, intolerável e lamentável. Trata-se de dinheiro que tem como destino os salários dos trabalhadores”.

Dona da Visão e Exame pede acesso a PER para evitar falência

A Trust in News (TIN), sociedade de Luís Delgado que é dona das revistas Visão e Exame, apresentou um pedido de acesso ao PER, um regime para proteger dos credores e evitar a falência.

Opinião Ver todas
Luiza Galindo

Energia para mudar e poupar

Luiza Galindo,

Como avaliam os especialistas em comunicação os candidatos?

Terminados os debates, e com as campanhas para as europeias na rua, três especialistas em comunicação avaliam a prestação dos candidatos e antecipam os próximos passos dos principais partidos.

Opinião Ver todas
Elgar Rosa

Hoje é Dia Internacional da Mulher

Elgar Rosa,

Joana Franco, da Pernod Ricard Portugal, na primeira pessoa

A inovação é cada vez mais acelerada e importante para as marcas, considera Joana Franco, diretora de marketing da Pernod Ricard Portugal, que aprecia "bons cocktails" e adora Macieira Cream.

Opinião Ver todas
Joana Garoupa

Mas quem é esta menina?

Joana Garoupa,

“A estante dos 75.800€” vence grande prémio do CCP

A Graficalismo ganhou o troféu melhor agência do ano e o prémio melhor anunciante do ano é a Betclic.

Fenómeno Taylor Swift aterra em Portugal. O que o justifica?

Taylor Swift apresenta-se em Portugal para dois concertos de uma digressão que tem registado um sucesso ímpar. Mas como se explica este fenómeno que parece poder até influenciar eleições?

Nuno Santana regressa à administração da Media Capital

O empresário regressa assim às funções que desempenhou até setembro de 2022, altura em que foi substituído por Miguel Osório, seu sócio na Biz Partners. 

72% dos marketeers em Portugal já usa IA no seu trabalho

A nível global, implementar/tirar partido da IA é a principal prioridade dos profissionais de marketing. Em Portugal o principal desafio passa pela dificuldade na implementação da tecnologia.

Impresa e Nova IMS criam laboratório de IA para media

O acordo de colaboração prevê o desenvolvimento de um conjunto de projetos de pesquisa aplicada e a implementação de programas avançados de formação, incluindo o primeiro curso de 'Data Journalism'.

Now lança primeira campanha e já tem redes sociais

Assinada pela FCB, nesta primeira fase o objetivo é criar brand awareness e dar a conhecer o posicionamento do Now. Rita Matias, do Chega, e Bruno Gonçalves, do PS, são dois dos novos protagonistas.

“Estamos em condições de travar qualquer combate”, diz a CNN

A nova grelha surge pouco depois da apresentação do News Now, novo canal de informação da Medialivre (ex-Cofina), que é lançado no dia 17 de junho.

Opinião Ver todas
Glauco Madeira

O paradoxo da inovação

Glauco Madeira,

Meo aposta em reposicionamento e nova identidade

A Meo diz-se pioneira a nível mundial ao lançar o serviço sustentável que conjuga telecomunicações e energia. A nova fase é acompanhada por uma nova imagem e campanha.

Opinião Ver todas
Yvan Mendes

Sustentabilidade? Isso é marketing

Yvan Mendes,

Ideias +M Ver todas
Betclic dá taça ao Sporting em filme assinado pela FunnyHow

Assinado pela FunnyHow, o filme contou com a produção da Shot and Cut Films e realização de Filipe Correia Santos. Marca presença em digital nas redes sociais da Betclic Portugal e televisão.

“Café da Sorte” da Delta tem seis mil prémios para oferecer

O prémio final, um Volkswagen T-Roc, é sorteado no dia 31 de julho, e atribuído mediante a exibição da fatura que serviu de base à participação na campanha.

Rock in Rio “ainda mais saboroso” com ativação da Nobre

A marca vai apostar num espaço "sustentável e inclusivo" para "proporcionar experiências memoráveis", convidando os festivaleiros a "enfrentarem o drama do jantar com gosto, num jogo desafiante".

Continente continuou a liderar investimento publicitário

No acumulado dos quatro primeiros meses, Continente, Ediclube e Nos foram os maiores anunciantes. A Dentsu Media lidera nas agências de meios e a VML nas criativas.

Opinião Ver todas
Marlene Gaspar

Fazes tu ou faço eu?

Marlene Gaspar,

Dentsu Creative Portugal em entrevista ao ECO - 21DEZ22
Tomás Froes justifica saída do Festival CCP

"Tudo isto resulta de uma decisão precipitada, muito pouco ponderada e, atrevo-me a dizer, muito leviana", comenta ao +M. O CCP garante que "o processo decorreu de forma igual com todos os trabalhos".

Dentsu Creative retira todas inscrições do Festival CCP

A agência afirma que o CCP deixou de merecer a sua confiança, pelo que renuncia a qualquer prémio. Direção "lamenta o sucedido" e também "alguns equívocos que têm sido criados nas redes sociais".

Há 346 trabalhos em shortlist no Festival CCP

Os vencedores são revelados no dia 24 de maio, na Gala 26º Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.

A estabelecer pontes, Lúcia Cavaleiro, na primeira pessoa

Lúcia Cavaleiro queria ser jornalista, mas acabou por enveredar pela comunicação corporativa. "Fazer pontes" é o que deixa a diretora de comunicação da Tabaqueira realizada.

Opinião Ver todas
João Santos

A menina que ficou infeliz…

João Santos,

Associações apostam em campanhas de consignação de IRS

Há cada vez mais associações a quem pode doar 0,5% do IRS. Muitas apostam na comunicação para sobressaírem e sensibilizarem a população. Veja algumas das campanhas.

A estratégia da Betano, agora com nova imagem

No ano em que se associa ao Euro 2024, a patrocinadora dos três grandes tem uma nova identidade. José Almeida, marketing manager da Betano Portugal, explica a estratégia.

Rádio Comercial e RFM separadas por 3,8 pontos de audiência

A Bauer Media Audio Portugal obteve nos primeiros quatro meses do ano uma audiência acumulada de véspera de 29,9% e o Grupo Renascença Multimédia de 23,8%.

Festival CCP promove ciclo de conferências “Crias ou Queres”

Entre os oradores estão nomes como Lucy von Sturmer (CEO da Creatives for Climate), Leo Porto e Felipe Rocha (fundadores da agência de design Porto Rocha) e Ricardo Araújo Pereira (humorista).

José Mourinho protagoniza campanha do Uber Eats

A campanha visa "testar os limites da app" através de pedidos excêntricos, que vão desde uma equipa de futebol para treinar, pedido por José Mourinho, a um júri que vire a cadeira, por Bárbara Tinoco.

Há 346 trabalhos em shortlist no Festival CCP

Os vencedores são revelados no dia 24 de maio, na Gala 26º Entrega de Prémios CCP, que se realiza no espaço da antiga Fábrica do Pão, no Beato Innovation District, em Lisboa.

Nasceu a PAPT, a primeira associação de lobbying em Portugal

Fortalecer, credibilizar e dignificar os assuntos públicos em Portugal, trabalhando para a profissionalização, regulação e transparência da atividade, são os objetivos da associação.

Opinião Ver todas
Mariana Coimbra

Estará a criatividade refém da agência?

Mariana Coimbra,

Privados questionam publicidade na RTP

A publicidade na RTP ocupou grande parte do painel dedicado ao Estado da Nação dos Media, que juntou os CEO da Media Capital, Medialivre e Impresa e o presidente da RTP.

Opinião Ver todas
Daniel Sá

As marcas pessoais no LinkedIn

Daniel Sá,

Os direitos desportivos em sinal fechado é o desafio de 2024

A ideia foi defendida no Encontro de Produtores Independentes de Televisão, evento que visa refletir e debater os temas do audiovisual internacional e nacional.

Superbock lança campanha pela valorização da amizade

Assinada pel’O Escritório e com planeamento de meios da Initiative, a campanha marca presença em tv, digital, OOH, display, redes sociais e influencers. A Live Content assegura a amplificação digital.

OLX mostra como pode fazer a diferença na vida das pessoas

Tendo como target todos os que pretendem comprar ou vender online, a campanha visa transmitir a ideia de que os consumidores podem utilizar o OLX para realizar os seus sonhos.

Metade do investimento publicitário foi de 32 anunciantes

O meio de eleição destes 32 anunciantes foi a TV, que recolheu 95,1% do investimento. Oito anunciantes foram responsáveis por mais de um quinto (20,8%) do investimento publicitário.

Lisbon Communication Office passa a InfluenceSuite

Após anos de colaboração, a Lisbon Communication Office e a InfluenceSuite formalizaram aquela que já era uma "relação consolidada" para criar uma marca de comunicação de referência a nível ibérico.

Opinião Ver todas
Fernando Parreira

O publisher dinamarquês e a gestão dos media

Fernando Parreira,

Pessoas +M Ver todas
Carlos Rodrigues, Diretor-Geral Editorial da MediaLivre, em entrevista ao ECO/+M - 08MAI24
“Para os espectadores da CMTV, o Now será um canal concorrente”

O novo canal da Medialivre, mas também a CMTV, a manutenção dos títulos em papel e o projeto Alfa, iniciativa que leva a empresa no sentido do digital first, passados em revista por Carlos Rodrigues.

“Não há crise dos media. O que há é uma crise na gestão dos media”

Carlos Rodrigues, diretor da CMTV e do Now, o novo canal da Medialivre, recusa a ideia de os media estarem em crise e defende o fim da publicidade na RTP.

Carlos Rodrigues, Diretor-Geral Editorial da MediaLivre, em entrevista ao ECO/+M - 08MAI24
“Nós vamos, no fundo, procurar fazer serviço público”

Carlos Rodrigues, diretor-geral editorial da Medialivre e diretor da CMTV e agora também do Now, revela a estratégia e objetivos para o novo canal de informação.

Constança Macedo, do BPI, na primeira pessoa

Constança Macedo, diretora de comunicação do BPI, está a concretizar o sonho de trabalhar no banco onde o avó era cliente. Mas elege a educação dos três filhos como o maior desafio da sua vida.

Opinião Ver todas
João Santos

Marcas, inovação e pessoas

João Santos,

Marketing Ver todas
O maior desafio do cross media measurement é o da confiança

A ideia foi defendida numa mesa redonda do Better Marketing, conferência organizada pela Associação Portuguesa de Anunciantes.

“Comunicar com propósito não pode aborrecer as pessoas”

O "cross-fire" da APAN contou também com Teresa Burnay (media director da Unilever), Ricardo Domingues (senior marketer no Betclic Group) e Nuno Jerónimo (fundador e diretor criativo d’O Escritório).

Opinião Ver todas
Vitor Cunha

Escolher os amigos

Vitor Cunha,

Pedro Costa assume a direção geral do GCI Media Group

Filho do ex-primeiro-ministro António Costa, Pedro Costa tinha apresentado a renúncia ao cargo de presidente da Junta de Freguesia de Campo de Ourique alegando divergências com Carlos Moedas.

Pedro Esteves é o diretor de comunicação do Governo

Diretor de campanha da AD nas legislativas, Pedro Esteves foi chefe do gabinete do PSD no Parlamento Europeu entre 2011 e 2023. Mafalda Costa Pereira e Ana Cristina Gaspar integram gabinete.

Vando Enes passa a subdiretor e reforça direção da Cidade FM

Com a passagem de Vando Enes a subdiretor da estação, o diretor Manuel Cabral espera "melhorar os procedimentos internos e eficácia da estratégia da Cidade FM".

José Pedro Mozos lidera public affairs da All Comunicação

Após passar pela SIC, Visão e Observador, José Pedro Mozos integrou a equipa do Governo liderado por António Costa como adjunto político e para a comunicação do Governo.

Opinião Ver todas
António Fuzeta da Ponte

Read Love not War

António Fuzeta da Ponte,